casa » Archivo de Etiquetas: João Martins

Archivo de Etiquetas: João Martins

Sebrae reúne cerca de 900 pessoas em palestra com Ciro Bottini em Pinheiro

COMPARTILHE
O evento foi uma realização do Sebrae com o apoio da Prefeitura de Pinheiro, CDL e Associação Comercial e Industrial de Pinheiro.
Recorde de público com mais de 900 espectadores. Esse foi o balanço da palestra inédita “Como vender mais em momentos de grandes desafios”, com o show man das vendas no Brasil, Ciro Bottini, realizada na última quinta-feira (13), na Primeira Igreja Batista de Pinheiro.

O evento promovido pelo Sebrae, por meio de sua regional em Pinheiro, teve a parceria da Prefeitura Municipal de Pinheiro, Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial no município.

“Foi incrível a oportunidade de poder está com os empresários de Pinheiro, aqui na palestra, deu pra perceber que os empreendedores locais tem o desejo de crescer, evoluir e transpor esse momento de dificuldade que o mercado está atravessando, entendendo que a única maneira de tornar isso possível é através do empenho e trabalho”, disse Bottini, que na ocasião parabenizou o Sebrae pela iniciativa e pelo trabalho realizado no Maranhão.

O município de Alcântara esteve representado por empresários e membros da administração municipal na palestra do Sebare-MA na cidade de Pinheiro na baixada maranhense.

Bottini encantou o público com um conteúdo dinâmico e inovador que deixou a plateia com a certeza de que irá impactar positivamente em seus negócios locais.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, participou da palestra, que segundo ele, foi um marco para a região da Baixada e durante seu pronunciamento de abertura do evento, garantiu que iniciativas como esta  irão se repetir e atingir cada vez mais empreendedores.

“Existe uma concepção errada de que a Baixada é uma região pobre, isso não é verdade. Ela é sim uma região com muito potencial a ser explorado, empresários organizados e ávidos por conhecimento e instrução. O público recorde nessa palestra demonstra isso, prova que o empreendedor da Baixada e do Litoral Ocidental está comprometido com o crescimento da região. Esta foi apenas uma, de muitas ações que o Sebrae tem programado para a região ainda esse ano e nos próximos anos. Nosso objetivo quanto instituição, é ajudar a desenvolver o potencial da região e tornar nosso empresariado cada vez mais forte” afirmou Martins.

Superintendente do Sebrae, João Martins,  Graça Fernandes (Gerente) e o show man das vendas, Ciro Bottini

Na ocasião foram trabalhadas técnicas de venda, como lidar com clientes, o poder da persuasão, o poder da propaganda, ferramentas para lidar com clientes cada vez mais exigentes e criteriosos, entre outras técnicas de vendas.
Mais de 300 parceiros institucionais do Sebrae em Pinheiro e toda a baixada e litoral ocidental estiveram presentes e puderam entender que com trabalho e dedicação é possível sim vencer o momento de economia adversa.

“Essa palestra irá contribuir muito para todos os empresários e colaboradores nas empresas, o público gostou bastante. O Ciro Bottini conseguiu transmitir todo seu conhecimento, saindo da teoria e levando na prática, as técnicas de venda, acredito que as empresas vão tirar um bom proveito e com certeza melhorar muito as suas vendas, além é claro dos colaboradores que irão evoluir muito como vendedores”, afirmou Lauro Cordeiro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Pinheiro, parceira do Sebrae na realização do evento.

CARAVANAS

Vinte das 25 cidades atendidas pela regional de Pinheiro estiveram representadas no evento com caravanas de empresários. Eles se deslocaram de seus municípios em busca de ampliar os seus conhecimentos e conhecer novas ferramentas de como lidar com os clientes. Igor Soares é empresário do ramo de panificação, ele participou da palestra e ainda levou sua equipe para aprimorar o atendimento da sua clientela.

“Essa é uma iniciativa muito louvável no momento em que o nosso país se encontra, nessa crise que é real, então trazer conhecimento para melhorarmos enquanto empresários e atender melhor nossos clientes, aumentando as nossas vendas, é algo de grande importância. Vim trouxe alguns funcionários porque sei que a gente precisa buscar conhecimento. Peço ao Sebrae e aos parceiros que eventos como este aconteçam mais vezes”, disse Soares.

Para a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, o resultado do evento demonstra que o empresariado local atendeu e entendeu a proposta do Sebrae, de levar o conhecimento necessário para lidar com esse momento da economia.

