casa » Archivo de Etiquetas: Inaugurações

Archivo de Etiquetas: Inaugurações

Prefeito de Alcântara reforma prédios públicos e entrega à população

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), reformou o prédio da Prefeitura e reconstruiu a Casa de Apoio ao Idoso, cumprindo mais dois compromissos de campanha. A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), com presença da população e autoridades municipais.

Durante a entrega das obras, o prefeito Anderson Wilker destacou os avanços no município e fez uma comparação com gestões anteriores. “Em dois anos e seis meses de gestão já reformamos e equipamos 9 UBS’s, entregamos 12 ônibus escolares, carros para as secretarias de Saúde e Assistência Social, máquinas patrol para a Infraestrutura, motos da Guarda Municipal e Agricultura, 3 ambulâncias, inclusive uma para a UBS de Oitiua, vamos entregar uma no próximo mês para a UBS de Raimundo Sú, entregamos uniformes para os estudantes da rede municipal de ensino, uniformes para a Guarda Municipal, uniformes e equipamentos para os Agentes Comunitários de Saúde, reformamos escolas, colocamos as equipes do PSF para funcionar e levar dignidade para nosso povo nas comunidades. Estamos reformando o hospital Dr Neto Guterres e vamos entregar em dezembro no aniversário da cidade. Qual gestor fez tudo isso em 2 anos e meio de gestão aqui em Alcântara? se isso não é trabalho, o que é trabalho, meu Deus? vamos continuar trabalhando e tenho certeza que no final de minha gestão, entregarei um município bem melhor daquele que recebi em janeiro de 2017”, destacou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, destacou a importância da Casa de Apoio ao Idoso em Alcântara. “É muito importante termos uma casa de apoio para acolher nossos idosos com serviços especializados na área da saúde, com profissionais do NASF, CREAS e CRAS que atenderão e informarão os idosos de seus direitos e valorizando ao mesmo tempo. Além disso esta casa encaminhará os idosos para outros serviços na área jurídica, saúde, etc. A casa do Idoso também é um setor Intersetorial que abrange as demais políticas. Temos uma equipe qualificada e orientada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e quem ganha com tudo isso é a população de Alcântara, com a sensibilidade do prefeito Anderson Wilker que nunca mediu esforços para realizar este sonho. A casa do idoso funciona a cada 15 dias do mês, já que ela funciona de acordo com a tabela de pagamento do INSS e abre às 3h da manhã para receber nossos idosos que chegam da zona rural para receberem seus benefícios. Os idosos tomam um café da manhã reforçado antes do atendimento”, disse a secretária.

Para Francisca de Assis, de 84 anos, moradora da Rua da Quinta, no bairro Caravelas, é muito importante a Casa de Apoio ao Idoso em Alcântara. “Uma casa desta é muito importante para nós que estamos na terceira idade. Acaba animando os idosos, mostrando que somos úteis, que fazemos parte da sociedade. E para os idosos da zona rural é maravilhoso, já que eles chegam aqui cansados de viagem de carro. O prefeito Anderson acertou em cheio ao fazer esta casa. Obrigada prefeito por nos honrar e respeitar o idoso”, destacou dona Francisca.

O secretário de Infraestrutura, Edson Barbosa (Olhinho), responsável pela reconstrução da Casa do Idoso, falou do trabalho realizado em mais uma missão cumprida. “Sou servidor de Alcântara, vi este prédio abandonado há anos e nenhuma gestão se preocupou em recuperá-lo, pelo contrário, me chamaram na época para demolir o prédio e eu me recusei. O prefeito Anderson Wilker me deu esta missão e junto com minha equipe reconstruímos e está ai um prédio lindo e que vai beneficiar os idosos. Colocamos pilares, vigas, reboco novo, forro, telhado, portas e janelas, equipamentos sanitários e pintura, além de instalações hidráulicas e elétricas novas”, enfatizou Olhinho.

