casa » Archivo de Etiquetas: Homenagem

Archivo de Etiquetas: Homenagem

Radialista Helena Leite será homenageada na 14ª Festança do Ceprama

COMPARTILHE
Uma das mais autênticas comunicadoras do Maranhão e polêmica por natureza, a radialista e produtora cultural, Helena Leite, grande entusiasta e incentivadora da cultura popular do Maranhão, em especial ao bumba-meu-boi, será homenageada na próxima sexta-feira (25), às 19h, durante a abertura da 14ª Festança Junina no Ceprama, no bairro da Madre Deus, em São Luís/MA. No rádio há mais de meio século, Helena Leite é conhecida pelo seu jeito humano de ser, mas como diz o seu bordão, se for preciso ela “Racha a Taboca” também.
A homenagem é um reconhecimento da Festança por sua valiosa e atuante contribuição na comunicação e na cultura popular do Estado. Realizado por Mário Jorge Produções, o evento tem patrocínio da Cemar e Governo do Maranhão, através da Secretaria de Cultura (Secma), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio do SESC e Restaurante Feijão de Corda. Há 14 anos, a Festança Junina no Ceprama, abre o São João oficial no Maranhão.
Levando em consideração as oportunidades no rádio, Helena Leite tem histórico com a Radialista que mais deu oportunidades aos jovens comunicadores. Muitos ainda estão no ar, outros desapareceram do mercado, mas a oportunidade foi dada, por quem sempre ajudou os iniciantes da profissão.
“Como radialista e Jornalista, sou um fã do trabalho de Helena Leite. Sei de sua luta e reconheço sua labuta para manter a cultura popular do Maranhão viva. Ela tem um perfil que parece com o meu, não tem papas na língua e não é falsa. Sempre que posso, ouço. Gosto da zuada que ela faz, e isso incomoda muita gente, principalmente aqueles que exploram a cultura do Maranhão”, destacou João Filho.
Informações Joel Jacinto

Prefeito Zé Martins divulga mensagem em homenagem ao Dia das Mães

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, usou sua página na rede social, Facebook, para homenagear as mães bequimãoenses pelo Dia das Mães. Em sua mensagem Zé Martins parabeniza cada Mãe de Bequimão, que luta diuturnamente para cuidar e educar seus filhos. VEJA ABAIXO A MENSAGEM NA ÍNTEGRA.

Quero parabenizar todas as Mães bequimãoenses por este dia tão especial para este ser que não se cansa, que administra uma família com inúmeros filhos. Hoje é dia de reconhecer a importância das mulheres que doam suas vidas com muito afeto, superação e força, para que seus filhos e filhas cresçam com dignidade. Nesta data especial, quero prestar minhas homenagens às Mães de Bequimão. Com o meu trabalho e minha história de vida tive a oportunidade de conhecer cada Mãe bequimãoense que me orgulha muito. Em nosso município a luta é a principal arma dessas mulheres guerreiras que lutam todos os dias para cuidar e educar seus filhos. Parabéns à todas as mães de Bequimão. Feliz Dia das Mães!

 

Astro de Ogum homenageia ex-presidentes da Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE

Uma sessão solene marcou a entrega de placas em homenagens aos ex-presidentes da Câmara Municipal de São Luís. O evento foi realizado nesta quarta-feira (21) e foi proposto pelo atual presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PR), por meio do requerimento 078/2018.

O objetivo da solenidade foi lembrar o serviço prestado pelos ex-presidentes que ainda estão vivos e trabalharam com dedicação para o crescimento do Legislativo de São Luís. Enoque Almeida Filho, Edivaldo Holanda, Manoel Ribeiro, Deco Soares, Pavão Filho, Chico Carvalho, Sousa Bentivi, Ivan Sarney e Isaias Pereirinha receberam placas de honra ao mérito.

