casa » Archivo de Etiquetas: Multidão

Archivo de Etiquetas: Multidão

Festa do Divino em Alcântara atrai grande número de turistas e ultrapassa fronteiras

COMPARTILHE
Criada no início do século XIV em Portugal, a Festa do Divino Espírito Santo foi trazida pelos colonizadores para o Brasil no século XVI, em especial para a cidade de Alcântara, no Maranhão. Realizada no Dia de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, a Festa do Divino é uma homenagem religiosa a terceira pessoa da Saníssima Trindade; o Espírito Santo.
Durante a Festa do Divino, a cidade histórica é tomada por visitantes de todos os lados do Brasil. De qualquer região do país havia turistas em Alcântara durante o festejo religioso. O clima de festividade inclui missas, hasteamento de mastros, ladainhas, alvoradas das caixeiras, e cortejos que percorrem ruas, ladeiras, becos e as casas de moradores da cidade. Um dos pontos alto da festa acontece no salão nobre do Palácio Imperial de Alcântara, local onde fica localizado um altar para apresentações dos membros da corte.

Munidos de fé e devoção, os moradores da cidade ganham ainda mais força ao se juntarem com turistas, que transformam o festejo em romaria religiosa. Não importa se faz sol ou chuva, ali estão os alcantarenses unidos na realização do festejo.
As regras são cumpridas passo a passo, tudo de acordo como manda a tradição. O festejo começou no dia 24 de maio e encerrou-se dia 5 de junho, deixando um legado positivo como o melhor festejo de todos os tempos. Durante os 12 dias de festa, tanto os alcantarenses, quanto os turistas tiveram opções de diversão e lazer.
Rica em belezas naturais e arquitetônicas, a cidade de Alcântara conta com vários pontos turísticos, além de praias paradisíacas. A turista gaucha, Ana Paula Menezes, estudante de antropologia, aproveitou o festejo para fazer turismo e uma pesquisa. “Como futura Antropóloga, aproveitei o festejo e matei dois coelhos com uma cajadada só, [risos]. Alcântara é uma cidade para ser estudada em vários pontos. O próprio festejo precisava ser estudado e transformado em livros. Estou saindo daqui muito rica de material histórico, mas me diverti bastante também” – destacou a universitária.

Durante os finais de semana, a Praça da Matriz ficou pequena para tanta gente que lotou o espaço público durante shows. Durante o período festivo as pousadas e hotéis da cidade superlotaram, até as ruas e praças serviram como acampamento para quem chegou de última hora. Os empresários, mototaxistas, taxistas e donos de vans, barcos e catamarãs, faturaram alto durante os 12 dias de festa, sem contar os barraqueiros e donos de clubes de reggae.
Para a imperatrizense Maria Felícia Carvalho, que veio à Alcântara pela primeira vez, o festejo superou suas expectativas. “Nunca tinha vindo aqui, na verdade fui induzida por amigas que já vieram outras vezes, mas até elas ficaram surpresas com tanta gente este ano no festejo, confesso que pretendo voltar outras vezes e já tem data marcada, ano que vem” – destacou.
Em Alcântara os moradores tinham o privilégio de encontrar autoridades pelas ruas da cidade, como deputados, secretários estaduais, além de profissionais da imprensa maranhense e nacional. O festejo foi tão grandioso que acabou ultrapassando fronteiras, e logo após o encerramento, o Museu de Artes Modernas do rio de Janeiro recebeu uma exposição de fotos do festejo, realizada pelo experiente fotógrafo Márcio RM, que pretende transformar toda história em livro.

Para o prefeito Anderson, todo apoio do governo do estado em parceria com a prefeitura de Alcântara serviu para revitalizar o festejo. “Estamos trabalhando para resgatar e revitalizar as tradições culturais e religiosas de Alcântara. Temos o apoio do governo do estado e essa parceria tem trazido bons resultados em todos os setores de nossa gestão” – descreveu o prefeito.
A Secretária de Cultura e Turismo destacou a importância do apoio da prefeitura na realização do festejo. “A organização do festejo é da comunidade, mas a prefeitura em parceria com o governo do estado fez sua parte e tai o resultado, cidade lotada de turistas” – disse Marcelina Serrão.
Jovens, crianças e adultos se entregam de corpo e alma durante o festejo. A cidade parou para receber turistas e romeiros, um povo hospitaleiro e uma cidade pacata fazem de Alcântara um local desejado e amado por aqueles que a visitam. O mundo precisa conhecer as belezas e o povo alcantarense.

Eleições 2016: Alcântara mostra que Anderson é o nome da mudança

COMPARTILHE

A noite desta quarta feira (28), mostrou o que todos os alcantarenses já sabem há muito tempo. A cidade de Alcântara ficou colorida de tanta gente que compareceu ao comício realizado pelo candidato Anderson (PCdoB-65), na noite de ontem. Uma multidão congestionou as ruas da cidade, e a Praça ficou superlotada.

ander00 ander3

Com o apoio dos deputados Othelino Neto (estadual) e Victor Mendes (Federal), além do governador Flávio Dino (PCdoB), Anderson se tornou um fenômeno durante a campanha, e por onde passa ganha cada vez mais adeptos ao projeto “Alcântara de todos nós”. Em qualquer comunidade que Anderson e Sargento Leitão entram, a festa é garantida pelos moradores. A segurança é a própria população.