O prefeito Anderson Wilker destacou a felicidade de está honrando com mais dois compromissos de campanha e falou que com planejamento a gestão está avançando a cada dia que passa. “Quando assumimos a prefeitura de Alcântara em janeiro de 2017, este prédio onde já funcionou a Casa do Idoso estava totalmente abandonado, totalmente em ruínas, e hoje estamos tendo o prazer de entregar um prédio reconstruído e totalmente equipado e bem estruturado para atender nossos idosos tanto da sede, quanto da zona rural com atendimento médico, enfermagem, assistente social, e outros profissionais. Já o prédio da prefeitura a gente também reformou todo, um cartão postal da cidade que há 15 anos não passava por reformas. Fizemos um reforma ampla com elétrica, hidráulica, forro, esquadria, pintura, reboco. Estamos tendo o prazer de entregar o prédio reformado, onde funciona os poderes Executivo e Legislativo, a famosa casa do povo. Nosso mandato é de 4 anos e apesar das dificuldades, colocamos metas e prioridades, estamos cumprindo rigorosamente. Nossa meta agora é concluir a reforma do Hospital, recuperar as praças do Rosário e do Porto do Jacaré, além de recuperar as estradas vicinais que foram castigadas pelas fortes chuvas, focar na iluminação pública e construção da Academia da Saúde no bairro Vila Airton, aqui na sede”, finalizou.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da Casa do Idoso e prédio da Prefeitura, secretários municipais, vereadores Ivan Ferreira, Vandeco França, Nilson Pereira, Nhô Ré, lideranças comunitárias e políticas e população em geral.

Fotos: Mauro Garcia

Othelino Neto acompanha governador em exercício durante inaugurações em Grajaú

COMPARTILHE

A convite do governador em exercício, Carlos Brandão, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta sexta-feira (6), de uma série de inaugurações na cidade de Grajaú, com destaque para a assinatura da ordem de serviço visando à recuperação da malha viária da MA-006, no trecho abrangendo Arame, Grajaú, Sítio Novo, Formosa da Serra Negra e Itaipava de Grajaú, que receberá obras de manutenção com ações de conservação e melhoramento.

Sob a ótica do presidente Othelino Neto, o início das obras de recuperação da MA-006 representa a materialização de um sonho. O deputado estava acompanhado de uma das principais lideranças da cidade, Simone Limeira.

Othelino afirmou ter ficado honrado com o convite do governador em exercício, ao mesmo tempo em que destacou a atuação do governo Flávio Dino. “Esse momento sintetiza o governo produtivo de Flávio Dino. Enquanto obras são inauguradas e anunciadas, ele está nos Estados Unidos, proferindo palestra sobre o sucesso de sua gestão. É apontado pelo portal da Globo como o melhor governador do Brasil. Nunca atrasou salário, realizou vários concursos públicos e está com muitas obras em andamento. Sua administração chamou a atenção dos Estados Unidos”, acrescentou.

São 125 quilômetros de extensão contemplados com os serviços. O investimento é de R$ 22 milhões. O governador em exercício assinou a ordem de serviço para início das obras no bairro Canoeiro. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, os trabalhos deverão ser finalizados em seis meses.

Para Carlos Brandão, a recuperação desse trecho da MA-006 demonstra o potencial do governador Flávio Dino. Ele anunciou que esse serviço deverá ser estendido, dentro de pouco tempo, até Fortaleza dos Nogueiras. Também foram inaugurados sistemas de abastecimento de água, beneficiando moradores dos povoados Macaúba e Novo Macambiral, totalizando dois mil metros de ligações, distribuídas em 100 residências.

Antes das inaugurações, o governador Carlos Brandão reuniu-se com empresários do Polo Gesseiro de Grajaú.  A cadeia produtiva conta com reservas de gipsita (a matéria-prima do gesso) em grande quantidade e qualidade, fazendo com que o Maranhão ocupe o segundo lugar desta produção no país. Em 2017, foram 350 mil toneladas e tem capacidade para aumentar em 10 vezes essa produção, atendendo demanda de mercados consumidores.

O deputado federal Deoclides Macedo (PDT), o deputado estadual Rigo Teles (PV), além do ex-secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, destacaram as obras inauguradas e a importância da recuperação do trecho da MA-006, assim como a força econômica representada pelo polo gesseiro do município.

