casa » Archivo de Etiquetas: Junho 2017

Archivo de Etiquetas: Junho 2017

Prefeito Zé Martins autoriza pagamento de servidores para esta terça-feira (4)

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), autorizou nesta segunda-feira (03) o pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal, referente ao mês de junho. Nesta terça-feira, dia 04 de julho, os vencimentos já estarão nas respectivas contas bancárias.

Mais uma vez os salários dos funcionários municipais serão pagos dentro da data base, como já se tornou marca desde a primeira administração de Zé Martins. Com o início de sua segunda gestão, o prefeito mantém mais uma vez o calendário de pagamento, dando prioridade e valorizando os servidores municipais.

Mesmo com toda a crise que afeta o país, a economia do município ganha novos ares e o comércio aumenta seu faturamento com o pagamento dos servidores municipais.

Boi de Axixá é batizado em cerimônia no Shopping da Ilha

COMPARTILHE
O Boi de Axixá transformou o Shopping da Ilha, no último fim de semana. É que além de abrir a programação do arraial do shopping, a brincadeira que completa 58 anos nesta temporada, realizou o seu batizado no local.
Em 2017, a brincadeira homenageia a cidade Axixá, que completa 100 anos de emancipação política. O grupo leva aos arraiais o tema: “100 ANOS DE AMOR ÀS CINCO LETRAS”, fazendo alusão à composição de Donato Alves, ‘Cinco Letras’.
Na cerimônia, o bumba-boi – que é referência no folclore do Maranhão – recebeu as bênçãos do padre Robério, do casal de padrinhos Jacques Aranha e Juliana Silveira para apresentar sua nova indumentária para a temporada deste ano.
Sob o comando de Leila Naiva, o Boi de Axixa, que tem agenda de apresentações concorrida, é formado por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.
“Foi um momento lindo, o nosso batizado. Estou muito feliz com o colorido e a alegria que trouxemos para os arraiais do Maranhão. O nosso público merece sempre o melhor. Já estamos ansiosos para a tradição que mantemos de receber, no dia 23 de junho, em Axixá, as bênçãos de Deus por intermédio de Nossa Senhora da Saúde, homenageada pelos nossos vaqueiros de forma muito especial. Vamos fazer uma temporada cheia de energia para alegrar os maranhenses”, concluiu Leila Naiva.

Boi de Axixá inicia temporada junina neste sábado

COMPARTILHE
Referência no folclore do Maranhão, o Bumba-boi de Axixá realiza, neste sábado (10), às 19h, no Shopping da Ilha, o batizado da brincadeira tradicional no sotaque de orquestra. Para a temporada deste ano, o grupo levará aos arraiais uma homenagem a cidade de Axixá, com o tema: “100 ANOS DE AMOR ÀS CINCO LETRAS”.
O grupo preparou algumas surpresas para as apresentações, com enredo e indumentárias que irão retratar a história e a beleza da cidade que sempre serviu de inspiração para a brincadeira.
“Estamos na expectativa para mais um ano de festa e, nesta temporada, faremos uma bela homenagem à nossa terra querida. Axixá sempre foi nossa inspiração e nós iremos retribuir todo esse amor que sempre recebemos”, disse Leila Naiva, comandante do Boi de Axixá.
 
História do Boi de Axixá
O Boi de Axixá foi fundado em 01/01/1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.
As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.
Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.
Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.
Hoje sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Bequimão vai receber o Mutirão do Glaucoma dia 16 de junho

COMPARTILHE

Mais uma edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pela Prefeitura de Bequimão com apoio do Governo do Estado, vai acontecer no próximo dia 16 de junho (sexta-feira), a partir das 13h, no Centro de Saúde, antiga Unidade Mista de Saúde.

Desde 2013, a equipe do prefeito Zé Martins já articulou diversos mutirões de combate a doenças da visão, como glaucoma, pterígio e catarata, beneficiando centenas de bequimãoenses. Depois das consultas de triagem, os pacientes que precisam de intervenção cirúrgica são encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Prefeitura de Bequimão nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos.

O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, considera que os mutirões cumprem uma função importante para a população do município, porque torna mais acessível o tratamento de doenças da visão. “Até poucos anos atrás, não havia uma ação sistemática de saúde dos olhos em Bequimão. Mas o prefeito Zé Martins voltou um olhar especial para essa questão e, hoje, já é possível fazer o diagnóstico e começar o tratamento no próprio município. Para quem precisa ir a São Luís, damos todo apoio e acompanhamento”, destacou o secretário.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular.

Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

Alcântara vai receber o Mutirão do Glaucoma dia 16 de junho na UBS

COMPARTILHE

O Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Alcântara, vai acontecer no próximo dia 16 de junho (sexta-feira), das 7h ao meio dia, na Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Mangueiral, na MA-106.

Para fazer a consulta os pacientes precisam levar os seguintes documentos: (Xerox do CPF e original, Cartão do SUS – Xerox e original, e Carteira de Identidade).

Para o prefeito Anderson Wilker, essa parceria será mais uma de sucesso entre Governo do Estado e Município de Alcântara. “Estamos fechando parcerias com o Estado para melhorar a saúde de Alcântara. Já conseguimos uma ambulância equipada e novas parcerias irão acontecer durante nosso mandato. Novos mutirões irão acontecer, em várias especialidades da saúde, isso eu garanto” – descreveu o prefeito.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado ou para a cirurgia. Para combater o Glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular.

Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão em seu município.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free