casa » Archivo de Etiquetas: Maio 2017

Archivo de Etiquetas: Maio 2017

Fé e Devoção movimentam a Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara-MA

COMPARTILHE

Uma tradição secular marca uma das mais tradicionais festas religiosas do país, a Festa do Divino, em Alcântara Maranhão, preparada com pelo menos um ano de antecedência pelos moradores da cidade. Com a intenção de preservar essa expressão da identidade do povo maranhense e fortalecer o turismo da região, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, e o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; estiveram na cidade de Alcântara na última sexta-feira (26) representando o Governo do Maranhão, que mais um ano apoia o evento garantindo o cumprimento do calendário religioso e popular da cidade histórica.

Iniciada na quarta-feira (24), a festa do Divino Espírito Santo acontece durante 12 dias, enchendo as ruas antigas e os casarões de Alcântara de alegria, diversidade cultural e turistas; em especial pela peculiaridade que a distingue de outras festas, a presença marcante das caixeiras que tocam e cantam contagiando todas as pessoas que acompanham os cortejos.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, a Festa do divino Espírito Santo é um valioso patrimônio cultural e como tal precisa ser preservado e renovado. “A maravilha da festa está justamente na simbologia de cada rito e na tradição. A comunidade toda se mobiliza para a festa, passando os ensinamentos para as próximas gerações. Vamos trabalhar para preservar e difundir esse maravilhoso patrimônio do Maranhão” – garantiu.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), comemora o desenvolvimento que a festa leva para a cidade, o que é reforçado pela parceria com o Governo do Maranhão. “Em nome do povo de Alcântara agradeço ao governador Flávio Dino e toda a sua equipe, que tem colaborado muito com o nosso município. Essa parceria é fortalecida durante a Festa do Divino, que movimenta a cidade e aquece a nossa economia”, pontuou o gestor municipal.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, o festejo fortalece a tradição cultural e religiosa da cidade. “A comunidade prepara a festa e nós do poder público ajudamos na divulgação, e apoiamos todo festejo. A secretaria de cultura está apoiando desde que assumimos a gestão do município em janeiro e o prefeito Anderson tem dado todo suporte necessário para o festejo seja cada vez melhor e traga muito mais turistas para nossa cidade” – destacou Marcelina Serrão.

Até o dia 4 de junho, quando encerra o evento, Alcântara é tomada pelo clima das festividades, o que inclui a realização de missas, hasteamento de mastros, ladainhas, alvoradas das caixeiras e cortejos que percorrem ruas, ladeiras, becos e a casa dos moradores do município. Um dos pontos altos da festa acontece no salão nobre do Palácio Imperial de Alcântara, local onde é montado um altar para apresentação dos membros da corte.

A FESTA RELIGIOSA

No Maranhão, a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo. Com cortejos e rituais ricos em arte, roupas, canto, dança e culinária, a festa é acima de tudo uma experiência de resistência e força da comunidade.

As caixeiras constituem elemento imprescindível e típico da festa do Divino no Maranhão. São senhoras idosas com o encargo de tocar caixas e entoar cânticos, repetidos de cor ou improvisados, em louvor ao Divino Espírito Santo.

Originária dos colonos açorianos e seus descendentes, os festejos em Alcântara reproduzem os costumes de uma corte imperial, formada por cinco a dez ou mais crianças, na faixa etária entre 4 a 14 anos, vestidas com roupas de época, usando trajes da corte de imperadores e mordomos, com seus respectivos símbolos, como coroa, tiaras, cetro e outros.

A Festa, realizada em diversas cidades do país, acontece no domingo de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, e comemora a vinda do Espírito Santo que anunciou a ressurreição de Jesus Cristo.

 

Prefeitura de Alcântara paga servidores nesta quarta-feira (31)

COMPARTILHE

A prefeitura municipal de Alcântara vai pagar nesta quarta-feira (31), os salários dos servidores referentes ao mês de maio. Para os funcionários efetivos os salários estarão em suas respectivas contas nesta quarta-feira. Já para os contratados os salários serão pagos na próxima sexta-feira, dia 2 de junho.

