casa » Archivo de Etiquetas: Mulheres

Archivo de Etiquetas: Mulheres

Sebrae realiza curso para Mulheres Empreendedoras em Bequimão

COMPARTILHE

As mulheres são responsáveis pela maioria dos novos empreendimentos no Brasil, 52% frente a 48% dos negócios tocados por homens. Elas também costumam abrir uma empresa mais por oportunidade do que por necessidade. Ainda assim, muitas têm dificuldades em se enxergarem como empreendedoras. Isso mostra que a mulher administra para a sociedade.

Atento a este movimento, o Sebrae/Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), realizará o curso Mulheres Empreendedoras, entre os dias 22 e 25 de maio no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Gedeon Araújo, em frente ao estádio municipal Vivaldão.

O curso tem como objetivo mostrar às mulheres os meios de desenvolver e aperfeiçoar ações empreendedoras nos locais onde vivem, gerando emprego e renda e permitindo que elas adquiram mais autonomia econômica e social.

Durante o curso, serão apresentados conteúdos como ferramentas, conceitos e métodos de trabalho, além de reflexões sobre o espaço da mulher no mercado de trabalho e como desenvolver ações empreendedoras analisando as oportunidades de negócio.

A Capacitação busca reforçar, a autonomia econômica e social do público feminino, hoje responsável por 43% dos negócios brasileiros. A mulher tem conquistado cada vez mais o mercado de trabalho. Hoje, mais de 5,5 milhões de mulheres empreendem, sendo donas de 43% dos negócios no país.

Para o coordenador da Sala do Empreendedor em Bequimão, Rodrigo Martins, “o curso busca fortalecer a autoestima das mulheres e a capacidade delas de iniciarem, em suas atividades locais, ações empreendedoras que transformem seus ambientes e, sobretudo, gerem renda e ocupação”, explicou.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas e as vagas são limitadas. Interessadas podem dirigir-se à Sala do Empreendedor, localizada na Avenida Antônio Dino, s/n – Centro, em frente a Praça do Cemitério. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 99607 2134 e 98153 7932.

Quem pode fazer este curso?
Mulher empreendedora ou potencial empreendedora.

Mulheres farão ato contra decisão do TJ que deixou Lúcio Genésio em liberdade

COMPARTILHE

A decisão da 1ª Câmara Criminal de revogação do pedido de prisão do empresário Lúcio André Genésio, irmão do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, continua gerando revolta. Lúcio André é acusado de agressão contra a ex-companheira, a advogada Ludmila Ribeiro.

Um grupo de mulheres promete protesto em frente ao Tribunal de Justiça do Maranhão nesta quinta-feira (5), às 9h contra a decisão do tribunal favorável ao agressor. Para o grupo, o tribunal abriu um perigoso precedente que dará a possibilidade de outras mulheres sofrerem violência, serem ameaçadas e o agressor ainda ficar em liberdade.

O caso foi votado na terça-feira (3). O relator do caso foi o desembargador João Santana Sousa e ele votou contra o habeas Corpus, diferentemente dos outros membros da corte, desembargadores Antônio Bayma Araújo e Raimundo Nonato Melo, foram favoráveis ao agressor.

A própria Ludimila se manifestou através das redes sociais de maneira dura contra a decisão dos desembargadores.

A OAB do Maranhão lançou nota em apoio á advogada e disse que “reafirma seu comprometimento com a dignidade da pessoa humana, com a advocacia e com a sociedade maranhense, e por meio desta vem também solidarizar-se com a advogada Ludmila Rosa Ribeiro da Silva”.

Por Clodoaldo Corrêa

Mulheres discutem direitos em Alcântara-MA

COMPARTILHE

O debate sobre o direito das mulheres tem que ser uma pauta abordada diariamente. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial realizou uma Audiência Pública que reuniu as mulheres de todas as regiões da cidade de Alcântara, na Câmara Municipal.

