casa » Archivo de Etiquetas: Merendeiras

Archivo de Etiquetas: Merendeiras

Prefeitura de Alcântara realiza capacitação de merendeiras

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (24), curso de capacitação com as merendeiras da rede municipal de ensino. Durante a capacitação as profissionais receberam avaliação nutricional, fizeram testes rápidos com a equipe da saúde que se encontrava presente na capacitação.

Além da capacitação, as merendeiras  assistiram uma palestra com a psicóloga da educação, Dayane Fernandes Cruz. O presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) acompanhado dos membros do CAE esteve presente e destacou a importância da capacitação.

A secretária de Educação, Rowsyklea Araújo Chaves esteve presente durante todo o evento, dando suporte na qualificação das merendeiras. A capacitação foi realizada pelas nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Loyane Coutinho de Santana e Mércia Teresa Pereira Matos.

As merendeiras receberam informações de boas práticas de manipulação dos alimentos, noções de higiene e armazenamento. Durante a capacitação as profissionais tiveram aula sobre a importância da alimentação escolar e da merendeira, a responsabilidade da merendeira, noções sobre alimentação e nutrição, conhecimentos sobre o PNA, avaliação de aprendizado, noções de higiene e preservação da saúde, reaproveitamento dos alimentos e sobre contaminação.

Na segunda parte da capacitação, a merendeira aprenderam sobre os perigos biológicos, perigos químicos e perigos físicos, doenças veiculadas por alimentos, controle de qualidade, armazenamento dos gêneros alimentícios, medidas para prevenção de acidentes de trabalho e sobre relações interpessoais.

As merendeiras do município de Alcântara receberam um kit contendo avental, touca e ao final da capacitação todas receberam um certificado e brinde, houve sorteio de prêmios para as merendeiras participantes da qualificação.

Para as nutricionistas, trabalhar com profilaxia e saber como manipular o alimento que vai para o prato dos estudantes, ajuda na prevenção de doenças. “A merendeira escolar tem um papel fundamental na qualidade da alimentação escolar que será oferecida aos alunos. Além de ser responsável por oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde”, enfatizaram.

Por  G7

Merendeiras de escolas municipais de Bequimão serão capacitadas em curso de manipulação de alimentos

COMPARTILHE
O objetivo é investir na capacitação dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. A ação será realizada pelo Sebrae em parceria com a prefeitura municipal de Bequimão.

Em busca de garantir qualidade na alimentação oferecida aos alunos das escolas municipais de Bequimão, o Sebrae Maranhão em parceria com a prefeitura, irá capacitar as merendeiras que produzem as refeições nas 39 escolas do município (zona urbana e rural), por meio do curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos.

Para alinhar detalhes da capacitação, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, acompanhando da equipe técnica da unidade regional do Sebrae em Pinheiro, foi recebido no último dia 08, pelo prefeito de Bequimão, Zé Martins e secretariado do município.

A iniciativa do Sebrae, proposta e aceita pela prefeitura de Bequimão, surgiu da necessidade apresentada pela prefeitura, sensibilizada com questões de biossegurança. Nesse sentido, o curso visa qualificar a mão de obra das merendeiras do município, a partir da manipulação dos alimentos extraídos da produção local, por meio do aproveitamento das frutas nativas da cidade.

O objetivo é fomentar práticas alimentares sustentáveis no município, além de incentivar o consumo da matéria-prima da cidade, através da utilização do material frutífero e orgânico oriundos de produtores rurais de Bequimão.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a importância desse tipo de capacitação vai além do fomento educacional, uma vez que, proporciona impacto na área social, no quesito da qualidade de vida dos estudantes e na área econômica do município, no que diz respeito ao aquecimento do comércio agrícola local.

“O propósito do Sebrae é unificar as cadeias que movimentam o município de Bequimão, pois a partir do momento que inicia um projeto dessa natureza, dinamiza todo um conjunto de ações para beneficiar a merendeira, capacitando-a, o aluno, no consumo de uma refeição saudável e o produtor rural, quando há compra dos alimentos dele pela prefeitura. Ou seja, a instituição age com uma complexidade empreendedora interessante e assim contribui para as políticas públicas da região, que é a mais beneficiada’’, afirma o superintendente.

Segundo o prefeito de Bequimão, Zé Martins, a capacitação irá atender a demanda da secretaria municipal de educação, que está preocupada em atender com zelo e qualidade os alunos das escolas municipais. “É um compromisso desta gestão, valorizar o servidor público para melhor atender aos cidadãos e essa capacitação é mais uma demonstração de nosso compromisso com o desenvolvimento do município de Bequimão”, enfatizou Martins.

