casa » Archivo de Etiquetas: Itaqui Bacanga

Archivo de Etiquetas: Itaqui Bacanga

“O ‘Todos por São Luís’ aproxima mais a nossa gestão das pessoas”, diz prefeito Edivaldo

COMPARTILHE
Programa implantado há três anos pelo prefeito Edivaldo realizou sua 60ª edição no bairro Gancharia, levando serviços importantes aos cidadãos da área Itaqui-Bacanga.

Em três anos de realização, o programa municipal ‘Todos por São Luís’ contabilizou mais de 500 mil atendimentos, beneficiando moradores de 430 bairros da capital. Para marcar a 60ª edição do programa, os serviços foram levados mais uma vez aos moradores da região Itaqui-Bacanga. A culminância ocorreu na manhã deste sábado (7), no bairro Gancharia e contou com a presença do prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama e coordenadora do ‘Todos’, Camila Holanda. As ações do todos reforçam os serviços na região implantados na gestão do prefeito Edivaldo

“É com muita alegria e a certeza de que estamos cumprindo o nosso papel de administrar com a comunidade, que chegamos à edição de número 60 desse programa tão importante, que aproxima a nossa gestão das pessoas e por meio do qual buscamos atender as demandas mais prementes da população. É maravilhoso ouvir as pessoas, estar atento aos seus anseios e, dentro do que é possível à gestão, ofertar as políticas públicas que a comunidade espera que façamos”, destacou o prefeito Edivaldo. Também companharam o chefe do executivo municipal o vice-prefeito, Julio Pinheiro, o ex-secretário de Estado, Márcio Jerry, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo e o vereador Josimar Pinheiro.

Mais uma vez, o mutirão itinerante arregimentou grande número de populares, consolidando-se como um dos programas de maior relevância do município na prestação de serviços básicos essenciais nas áreas da saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, segurança alimentar, capacitação profissional, entre outras. No bairro Gancharia, a ação aconteceu no pátio da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Estudante Edson Luiz de Lima Souto.

Esta não é a primeira vez que o programa é realizado na área Itaqui-Bacanga. Com população em torno de 300 mil moradores e cerca de 60 bairros, a região tem recebido investimentos substanciais da Prefeitura de São Luís, nas mais diversas áreas como saúde, infraestrutura urbana e educação.

“Voltar à região Itaqui-Bacanga para a realização de mais esta edição do programa reforça o compromisso do prefeito Edivaldo com a melhoria da qualidade de vida dessa comunidade grandiosa e que tanto necessita da atenção do poder público. Nos três anos de desenvolvimento dessa importante política pública de assistência social ao cidadão, contabilizamos resultados muito positivos, prestando mais de meio milhão de atendimentos e chegando aos mais longínquos lugares do nosso município”, afirmou Camila Holanda.

O ‘Todos por São Luís’, na região Itaqui-Bacanga, contemplou bairros como Anjo da Guarda, Vila Embratel, Vila Nova, Residencial Paraíso, Gapara, além de edições especiais no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda. Só nesta área, as ações contabilizaram cerca de 70 mil atendimentos.

Segundo o vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, a gestão municipal tem empreendido grande esforço para tornar a região cada vez melhor para seus moradores. “Com a realização do programa ‘Todos por São Luís’ na região Itaqui-Bacanga, a Prefeitura consegue estender ainda mais as ações sociais na comunidade, com intervenções e serviços importantes à população”, afirmou Julio Pinheiro.

O presidente da Associação Comunitária Itaqui Bacanga (ACIB), Juan Júnior Santiago destacou a importância da ação para a comunidade. “A presença do ‘Todos por são Luís’ na nossa comunidade é a Prefeitura se materializando através de serviços públicos importantes voltados à população. A iniciativa representa uma excelente oportunidade para que as pessoas possam desfrutar de serviços que muitas vezes têm dificuldades de realizar no dia-a-dia”, disse ele.

ATIVIDADES

A culminância do ‘Todos por São Luís’, no Gancharia, contou com uma programação diversificada de atividades em diversas áreas. Foram disponibilizadas consultas médicas com clínico geral, ginecologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia, odontologia, fisioterapia além de consulta de enfermagem, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames preventivos ginecológicos, encaminhamentos a consultas especializadas, vacinação humana e animal, entre outros serviços na área da saúde.