“Nossa responsabilidade em promover um evento como este é muito grande, por isso, estamos muito felizes. A unidade regional do Sebrae em Pinheiro está de portas abertas para receber os empresários locais e esperamos que com esse evento estejamos criando uma cultura de grandes realizações para o público dos empreendedores”, concluiu Fernandes.

Lucas Santos
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Pinheiro – Ma

[ASSISTA A REPORTAGEM DE PAULINHO CASTRO (CLIQUE AQUI)

Prefeito Zé Martins prestigia segundo dia do Tech Nordeste promovido pelo Sebrae/MA

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), participou do segundo dia do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste (Tech Nordeste), promovido pelo Sebrae/MA. Nesta quinta-feira (17), ele visitou vários estandes, acompanhado pelo superintendente do Sebrae, João Martins, que também é bequimãoense. O prefeito conheceu experiências inovadoras e empreendimentos sustentáveis.

O Sebrae no Maranhão e o Sistema Sebrae no Nordeste comemoram os números do evento. Somente no primeiro dia, mais de 1.500 pessoas participaram das atividades do Tech Nordeste, que prossegue até às 21h, desta esta sexta-feira (18), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com entrada franca.

As palestras com a temática de inovação tecnológica são as que mais têm atraído o público. Exemplo foi a apresentação da empresa Infortask, uma startup maranhense que se propõe a mudar a forma como as empresas administram suas atividades operacionais, trazendo a proposta de revolucionar o mercado com solução para atividades corriqueiras e pontuais das empresas.

ze1-tecze1-tec

“A gente tem uma solução simples e acessível ao mercado e o grande diferencial da ferramenta é o fácil manuseio”, destacou Fernando Neto, do setor de marketing da startup, salientando que esse é um dos grandes diferenciais oferecidos pela Infortask – que possui versão para aplicativos iOS e Android. “Já estamos com mais de 2.000 empresas cadastradas no Brasil e mais de 5.000 usuários. Recentemente, atingimos a marca de 100.000 atividades gerenciadas através do sistema e clientes espalhados por todo o país. A nossa meta agora é duplicar a nossa base de clientes”.

Para o empresário, Alan Dutra, da ADA Soluções em Tecnologias, muitos empresários participaram da palestra buscando soluções práticas para problemas do dia a dia em sua empresa. “Trabalhamos com escritórios de contabilidades onde existe inúmeras tarefas corriqueiras e, muitas vezes, nos perdemos em meio a tantas atividades. Temos um software para gerenciar essas tarefas, contudo, acredito que esta solução apresentada pela Infortask é bem mais simples e poderá nos ajudar muito mais, facilitando a realização desse gerenciamento dentro da empresa”, observou o empresário.

Em fevereiro deste ano, a startup maranhense venceu a edição do “Conte a sua história”, competição promovida pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN), em São Paulo, durante o evento da Campus Party. Segundo matéria publicada na revista em março deste ano, a solução foi considerada “a mais promissora entre os empreendedores por já ter um modelo de negócios consistente e clientes que usam a plataforma”.

SOBRE O EVENTO

O Tech Nordeste tem como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste, para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, o evento terá 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço com 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O Tech Nordeste tem o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

 

Prefeito Anderson continua fechando parcerias visando sua gestão a partir de janeiro

COMPARTILHE

O prefeito eleito de Alcântara, Anderson (PCdoB), já desarmou o palanque e agora traça seu planejamento administrativo para o quadriênio 2017-2020 frente à Prefeitura de Municipal de Alcântara. Uma semana após a vitória nas urnas com 8.518 votos diante do atual gestor, Anderson começou sua batalha em busca de parcerias para fortalecer sua gestão a partir de janeiro de 2017.

Diante de várias audiências, Anderson conseguiu recursos através de emenda parlamentar com o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) para investir na saúde pública em Alcântara. Outra reunião proveitosa foi nesta quinta feira (20) com o Superintendente do Sebrae Maranhão, Dr. João Martins, que garantiu fortalecer o turismo transformando Alcântara em um polo empreendedor, assim como fez na cidade de Bequimão com cursos de qualificação profissional.

Para o prefeito Anderson, o município vai reconstruir sua identidade em todos os seguimentos. “Fui recebido pelo Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, onde conversamos sobre as parcerias necessárias para o desenvolvimento do município de Alcântara. O Sebrae será um grande colaborador no fomento do empreendedorismo, no turismo, na elaboração de projetos, capacitação técnica da rede empresarial e captação de recursos” – destacou o novo prefeito.

