casa » Archivo de Etiquetas: Moradores

Archivo de Etiquetas: Moradores

Vereadora Fátima Araújo reúne com moradores do Pirapora

COMPARTILHE

No mês de aniversário do bairro Pirapora, que completa no mês de agosto 33 anos de fundação, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), reuniu com moradores que cobram mais serviços para a comunidade, e a vereadora aproveitou para destacar suas ações e mostrou que seus requerimentos e indicações são voltados para a comunidade, já que o bairro necessita receber obras do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura. Após a reunião Fátima Araújo de comprometeu tentar resolver a questão junto à Sinfra e Semosp.

As constantes solicitações da vereadora Fátima Araújo, mostra que o bairro Pirapora precisa receber obras de infraestrutura nas 18 ruas, mas somente duas delas estão recebendo o mutirão “Rua Digna” com bloquetes, segundo os moradores, que cobram pavimentação nas outras ruas. O trabalho sério da Pequena Guerreira tem desenvolvido ações voltadas para as comunidades da capital maranhense, tanto na zona urbana, quanto na zona rural de São Luís.

A vereadora Fátima explicou durante reunião com os moradores a importância de todos participarem do processo. “Há anos a comunidade esperava por esse benefício, e agora chega para todos, sem distinção de quem votou ou não para mim na comunidade nas últimas eleições de 2016. Hoje sou vereadora de toda São Luís e não só de quem votou para mim. Agora todo o bairro será contemplado com obras, graças a nossa luta. A luta não é só minha e sim de todos vocês que acreditaram em mim e me fizeram vereadora de São Luís”, afirmou Fátima Araújo.

Fotos: Edilson Gomes

Vereadora Fátima Araújo participa de bingo beneficente no Residencial João Alberto

COMPARTILHE

Uma ação social está sendo realizada pelos moradores do Residencial João Alberto, através de mutirão para construção de uma humilde residência no bairro, na rua Cesar Pontes Correia. A beneficiada pela ação dos moradores e que tem o apoio da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), é a moradora Conceição de Maria Serrão, que morava em uma casa de taipa. A situação em que se encontrava sua casa, acabou chamando atenção da Vereadora, que mobilizou a Associação de Moradores do residencial para solucionar a situação.

Como forma de angariar recursos para comprar materiais de construção para construir a casa da moradora humilde, foram realizados bingos,  que inclusive a vereadora Fátima Araújo doou produtos para serem sorteados, como fardo de arroz e um caixa de cerveja, o que movimentou a comunidade e angariou recursos.

Neste domingo mais um bingo foi realizado no Residencial João Alberto em uma parceria entre a Associação de Moradores, vereadora Fátima Araújo, Comercial Alemão, Espaço Casa Variedades, Comercial Zezinho, Comercial São Luís, Comercial Duas Irmãs, Além de uma funcionária pública, que se uniram para fortalecer a ação social, que já está em andamento.

A Associação de moradores e a Vereadora Fátima Araújo que mobilizaram seus parceiros para dar continuação no mutirão de conclusão da construção da residência da moradora da área. À vereadora marcou presença neste domingo no local do bingo e junto com os comerciantes da área, têm demonstrado um grande espírito de solidariedade com esta família no Residencial João Alberto, que vivia em uma casa de taipa e agora aguarda retorno para voltar morar com dignidade em seu novo lar de alvenaria. Uma ação social que merece ser reconhecida.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo destacou a ação social que envolve várias pessoas da comunidade. “Uma parceria com a União de Moradores, Comercial Alemão, Espaço Casa Variedades, realizou bingo para ajudar na construção da realização de um sonho de uma mãe de sete filhos no Residencial João Alberto para fazer a coberta da sua casa, que antes era de taipa e através de mutirão, hoje é de alvenaria e que toda honra toda glória seja dada ao nosso Deus”, destacou a força do mutirão comunitário.

Foram sorteados no bingo deste domingo (8) um Fardo de Arroz na primeira batida, e na segunda batida, duas cestas básicas e mais uma grade de cerveja. Todo valor será investido na compra de materiais para construção do telhado da residência. Os moradores estão sendo fundamentais nesse mutirão social e  mostra a força da União de Moradores de uma comunidade.

Fotos: Edilson Gomes

Condôminos pedem instalação de CPI proposta pelo deputado Zé Inácio

COMPARTILHE

Os moradores dos condomínios Jardins, Provence, Vitória e Pleno, da construtora Cyrela, denunciaram os problemas que enfrentam devido às irregularidades nos imóveis, desde que receberam as chaves. Eles se pronunciaram na audiência pública que discutiu o assunto e foi realizada na Assembleia Legislativa, na tarde/noite da última terça-feira (13).