A edição do ‘Todos por São Luís’ no Gancharia contou também com a presença do consultório volante do programa ‘Saúde para Todos’, ampliando o atendimento de atenção básica à saúde ofertado pela iniciativa. Na área da segurança alimentar, foram distribuídos peixes à comunidade, por meio programa Peixe Solidário.

Também foram realizadas atividades como oficinas de decoração de garrafas, porta retrato com palito de picolé, porta calcinhas, decoração de tiaras, confecção de agenda, chaveiro, pintura facial, porta moeda, desenho livre para crianças e idosos, oficina de customização de panos de prato, de bonequinhas de pano, entre outras atividades. Na área do embelezamento destaque para limpeza de pele, maquiagem e corte de cabelo no salão de cabeleireiro montado no espaço.

O visitante pôde ainda participar da Feira de Artesanato e, ainda, buscar atendimento social e psicossocial nos serviços disponibilizados pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), como recadastramento do NIS, Programa Bolsa Família, Cadastro Único (CadÚNico), orientações sociais, informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros serviços.

Para as crianças, a 60ª edição do ‘Todos por São Luís’ elaborou uma programação especial com diversas atividades lúdicas, brincadeiras como o ‘Pense e Pesque’, jogos, entre outras ações.

ATENDIMENTOS

A família da dona de casa Suzenir Soares Pinheiro, 32 anos, foi uma das beneficiadas pela ação no Gancharia. Ela aproveitou para levar ao dentista seus quatro filhos, Diogo, Pedro, Davi e Maick. “Oportunidade maior não poderia ter. Há tempos não conseguia levá-los ao dentista e hoje foi muito providencial porque consegui atendimento para todos eles’, relatou ela.

A dona de casa Edilza Bastos Lopes, 26 anos, também levou toda a família. “Trouxe todos os meus filhos para consultar com o pediatra e participar das brincadeiras. Eu também aproveitei logo para fazer meu preventivo ginecológico”, relatou ela, ao lado dos filhos Erick, 6 anos, e Pedro Henrique, 4 anos.

O autônomo Jenes Viveiros, 27 anos, foi um dos primeiros a ser atendido no salão de cabeleireiro montado no espaço. “Moro aqui perto e soube que iam oferecer o serviço. O atendimento foi nota 10 e gostei muito do corte feito em meu cabelo”, disse ele.

AVANÇOS

As ações do ‘Todos por São Luís’ se somam a outros serviços e políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, na região Itaqui-Bacanga, promovendo melhorias em diversos setores e proporcionando mais qualidade de vida à população. Os investimentos realizados na região, na área da Saúde, por exemplo, promoveram um salto na qualidade do atendimento prestado e na quantidade de serviços ofertadas no setor, sendo que muitos deles nunca antes tinham sido disponibilizados nas unidades da comunidade.

Os avanços podem ser verificados, inclusive, no último relatório de indicadores de desempenho do Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda. Tendo como base os últimos três anos, o estudo aponta que a média de atendimentos multidisciplinares nesse período passou de 61 mil atendimentos/ano, em 2015, para 131 mil, em 2017.

O Hospital da Mulher, que até 2013 só oferecia serviços básicos ambulatoriais, passou a disponibilizar também, na gestão do prefeito Edivaldo, atendimentos de média e alta complexidade, com a implantação, inclusive, do setor de neurocirurgia e a ofertar outros serviços como o de diagnóstico e imagem, como tomografia computadorizada, eletroneuromiografia, ultrasson, raio x, entre outros exames. O Hospital da Mulher conta, atualmente, com 53 leitos, sendo 10 de UTI.

Além de investir na assistência de alta complexidade, a Prefeitura de São Luís aprimorou também os serviços de atenção básica à saúde, com a reforma de unidades básicas de atendimentos da Estratégia Saúde Família (PSF). Entre os centros de saúde reformados na área estão o Clodomir Pinheiro Costa, no Anjo da Guarda, e a Unidade Vila Nova, feitos em parceria com a empresa Vale.

O Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, além de prestar atendimento da Estratégia PSF, realiza também atendimentos especializados na área de saúde mental, ofertando serviços de psiquiatria, psicologia, psicopedagogia, enfermagem, serviço social e de farmácia básica. O Centro de Saúde da Vila Nova, outra unidade completamente reformada na gestão do prefeito Edivaldo, na região Itaqui-Bacanga, passou a realizar em média 3,5 mil atendimentos mensais. Antes da reestruturação da unidade, eram registrados cerca de dois mil atendimentos/mês.

Na região, o prefeito Edivaldo também reformou unidades de ensino, a exemplo da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Henrique de La Roque, na Vila Embratel; e executou o maior programa de urbanização já realizado na área, com obras de infraestrutura urbana estruturantes, com serviços de drenagem, microdrenagem e pavimentação asfáltica, por meio do programa Asfalto na Rua, alcançando dezenas de bairros e impactando na melhoria das condições de vida da população local.

As obras de pavimentação e urbanização realizadas pelo município na área Itaqui-Bacanga chegaram a dezenas de vias de bairros como Anjo da Guarda, Gancharia, Vila Isabel, Sá Viana, Vila Embratel, Residencial Paraíso, entre outros. Só nos bairros Anjo da Guarda e Gancharia, por exemplo, a Prefeitura implantou mais de cinco quilômetros de asfalto, beneficiando áreas da região nunca antes contempladas com serviços de infraestrutura urbana.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem

Canindé Barros define estudo para viabilizar vans e micro-ônibus para o eixo Itaqui–Bacanga

COMPARTILHE

Em reunião com diretores da, (COOTRAIBA), Cooperativa de Transporte Alternativo da Área Itaqui–Bacanga, Modalidade Micro-ônibus/Vans, o secretário municipal de Transito e Transporte de São Luís, Canindé Barros garantiu que fará um estudo técnico para viabilizar a circulação de vans e micro ônibus na região do eixo Itaqui–Bacanga.

Canindé Barros assegurou que o processo será agilizado de maneira democrática e transparente, para que a regulamentação seja de acordo com as necessidades da população local, e para isso vai contar com o apoio das lideranças comunitárias.

O secretário explicou que após os estudo será definido os critérios para a implantação do plano modelo que terá inicio no eixo Itaqui – Bacanga o mais breve possível, para suprir a demanda, mas esclareceu que a cooperativa vai obedecer a critérios para explorar a região.

Outro ponto citado pelo secretário foi implantação do transporte em outras capitais, que funciona de maneira organizada, defendido pelo superintendente de transporte, Manoel Cruz.

De acordo com o presidente da COOTRAIBA, José Ribamar  Maciel , o processo de regulamentação do transporte alternativo para área foi iniciado desde a fundação da cooperativa, aguardando apenas a resposta da Secretaria de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT).

“Há muito tempo solicitamos esse beneficio para nossa comunidade”.

 “Isso será uma grande novidade para nós, e contamos com a sensibilidade do secretário Canindé Barros, por isso temos esperança que a situação será resolvida”, Disse Rosângela moradora do Anjo da Guarda.

A reunião contou com a presença de comunitários e diretores da COOTRAIBA, sendo eles, Maciel Gomes (COOTRAIBA), João Costa, (ALEMA), Mirian de (Camboa dos Frades), Rosangela da Gancharia (ALEMA), e Mauro Garcia (FEIBA).

Em funcionamento as vans e micro – ônibus circularão em áreas  que não tem acesso para ônibus coletivos, dando agilidade e rapidez sem demorar para usuários de transporte público.

Os bairros que serão beneficiados pelo sistema a ser implantado  ainda vai depender do estudo, e o projeto vai se estender em toda São Luís, após o período de adaptação.

A cooperativa terá também bilhetagem eletrônica para aceitar os cartões, estudantil, carteira de idoso, e vale transporte.