Já o Superintendente do Sebrae falou das parcerias que serão firmadas com a prefeitura de Alcântara a partir de janeiro. “Tivemos a grata satisfação em receber no Sebrae o prefeito eleito de Alcântara, Sr. Anderson Wilker. Possibilidades de potenciais parcerias com sua administração para contribuirmos com o município através do planejamento estratégico e da gestão com foco em resultados” – destacou João Martins .

Entre as parcerias já firmadas pelo prefeito Anderson; estão a emenda do deputado federal Victor Mendes (PSD), que enviará mais de três milhões de reais para investimentos em infraestrutura e saúde pública. A parceria entre a secretaria de cultura e turismo do estado com a prefeitura de Alcântara é outra medida que vai impulsionar a economia alcantarense a partir do ano que vem. Além disso, Anderson teve como garantias do Coronel Osmar, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Pinheiro, a permanência do Complexo de Segurança Integrado (CSI), com aumento do contingente de policiais.

Na educação, Anderson já firmou parceria com a secretaria estadual, onde se reuniu com o secretário Felipe Camarão, e teve a garantia de mais investimentos a partir do ano que vem, com mais ônibus escolar para o município. Semana passada, Anderson esteve em reunião com o governador Flávio Dino (PCdoB) e saiu muito satisfeito ao ouvir do governador a promessa de ajudar a população de Alcântara com inúmeros projetos para a Educação, Turismo, Cultura, Agricultura, Infraestrutura e Saúde, como principais prioridades.

Além disso, Anderson já visitou órgãos federais e outros estaduais, a fim de buscar parcerias para tornar Alcântara um município empreendedor a partir de janeiro.

SEGUNDA ENTREVISTA COMO NOVO PREFEITO DE ALCÂNTARA

wp_20161020_09_17_24_pro1 wp_20161020_09_16_23_pro1

Nesta quinta feira (20), mesmo com uma agenda lotada de compromissos em prol da população alcantarense, o prefeito Anderson (PCdoB), tirou alguns minutos para conversar com seu povo, através do Programa Roda Viva, apresentado pelo Jornalista Juracy Filho, na Rádio Educadora AM 560. Durante entrevista, Anderson falou de suas metas a serem alcançadas a partir de janeiro e os desafios que tem pela frente durante os próximos 4 anos como prefeito de Alcântara. Conhecedor dos problemas que o município atravessa, Anderson respondeu todas as perguntas feitas pelo apresentador, e ainda mostrou ao seu povo que foi eleito para servir os mais de 22 mil alcantarenses. Esta é a segunda entrevista de Anderson como novo prefeito de Alcântara. A primeira aconteceu na Difusora AM 680 com Silvan Alves.

wp_20161020_09_58_15_pro1 wp_20161020_09_24_53_pro1

OUÇA ABAIXO A ENTREVISTA COMPLETA NA RÁDIO EDUCADORA AM 560 KHZ.

 

Sebrae apresenta projeto de Desenvolvimento Territorial em Bequimão

COMPARTILHE

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, apresentou o Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Litoral Ocidental Maranhense para empresários, sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, produtores rurais e poder público municipal de Bequimão em uma reunião na Escola Bequimãoense.

O intuito da ação foi apresentar o projeto, que tem por objetivo promover um ambiente favorável a pequenos negócios, estimular a inclusão produtiva, dinamizar a economia dos 11 municípios envolvidos no DET Litoral Ocidental Maranhense.

O programa DET é uma estratégia do Sebrae na promoção do desenvolvimento, focado na melhoria do ambiente de negócios, fomento e fortalecimento de atividades produtivas e geradoras de renda.

“O estimulo o empreendedorismo com base nas oportunidades e vocações locais é uma maneira de gerar novos negócios, emprego e renda para os 11 municípios integrantes do Litoral Ocidental, uma das regiões do estado com baixos índices socioeconômicos. Queremos contribuir decisivamente para reverter este quadro e por isso conseguimos recursos para investir neste território”, afirmou Martins.

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), disse que há parcerias exitosas com o Sebrae. “A Expocapril, que é uma feira de ovinocaprinocultura, é um bom exemplo. Acontece no município em novembro e movimenta a economia local”, explicou.

PROJETO DET

O projeto será executado entre 2016 e 2018, e como primeira ação foram mapeadas as potencialidades e os segmentos empresariais com maiores chances de dar resultado em curto e médio prazo.

