casa » Archivo de Etiquetas: Idoso

Archivo de Etiquetas: Idoso

Prefeitura de Alcântara realiza Seminário sobre violência contra Idoso

COMPARTILHE

Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e Igualdade Racial, realizou na manhã desta quinta-feira (03), um Seminário em alusão ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, que discutiu a temática sobre violência e negligência contra o idoso.

O evento contou com os palestrantes Promotor do Idoso de São Luís, José Augusto Cutrim Gomes e a professora de psicologia, doutora Ana Beatriz Rocha Lima, da Faculdade Uninassau. Após a formação da mesa, o Grupo de Idosos – A Felicidade não tem Idade, se apresentou com a dança do carimbó e botou o público presente para dançar.

Durante o período de apresentação, a secretária de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, destacou o trabalho realizado em Alcântara com os idosos do município na gestão do prefeito Anderson Wilker.

“Com os técnicos da secretaria, a partir dos atendimentos nós identificamos que inúmeros idosos em nosso município tem passado por momentos de negligência. e abandono familiar. Em virtude disso realizamos este seminário que servirá para destacar à sociedade que esse é um problema de todos nós, e não só um problema da família, do governo ou do estado, é um problema da sociedade. Temos que pensar uma política de envelhecimento saudável, políticas voltadas para a população idosa de Alcântara que é crescente no município. Este é nosso papel e a secretaria está levando informações dos direitos e garantias que a população idosa tem”, destacou Menca Pinho, que anunciou a criação do Conselho Municipal do Idoso em Alcântara.

O Promotor do Idoso de São Luís, José Augusto Cutrim Gomes, falou da proteção e cuidados com os idosos, que merecem todo tratamento em qualquer lugar.

“No último dia 01 de outubro se comemorou o Dia Nacional e Internacional do Idoso, que serviu para a gente fazer uma reflexão sobre a violência e negligência contra o idoso. Os idosos são violentados como qualquer outra pessoa, na sua integridade física, psíquica e moral. Estamos trabalhando os tipos de violência, como denunciar e até mesmo como o próprio idoso denunciar da violência, que na grande maioria acontece no seio familiar. O próprio idoso ainda não tem consciência que ele é violentado, principalmente por acharmos que violência só é quando existe espancamento. O índice da violência contra o idoso tem crescido de forma geométrica no Maranhão. Só que a violência sempre existiu, mas os idosos não sabiam como denunciar”, disse.

A psicóloga Ana Beatriz Rocha Lima, professora da Faculdade Uninassau, destacou a importância de programas voltados para o idoso e principalmente o tratamento.

“A expectativa dos idos no mundo aumentou. Nossa preocupação é saber como os idosos poderão viver mais, mas com qualidade. São esse espaços como o Serviço de Convivência, o CRAS e o CREAS que ajudam a gente pensar qual é o papel do idoso na sociedade. A gente pensa em uma cidadania, mas também na inclusão social do idoso. A gente poderia pensar no envelhecimento como um momento da vida, caracterizado por perdas cognitivas e comportamentais, mas para os idosos o tema é mais forte, eles são mais fragilizados e dependentes. A psicologia tem ajudado nesse tema, seja na clínica ou no CREAS e CRAS, seja na área da Assistência Social ou da Saúde”, enfatizou.

TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Violência Física: é todo comportamento que implique agressão física, por exemplo, crimes de ofensa à integridade física, maus tratos físicos, sequestro, intervenções e tratamentos médicos arbitrários.

Violência Psicológica/Verbal:Provocar intencionalmente na pessoa idosa dor, angústia através de ameaças, humilhações ou intimidação de forma verbal ou não verbal, por exemplo, insultos, ameaças, humilhação, intimidação, isolamento social, proibição de atividades.

Violência Sexual: Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência.

Negligência e Abandono: é o ato de omissão de auxílio do responsável pela pessoa idosa em providenciar as necessidades básicas, necessárias à sua sobrevivência, por exemplo, o crime de omissão de auxílio e não providenciar acesso a cuidados de saúde.

Violência Financeira/económica: qualquer prática que visa a apropriação ilícita do património de uma pessoa idosa e pode ser realizada por familiares, profissionais e instituições.

Violência Doméstica: Infligir, de forma continuada ou não, maus tratos físicos ou psíquicos, a pessoa particularmente indefesa em razão da sua idade ou dependência económica que consigo coabite, por exemplo, castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais.

O município de Alcântara já conta com a Casa de Apoio ao Idoso, inaugurada pelo prefeito Anderson Wilker, que acolhe os idosos alcantarenses tanto da sede, quanto da zona rural. Além disso leva atendimento de saúde, direito e assistência aos idosos.

Estiveram presentes a secretária de Assistência Social ( Menca Pinho), a secretaria de finanças (Alcilene Araújo), o vice prefeito Sargento Leitão, equipe técnica da secretaria, idosos e sociedade civil.

