casa » Archivo de Etiquetas: Guimarães

Archivo de Etiquetas: Guimarães

Prefeito Zé Martins emite Nota de Pesar pelo falecimento da Prefeita de Guimarães-MA

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), emitiu Nota de Pesar pelo falecimento da prefeita do município de Guimarães, Benedita Margarete Matos Ribeiro (Margarete Ribeiro), ocorrido às 3h30 da madrugada desta segunda-feira (21) na capital maranhense, São Luís.

A Prefeita Margarete Ribeiro morreu em decorrência de um câncer, que tratava desde 2017, início de sua gestão. O corpo da prefeita chegou no final da tarde desta segunda-feira (21) no Portal da Cidade, bairro Nova Vila, de onde seguiu em cortejo até a Sede da Prefeitura Municipal, e posteriormente até o Ginásio Rubens Teixeira Goulart, onde está sendo velado. Na manhã desta terça-feira, dia 22 de janeiro, ocorrerá a missa de corpo presente na Igreja Matriz de São José. O sepultamento ocorrerá na cidade de Pinheiro-MA.

QUEM ERA A PREFEITA MARGARETE RIBEIRO

Benedita Margarete Matos Ribeiro, nasceu em 20 de abril de 1961, na cidade de Pinheiro-MA. Casou-se com o vimarense Raimundo Cesar Pereira Ribeiro, com quem teve dois filhos (Almir e Hugo). Margarete é avó de Maria Luísa e mãe adotiva de Eleonora Oliveira e Maricélia Pereira.

Graduou-se em Enfermagem, especializou-se em Obstetrícia e Saúde Pública no Rio de Janeiro. Foi trabalhar em Guimarães no final dos anos 1980 como diretora administrativa do Hospital Municipal. Em Pinheiro-MA foi Secretária de Saúde, Coordenadora da Saúde Pública, Meio Ambiente e Saneamento Básico no município, depois Secretária de Saúde em Olinda Nova-MA e Guimarães.

Margarete foi auditora do município de Viana-MA na área da saúde, ocupando essa mesma função em Cedral-MA. Antes de ser eleita prefeita de Guimarães em outubro de 2016, Margarete prestava serviços como coordenadora do DST/AIDS, hanseníase, sendo referência pelo Ministério da Saúde em gestão Descentralizada do Estado do Maranhão atendendo 17 municípios do polo de Pinheiro, 17 municípios do polo de Zé Doca e 11 municípios do polo de Viana.

Ao longo de toda sua vida profissional dedicou-se aos programas de saúde da mulher, enquanto gestora municipal tinha especial carinho pelo Programa Nascer vimarense com amor, voltado ao cuidado com os recém-nascidos em Guimarães.

Sebrae apoia Festejo de São José em Guimarães

COMPARTILHE
O festejo fomenta a economia local e quase 100 empreendedores ligados ao artesanato e a gastronomia que foram capacitados pelo Sebrae irão participar da tradicional festa, que acontece de hoje a 10 de setembro.

Esse ano, o Festejo de São José, celebrado na cidade histórica de Guimarães, no período de 01 a 10 de setembro, completa 80 anos de existência e pela primeira vez o Sebrae é parceiro do evento religioso, que fortalece a economia local durante sua realização e ajuda a difundir a cultura do turismo religioso no estado do Maranhão.

A parceria entre o Sebrae, a Prefeitura Municipal de Guimarães e a paróquia do município, está proporcionando aos artesãos e potenciais empreendedores ligados ao segmento da gastronomia, que estarão comercializando produtos durante o festejo, capacitações que tem como objetivo aprimorar os serviços e oferecer produtos com maior qualidade aos turistas que visitarem a cidade durante as festividades. Todo o trabalho está sendo desenvolvido por meio do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental Maranhense (DET), conduzido pela Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro.

Trinta e três mulheres entre pequenas empresárias e potenciais empreendedores do ramo da gastronomia, participaram das oficinas de comidas típicas e de doces e bolos regionais. Nove delas estarão diretamente ligadas à produção e comercialização de alimentos durante o Festejo de São José, que terá toda a arrecadação obtida com a venda de pratos típicos, que será revertida para obras da igreja católica na cidade e na região.

“Um empreendimento de sucesso é formado por um conjunto de diversos fatores, bom atendimento, espaço físico agradável e principalmente um produto de qualidade. Esse foi o nosso maior cuidado com os empresários que vão atender os turistas durante o Festejo de São José, capacitá-los para que eles ofereçam produtos de qualidade. Com isso vamos garantir que esses turistas não apenas voltem, mas divulguem o município de Guimarães e suas belezas”, afirmou Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro, responsável por atender a cidade de Guimarães.