DET DET1

“O projeto já está em andamento e as ações são baseadas no diagnóstico apresentado, que detalha, por exemplo, as vocações econômicas da região. No entanto, é importante que contemos com o apoio do empresariado local, das entidades de classe e das lideranças, bem como, com a colaboração e o engajamento de todos para que tenhamos o resultado esperado”, observou João Martins.

Segundo estudos do Sebrae no ambiente rural, as atividades mais promissoras são mandiocultura, ovinocaprinocultura, hortifruticultura, piscicultura, meliponicultura, apicultura e turismo rural. No ambiente urbano as atividades econômicas mais promissoras mapeadas foram comércio varejista, hotelaria bares, restaurantes, turismo e feiras livres.

Além disso, foram levantadas as necessidades de implantar o empreendedorismo nas escolas e trabalhar projetos de formação de jovens empreendedores, como forma de garantir resultados de longo prazo.

Diversas iniciativas já foram executadas como a formação de agentes de desenvolvimento local para as prefeituras da região, cursos de melhoria de produtos que já existiam na região e de estímulo ao empreendedorismo e do programa Negócio Certo Rural.

PONTE BEQUIMÃO/CENTRAL

Na ocasião, além de apresentar o DET Litoral Ocidental Maranhense, também foi apresentado o calendário de ações previstas para a região no âmbito do Projeto e o estudo de Impacto sócio-econômico da construção da ponte sobre o Rio Pericumã, que ligará Central do Maranhão a Bequimão. “Este é um empreendimento âncora, que criará condições para economia se desenvolver rapidamente em um curto espaço de tempo”, observou o diretor superintendente do Sebrae.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Ademar Costa, o apoio do Sebrae está sendo fundamental para preparar a cidade para as mudanças que a conclusão da obra da ponte sobre o Rio Pericumã provocará na região. “A atuação do Sebrae está nos ajudando a preparar o município para os impactos deste empreendimento“, disse Costa.

O prefeito de Bequimão afirmou que alguns impactos já ficaram claros para o poder público municipal. “Com esta ponte, Bequimão se tornará a porta de entrada da Floresta dos Guarás, e para que isso se torne de fato uma vantagem, precisamos preparar a cidade para não deixar este cavalo selado passar. É o que estamos fazendo com apoio do Sebrae e outras instituições”, afirmou Zé Martins.

A ponte sobre o Rio Pericumã, ainda está em fase de licitação, porém as primeiras projeções mostram que ela terá 589 metros de cumprimento e será necessário agregar tecnologia à obra por causa da natureza do terreno e da velocidade da correnteza do curso d’água que será transposto.

“Serão três canteiros de obra, serão gerados 800 empregos a um custo de R$ 72 milhões, com recursos do BNDES. Terá um impacto grande na região não só pela movimentação e pessoal como pelo potencial de aquisição de produtos e serviços no comércio local”, explicou o diretor superintendente do Sebrae.

“Uma das funções do DET litoral Ocidental é preparar o mercado local para tirar vantagem dessa nova situação”, finalizou.

DET ATENDERÁ 11 MUNICÍPIOS

O DET Litoral Ocidental Maranhense foi lançado no município de Mirinzal, no final de maio. Na oportunidade foi apresentado o diagnóstico da pesquisa feita pela Fundação Josué Montelo, que mapeou as informações socioeconômicas da região.

Sete municípios de Bequimão, Central, Mirinzal, Guimarães, Serrano do Maranhão, Porto Rico do Maranhão e Cedral já aderiram ao projeto e outros quatro – Apicum Açu, Alcântara, Cururupu, Bacuri – fazem parte do território onde o projeto DET Litoral Ocidental Maranhense será executado.

Esse diagnóstico baseia as ações do projeto que será executado por três anos (2016 – 2018), tanto na zona urbana quanto rural dos municípios integrantes da Litoral Ocidental e Polo Turístico Floresta dos Guarás.

As palestras estão sendo realizadas nos 11 municípios que integram o projeto de forma gradativa.  Durante a apresentação, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins irá demonstrar os principais pontos do projeto, suas estratégias, pontos de impacto e resultados almejados.

DO TRIBUNA DE BEQUIMÃO

 

Sebrae realiza curso de formação de agentes de desenvolvimento local em São Luís

COMPARTILHE

O Sebrae no Maranhão iniciou o terceiro curso avançado de formação de agentes de desenvolvimento local de 2016. Desta vez, o público-alvo foram servidores da Prefeitura Municipal de São Luís. A solenidade de abertura aconteceu na Faculdade Laboro no São Francisco, e contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae, João Martins; o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo; e o presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra.