Segundo o vereador Astro de Ogum, a sessão marca o começo das comemorações dos 400 anos da Câmara Municipal de São Luís, a quarta casa legislativa do Brasil. “Vamos comemorar esta data não apenas com festa, mas lembrando das pessoas que ajudaram construir a história. A participação de todos os ex-presidentes foi fundamental para o avanço do Legislativo Ludovicense”, exclamou.

Para o ex-presidente e deputado estadual Edivaldo Holanda Braga, a Câmara Municipal é a escola que todo político deveria iniciar a carreira. “Tive a honra de presidir essa casa em momento importante para história da política maranhense. Me sinto honrado por ser homenageado por um companheiro que ocupa atualmente a mesma cadeira que um dia ocupei”, disse.

O presidente Astro ainda destacou que sempre teve vontade de homenagem os ex-parlamentares em vida.

“Estou há três anos na presidência da casa e nunca imaginei ocupar esse lugar nem por brincadeira. Hoje me sinto feliz em homenagear esses homens que ainda contribuem e muito para a política do nosso estado”, declarou.

Texto: Tarcísio Brandão

Artistas da Peça Teatral Pão com Ovo são homenageados pela Câmara

COMPARTILHE

O sucesso de público obtido pelo espetáculo Pão com Ovo no Maranhão, em várias capitais do país e em Portugal rendeu ao diretor e ator Luís César Boaes e aos seus colegas de palco Adeilson de Jesus Santos e Charles Damião Sousa, todos maranhenses, Placa de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de São Luís.  A homenagem, proposta pelo vereador presidente Astro de Ogum (PR) e aprovada por unanimidade, foi realizada em sessão solene da Câmara na tarde desta segunda-feira, 12.

Acompanharam Astro na sessão aos artistas, os vereadores Honorato Fernandes (PT), Josué Pinheiro (PSDB), Cezar Bombeiro (PSD) e Genival Alves (PRTB). Ao justificar sua iniciativa, o presidente da Câmara disse que a entrega das placas aos artistas visa reconhecer o imenso trabalho e conquista que obtiveram no cenário estadual, nacional e internacional, e por expandirem e valorizarem os artistas maranhenses além fronteiras.

César Boaes, em nome dos seus dois companheiros de cena, agradeceu a iniciativa do vereador Astro, declarou que eles se sentiam muito honrados e ao mesmo tempo felizes com o reconhecimento público da Câmara. Os atores, integrantes da Companhia Santa Ignorância, estavam acompanhados de amigos, familiares e admiradores.

ESTREIA

A peça Pão com Ovo estreou na capital do Maranhão em 2011, como um dos eventos da Feira de Livros de São Luís. Por retratar, de forma humorada, situações dos costumes e hábitos da vida cotidiana, através dos personagens Clarisse, Dijé e Zé Maria, o espetáculo tem arrastado grande público para as apresentações. A peça, além dos palcos de São Luís, já foi exibida, em três caravanas, por 65 cidades do Estado, e nas capitais dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Norte e Piauí. A companhia também já fez uma incursão por Portugal.

“Nós estimamos em cerca de 500 o número de apresentações já realizadas com o alcance de perto de 1 milhão de espectadores”, calculam Adeilson e Charles. Eles lembram que após estear na Feira de Livros, alguns aspectos da peça foram levados para um canal de televisão e para a Internet, na versão Papo de Comadre, cujas investidas popularizaram por demais o espetáculo e o fez ganhar a dimensão de hoje.

Texto: Cícero da Hora

 

Mulheres são homenageadas em evento no Ministério do Trabalho

COMPARTILHE

O Ministério do Trabalho realizou nesta quinta-feira (8) um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na solenidade, o ministro do Trabalho interino, Helton Yomura, destacou conquistas importantes das mulheres, como o aumento da participação no mercado de trabalho e a redução da diferença salarial nos últimos 10 anos. “Precisamos celebrar as vitórias, mas ainda temos muito para avançar e conquistar”.