Os depoimentos dos condôminos foram acompanhados pelo deputado estadual Zé Inácio (PT), que propôs a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias contra a empreiteira. Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Roberto Costa (PMDB) e Edson Araújo (PSB) já assinaram a proposição. Além deles, comprometeram-se a assinar Rogério Cafeteira (DEM), Wellington do Curso (PP) e Marco Aurélio (PCdoB). Ao todo, quatorze parlamentares ainda precisam aderir para que a CPI seja instaurada.

Os moradores apelaram aos parlamentares para que assinem a CPI. “Investimos todo o nosso patrimônio nesses empreendimentos, que apresentam sérios problemas na estrutura, parte elétrica, infiltrações, vazamento de gás, etc. Mesmo com mais de 5 mil famílias com suas vidas em risco, a Cyrela até hoje não deu nenhuma assistência e nem tentou resolver a situação. Por isso, estamos fazendo esse apelo aos parlamentares para que eles assinem a CPI e nos apoiem nessa luta”, disse um morador, que se identificou como Haroldo.

Zé Inácio frisou que os órgãos responsáveis que autorizaram as licenças à empreiteira também devem ser investigados.  “Não queremos politizar. Estamos lutando para que outas famílias maranhenses não venham a ser lesadas e desrespeitadas. A Cyrela tem tratado esses moradores com total descaso, pondo suas vidas em risco. Por isso, junto à promotora de Justiça do Consumidor Lítia Cavalcante, seguiremos até o fim, para que haja punição civil e penal”, disse Zé Inácio.

Lítica Cavalcante pronunciou-se: “Todos os meios possíveis de negociação já foram esgotados para que a Cyrela resolvesse a situação desses moradores. Inclusive descumpriu uma decisão judicial: o Termo de Ajustamento de Conduta-TAC. Serão ajuizadas ações civis públicas e, se for o caso, a empresa terá de refazer todos os empreendimentos”, frisou.

Também participaram da audiência os promotores de Justiça Pedro Lino Silva Cordeiro e Haroldo Paiva (Conflitos Agrários); a presidente do Sindicato dos Arquitetos do Maranhão, Maria Laís; o secretário municipal de Urbanismo e Habitação de São Luís (Semurh), Madson Leonardo; o representante do Corpo de Bombeiros, Coronel França e também da construtora Cyrela.

Moradores largam chumbo em ladrões no interior de Alcântara

COMPARTILHE

Se não tem polícia suficiente para combater o crime, a população tenta resolver o problema da segurança no Maranhão. Na madrugada desta sexta feira (16), um foragido da Delegacia de Policia da cidade de Guimarães, conhecido por Tarzan, foi alvejado a tiros de espingarda por moradores do povoado Canavieira, zona rural do município de Alcântara.

De acordo com a polícia, Tarzan e um comparsa identificado como Mogê, estavam praticando furtos na comunidade e foram surpreendidos por moradores da região. Após os disparos, Mogê morreu no local e Marion Viana, conhecido no mundo do crime como Tarzan foi atingido no tórax e no abdômen, e transferido para a cidade de Guimarães.

Após o atendimento no hospital Maria Alice Coutinho em Guimarães, Tarzan foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Cururupu. A polícia vai investigar o caso, para tentar descobrir os autores dos disparos que eliminou logo um dos ladrões.

Moradores da Vila Conceição no João de Deus denunciam falta de transparência nas eleições da Associação

COMPARTILHE

Os moradores da Comunidade Vila Conceição, localizada no bairro João de Deus, denunciaram nas redes sociais, a falta de transparência nas eleições da Associação dos Moradores, que já perpetuou apenas com um grupo.

De acordo com a nota publicada pelos moradores no Facebook, a Associação tem 24 anos de fundação, sendo que 16 desses foram comandados pelo mesmo grupo que sucateou a casa do povo do bairro, abandonando totalmente tudo.

fom1fom2

De acordo com imagens espalhadas pelos moradores no Whatzap, a frente da Associação está tomada por lixos. O terreno que é próprio para uma praça (Área de Lazer), está totalmente abandonado pelos que se dizem administradores da Associação há 16 anos. Um descaso ao patrimônio do povo e principalmente uma falta de respeito com os moradores do bairro.