Na abertura do curso, o diretor superintendente do Sebrae disse que o objetivo é criar massa crítica dentro dos territórios de atuação dos ADL’s. “Estamos formando pessoas da equipe municipal que terão capacidade de identificar oportunidades de desenvolvimento e propor soluções independente do ambiente político. Isso é um tesouro para qualquer administração municipal”, afirmou Martins, ele próprio um ex-ADL, formado logo que ingressou no Sebrae em 2005.

Ele também afirmou que esta estratégia é reflexo da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, (MPE’s). “Entre os requisitos que o Sebrae usa para avaliar a implementação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte está a nomeação de ADL’s nos municípios. A instituição assume o compromisso junto às prefeituras para capacitar esses profissionais. Hoje, 101 municípios já implantaram a Lei Geral e estamos trabalhando para ampliar este alcance. Fizemos cursos idênticos nos últimos 60 dias na região Tocantina e na Baixada Maranhense”, completou o Diretor superintendente do Sebrae.

O Secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, comentou que os servidores selecionados para receber a capacitação terão como diretriz, trabalhar olhando para o futuro. “O planejamento se faz com decisões tomadas hoje para condicionar o que acontecerá no futuro. OS ADL’s serão orientados a pensar no longo prazo, como prevê o Pacto por São Luís, em que planejamos pensando em cenários de 2033”, afirmou.

O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, por sua vez, afirmou que com a turma de São Luís, será possível atender a maior parte das empresas do estado. “Os ADL’s são a ponta de um sistema de atendimento ao micro e pequeno empresário e guardiões da Lei Geral das MPE’s, que respondem por mais de 95% das empresas maranhenses. O Sebrae é um grande parceiro na Rede Simples e o território que atendemos já atinge mais 70% da densidade empresarial do estado”, afirmou.

FORMAÇÃO

Com o curso avançado de formação de agentes de desenvolvimento local de São Luís mais de 100 pessoas, a maior parte funcionários públicos municipais, receberam a capacitação em mais de 30 municípios.

O curso tem carga horária de 32 horas e vai até sexta-feira (22). E como conteúdo, os participantes conhecem, de maneira prática, os instrumentos de planejamento necessários para que tenham um desempenho mais eficaz, mapeando as oportunidades e as necessidades presentes em seus municípios. A formação também buscou ampliar o foco de atuação, promovendo discussões sobre finanças públicas e projetos de captação de recursos para os municípios.

Litoral Ocidental discute sustentabilidade para municípios integrantes da Floresta dos Guarás

COMPARTILHE

Discussões sobre mudanças climáticas, manguezais, pesca predatória, resíduos sólidos e destinação do lixo produzido, assim como segurança pública, segurança no trânsito e ações empreendedoras que podem ser pensadas para desenvolver a região do Litoral Ocidental Maranhense estiveram na pauta do I Encontro do Polo Floresta dos Guarás, realizado no último final de semana, na cidade de Guimarães. Promovido pela sociedade civil organizada que vive e/ou tem a região como foco de estudos, o evento reuniu mais de 200 pessoas e teve como ponto máximo a criação do Fórum de Governança da Floresta dos Guarás.

“O Fórum se constituirá na instância de governança deste importante polo turístico maranhense que, também, temos a responsabilidade de preservar. Pensar, discutir e articular soluções viáveis para que as comunidades que aqui vivem se empoderem de conhecimento e possam fortalecer as entidades representativas e trazer para junto outras instituições é o que objetivamos quando idealizamos este evento”, destacou a Dra. em Geociências do Departamento de Oceanografia da Ufma, professora Flávia Mochel, integrante da comissão organizadora do I Encontro do Polo Floresta dos Guarás – Litoral Ocidental Maranhense pela Sustentabilidade.

O Fórum de governança da Floresta dos Guarás está em fase embrionária e ainda será discutida com mais veemência a melhor maneira de serem trabalhadas as diversas temáticas que dizem respeito ao Litoral Ocidental Maranhense, especificamente à sustentabilidade do polo turístico.