Prefeitura de Alcântara realiza I Reunião Ampliada da Pessoa Idosa

COMPARTILHE

Com o propósito de valorizar os idosos alcantarenses, a Prefeitura Municipal realizou na tarde desta segunda feira (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a I Reunião Ampliada dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema: “OS DESAFIOS DE ENVELHECER NO SÉCULO 21, E O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”, o evento reuniu dezenas de pessoas.

A assessora técnica da SEMDS, Vanessa de Oliveira fez apresentação dos eixos temáticos, das legislações vigentes e de embasamentos teóricos para enriquecer as discussões em grupo. As propostas foram apresentadas pelos participantes e serão encaminhadas ao Conselho Estadual.

A secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento França Pinho, destacou a importância do Tema: “Os Desafios de Envelhecer no XXI e o papel das políticas públicas” chamando à reflexão aos participantes quanto a responsabilidade de pensar em propostas que atendam aos anseios da população idosa do Município, considerando os entraves para efetivação do fluxo destes serviços.

A próxima meta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social será a criação do Conselho Municipal do Idoso que se encontra em fase de implantação e muito em breve será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores a proposta de lei de criação.

A reunião contou com participação de Instituições, da Sociedade Civil Organizada, Representantes de Conselhos Municipais, CMDCA, CT, do Grupo A Felicidade não Tem Idade (composto por idosos que são atendidos pelo Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), representantes das secretarias municipais de Educação, Agricultura e pelo presidente do STTR, Antônio Marcos Pinho, pela Coordenadora da Cozinha Comunitária, pela secretária de Saúde, Maria Novaes, que estava acompanhada da equipe da saúde (enfermeira, assistente social e setor de vigilância), além de técnicos e funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social, do CRAS, CREAS, PCF, CADUNICO e ainda a equipe da Casa de Apoio a Pessoa Idosa.

Fátima Araújo realiza grande audiência pública sobre o Idoso

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), realizou na manhã desta quinta-feira (27) uma audiência pública que reuniu grande número de pessoas, incluindo autoridades municipais e estaduais. Com o tema “Os desafios do envelhecimento e a atenção à pessoa idosa”, o ato foi realizado no plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís.

A sessão foi presidida pelo vereador Rómulo Franco (DEM). A autora da audiência Fátima Araújo, destacou a importância de debater temas dessa natureza e falou de seu projeto de lei Nº 007/2016 que tramita na Câmara Municipal para construção do Hospital do Idoso para tratamento e internação. Durante a audiência, autoridades presentes confirmaram apoio ao projeto e pediram empenho dos parlamentares sobre o tema, pela importância do Idoso na sociedade.

Autoridades como José Augusto Cutrim Gomes (Promotor da 16ª e 1ª promotoria do Idoso), Esdras Soares Júnior (Promotor da 17ª promotoria do Idoso), Aldeídes Reis (Orientadora Social – CRAS João de Deus), Itamar Almeida (Vice Presidente do Conselho do Idoso), Maria Zali Borges Sousa San Lucas (Sócia proprietária do Espaço da Gente e Representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Maranhão) e Andréia Lauande (Secretária Municipal da Criança e Assistência Social – SEMCAS), além de estudantes universitários, professores e população em geral.

Para a vereadora Fátima Araújo, no Brasil a população de idosos tem crescido bastante. “Enquanto a taxa de natalidade vem diminuindo, a taxa de envelhecimento está em crescimento acelerado. Além do envelhecimento da população, o Brasil precisa enfrentar a pobreza que atinge grande parte da população. O novo padrão demográfico mostra que até 2025 o Brasil terá uma população de 32 milhões de idosos, o que será complicado para o pais, que tem uma saúde bastante deficitária. Em São Luís tenho um projeto para criar um hospital para nossos idosos”, destacou a Pequena Guerreira.

Satisfeito com o debate, o público presente parabenizou a atitude da vereadora Fátima Araújo, que tem realizado um grande trabalho desde que assumiu a cadeira no parlamento ludovicense. Comprometida com as crianças, jovens, adultos e idosos, Fátima Araújo trabalha 24h em prol da melhoria para a população ludovicense de modo geral.

 

Idoso saliente é preso acusado de abusar de menina de 8 anos

COMPARTILHE

Após denúncia feita ao Ministério Público e Conselho Tutelar do município de São Bento, informando que a menor J.D.M de apenas 8 anos de idade, teria sido estuprada por Antônio Serra de 86 anos, a Guarnição da Policia Militar, acompanhada de Conselheiros Tutelares, se deslocou até a residência do acusado no Bairro Mutirão, onde efetuou a condução do acusado até a delegacia da cidade.

O Idoso foi interrogado pela polícia. Ao conversar com a menor, ela informou ao Delegado titular que o acusado teria realmente lhe molestado e segundo a menina, o idoso teria lhe obrigado a fazer sexo oral, e em seguida teria introduzido o dedo em seu órgão genital, fato este comprovado após a vítima passar por exames médicos.

Antônio Serra foi apresentado na Delegacia para que sejam tomadas as medidas cabíveis. O idoso deve ser encaminhado para a Regional de Pinheiro, onde irá aguardar a decisão da justiça.

 

Blog do Vandoval Rodrigues

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free