Num emocionado pronunciamento, o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, agradeceu por todas as obras que a cidade está recebendo do Governo do Estado, falou sobre a sólida amizade com o governador em exercício, Carlos Brandão, e dos laços que tem com Flávio Dino, pois o pai do governador, o ex-deputado Sálvio Dino, é natural de Grajaú.

“Aqui é um encontro político ecumênico, porque neste palanque estão todas as alas políticas de Grajaú. Somos adversários na campanha, mas, depois, nos juntamos pelo benefício dessa cidade”, disse o prefeito Mercial.

Além da classe empresarial e de diversos vereadores, participaram da solenidade os prefeitos João Piquiá (Sitio Novo), Jule Meneses (Arame), Moisés Ventura (Jenipapo dos Vieiras) e Joãozinho do Dimázio (Itaipava do Grajaú).

Assistência social

Também foi inaugurada uma sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), na Avenida Antônio Borges. A unidade recebe pessoas em situação vulnerável, além de crianças retiradas do trabalho infantil e inscritos no Cadastro Único e Bolsa Família. “É um importante passo no projeto de governo para erradicação da extrema pobreza no Estado”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Francisco Oliveira Junior.

O titular da Sedes reforçou que o Governo do Estado está ampliando esse serviço, em todo o Maranhão, com a construção e reforma dessas unidades, que são portas de entrada para o acesso dos grupos mais vulneráveis à assistência social.

 

Aniversário de Alcântara é marcado por entrega de ambulância, inaugurações de obras e valorização do esporte local

COMPARTILHE

Um aniversário que a população alcantarense jamais vai esquecer pelos próximos 100 anos. A festa dos 369 anos de Alcântara foi marcada por inaugurações de obras, entrega de ambulância, assinatura de ordem de serviços e valorização do esporte local e artista da terra. Uma programação recheada de novidades e surpresas agradáveis. No primeiro dia de comemoração a prefeitura de Alcântara realizou uma Feira da Agricultura e Artesanato, Passeio Ciclístico, Feira Cultural da Educação e Show com Bandas locais no Largo do Carmo.

No dia do aniversário, a cidade amanheceu ainda mais linda com uma alvorada, queima de fogos e culto ecumênico na Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Mais tarde o prefeito Anderson Wilker, acompanhado de secretários e assessores, inaugurou a UBS Caravelas, o Centro de Atenção Psicossocial, na Rua Grande, a Escola Municipal José Bonifácio, no povoado Mocajubal, além de entregar uma ambulância comprada com recursos do município.

Para completar o calendário de obras, o prefeito Anderson ainda assinou ordem de serviços de alçamento em bloquetes das Ruas Imperatriz, Imperador, Baronesa, Guarás e Rua do Ifma, além de visitar obras do “Mais Asfalto” que vai beneficiar ruas do bairro Vila Airton. Pela manhã no Estádio Facurão aconteceu a final do Campeonato de Futebol Máster entre Viagra e Peru. O Viagra sagrou-se campeão 2017, tendo como premiação R$5.000 reais em dinheiro. Já o vice campeão, Peru, faturou R$2.500 como premiação.

À tarde foram realizadas muitas atividades na cidade histórica. No Estádio Facurão, aconteceu a grande final do Campeonato Principal entre Sampaio X Só Assim. Com um grande público em campo, o tricolor levantou a taça e faturou um prêmio de R$5.000 reais. Já o vice campeão levou R$2.500 reais. Na Praça da Matriz foi realizada uma atividade física e aeróbica com idosos, além de zumba fitness.

No início da noite o público presente na Praça da Matriz pode se divertir com apresentações do Ballet Baila Bailarina e da peça teatral Boca de Fuxico. Para encerrar a festa de aniversário da cidade, aconteceu um show com bandas locais Kayanarte, Molekes do Samba e Banda Barba Branca.