“Sabíamos que não seria fácil articular um evento dessa natureza, principalmente tendo como finalidade a instauração de uma instância de governança. Mas tínhamos que partir de um início e podemos dizer que esse evento foi muito proveitoso, não apenas pelas discussões que proporcionou, mas pela rede de relacionamentos que começamos a estreitar a partir de agora. O principal passo foi dado. Agora, depende de cada um de nós e da capacidade de articularmos juntos mudanças que serão propostas para a sustentabilidade desta região”, acredita o sociólogo vimarense, Antônio Marcos Gomes que, também, integra a comissão organizadora do Encontro do Polo Floresta dos Guarás.

Para a prefeita de Guimarães, Nilce Farias, o momento não é apenas de conscientização, mas de unir forças para buscar soluções que permitam a sustentabilidade do Litoral Ocidental, um dos lugares mais belos do Maranhão. Ela falou especificamente para os prefeitos e representantes presentes. “Não nos preocupemos apenas com o desenvolvimento do turismo, mas vamos pleitear,  juntos, melhores condições para que a população que vive e trabalha na região possa ter condições de continuar morando aqui e tendo uma melhor qualidade de vida. É hora de nos organizarmos juntos, enquanto poder público, para fazer a parte que nos cabe”, conclamou a prefeita.

Os dez municípios que pertencem ao Polo Floresta dos Guarás são: Guimarães, Mirinzal, Central, Cedral, Porto Rico, Serrano do Maranhão, Cururupu, Bacuri, Apicum Açu e Bequimão que estão consorciados ao Conguarás (Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás) e, por meio desta instância representativa, buscam trabalhar em conjunto para fortalecer as ações do poder público na região.

O evento, que contou com exposições científicas, gastronômica, artística e institucionais, teve o apoio do Conguarás, Ibama, Cermangue (Centro de Pesquisa e Conservação de Estuários e Manguezais), Universidade Federal do Maranhão, Sebrae, Prefeitura de Guimarães e Governo do Estado.

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins,  fez questão de participar do evento para marcar a presença da instituição na região e ressaltar o apoio às ações voltadas à cultura empreendedora e ao desenvolvimento econômico territorial.

“O Sebrae já está presente na região, por meio da Unidade Regional de Pinheiro que atua em 25 municípios da Baixada Maranhense e do Litoral Ocidental. Cremos que a sociedade civil organizada, com apoio irrestrito de instituições que querem somar com o desenvolvimento dessa região, pode fazer muito pela sustentabilidade do Polo Floresta dos Guarás, principalmente quando busca empoderar de conhecimento a população que aqui vive para que esta discuta e reivindique melhores condições de vida, seja no que diz respeito ao meio ambiente e recursos naturais, seja no que se refira à segurança pública, no trânsito e demais questões sociais, culturais e econômicas”, disse.

Martins destacou que, neste ano de 2016, o Sebrae vai iniciar um projeto específico de Desenvolvimento Econômico Territorial no Litoral Ocidental Maranhense, que será lançado ainda este mês, em evento que acontecerá na cidade de Mirinzal. “O DET é um projeto complexo, voltado para o desenvolvimento sistêmico da região onde buscaremos fomentar e fortalecer as atividades produtivas locais, geradoras de emprego e renda; despertar o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações locais, como o turismo, de maneira a contribuir com a inclusão produtiva e a geração de novos negócios e promover um ambiente de negócios favorável por meio da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Não podemos esquecer, também, da pesca artesanal, uma grande vocação da região, e que será nosso objeto de estudo e trabalho”, informou o diretor superintendente do Sebrae.

O DET Litoral Ocidental Maranhense será executado em três anos, voltado tanto para a zona urbana quanto rural dos municípios que integram a região e a Floresta dos Guarás. Para tanto, o Sebrae contará com a parceria do poder público, de outras instituições de fomento e assistência técnica e da sociedade civil organizada, com suas entidades e instâncias representativas, como o Fórum de Governança da Floresta dos Guarás.

 

Sebrae e Prefeitura retomam ações da piscicultura no município de Bequimão

COMPARTILHE

Em reunião realizada no último sábado (16), na cidade de Bequimão no litoral ocidental maranhense, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA) apresentou para a Associação dos Piscicultores e Pescadores Artesanais do município de Bequimão (APAB), as ações para o desenvolvimento da piscicultura na região, através do Projeto de Fortalecimento do Agronegócio no município.

Participaram da reunião, além dos piscicultores locais, o diretor superintendente do Sebrae/MA, João Martins; o analista do Sebrae e gestor do projeto de Fortalecimento do Agronegócio, Raimundo Junior, representando a Gerência Regional do Sebrae (Unidade de Pinheiro); o consultor do Sebrae, Claudio Urbano; o presidente da APAB, Tonho Martins; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Ademar Costa; a secretária adjunta de Agricultura, Cleonilde Pereira; o agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins e o presidente do Sindicato dos Pescadores de Bequimão (SINDPESCA), Odoriel de Paricatíua.