A servidora Celina Pereira Martins, que trabalha há 24 anos no protocolo do Gabinete do Ministro, foi escolhida para representar todas as mulheres que colaboram no cumprimento da missão do órgão. Ela recebeu um buquê de flores entregue pelo ministro Helton Yomura em nome de todos os servidores do Ministério do Trabalho.

A representante do Ministério do Trabalho no Conselho Nacional de Direito das Mulheres, Priscila Temperani,  destacou a importância das políticas públicas de direito para as mulheres na busca da igualdade de gênero, da equiparação salarial e do fim da discriminação no ambiente de trabalho. “É necessário o engajamento de todos para alcançar a igualdade de gênero”, enfatizou.

A secretária de Inspeção do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen, ressaltou o papel da mulher na sociedade, suas responsabilidades e seus desafios para conciliar o cuidado da família com o trabalho remunerado. “Precisamos valorizar as conquistas das mulheres que vieram antes de nós. Mas é necessário avançar em pontos como a diferença salarial, pois muitas mulheres que possuem a mesma capacidade intelectual dos homens e produzem igual ainda recebem salários menores”, afirmou.

A Secretaria de Governo da Presidência da República esteve representada no evento por Hélio de Souza, coordenador-geral de Direitos do Trabalho do Departamento de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres.

Prefeito Anderson divulga mensagem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

COMPARTILHE

Em sua página pessoal na rede social Facebook, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB) divulgou uma mensagem em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quinta-feira, dia 8 de março. Em sua dedicação Anderson mostra a importância da mulher para o desenvolvimento familiar, social, profissional, educacional, cultural, turístico e econômico de Alcântara.

“Aquela que sonha, que luta, que faz e que acontece e não se cansa. Aquela que ajuda a mudar a história de Alcântara para melhor. Parabéns mulher alcantarense! Forte por destino e guerreira por natureza”.

 

 

Prefeito Zé Martins divulga homenagem aos professores na rede social

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), divulgou na rede social uma homenagem aos professores da rede pública de Bequimão, no Dia dos Professores. Em seu texto, o gestor escreve a seguinte frase: “Obrigado professores e professoras por, todos os dias, semearem um futuro melhor!”.

O Portal de Notícias (www.joaofilh.com) aproveita para registrar o mais profundo reconhecimento à importância daqueles que se dedicam a educar e partilhar conhecimentos. Sabemos das lutas árduas e esperamos que, cada vez mais, essa profissão seja valorizada.

Sebrae comemora 45 anos e recebe homenagem de empreendedores

COMPARTILHE

Com o slogan ‘Histórias de sucesso são escritas com o Sebrae” a instituição que fomenta e apoia o empreendedorismo no país chega à sua maturidade trazendo como principal ganho o fortalecimento das micro e pequenas empresas na economia nacional.  Nos seus 45 anos de existência, comemorados nesta segunda-feira, 9 de outubro, o Sebrae recebe homenagem de empreendedores atendidos, em vídeos que serão exibidos nas redes sociais.

Na seleção para a web série “Olhar 45 – Visão do Empreendedor” estão clientes de todos os setores e atividades econômicas, dentre antigos e mais recentes. “Temos empreendedores que estão conosco há mais de 40 anos, contando com o apoio do Sebrae desde a concepção do seu negócio”, aponta o presidente do Conselho Deliberativo da instituição no estado, Edilson Baldez das Neves.

A web série, que estreia nesta segunda-feira pelo canal da instituição no Youtube (http://bit.ly/sebraenouyoutube), contará 45 histórias de empreendedores maranhenses que, com o apoio do Sebrae, superaram desafios, realizaram sonhos e transformaram realidades com sua força de trabalho e empenho em empreender, independente de circunstâncias favoráveis ou crises.

“Tivemos o cuidado de escolher clientes de nossas 12 regionais, fazendo um apanhado do atendimento do Sebrae em todo o estado. Serão histórias emocionantes, de superação e que irão motivar empresários e potenciais empreendedores a continuar investindo nesse caminho virtuoso do empreendedorismo”, ressalta Baldez.

