casa » Archivo de Etiquetas: Lideres

Archivo de Etiquetas: Lideres

Líderes do litoral ocidental maranhense retomam encontros do programa Líder na cidade de Alcântara

COMPARTILHE
O local escolhido para dar continuidade ao programa, foi a cidade histórica de Alcântara, uma das integrantes da microrregião. O quinto encontro do ciclo acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade de Guimarães.

As discussões que tem como objetivo a formulação de um plano estratégico de desenvolvimento sustentável para região do Litoral Ocidental Maranhense, foram retomadas nos dias 25 e 26 de janeiro, por líderes dos onze municípios que integram o programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), promovido pelo Sebrae, por meio da sua unidade regional de Pinheiro em uma iniciativa inédita no estado do Maranhão.

O local escolhido para dar continuidade ao programa, foi a cidade histórica de Alcântara, uma das integrantes da microrregião. O encontro foi o quarto de um total de oito encontros e teve como principal foco a capacidade de negociação dos líderes, considerando a importância de se tornarem bons negociadores, para que possam atingir objetivos de interesse comum da sociedade.

“A iniciativa Lider foi elaborada com o intuito de provocar os líderes locais a buscarem ferramentas para o desenvolvimento dos seus municípios, por isso existe a necessidade de que eles estejam capacitados para isso, uma vez preparados para transpor os obstáculos, as lideranças poderão lidar melhor com os desafios que surgirem ao longo do caminho, resultando em políticas públicas mais eficientes e portanto mais benéficas para toda a sociedade”, afirmou João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, que participa de todas as edições do programa e foi o principal articulador para que a iniciativa fosse implantada no estado.

Os líderes foram levados a reflexão para compreender que uma negociação não deve ser um confronto, onde existem vitoriosos e derrotados, onde o único objetivo é conseguir o que se quer, não importando os meios e nem tão pouco pode ser uma disputa pessoal com práticas intimidadoras.

“Uma cooperação temporária onde ambas as partes cedem e recebem benefícios satisfatórios sem deixar de atingir os objetivos esperados é o melhor caminho em uma negociação. Precisamos trabalhar para evitar os conflitos e promover o desenvolvimento sustentável da nossa região, eliminando os entraves e garantindo que questões pessoais não irão ser colocadas acima do interesse da coletividade”, garantiu o líder Jorge Dino, em uma de suas falas durante o encontro.

Durante o encontro, os participantes conheceram diversas técnicas de negociação e seus elementos fundamentais, fazendo uma auto crítica que determinou os seus perfis como negociadores e quais características precisam desenvolver para alcançar negociações mais eficazes.

Participação de especialistas

Os líderes tiveram como tarefa, convidar palestrantes especializados que pudessem contribuir para tomadas de decisões na formulação do plano estratégico de desenvolvimento do Litoral Ocidental Maranhense.

Cada palestrante falou sobre um dos quatro eixos temáticos: educação, agronegócios, turismo e infraestrutura. Temas eleitos como determinantes para alavancar o desenvolvimento da região.

O promotor de justiça da comarca de Alcântara, Jansen Sales, proferiu a palestra “Educação Sustentável para o Desenvolvimento do Litoral Ocidental Maranhense” e elogiou a iniciativa do Sebrae em reunir os líderes para discutir políticas de desenvolvimento locais.

“Essa é uma iniciativa espetacular, que na minha opinião deveria ser fomentada em todos os municípios, pois serve para esclarecer os líderes sobre a atuação deles. Eu espero ter contribuído para essa construção, para essa iniciativa, que tenho certeza que veremos os resultados muito em breve”, afirmou Sales.

O Lider

O Programa Lider apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região que abrange onze municípios.

“Iniciar um trabalho com a força e a importância que tem o programa Lider pela região do litoral ocidental Maranhense é muito mais que uma honra, é uma grande responsabilidade para nós que atuamos na região. Temos certeza que ao final dos oito encontros os objetivos que foram propostos serão alcançados”, projetou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro, responsável pelo atendimento da instituição na região.

Próximos encontros

A próxima reunião das lideranças já tem data e local marcados. O quinto encontro do ciclo acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro, na cidade histórica de Guimarães, importante na região do litoral por todo seu potencial turístico e valor histórico.

“Acreditamos que a descentralização das atividades do programa é importante para a construção do plano de desenvolvimento que se propõe, uma vez que, as lideranças vão poder conhecer diversas realidades distintas que se apresentam dentro da sua própria região”, garantiu a gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae Maranhão, Cristiane Corrêa.