Com o tema: A Cultura da Paz Começa em Casa, o Fim da Violência Doméstica Também, o evento contou com a participação da coordenadora estadual da Delegacia da Mulher, delegada Kazumi Tanaka, da secretária estadual da Mulher, Terezinha Fernandes, do delegado de Alcântara, Rafael Almeida, do juiz titular do município, Rodrigo Terças, prefeito Anderson Wilker, além de autoridades municipais e lideranças.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial, Menca Pinho, Alcântara precisava discutir os direitos das mulheres em audiência. “Nós estamos empenhado não só em fazer reuniões na sede do município, mas buscamos levar o debate nas comunidades e povoados. Essa ação melhorou a participação da mulher no combate aos problemas de violência doméstica, negligencia e o próprio preconceito, que ainda existe na sociedade,” disse a gestora.

Para a coordenadora estadual da Delegacia da Mulher, Kazumi Tanaka, a audiência foi fundamental para que a mulher entenda que a violência doméstica não é normal. “O poder público está mobilizado para transformar essa realidade, para que cada vez mais as mulheres sejam estimuladas a buscar os mecanismos que possam atendê-las. Quanto mais nós discutimos a violência contra a mulher, seja física ou psicológica, maior o número de denúncias que chega às delegacias. Com isso, conseguimos iniciar o processo de transformação de vidas”, frisou.

De acordo com a secretária estadual da Mulher, Terezinha Fernandes, os casos de violência contra mulher ainda acontecem rotineiramente no Maranhão. “Temos que reduzir o índice de feminicídio em nosso estado. O Governo está empenhado na realização de debates, ampliação das delegacias especializadas para mulheres e capacitação com objetivo de sanar a violência contra mulher, e alavancar direitos essenciais”, relatou.

O prefeito da cidade, Anderson Wilker, destacou que a audiência realizada na Câmara Municipal é uma homenagem à presença da mulher no município. “Neste ano, resolvemos debater a política do direito da mulher e o combate à violência com a realização desta audiência. Estamos alertando as mulheres da nossa cidade para que denunciem agressões e lutem a cada dia mais pelos seus direitos. O Departamento da Mulher tem realizado acompanhamentos com psicólogos, assistentes sociais, além de toda equipe para que a mulher seja valorizada ainda mais em Alcântara”, exclamou.

A audiência pública também foi realizada em protesto contra o desaparecimento de Alexandrina Garcia em novembro do ano passado. O esposo é o principal suspeito do sumiço de Alexandrina. A Delegacia de Alcântara e a Delegacia da Mulher estão investigando o caso. Após protestos dos moradores, o marido teve a prisão preventiva decretada, mas foi liberado por falta de provas.

Participaram da audiência autoridades estaduais, municipais, lideranças, secretários e sociedade civil.

Texto: Tarcísio Brandão

Zé Martins participa da 1ª Marcha das Margaridas na cidade de Bequimão no Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

Uma passeata batizada de “Marcha das Margaridas” realizada na manhã desta quinta-feira, dia 8 de março na cidade de Bequimão, reuniu dezenas de pessoas incluindo homens e mulheres (jovens e adultos) de várias regiões do município. A ação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em parceria com a Prefeitura, Sebrae-MA e Secretarias Municipais para reivindicar direitos dos trabalhadores no Dia Internacional da Mulher.

Com o tema “Mulheres e jovens rurais unidos pela conquista e manutenção de direitos”, a “Marcha das Margaridas” é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de Movimentos Feministas e de Mulheres. A passeata é um grande momento de animação, capacitação e mobilização das mulheres trabalhadoras rurais em todos os estados brasileiros, além de proporcionar uma reflexão sobre as condições de vida das mulheres do campo e da floresta. Por ser permanente, as mulheres trabalhadoras rurais seguem, diariamente, lutando para romper com todas as formas de discriminação e violência, que trazem consequências perversas à vida delas.

Realizada a partir de 2000, a Marcha tem revelado grande capacidade de mobilização e organização. Pelo caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o governo federal, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação de mulheres da América Latina.

Em Bequimão, autoridades como o prefeito Zé Martins participaram da ação que teve concentração na Rodoviária Municipal, percorrendo as principais ruas da cidade, passando pela sede do sindicato e encerrando a marcha em frente à Prefeitura na Praça da Matriz. No final da marcha representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que presidido por uma mulher, entregou uma carta nas mãos do prefeito Zé Martins que prontamente assinou a reivindicação.