Além das histórias de sucesso contadas pelos próprios empresários, a web série apresentará o valor do portfólio e do atendimento prestado pelo Sebrae. A estreia da web série será veiculada sempre às segundas-feiras, às 16h, no canal da instituição no Youtube.

Ganho para as MPEs
Durante seus 45 anos, o Sebrae orientou e capacitou milhões de empreendedores, sendo um dos principais responsáveis pela significativa marca de 12,4 milhões de pequenos negócios existentes hoje no país, ajudando-os nos aspectos gerencial e financeiro; qualidade de produtos e prestação de serviços; atendimento e fidelização do cliente; aumento do faturamento; melhoria da competitividade e sustentabilidade no mercado, dentre outros.

“O Sebrae tem um significado importante para a nossa empresa, desde o plano de negócios quando o nosso pai idealizou montar uma lavanderia. Ao longo dos nossos 44 anos, quando pensamos em inovar e adotar novos processos, assim como capacitar nossos colaboradores, sempre buscamos apoio da instituição”, coloca a empresária Andréa Mendonça, do Grupo Lavamatic, que integra o percentual de 41% dos empreendimentos maranhenses classificados como empresas familiares.

Para Antônio Sousa, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Divinéia, Sol e Mar e Vila Luizão (Acimavil), o Sebrae foi imprescindível na organização da entidade, por meio de ações do Projeto Desenvolvimento Econômico e Territorial, executado até o passado nos três bairros de capital São Luís.

“Sem o Sebrae não teríamos condições de nos organizar. A ideia da Associação já existia, mas sem o conhecimento que adquirimos ao longo dos três anos de projeto, não sairíamos do lugar. Aprendemos muito com o Sebrae e hoje nos tornamos uma entidade de referência aqui na capital, estimulando empresários de outras áreas a também estarem juntos e cooperando uns com os outros, porque somente assim podemos ficar mais fortes e enfrentar as adversidades econômicas”, acredita Sousa.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
(98) 3216-6233

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao

Aldir Dantas será homenageado na Câmara de São Luís pelos 50 anos de jornalismo ao Maranhão

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de São Luís vai realizar sessão especial às 14h desta quarta-feira para prestar uma merecida homenagem ao jornalista Aldir Ferreira Dantas, pelos seus 50 anos de jornalismo profissional. A iniciativa do vereador Cézar Bombeiro (PSD) foi aprovada por unanimidade em reunião ordinária do parlamento municipal, com referências bem expressivas sobre o jornalista pelos vereadores Francisco Chaguinhas (PP) e Bárbara Soeiro (PSC), que destacaram o importante trabalho que Aldir Dantas desenvolveu em todas as empresas que teve oportunidade de prestar serviços.

O jornalista Aldir Dantas tenha a sua inserção no jornalismo desde quando aluno do Colégio Marista, incentivado pelo amigo Carlos Nina e ter integrado a Página da Juventude, no Jornal Pequeno, que contou com os importantes apoios do jornalista Jámenes Calado e de Ribamar Bogéa, proprietário do Jornal Pequeno.

Aldir Dantas teve o seu primeiro contrato trabalhista no dia primeiro de junho de 1967, no Jornal do Dia, depois transformado no Estado do Maranhão, levado pelo jornalista Vera Cruz Marques. Depois de cinco anos, ingressou no departamento de jornalismo da Rádio e TV Difusora, levado pelo jornalista Mauro Bezerra, que lhes proporcionou oportunidades de crescimento, inclusive com repórter e redator, ingressando no O Jornal.

Por 18 anos, foi assessor de imprensa da EMATER-MA, iniciando no ano de 1979, a convite do engenheiro agrônomo José Trajano Brandão Martins, então presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Maranhão.