Líderes comunitários participam da I Oficina “Qualificar para Servir”

COMPARTILHE

Teve início neste sábado (15), a I Oficina “Qualificar Para Servir”, que tem como objetivo a capacitação de líderes comunitários de São Luís em relação ao uso das redes sociais, práticas de assessoria parlamentar, atendimento ao público e relações interpessoais.

A6 A7

O minicurso está dividido em uma série de três módulos e será ministrado em três sábados com os temas: O papel do assessor (líder comunitário) e suas atribuições, Atendimento ao Público e Relações interpessoais e marketing pessoal.

A4 A5

A oficina é uma realização do vereador Armando Costa (PSDC) em parceria com o Sistema JB10 de Comunicação, responsável por ministrar as palestras.

A1 A2

O Sistema JB10 trabalha para melhorar o relacionamento dos líderes com as comunidades, e o Vereador Comunitário abraçou essa ideia.

A3 A8

Baixada maranhense aumenta apoio a Ivaldo Rodrigues

COMPARTILHE

PINHEIRO 8

Faltando 25 dias para as eleições de 5 de outubro, mais grupos e lideranças, fazeram adesão à candidatura de Ivaldo Rodrigues para deputado estadual. Na última sexta feira (5) na cidade de Pinheiro, a Juventude Pedetista liderada pelo presidente Silvanir, também declarou total apoio a candidatura de Ivaldo Rodrigues.

PINHEIRO 3PINHEIRO6

Quem também compareceu ao evento e decretou apoio a Ivaldo Rodrigues, foi o ex-vereador e Produtor Cultural, Valdomiro Magno, além de representantes do PRTB municipal. O encontro aconteceu no Dom Pizzas e Restaurante no Bairro de São Bendito no centro de Pinheiro na baixada maranhense e contou com a presença do Médico e ex-prefeito de Peri-Mirim, Dr. Geraldo Amorim (PR).

PINHEIRO 9PINHEIRO 3

Ivaldo é um legítimo baixadeiro, natural da cidade de Bequimão, morou por muito tempo em Peri-Mirim, estudou na cidade de Pinheiro durante sua infância, onde foi aluno do tradicional Colégio Pinheirense. Além disso, Ivaldo foi coroinha na Igreja Católica de Pinheiro. O reencontro com amigos de infância e líderes de partidos políticos, movimento estudantil e outras lideranças, aconteceu na noite desta sexta feira (5).

PINHEIRO 9PINHEIRO6

Ivaldo não é estranho, e tem fortes laços com a cidade de Pinheiro e principalmente com a baixada. Ele nunca abandonou seu Bairro na Capital, onde mora até hoje na Vila Luizão, e sua terra natal onde sua Mãe ainda reside no povoado Centrinho das Buritizeiras, zona rural de Bequimão e pelo reconhecimento de seu trabalho foi reeleito pela 3ª vez consecutiva com mais de cinco mil votos, vereador de São Luís – Afirmou Valdomiro Magno.

 

PDT/MA se reúne com Gestores Municipais na sede do Partido

COMPARTILHE

pdt.maranhão

A quinta feira (26), três dias antes da convenção do partido, lideranças do PDT se reuniram em um café da manhã, com gestores da Educação Municipal, na sede do partido no centro da capital maranhense. Os pré-candidatos  Weverton Rocha (Federal) e Ivaldo Rodrigues (Estadual) estiveram presentes no encontro, que reuniu dezenas de gestores e educadores municipais.

65

O encontro entre gestores e lideres do PDT, foi organizado pela companheira e militante Kariádine Maia. Além de Weverton Rocha e Ivaldo Rodrigues, também estiveram presentes o secretário de Esporte do Município de São Luís, Raimundo Penha, a professora Áurea Prazeres e o carismático Júlio França.

12

Lembrando que logo após a reunião com os gestores da educação do município, a agenda de Ivaldo continuou na sede do PDT, onde atendeu e conversou com lideranças comunitárias da capital e região metropolitana da Ilha. A tarde, o pré-candidato Ivaldo Rodrigues, terá reunião com lideranças do vereador Alencar Gomes, as 17h no bairro Jardim Tropical, na área da Cidade Operária.

34

Amanhã, sexta feira (27), 9hs, Ivaldo Rodrigues se reunirá em um café da manhã, com lideranças da zona Rural, na residência de Thomas, na comunidade do Tajipuru. Já no final da tarde, as 17h, Ivaldo estará em reunião com o grupo da vereadora Cristina da cidade de Santa Rita. O local do encontro, será no bairro do Cohatrac.

Confira mais fotos do encontro com Gestores da Educação Municipal.

78

109

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free