Com a antecipação do pagamento aos servidores municipais, o prefeito Anderson mantém a economia do município de Alcântara aquecida, em que o comércio local irá poder vender e fazer a circulação da moeda, gerando rentabilidade.

Com dinheiro na conta, os servidores municipais vão poder participar do encerramento do festejo do Divino que acontece neste final de semana, no Centro Histórico de Alcântara. Como forma de valorizar o servidor, o prefeito tem mantido os pagamentos em dia, desde que assumiu a gestão do município.

 

Prefeitura de Bequimão recupera estradas vicinais afetadas pelas fortes chuvas

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão está fazendo um trabalho intensivo de recuperação das estradas vicinais afetadas pelas fortes chuvas que caem na região. Mesmo com mais de 300 km de vias recuperadas e ampliadas nos últimos quatro anos, o município sempre precisa fazer manutenções no período chuvoso, já que as estradas são pavimentadas com piçarra.

O prefeito Zé Martins determinou que sua equipe identificasse os pontos mais críticos e com necessidade de intervenção mais imediata. “Infelizmente, não é possível fazer todo o trabalho de uma só vez. Estamos priorizando as estradas por onde os ônibus escolares estão com dificuldade de trafegar, para que nossos alunos não sejam prejudicados no transporte. Aos poucos, vamos resolver a situação de cada estrada vicinal afetada pelas chuvas”, garantiu o prefeito Zé Martins.

Já foram recuperadas as estradas do Quindíua (passando por Ramal do Quindíua e Santa Rita), Areal, Santa Tereza e Bacurizeiro, o acesso entre o Ferro de Engomar e a Estiva, a Barragem do Marinho e a ladeira do Baixo Escuro. Também foram construídas novas pontes no Barroso, Juraraitá e Geniparana e, no Titara, uma bueira precisou ser recuperada.

realização desse trabalho, são utilizados os maquinários adquiridos pela Prefeitura de Bequimão junto ao PAC 2. “Conseguimos, na minha primeira administração, seis convênios com o Governo do Estado para a recuperação das estradas vicinais. Fizemos, assim, a maior obra em vias rurais da história do nosso município. Mas sabíamos que um período rigoroso de chuvas, como está acontecendo neste ano, afetaria todo esse trabalho. Por isso, fizemos a articulação necessária para trazer essas máquinas para Bequimão, o que nos dá a possibilidade de fazer as intervenções nas estradas vicinais com orçamento próprio”, ressaltou o prefeito.

Segundo a Coordenação de Infraestrutura e Obras, Prefeitura de Bequimão, as estradas do Pericumã, Buritirana e Sassuí serão as próximas a receber o maquinário. “A população, junto com suas lideranças e vereadores, pode colaborar com nosso trabalho, ajudando a identificar os pontos mais críticos. Mesmo com dificuldades, vamos continuar atentos para resolver os problemas que ainda afetam nosso município”, enfatizou Zé Martins.

Estradas já recuperadas

  • Quindíua (passando pelo Ramal do Quindíua e Santa Rita)
  • Areal
  • Santa Tereza
  • Bacurizeiro
  • Ruas da Cidade Nova
  • Acesso entre Ferro de Engomar e Estiva
  • Barragem do Marinho
  • Ladeira do Baixo Escuro
  • Pontes do Barroso, Juraraitá e Geniparana
  • Bueira do Titara

Município de Alcântara vai receber nesta quarta-feira Dia “D” da Campanha Nacional de vacinação

COMPARTILHE

O município de Alcântara vai receber nesta quarta-feira (17), a partir das 8h da manhã, na Praça do Galo, no centro da cidade, o Dia “D” da Campanha Nacional de vacinação contra a influenza. A ação vai acontecer até as 17h.

A vacina é destinada para grupos prioritários, como:

  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade
  • Gestantes
  • Mulheres que deram à luz a menos de 45 dias
  • Idosos
  • Profissionais da saúde
  • Povos indígenas
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas
  • Pessoas com doenças que comprometam a imunidade
  • Professores da rede pública e privada

O QUE É INFLUENZA?

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

 

REALIZAÇÃO:

Prefeitura de Alcântara

Secretaria Municipal de Saúde.