Por Mauro Garcia

Eidimar Gomes trata com Canindé Barros melhorias no trânsito e transporte do Itaqui-Bacanga

COMPARTILHE

A vereadora Eidimar Gomes (PSDB) se reuniu com o Secretário Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Canindé Barros, com a finalidade de debater melhorias no setor para os bairros da região Itaqui-Bacanga. Durante o encontro, a parlamentar solicitou a urgente implantação de sinalização vertical e horizontal nas avenidas da região.

“Moradores da região nos informaram que as vias não possuem sinalização, sendo que as poucas existentes estão quase invisíveis. A medida visa proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres que transitam diariamente pelas vias de diversos bairros daquela área”, enfatiza a tucana.

Além do pedido de sinalização trânsito, Eidimar Gomes reiterou ainda ao secretário Canindé Barros, a implantação de uma linha de ônibus que atenda os bairros Gancharia, Fumacê e Alto da Esperança, localizados na área Itaqui-Bacanga.  Em sua sugestão, ela pediu que a linha a ser criada passe integrar o Terminal da Praia Grande.

“Esta solicitação tem por objetivo diminuir os custos com passagem atendendo a uma grande camada da população que reside nestes bairros e que em deslocamento é penalizada pagando várias passagens”, declarou a tucana.

Texto: Dalvana Mendes

 

Primeira etapa da campanha Doe um Brinquedo Ganhe um Sorriso, fez a alegria das crianças da área Itaqui-Bacanga

COMPARTILHE

Mais de cem crianças tiveram uma tarde de festa e brincadeiras com o palhaço Mixaria na tarde de ontem 12, na vila Ariri região Itaqui-Bacanga.  Os pequenos comemoraram o dia das crianças como nunca havia sido realizado antes no bairro. Além da Vila Ariri, as doações também fizeram a alegria de dois projetos na comunidade do Alto da Esperança.

As crianças da tia Ângela, também foram presenteadas com os brinquedos doados pelos parceiros do projeto que teve o seu primeiro ano de realização. O segundo projeto beneficiado com os presentes também do alto da Esperança as crianças do projeto Os Contadores de Histórias, a dona Lourdes idealizadora do projeto cênico, agradeceu em nome das crianças.

Ro2 Ro1

A festa de encerramento da primeira etapa da Campanha aconteceu na Vila Ariri com a entrega dos brinquedos, além de roupas e calçados, para as crianças da comunidade que compareceram e se divertiram muito com as brincadeiras, bombons, pipocas, refrigerantes.

A iniciativa da Campanha Doe Um Brinquedo Ganhe Um Sorriso, é da radialista e jornalista Rose Castro, moradora da Vila Ariri, a moça agradeceu os parceiros, “Estamos apenas no começo desse trabalho este foi o primeiro ano da nossa campanha e a intenção é poder ajudar o maior número de comunidades possível! Agradeço a todos os parceiros e meu ouvintes sem eles esta festa não seria possível”, disse.

Os demais colaboradores da Campanha foram: Os vereadores Osmar Filho (PDT) e Manoel Rego (PT do B), Severino Sales secretário Municipal de Articulação Política e o secretário adjunto do Trabalho do governo Flávio Dino, Júlio  Guterres (PC do B), o empresário Edivaldo Coelho dono da Distribuidora Jesus, e o deputado Edivaldo Holanda (PTC). Além dos empresários da região. Veja a lista completa no site.

 

Texto: Rose Castro

 

Vereador Petecista participa de reunião na Vila Isabel com o prefeito

COMPARTILHE

À convite do prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), o vereador Edmílson Jansen (PTC), participou de uma reunião na noite desta terça-feira (11), na Associação dos Moradores do bairro Vila Isabel, área Itaqui Bacanga, onde aproveitou o momento para conversar com moradores da comunidade.

Junto com o prefeito Edivaldo, Edmílson parabenizou o presidente da Associação, Michael Jackson, pela conquista. Em seu pronunciamento, o vereador fez um apelo ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, para que seja construída a ponte que liga os bairros, Vila Isabel, Anjo da Guarda, e Gancharia, facilitando o acesso de veículos e diminuindo a distância entre as comunidades.

O parlamentar também lembrou ao presidente da associação, Michael Jackson, que tem vários trabalhos no bairro da Vila Isabel, e que é de sua autoria diversos requerimentos solicitando melhorias para o bairro.