O curso 

O curso terá carga horária de 90 horas-aulas e visa transmitir os conceitos das boas práticas de manipulação, processamento e os padrões de procedimentos operacionais de sanitização, para a melhoria da qualidade dos alimentos processados e manipulados. O início do treinamento ainda será divulgado e abrangerá as 39 escolas da rede municipal de ensino, na zona urbana e rural de Bequimão.

Serão abordados conceitos da boa prática de manipulação de alimentos, do nível básico até os conhecimentos técnicos de culinária. Higiene pessoal, ambiente, armazenamento, conservação dos alimentos e ferramentas propícias para a realização de alimentação saudável e orgânica.

Aprendizado

Segundo o nutricionista da prefeitura, Eduardo Almeida, é muito importante o cuidado com a merenda escolar, sendo este um importante fator no processo de aprendizagem dos alunos. “A alimentação balanceada constitui um dos alicerces do processo de aprendizagem, nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão melhor rendimento do aluno na sala de aula”, ressaltou Almeida.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município, Graça Ribeiro, a expectativa é grande em receber a qualificação logo no começo do ano letivo. “Trabalhar com alimentação requer muito cuidado com a segurança alimentar e quanto mais capacitados, melhor iremos direcionar as atividades desse ano. Enquanto coordenadora estou animada com a abertura deste curso’’, afirmou Ribeiro.

 

Prefeitura de Alcântara realiza Capacitação para cozinheiras da rede pública sobre manipulação de Alimentos

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 03 e 04 de agosto, a Capacitação para os Manipuladores de Alimentos na rede pública municipal. Além das merendeiras das 51 escolas da rede municipal de ensino, foram beneficiadas ainda, com a formação, profissionais da Saúde e Assistência Social.

Durante os dois dias de curso com carga horária de 16 horas, 70 profissionais foram capacitados na Unidade Integrada Presidente John Kennedy.  A capacitação foi ministrada pela nutricionista Loyane Coutinho de Santana, que destacou a importância desse tipo de curso.

”Este curso é para aguçar a criatividade das merendeiras, que muitas vezes acabam desperdiçando alimento, que não é caso das alcantarenses. Neste caso estamos ensinando a fazer tipos de pratos, até porque a merenda é igual para todas as escolas, a mesma marca e o mesmo tipo, e é aí que vem a criatividade da profissional na hora de fazer a alimentação. Estamos trabalhando a higienização e manipulação dos alimentos, evitando danos à saúde pública. Estamos trabalhando o tratamento do estudante, que melhora bastante a relação escola-aluno e servidores. O nível de conhecimento das profissionais é muito bom, estamos apenas lapidando” – disse a nutricionista.

Para a merendeira da escola municipal Vereador Joaquim Ribeiro, localizada na comunidade Peroba de Cima, o curso acrescenta muito no melhoramento do trabalho. “Estou aprendendo bastante, já tenho um certo conhecimento daquilo que está sendo discutido aqui, já havia trabalho em restaurantes de São Luís, mas aqui é outra realidade e precisamos nos adaptar.  Nossa responsabilidade aumenta ainda mais. Precisamos sempre está aprendendo, já que trabalhamos com alimento, base principal da saúde pública” – destacou Lília Maria Melo.

Outra beneficiada com a capacitação foi a servidora da Escola Rosita Serveira Marques, localizada no povoado Cujupe, região portuária de Alcântara. “Estou aprendo de tudo aqui, sobre manipulação de alimentos, cuidado com o lixo doméstico e tratamento dos alunos. É uma nova experiência e isso vai servir para o resto da vida” – disse Claudilene de Jesus Coelho.

Os temas debatidos e estudados durante o curso, são referentes ao trabalho prestado sobre a alimentação, tanto nas escolas, quanto no hospital e serviço de convivência. E como disse o Slogan do curso, “Cuidar da alimentação é investir na educação”, sem deixar de mostrar que a alimentação é o principal item da saúde. Todos os participantes receberam certificados de conclusão.

Módulo I

 Importância da alimentação escolar e da merendeira

 Responsabilidade da merendeira

 Noções sobre alimentação e nutrição

 Avaliação de aprendizado

Módulo II

 Perigos biológicos

 Perigos químicos

 Perigos químicos

 Doenças veiculadas por alimentos

 Avaliação de aprendizado

Módulo III

 Higiene e Preservação da saúde

 Reaproveitamentos dos alimentos

 Prática sobre técnicas de higienização e branqueamento

Módulo IV

 Controle de qualidade

 Armazenamento dos gêneros alimentícios

 Medidas para prevenção de acidentes de trabalho

 Relações Humana

 Prática de reaproveitamento de alimentos

Também participaram do evento foram os representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Paulo Fernando Barbosa Ribeiro – Presidente, Célia Maria Garcia – Vice-Presidente e Eleodora Boas.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free