Durante os últimos 40 dias de campanha, Anderson visitou centenas de comunidades, bairros de Alcântara, e o sentimento da população é um só: mudança. A prova do grande apoio popular aconteceu ontem (28) na sede do município, quando a sociedade se mobilizou e lotou a cidade. Além dos deputados Othelino Neto e Victor Mendes, estiveram presentes também, o secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino (representando Flávio Dino), o ex-prefeito Airton Viégas, o pastor Adilson (Projeto Nova Alcântara), vereadores, candidatos a vereador, lideranças e milhares de eleitores.

ander1 ander4

Nesta quinta feira (29), o encontro será na belíssima comunidade de Oitiua, onde haverá um ato com a população local e povoados vizinhos. Mais uma vez, Anderson será recebido pelos moradores. O povoado é um dos maiores de Alcântara, e tem sido visto pelo governador Flávio Dino, como asfaltamento, que será ampliado na gestão de Anderson. O encontro terá presença do candidato Ricardo Castro (PMN-33123), criado na comunidade e querido por todos.

A caminhada foi feita com alegria pelas ruas da cidade e contou com uma multidão, que cantava e vibrava com a esperança de uma “Alcântara de todos nós”.

Festejo de São Sebastião arrasta multidão em Peri-Mirim

COMPARTILHE

O tradicional festejo de São Sebastião realizado nos dias 19, 20 & 21 de janeiro na cidade de Peri-Mirim, na baixada ocidental maranhense, levou uma multidão às ruas da cidade. Gente de outras cidades também participou do evento. Nos dias 19 & 20, a festa aconteceu no Estádio Municipal Deusdete Gamita Campos, onde bandas fizeram a alegria do público.

WP_20160121_00_51_37_Pro[1] WP_20160121_01_15_49_Pro[1]

Dia 19/01/2016 – A banda Esquema Livre, do vocalista Mailson Silva, fez a abertura do festejo no Estádio. Depois foi a vez da banda X-13 que agitou a galera até entrar a banda Reprise que fechou a primeira noite de festa em Peri-Mirim.

Dia 20/01/2016 – No segundo dia do festejo, a cidade permanecia lotada de gente e a banda Swing Sensual começou a festa, que teve como atração principal a banda de forró Matruz com Leite, nacionalmente querida, principalmente na região Nordeste.

WP_20160121_00_51_09_Pro WP_20160121_01_16_26_Pro

Dia 21/01/2016 – No último dia do festejo, a folia começou bem mais cedo. A partir das 10h da manhã, a cidade de Peri-Mirim foi tomada pela multidão que invadiu as ruas através dos Blocos Organizados, na famosa festa do pó. Eram trios, paredões e músicas para todos os gêneros nos quatro cantos da cidade. Gente de toda parte da baixada se divertia pelas ruas de Peri-Mirim, onde a segurança reinava por metros quadrados. À noite, a Praça da Matriz ficou pequena para tanta gente vinda de todos os lados do Maranhão. As bandas Chicana & Reprise encerraram o festejo que foi um dos melhores da baixada.

WP_20160121_00_51_22_Pro WP_20160121_00_52_03_Pro

O prefeito João Felipe (PT), acompanhado do secretário Neto Abreu, participou de todo festejo, onde esteve com amigos e correligionários. “É uma festa bastante conhecida no Maranhão, e mesmo com essa crise que assola nosso município fizemos um grande festejo. Nossas prioridades são outras: Educação & Saúde, Saneamento e estradas, mas no lazer a gente também procura fazer o melhor, já que neste período nossa cidade recebe muito turista e isso gera emprego e renda, movimentando nossa economia” – disse o prefeito.

WP_20160121_22_11_04_Pro WP_20160121_22_11_11_Pro

 

Candidato participa de Eventos Culturais na baixada

COMPARTILHE

PT1

O vereador de São Luís e candidato a deputado estadual, Ivaldo Rodrigues (PDT) participou de eventos culturais no município de Bequimão, na baixada maranhense. Ivaldo foi convidado pelas comunidades e foi recebido por multidões de amigos.

Na sexta feira (5) Ivaldo participou do aniversário do Paricatiua Clube de Campo, no povoado Paricatiua, zona portuária de Bequimão. No local, estiveram presentes o ex-prefeito de Bequimão, Dr. Leonardo Cantanhede (PTC), o ex-vice prefeito, Dr. Cesar Cantanhede (PTC), o vereador de Bequimão, Sinhor (PSB), a presidente da Câmara Municipal  de Alcântara, o presidente da Associação de terras de Santana, Dialquino Amorim e outras lideranças.

PT7PT5

No sábado (6) Ivaldo participou da festa organizada pela “Família Pereira” no povoado Santa Flor, zona rural de Bequimão. Na festa, Ivaldo foi recebido pela Líder da Família, a ex-vereadora de Bequimão, Santinha Pereira, que decretou apoio à candidatura de seu conterrâneo. A festa foi recheada de Tambor de crioula, muita animação e carinho ao amigo Ivaldo Rodrigues.

PTP7PT1

Ainda no sábado, Ivaldo participou do aniversário do líder comunitário, Totò do povoado Codozinho. Lá Ivaldo encontrou amigos, como: O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), o vice-prefeito Pedro Acará, o ex-prefeito Antônio Diniz (PDT), além de várias lideranças da região.

PTP3PTP5

Com tantos amigos e muito querido na baixada maranhense, Ivaldo Rodrigues deve ser o candidato com maior votação na região. Hoje Ivaldo conta com apoios das maiores lideranças da baixada e cobre 90% dos municípios.

PTP7PT7

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free