Durante a reunião, o Superintendente do Sebrae/MA, João Martins apresentou as propostas do Projeto de Fortalecimento do Agronegócio na região, para o exercício de 2016, que também atende outros segmentos como: ovinocaprinocultura, meliponicultura e apicultura. “É muito importante que os piscicultores envolvidos estejam comprometidos em aplicar os conhecimentos e orientações recebidos em cursos e consultorias oferecidos no âmbito do projeto que abordam temas de gestão, planejamento, inovação, tecnologia e acesso a mercado, para garantir o crescimento da produção e produtividade e consequentemente melhoria na renda e qualidade de vida dos piscicultores e suas famílias”, destacou o superintendente do Sebrae.

k2 k3

O analista do Sebrae e gestor do projeto de Fortalecimento do Agronegócio, Raimundo Junior, informou que haverá continuação das consultorias em piscicultura no município de Bequimão, além de capacitações voltadas para gestão da propriedade, associativismo e manejo na piscicultura.

Já o presidente da APAB, Tonho Martins, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae e o alinhamento de ideias para a continuação do trabalho. “A nossa atividade tornou-se referência na produção de peixe em cativeiro no município, saímos do nível básico e estamos nos aperfeiçoando cada vez mais na gestão do negócio e as parcerias são fundamentais nesse processo” – observou Tonho Martins.

O consultor do Sebrae, Claudio Urbano, abordou a necessidade de realizar um estudo de análise da viabilidade econômico-financeira de investimento do projeto de piscicultura em tanques escavados no município. O objetivo é um só, auxiliar na tomada de decisão de investir ou não no projeto. “É visível à necessidade de se fazer um bom planejamento e gerenciamento das despesas e receitas decorrentes da atividade utilizando técnicas que permitam avaliar os custos e a rentabilidade dos empreendimentos”, destacou o consultor.

Para o agente de desenvolvimento Rodrigo Martins, o município possui um número razoável de piscicultores, o que sinaliza uma necessidade de maior atenção ao setor. “Com a presença do Sebrae será possível auxiliar melhor os criadores e seus projetos, onde consequentemente irá contribuir bastante para o crescimento da economia local”- disse.

Fotos: Rodrigo Martins

Sebrae e TCE-MA têm ação conjunta com foco em Compras Governamentais

COMPARTILHE

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) treinou servidores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) com o curso Compras Governamentais de Micro e Pequenas Empresas (MPE), com o objetivo de implementar ações para fomentar a aplicação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte por meio das compras governamentais.

A iniciativa é fruto do convênio assinado pelas duas instituições em dezembro de 2015. A ação é a primeira do tipo no país em 2016 e treinou cerca de 30 servidores do TCE-MA.

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o curso programado para esta semana será a primeira ação no Brasil este ano dentro do convênio. “O TCE fiscaliza os municípios, portanto precisamos capacitar seus agentes para que possam entender as peculiaridades do Estatuto, ainda mais com as alterações feitas em 2015, em especial, a obrigatoriedade de licitações específicas para MPE nas aquisição de bens e serviços no valor de até R$ 80 mil, e nas cotas de 25% para bens de natureza divisível”, comentou Martins.

” É bastante significativo para nós que uma das primeiras atividades de nossa Escola de Controle Externo neste ano seja este treinamento, que traz o selo de qualidade das ações desenvolvidas pelo Sebrae. Cada vez mais, os Tribunais de Contas investem em treinamento, orientando os gestores sobre a melhor maneira de aplicar os recursos públicos. Já não se trata apenas de garantir que os recursos sejam aplicados corretamente do ponto de vista legal, mas sim onde são realmente necessários para gerar mais qualidade de vida para a coletividade. Esse caráter estratégico ganha mais relevância ainda na realidade local, diante das imensas desigualdades que afligem nosso Estado, um dos mais carentes da federação. Carências que não devem nos desanimar, mas fazer com que redobremos nossos esforços pela sua superação. Sebrae e Tribunal de Contas tem muito a fazer nesse sentido”, afirmou o presidente do TCE-MA, João Jorge Jinkings Pavão.