Além disso, existe uma denúncia de que a Associação estaria cobrando taxas para Parques, Igrejas e outras entidades realizarem seus eventos no local. E mesmo com faturamento extra, segundo moradores, a Associação continua falida.

SEGUE ABAIXO A NOTA NA ÍNTEGRA PUBLICADA NO FACEBOOK POR MORADORES.

Nós, moradores da comunidade da Vila Conceição/João de Deus, através desta nota denunciamos a falta de transparência nas eleições da associação dos moradores da Vila Conceição/João de Deus. 24 anos de existência, 16 sob o comando de um grupo. Grupo esse que abandonou totalmente a nossa associação. Lixo e mais lixo tomam conta do espaço que existe na frente da associação. Terreno propício para uma praça, quadra de esportes ou outro ambiente recreativo. Nem mesmo a rua que passa à frente da mesma foi permitida asfaltar. Os moradores precisaram interferir junto à associação, para que o asfalto completasse toda rua. Além disso, existe uma denúncia que a associação cobra para parques, igrejas e outras entidades realizarem seus eventos. Nós, moradores da comunidade, reivindicamos nossos direitos de participar das eleições e demais atividades da entidade.

Vereadora luta pela Segurança dos Moradores que vivem à Margem da Barragem do Bacanga

COMPARTILHE

A Vereadora Rose Sales esteve reunida no Plenário da Câmara Municipal de São Luís, onde mobilizou em parceira com a Pró-Reitoria da UFMA diversas autoridades: Estado Maior das Forças Armadas, cientistas, Secretarias Municipal e Estadual, Defesa Civil Municipal e Estadual, lideranças sociais e acadêmicos.

Na ocasião foram discutidas as consequências e causas do desabamento da Comporta da Represa do Bacanga, que coincidiu acontecer no período que teremos marés acima do nível normal (marés de sizígia), entre os dias 27 e 30 deste mês, e por precaução, foram discutidas e apresentadas diversas sugestões e medidas para reforçar a segurança da população residente nos arredores da represa e demais comunidades como: (Sá Viana, Jambeiro, Vila Embratel, Residencial Primavera, Salina do Sacavém, entre outros). Foram observados os cuidados do aumento da maré no bairro da Ponta da Areia e no município da Raposa.

Estiveram presentes, Antonio José Oliveira (Vice Reitor da Ufma), Ten. Cel. Carlos Frederico Azevedo (Comandante do Exército Brasileiro), Cap. Marcos Tadashi Hamaoka (Comandante da Capitania dos Portos do Maranhão), Dr. Breno Galdino (SEMUSC – Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania), Elitania Márcia (Superintendente da Defesa Civil Municipal), Edinaldo Neves (Secretário Adjunto de Infraestrutura), Cel. Izac Muniz (Coordenador Estadual de Defesa Civil), Dra. Rita de Cássia (Superintendente do CREA/MA), Profs. Drs. Ricardo Barbiere, Lúcio Macêdo, Jorge Hamilton e, acadêmicos de Engenharia Civil e Sr. Manoelzinho (líder comunitário da Salina do Sacavém), dentre outras lideranças.

Texto: Davi Max

Astro de Ogum doa material para construção de associação

COMPARTILHE

MT3

Na manhã deste sábado (18), centenas de moradores do Residencial Tiradentes I, nas proximidades da Santa Clara, receberam com festa o material de construção doado pelo vereador Astro de Ogum (PMN), para construir a sede da Associação dos Moradores do bairro.

Segundo o presidente da entidade, Raimundo Nonato Carvalho Nascimento, desde a fundação da comunidade, em 2008, para alcançar os benefícios já conquistados, o vereador desempenhou um papel decisivo.

“A atuação do vereador Astro de Ogum tem sido fundamental. Durante esses oito anos, por meio do prestígio político dele a comunidade já obteve vários benefícios, tais como, transporte coletivo, condição de trafego nas ruas, energia e água, através da perfuração do poço e fixação de toda a rede distribuidora até as casas”, afirmou o presidente Nonatinho.

A sede da entidade, que será construída em regime de mutirão, ficará pronta nos próximos meses, e, além da parte administrativa, servirá para reuniões, palestras e cursos.

É oportuno salientar que, o trabalho político do parlamentar, não se concentra apenas no Tiradentes I, mas, também, Tiradentes II, Residencial Alexandra Tavares e Maria Aragão, beneficiando, assim, de forma direta, mais de cinco mil famílias.

 

Texto: Itamargarethe Corrêa Lima

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free