Para Maria Kelly, secretária de juventude do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão, a Marcha das Margaridas busca conquistar mais oportunidades para os jovens do campo. “A maio que está aqui é trabalhadora rural e isso busca conquistar novas oportunidades para nós mulheres, principalmente para o jovem do campo, com mais saúde, educação e contra a violência”, destacou a sindicalista.

 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão (STTR), Vangélia Castro Martins, destacou a importância da marcha para a classe trabalhadora de todos os seguimentos. “É um alerta para o nosso município, já que este evento está acontecendo pela primeira vez em Bequimão. Convocamos todas as secretarias, já que o objetivo não são apenas os trabalhadores rurais, mas trabalhadores como servidor público, pescador e população em geral”, destacou a presidenta.

A secretária da mulher, Maria dos Remédios destaca a importância da manutenção de direitos e conquistas. “Além de termos adquirido nossos direitos, é necessário mantê-los, como a licença maternidade, que querem retirar. O tema da marcha já diz tudo, manutenção de direitos conquistados”, destacou.

E para quem achava que a Marcha das Magaridas seria apenas ara mulheres, se enganou. Homens bequimãoenses também participaram, como foi o caso de Edimilson Abreu (secretário de meio ambiente do STTR). “As mulheres tem o mesmo direito dos homens. E isso mostra suas conquistas de espaço na sociedade, e o sindicato está desenvolvendo tudo isso para mostrar ao poder público a importância dela na sociedade”, disse.

Para Rodrigo Martins, coordenador da Sala do Empreendedor em Bequimão, a mulher tem sido agraciada e conquistado seu espaço. “A sala do empreendedor sempre foi uma parceira do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, já fizemos vários cursos de capacitação voltados para as mulheres, e é uma entidade que tem o respeito da gestão do prefeito Zé Martins, que é um grande incentivador das caudas sindicais e também das mulheres trabalhadoras do nosso município”, destacou.

A gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes esteve presente e destacou a importância da Marcha das Margaridas. “Estamos aqui justamente para fortalecer cada vez mais o lado empreendedor da mulher, é um trabalho que estamos fazendo junto com o sindicato, e com o apoio da prefeitura de Bequimão, para que cada vez mais está capacitando essas mulheres, como já foi anunciado pelo prefeito Zé Martins, estaremos desenvolvendo aqui um curso chamado ‘Mulheres Empreendedoras”, falou.

A secretária municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, destacou as conquistas na gestão do prefeito Zé Martins. “Além de reivindicar, comemorar as conquistas diante de uma sociedade as vezes machista, mas nossos espaços estão sendo garantidos. Aqui em Bequimão tem grande parte da gestão municipal é mulher, e com isso vamos colocando a sensibilidade do valor valor da mulher na nossa gestão”, enfatizou.

A união do sindicato dos trabalhadores rurais e o poder público municipal tem gerando grandes conquistas aos trabalhadores. “Em nossa gestão não poderíamos deixar de fora uma programação tão importante como esta, pela importância que tem as mulheres para o desenvolvimento de Bequimão em nossa gestão, como mãe, educadora, médica, enfermeira, comerciante, pescadora e trabalhadora rural, além de outras profissões, tanto na luta, quanto nas vitórias. São essas lutas e conquistas que de fato conseguiram mudar o mundo, a relação homem/mulher para o bem. Desta forma a gente só tem a comemorar junto com elas as conquistas e dizer que o mundo é melhor devido a presença delas, que são mulheres divinas. Ficamos muito feliz em dizer que somos parceiros de todas as entidades de classe e a prefeitura estará sempre a inteira disposição”, finalizou o prefeito Zé Martins.

Estiveram presentes o prefeito Zé Martins, secretários municipais, vereadores, lideranças sindicais, lideranças quilombolas e políticas, professores, trabalhadores e trabalhadoras rurais, jovens e adultos, homens e mulheres, representantes do Sebrae-MA e população em geral.