“Hoje eu estou muito feliz, porque o nosso prefeito está aqui, anunciando a execução de várias obras que vão beneficiar muitas comunidades. Sei da luta heróica que os moradores da Rua Senador Pompeu tiveram para conseguir algum benefício, assim como outras comunidades”, destacou o vereador.

“Eu sempre visito o bairro dando minha parcela de contribuição. Como eu mesmo já mandei fazer vários reparos em parceria com os moradores, assim como venho reivindicando de nosso prefeito a solução para as Ruas do comércio e da Juçara. Se hoje passou o “Mais Asfalto” no bairro, é porque também cobrei do executivo desde o início do meu mandato”, Lembrou o vereador.

O presidente da associação Michael Jackson, agradeceu o prefeito Edivaldo Holanda Junior, pelo anúncio das obras que serão realizadas na Vila Isabel. O comunitário destacou que Edivaldo é o único prefeito a visitar sua comunidade, pois nenhum executivo havia visitado a senador Pompeu antes, e já Edivaldo honrou o compromisso com a comunidade.

“Michael também agradeceu o vereador Edmílson Jansen e disse que o parlamentar sempre está presente em sua comunidade e participando de projetos, por isso ele e a comunidade também ficam agradecidos com o vereador”, disse Michael.
Por sua vez o prefeito Edivaldo Holanda Junior, garantiu que as obras anunciadas, serão todas executadas, e que tem sim, um compromisso com a comunidade da Vila Isabel.
Edivaldo agradeceu o carinho que recebeu da comunidade e disse que sua gestão esta sempre voltada para a população de São Luís e que o programa vai se estender a outros bairros da área Itaqui-Bacanga.

 

TEXTO: Mauro Garcia

Dono de jornal ameaça jornalista na área Itaqui-Bacanga

COMPARTILHE

Preocupado em perder espaço na área Itaqui-Bacanga, o dono do “jornal do sangue”, tem perseguido a jornalista Rose Castro, proprietária de um novo jornal na região “concorrente”, o “Aquibacanga”.

Segundo contou, a jornalista Rose Castro, há um ano ela fundou um jornal com uma linha completamente diferente da linha do jornal Itaqui-Bacanga, mais conhecido como o “jornal do sangue”. Mas logo na primeira edição do novo jornal ela passou a ser pressionada e depois procurada pessoalmente pelo empresário Cesar Cutrim, para que retirasse o nome “Aquibacanga”, a jovem, com medo, concordou achando que estaria se livrando das pressões.

“Concordei em tirar o primeiro nome do meu jornal porque me senti ameaçada, ele marcou um encontro, eu disse que iria se fosse local público e assim foi feito, chegando lá ele disse que seria melhor pra mim, mudar por que confundiria o leitor pela fonética dos nomes dos jornais ser parecida, me senti impotente devido às pressões e ameaças de que eu “Pagaria por isso”, não sei que preço seria esse, então resolvi mudar o nome do meu jornal”, disse Rose Castro.

Feita a mudança, o jornal Aquibacanga, passou a se chamar Novo ibacanga. Tudo parecia ir bem, até que a jornalista foi à rua pessoalmente distribuir o impresso no último dia 27 de julho, quando foi seguida e teve seu veículo trancado dentro do bairro Fumacê, região Itaqui-Bacanga.

RoseC2RoseC1

“Levei um grande susto ao ver aquele veículo Corola prata, se aproximar rápido do meu, quando percebi, ele já estava na minha janela pedindo para eu parar o carro, disse que queria falar comigo, então freie e ele passou veloz, e parou na minha frente, eu e minha equipe ficamos apavorados. Então ele desceu e veio até meu carro, parou olhou dentro do veículo e na janela  apontou o dedo pra mim e disse:  “Eu não já mandei você mudar o nome do jornal!? Você apenas fez uma pequena mudança, você tem de tirar por completo. O nome “Bacanga”, é meu, eu, patenteei e aqui na área Itaqui-Bacanga, ninguém pode fazer nem panfletos com esse nome!’, fez algumas ameaças a mais e foi embora do jeito que chegou, em velocidade. Agora o nosso jornal   está sem nome, recebi a solidariedade de alguns amigos, mas por temer a minha segurança vou tirar o nome por completo do nosso jornal”, desabafou a jornalista.