Ministério da Saúde

 

 

Prefeitura de São Luís paga salários dos servidores nesta quarta-feira (3)

COMPARTILHE

Cumprindo o calendário de pagamentos para o exercício 2017, com datas aprovadas e confirmadas pelo o Decreto nº 48.875, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), disponibilizará o salário dos servidores municipais, referente ao mês de abril, nesta quarta-feira (3).

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Delcio Rodrigues, apesar do cenário de crise que o país atravessa, a Prefeitura está cumprido o compromisso de efetuar o pagamento dos servidores municipais conforme previsto no calendário definido. “Manter o pagamento dos nossos servidores em dia é um dos nossos objetivos principais. A Prefeitura está empenhada em garantir que o salário dos funcionários públicos seja pago dentro do prazo”, assegurou o secretário da pasta.

Para ter acesso às informações sobre seus vencimentos os servidores municipais podem se dirigir a qualquer terminal de auto-atendimento do Banco do Brasil, através do contracheque eletrônico e acessar a opção Outros Serviços, escolher a opção Contracheque BB e depois informar o número da matrícula e o mês desejado do documento. As informações também podem ser acessadas pelo site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br), no Portal do Servidor, informando a matrícula e a senha.

Prefeito Zé Martins autoriza pagamento de servidores para esta quarta-feira (3)

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), autorizou nesta terça-feira (02) o pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal de Bequimão, referente ao mês de abril. Nesta quarta feira, dia 03 de maio, os vencimentos já estarão nas respectivas contas bancárias.

Mais uma vez os salários dos funcionários municipais serão pagos em dia, como já se tornou marca desde a primeira administração de Zé Martins. Com o início de sua segunda gestão, o prefeito mantém mais uma vez o pagamento em dia, dando prioridade e valorizando os servidores municipais.

Mesmo com toda a crise que afeta o país, a economia do município ganha novos ares e o comércio aumenta seu faturamento com o pagamento dos funcionários municipais.

Vacinação contra a febre aftosa começa nesta segunda-feira (1º)

COMPARTILHE

Nesta segunda-feira (1º), a vacinação contra a febre aftosa começa no Maranhão e nos demais 21 estados, além do Distrito Federal. A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa ocorre no período de 1 até o dia 31 de maio. A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é imunizar 198 milhões de bovinos e bubalinos durante todo o mês de maio. O número representa mais de 90% do rebanho do país, de 217,5 milhões de cabeças.

O ano de 2017 marca 16 anos que o Maranhão está livre da Febre Aftosa, tendo índices exitosos de vacinação em todas as etapas desde 2014. O lançamento da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa está sendo marcado por diversos eventos em todo o estado. Nos municípios de Rosário, Balsas, Açailândia, Santa Inês, Caxias e Barra do Corda, as Unidades Regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), em parceria com as prefeituras e sindicatos rurais, promovem palestras, vacinações demonstrativas e blitzen para engajar produtores e toda a comunidade na etapa.

O presidente da Aged no Maranhão, Sebastião Anchieta, destacou que a manutenção do estado como livre de aftosa é fundamental para o fortalecimento da defesa animal, crescimento da pecuária e atração de investimentos. Ele afirmou ainda que o objetivo, a longo prazo, é tornar o estado livre de aftosa sem vacinação.  “É preciso que toda a sociedade esteja envolvida: criadores, secretarias municipais, prefeituras, todos unidos nesse trabalho, já estamos indo para o décimo sexto ano livre da aftosa, com experiências de índices de vacinação bem acima da média desde 2014 e continuaremos fortalecendo este trabalho”, disse.

CUIDADOS COM O REBANHO
Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem ter certos cuidados:

  • Compre as vacinas somente em lojas registradas;
  • Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C. Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre;
  • Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Lembre-se: só vacine bovinos e búfalos;
  • Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação;
  • Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml;
  • O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma;
  • Lembre de preencher a declaração de vacinação e entregá-la na unidade da Aged que sua propriedade está registrada, junto com a nota fiscal de compra das vacinas.BRUCELOSE

O produtor pode aproveitar o manejo do rebanho para vacinar as fêmeas com idade de 3 a 8 meses contra brucelose.  A vacinação precisa ser feita uma única vez.  É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: V7. A vacinação deve ser feita por médico veterinário cadastrado na Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA).

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free