Fotos: Rodrigo Martins

 

Bárbara Soeiro representa as mulheres do Maranhão em Seminário em Brasília-DF

COMPARTILHE

A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) representou a Câmara Municipal de São Luís,  na tarde desta terça-feira (21), na Câmara Federal, durante o Seminário de Boas Práticas no Combate à Violência contra a Mulher, ao lado de mulheres aguerridas como a Deputada Soraya Santos, coordenadora da Bancada Feminina, da representante da ONU MULHER,  Nadine Gasman e demais autoridades representativas.

No evento foram discutidas políticas públicas, como programação da  Campanha Mundial “16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres”. Este evento é de muita relevância,pois  busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres em todo o mundo, propondo medidas de prevenção , de combate e enfrentamento, com o intuito da garantir igualdade de direitos.

 Em discurso, Bárbara agradeceu o convite feito pela organização do Seminário, e colocou-se à disposição do seu Estado e também do País, na luta em defesa das Mulheres.

– Hoje estou aqui em Brasília, e estarei em qualquer lugar desse país, para levantar a bandeira do respeito, proteção e empoderamento da Mulher brasileira. No meu Estado (Maranhão), estamos com a sociedade civil, comunidades, instituições públicas, irmanados para coibirmos a violência contra a Mulher, a nossa luta é diária em São Luís, mas também quero ajudar ao Brasil, a acabar com essa estatística triste e lamentável, que atinge a todas nós, discursou sob aplausos a parlamentar ludovicense, em Brasília.

Em caminhada, mulheres declaram apoio à reeleição do prefeito Zé Martins

COMPARTILHE

As mulheres de Bequimão foram às ruas, neste domingo (11), para declarar apoio à reeleição do prefeito Zé Martins. O movimento convocado pela primeira-dama do município, Vânia Martins, teve ampla adesão do público feminino, cumprindo com o objetivo de demonstrar a força e o papel da mulher nas decisões políticas.

wp_20160911_07_59_10_pro wp_20160911_07_59_17_pro

Ainda era cedo da manhã quando começou a concentração na casa do prefeito. Com o lema “Mulheres na rua, Zé Martins continua”, elas defenderam o prosseguimento da administração que mais obteve avanços em políticas públicas para as mulheres. Durante sua primeira gestão, ele foi pioneiro ao criar a Coordenação da Mulher, vinculada à Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial.

wp_20160911_08_16_48_pro wp_20160911_08_17_11_pro

“As mulheres atenderam ao nosso chamado, porque também querem ser protagonistas desse momento tão importante para a definição do futuro de Bequimão. Elas vieram pela convicção de que o prefeito Zé Martins tem olhado com bastante atenção para os problemas que afetam as mulheres, principalmente na saúde, esporte, lazer e na assistência social”, destacou a primeira-dama, Vânia Martins.

Elas se vestiram de vermelho, com balões, placas e bandeiras nas mãos. Por todo o trajeto, relembravam as ações voltadas às mulheres promovidas pelas diversas secretarias do município. Na Saúde, o prefeito Zé Martins disponibilizou serviços que antes não eram oferecidos em Bequimão, como a ultrassonografia da mama. Ele também implantou o pré-natal de rotina, realizado de segunda a sexta, nas Unidades Básicas de Saúde, e o acolhimento ao parto humanizado. Desde 2014, distribui no mês de março o kit-maternidade para todas as gestantes cadastradas no programa. As grávidas receberam, ainda, repelentes para evitar o vírus da zyka (em Bequimão, não há um caso de criança nascida no município com microcefalia).

wp_20160911_08_17_23_pro wp_20160911_08_20_45_pro

Na administração de Zé Martins, ganharam destaque, também, as campanhas do Outubro Rosa e a Carreta da Mulher (em parceria com o Governo do Estado). Ele promoveu o primeiro campeonato feminino de futebol e incentivou a inserção da mulher em competições esportivas. O município realizou diversas palestras sobre direitos da mulher, principalmente com foco na Lei Maria da Penha.

“Nossa caminhada foi simplesmente maravilhosa. A mulherada toda reunida nas ruas, dizendo que o trabalho tem que continuar”, avaliou Luzia Bouéres, participante da caminhada, que teve como marca a alegria e empoderamento das mulheres de Bequimão.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free