Embora como jornalista da EMATER-MA, Aldir Dantas teve oportunidade de escrever uma coluna no suplemento Sete Dias do Jornal Estado do Maranhão e posteriormente assinou a coluna Espaço Aberto, iniciada no Jornal O Imparcial, passando pelo o Debate, Jornal Pequeno e Atos e Fatos, quando teve oportunidade de abordar assuntos inerentes a agropecuária maranhense e tecer críticas sobre os inúmeros problemas sobre a violência no campo, que  juntamente com a Comissão Pastoral da Terra do Maranhão foi um dos primeiros jornalistas a denunciar que o Maranhão foi um dos maiores exportadores de mão de obra escrava, principalmente para o Estado de São Paulo para o corte da cana de açúcar.

Por defender direitos e a dignidade humana já foi denunciado e processado por mais de 30 vezes, tendo a sua defesa sido sustentada pelos advogados Carlos Sebastião Silva Nina e Gustavo Garcia Silva, tendo apenas uma condenação em que pagou R$ 33 mil por multa imposta pela Justiça Eleitoral por feito críticas ao candidato a governador Jackson Lago.

Como jornalista Aldir Dantas, além de diversas funções exercidas nas redações foi diretor de jornalismo da Rádio Educadora do Maranhão e TV Cidade Record e hoje escreve um blog que tem o seu nome no site do Quarto Poder.

Como profissional já teve muitos reconhecimentos e mais recente foi um dos jornalistas vendedores do Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Maranhão, no ano de 2014 e da Câmara Municipal de São Luís já recebeu a Medalha Estácio de Sá da Silveira da Câmara Municipal por iniciativa da então vereadora Marília Mendonça.

O jornalista Aldir Dantas que é graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão, diz que o Serviço Social foi de fundamental importância para a construção da sua consciência crítica e tem lhe possibilitado a ter cada vez mais uma visão crítica do contexto social da sociedade, principalmente da exploração do ser humano com a miséria e a fome tomando dimensão cada vez mais ampla no Maranhão.

Sobre a homenagem do vereador Cézar Bombeiro, diz se sentir honrado, principalmente que ele conhecedor da sua luta por direitos e dignidade humana e que foram parceiros no enfrentamento a corrupção deslavada e desmandos no Sistema Penitenciário do Maranhão, que deram origem a dezenas de assassinatos e que infelizmente até hoje permanece na impunidade, apesar da repercussão internacional e da vinda ao Maranhão de uma Comissão de Direitos Humanos da ONU.

 

Texto:: Da Assessoria do Vereador

Desfile cívico de Bequimão é marcado por homenagens ao ex-prefeito Juca Martins

COMPARTILHE

O desfile cívico em Bequimão, no dia 7 de setembro, teve vários momentos emocionantes, marcados, principalmente, pelas homenagens ao ex-prefeito Juca Martins, falecido no dia 18 de agosto. Um dos pontos altos foi quando quatro estudantes encenaram a posse do político bequimãoense em seus mandatos. Na escola, os estudantes fizeram pesquisas para resgatar as logomarcas, slogans e os anos em que o maior líder político da história de Bequimão comandou o executivo do município.

Antes do desfile, o prefeito Zé Martins fez seu pronunciamento, ainda comovido com a perda de seu pai, sua maior referência. Ele dedicou seu trabalho ao saudoso Juca Martins. Em sua fala, o prefeito destacou também trabalhos que estão sendo realizados no município, ressaltou as dificuldades, mas não se hesitou das lutas. Garantiu, ainda, que está se esforçando para que seu segundo mandato seja ainda melhor, mantendo seu espírito de trabalhar pelo povo de sua terra.

O professor Cipriano Assunção Rodrigues Pereira fez um poema com trechos da história de Juca Martins, que foi declamado por Juranilson Privado. Com temas educativos variados, as escolas da Rede Municipal de Educação, além do Colégio Batutinhas, desfilaram pela Rua Vitorino Freire. As homenagens foram acompanhadas pela viúva de Juca Martins, dona Maria Lênora.

Participaram da cerimônia o superintendente do Sebrae, João Martins; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Amarildo Paixão; o secretário municipal de Educação, Aristides França Amorim, além de outros secretários municipais, vereadores, professores e estudantes.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free