Para o prefeito Anderson Wilker, toda programação foi realizada com o intuito de valorizar os artistas da terra. “O mundo inteiro sabe da crise que o Brasil atravessa. Não podemos fazer nada que atrapalhe nosso planejamento. Trabalhamos com os pés no chão, focados e pensando no desenvolvimento de Alcântara. A cidade fez aniversário, mas quem ganhou o presente foi a população. Inauguramos obras, entregamos ambulância e assinamos ordem de serviços. Nosso governo é para todos e não para meia dúzia. Sabemos de nosso compromisso e vamos trabalhar para que em 2018 possamos está inaugurando mais obras”, destacou o prefeito.

Fotos: José Lindoso

Edição: Regina Célia

 

Prefeito Anderson e Flávio Dino inauguram obras e iniciam o “Mais Asfalto” em Alcântara

COMPARTILHE

A população alcantarense teve mais um dia feliz nesta terça-feira (24) ao receber das mãos do governador Flávio Dino e do prefeito Anderson Wilker obras já esperadas há anos. Para incrementar as ações desenvolvidas em Alcântara, Flávio Dino inaugurou o Centro de Referência e Assistência Social (Cras), e o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) no povoado Arenhengaua, entregou simbolicamente para povoados como Jacaré e Timbiras, além de inaugurar a Primeira Cozinha Comunitária Quilombola do Brasil no povoado Marudá, que vai fornecer 200 refeições diárias para Marudá e mais nove comunidades da região.

Uma das cidades do Maranhão mais visitadas pelos turistas nos últimos meses, Alcântara está recebendo o Programa “Mais Asfalto” que vai beneficiar os bairros Vila Airton e Cocó da Ema, alem da comunidade Raimundo Sú, na zona rural do município. Para o governador Flávio Dino, Alcântara volta a respirar novamente depois de muitos anos sufocado.

“É um programa de apoio à prefeitura, e essa é a segunda fase do “Mais Asfalto”. Já fizemos a primeira com 4 km de pavimentação. Ajudamos o município pavimentando algumas ruas, bairros e povoados. Estamos começando a segunda, e o lado bom é que logo vai ter a terceira a pedido do prefeito. Além disso, estamos entregando obras que estavam paradas há anos, destacando o Cras que ele classificou como a porta de entrada para os benefícios, como bolsa família, bolsa escola e demais programas dos governos estadual e federal” – sinalizou o Governador.

Para Otoni Sousa, proprietário de uma academia, o governador Flávio Dino está contribuindo para o desenvolvimento de Alcântara. “Foi muito bom, vai melhorar muito. Nossa rua aqui na Vila Airton tinha muita poeira, depois do asfalto vai amenizou 100%” – destacou.

Nesta segunda etapa que teve início hoje (24), Alcântara começou a receber pavimentação asfáltica nas Ruas do Posto, da Granja, Samambaia (bairro Cocó da Ema), Rua Professor Carlos, Rua Nova, Avenida Anel de Contorno, Rua Martins Veiga (bairro Vila Airton) e ruas do povoado Raimundo Sú, localizado na MA106. Os investimentos giram em torno de R$ 1.024.886,02 (Um milhão, vinte quatro mil, oitocentos e oitenta e seis reais e dois centavos) para pavimentação de mais sete quilômetros.

Para o prefeito de Alcântara, a parceria com o governo do estado tem trazido grandes benefícios para a população alcantarense. “Parceria muito importante que tem sido consolidada desde o dia primeiro de janeiro até hoje e a gente tem colhido bons frutos dessa parceria, são várias iniciativas, várias obras e vários programas que estão sendo implantados aqui no município de Alcântara, hoje com o lançamento do Mais Asfalto, inauguração do Cras, entrega de três kits de sistema de abastecimento de água, além da entrega da Primeira Cozinha Comunitária do Brasil no povoado Marudá, que se arrastou por 10 anos e graças ao governador estamos inaugurando” – destacou Anderson Wilker.

Estiveram presentes, o deputado estadual Othelino Neto, secretários estaduais, municipais, vereadores, lideranças comunitárias de Alcântara e da região da baixada, servidores municipais e comunidade em geral.

 Fotos: José Lindoso

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free