O curso aconteceu nos dias 25 e 26, com duas turmas com quatro horas de duração. O objetivo do curso é atualizar os servidores no Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e o impacto da Lei Complementar 147/2014 nas legislações de contratação pública, margem de preferência, sustentabilidade e a perspectiva a ser trabalhada na visão dos Tribunais de Contas na atuação com a política de incentivo às MPE’s.

O curso de Compras Governamentais de MPE’s foi ministrado pelo consultor ministrada pelo consultor Maurício Zanin, formado em administração pública pela UNESP/SP, pós Graduando em Gestão Pública pela FGV, conteudista da temática de compras governamentais no Sebrae Nacional e elaborador da metodologia de compras públicas para comprador e fornecedor.

 

DO TRIBUNA DE BEQUIMÃO

O bequimãoense João Martins será o entrevistado deste domingo na TV Guará

COMPARTILHE

O bequimãoense João Martins, Superintendente do Sebrae no Maranhão, será o entrevistado do programa Manhã de Negócios, da TV Guará, canal 23. O programa apresentado pelo Radialista e Jornalista Gregório Guimarães, vai ao ar todos os domingos às 8h da manhã.

João Martins falará sobre empreendedorismo e comentará as ações e focos de atuação do Sebrae no Maranhão. Para quem é empresário, micro empreendedor ou pretende montar sua empresa, é bom ficar ligado no Programa Manhã de Negócios.

Prefeito de Mirinzal visita superintendente do Sebrae, João Martins

COMPARTILHE

Na tarde desta sexta-feira (15), ao visitar o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, o bequimãoense João Martins, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental e Floresta dos Guarás (Conguarás), Amaury Almeida – que também é prefeito do município de Mirinzal, recebeu boas notícias. Em fevereiro, o Sebrae lançará o Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial do Litoral Ocidental que se propõe a dinamizar a economia de dez municípios do território por meio do atendimento aos pequenos negócios com vistas ao fortalecimento das vocações produtivas e do empreendedorismo para transformar a realidade local.

O DET Litoral Ocidental será implantado nos municípios de Mirinzal, Bequimão, Central do Maranhão, Guimarães, Porto Rico, Cedral, Cururupu, Bacuri, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu com ações para desenvolver o comércio, a produção agrícola e pesqueira, além do turismo. “A partir da próxima semana, irei pessoalmente visitar cada um dos municípios para convidá-los ao lançamento desse projeto”, informou João Martins a Amaury Almeida que, na reunião, esteve acompanhado pelo diretor do staff da Reitoria do IFMA, Agenor Almeida.

Além de dinamizar a economia da região, o projeto do Sebrae vai dar suporte para um estudo a ser elaborado pela instituição sobre os impactos socioeconômico advindos com a construção da ponte sobre o Rio Pericumã, que ligará os municípios de Bequimão e Central do Maranhão. A proposta do estudo foi apresentada pelo Sebrae ao secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, para possível parceria com o Governo do Estado com objetivo de despertar o potencial empreendedor na população da região.

“Esse estudo será realizado pelo nosso Observatório Sebrae, um canal que temos de pesquisas e estatísticas socioeconômicas. O DET ajudará, também, na preparação da população para aproveitar os aspectos positivos dessa obra em favor da economia da região, preparando novos empreendedores que futuramente irão gerar trabalho e renda”, aponta Martins.

Apoio irrestrito

Durante a reunião, o presidente do Conguarás, Amaury Almeida, se comprometeu em ajudar o Sebrae na articulação junto aos municípios integrantes do Conguarás para apoiarem o DET Litoral Ocidental. “Qualquer ação desenvolvimentista para a nossa região é extremamente válida, principalmente sendo protagonizada por uma instituição com o peso do Sebrae. Certamente, o Conguarás será um grande parceiro do Sebrae em mais esta empreitada na nossa região”, declarou.

Aproveitando a sua visita ao Sebrae, Amaury Almeida conversou com João Martins sobre a expansão das ações da instituição no município de Mirinzal. “Queremos implantar a nossa Sala do Empreendedor, um espaço que irá facilitar a vida dos empreendedores do município, reunindo em um único lugar informações sobre abertura e fechamento de empresas, além de tributos e outras. E a parceria com o Sebrae é essencial para isso”, colocou Amaury Almeida.

“Viemos aqui para estreitar essa relação do município de Mirinzal com o Sebrae porque cremos que a instituição tem respaldo, conhecimento, sabe desenvolver muito bem os seus projetos e traz resultados significativos para os municípios”, atestou o prefeito.

DO BLOG DO D’EÇA

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free