Uma das pessoas solidárias a Rose Castro foi a também radialista Helena Leite que abriu uma enquete no seu programa para que a população da área Itaqui-Bacanga, escolha um novo nome para o seu jornal.

A jovem conta que pode ter mais alguém interessado na mudança do nome, por que das inúmeras vezes que o empresário ligou para ela, ele citou um chefe, “Não sei a quem ele está se referindo, porque das vezes que me pressionou também por telefone, ele perguntava se eu já tinha resolvido mudar, porque ele tinha que passar a informação da mudança do nome pro chefe, achei estranho. Isso me motivou a tirar de vez, ele ainda citou o nome de um deputado que estaria a seu favor, e de uma mulher da justiça que a pedido do empresário, teria ligado para um patrocinador do jornal, “foi durante saída da delegacia que ele disse que essa senhora já teria informado à meu patrocinador que meu jornal é  clandestino à pedido dele, não sei quem poderia ser, enfim fiquei com muito medo”. Finalizou Rose Castro.

A radialista registrou o fato na delegacia do 5DP, para segundo a própria sua segurança.

“Esporte na Comunidade” vai beneficiar crianças do Itaqui- Bacanga

COMPARTILHE

A vereadora Eidimar Gomes (PSDB) participou do lançamento do projeto “Esporte na Comunidade” realizado pelo Sampaio Correa Futebol Clube, no Campo do Alto da Esperança, na área do Itaqui-Bacanga, no último domingo (02), que vai investir na formação de base do futebol maranhense.

O “Esporte na Comunidade” irá beneficiar centenas de crianças por meio de escola de formação de base. “Esse projeto irá trabalhar a formação dos jogadores do Sampaio Corrêa e ao mesmo tempo com garotos de áreas carentes, e estamos felizes que a área do Itaqui-Bacanga seja contemplada, com este projeto de inclusão social, através do esporte”, explica a vereadora Eidimar.

Na oportunidade, foi dado início às duas primeiras escolinhas de futebol do Sampaio, que funcionará no Campo do Alto da Esperança,  (Anjo da Guarda) e no Campo do Terra Livre (Parque Vitória). A iniciativa vai beneficiar 50 crianças de cada região, no intuito de descobrir novos talentos.

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado e por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel),  realizado pelo Sampaio Correa Futebol Clube, que vai investir na formação de base do futebol maranhense e é resultado de emenda parlamentar apresentada pelo Deputado Estadual Sérgio Frota (PSDB).

Posto do Detran pra área Itaqui-Bacanga‏

COMPARTILHE

A vereadora Eidimar Gomes (PSDB), apresentou na Câmara Municipal de São Luís, indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), solicitando a instalação de um posto de atendimento do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) na área Itaqui-Bacanga. Entre os argumentos que fundamentam a reivindicação da tucana está a população residente na região, estimada em mais de 117.792 mil habitantes.
O pedido de instalação do posto de atendimento deve ser encaminhado  ao Diretor Geral do Detran, Antônio Nunes. De acordo com a parlamentar, por causa da distância, alguns contribuintes chegam a passar quase o dia inteiro resolvendo questões no órgão.
“Com a unidade, procedimentos como licenciamento e emplacamento de veículos e emissão de taxas e carteiras de habilitação poderão ser feitos no próprio distrito sem necessitar desse deslocamento”, argumenta a vereadora.
Eidimar Gomes afirmou, inclusive, que o processo de descentralização do Detran é uma antiga reivindicação dos moradores da área Itaqui-Bacanga.
“A área Itaqui-Bacanga concentra hoje um grande número de bairros e é uma das mais populosas de São Luís, por isso, a instalação do órgão na região hoje é necessária”, informa a tucana.

A indicação da parlamentar foi aprovada por unanimidade na última segunda-feira (13) e encaminhada ao Diretor Geral do Detran/MA, Antônio Nunes e ao governador Flávio Dino.

Assecom/ Vereadora Eidimar Gomes

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free