Além da gastronomia, foram formadas três turmas com 56 artesãos locais que produzem e comercializam os mais variados tipos de artesanato. Nas peças, todo o talento, genialidade e encanto desses profissionais que conseguem transformar materiais simples como a fibra da guarimã – uma planta nativa do pantanal maranhense – cipós, sementes, pedrarias e mariscos em verdadeiras obras de arte, frutos da sensibilidade e imaginação desses empreendedores da economia criativa e que são produzidas com recursos 100% sustentáveis.

Um item que a grande maioria das pessoas pode considerar como descartável é a fonte de inspiração para a artesã Dulce Seguins. Ela confecciona peças a partir da escama de peixes, que unidas a outros elementos naturais como conchas e pérolas, dão origem a belíssimas peças. Do alto da experiência de quem há 20 anos vive da arte, Dulce não esconde a sua expectativa com o crescimento do turismo na região.

“Foi uma grande conquista quando o Sebrae se aproximou dos artesãos aqui de Guimarães. Antes, quando os turistas procuravam esse trabalho aqui na região, simplesmente não encontravam, agora com esse trabalho e com o espaço que vamos ganhar para a comercialização, a nossa expectativa é a melhor possível. Para eu que já vivo do artesanato, sentir que vou poder ampliar a minha renda e tornar o meu trabalho mais conhecido me traz muita satisfação”, afirmou Seguins.

MAPEAMENTO X TURISMO RELIGIOSO

O Sebrae realizou recentemente um mapeamento que identificou as potencialidades do artesanato na região, sua relevância histórica e quais são os materiais mais utilizados. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na região, serão desenvolvidas diversas ações de fomento a economia criativa através, não apenas do artesanato, mas de outros segmentos, capacitando aqueles empreendedores que já atuam nesta e em outras atividades, estimulando novos artesãos a aprender e produzir.

O turismo religioso é um viés importante para a economia na Região da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense. São inúmeros festejos religiosos que acontecem durante o ano e o Sebrae tem trabalhado no sentido de apoiar essa cadeia, tendo desenvolvido inclusive, um estudo que aponta as principais festividades e o seu impacto positivo sobre a economia local.

Os trabalhos voltados para o desenvolvimento econômico, territorial e do turismo na região são fruto de uma articulação da diretoria executiva do Sebrae no Maranhão. O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, diz que acredita no potencial turístico da região e enxerga o seguimento como um dos principais pontos para o desenvolvimento regional.

“É notório o grande potencial existente da região da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense, principalmente no que se refere ao turismo. A região é riquíssima de atrativos, que precisam ser melhor explorados e dinamizados, onde o viés do turismo religioso é apenas uma dos diversos segmentos que podem ser trabalhados. Nesse sentido, o Sebrae tem atuado disposto a encabeçar esse trabalho e dar sua parcela de contribuição para o desenvolvimento da atividade turística, pois acreditamos que esse é um dos caminhos para o desenvolvimento da região”, afirmou Martins.

PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO DE SÃO JOSÉ

O Festejo de São José acontece de 01 a 10 de setembro. Na abertura é realizada uma grande missa dando início as festividades. Durante os dez dias de comemorações acontecerão gincanas, ladainhas e missas todos os dias na igreja de São José. Os turistas terão a sua disposição uma praça de alimentação que estará aberta todas as noites do festejo, que acontece na praça Sagrado Coração.

No último dia das festividades, dia 10 de setembro, a partir das 15h, acontece a grande procissão marítima, seguida de uma procissão terrestre, com chegada prevista para as 18h no Largo da igreja de São José, onde acontece uma grande missa campal que marcará o encerramento do festejo.

Bequimão vence seleção de Guimarães pelo Copão Conguarás

COMPARTILHE

A seleção de Bequimão fez sua estreia no I Copão Conguarás de Futebol neste domingo (16) jogando no estádio Municipal Clementino Lobato (Lobatão) em Guimarães, e venceu a seleção local por 2×1. No primeiro tempo os bequimãoenses acabaram levando uma pressão dos Vimarense, mas foram equilibrando a partida e começaram a dominar as ações.

No segundo tempo, o técnico Beato Lopes fez algumas mudanças na equipe, o que deu mais fôlego ao time. Mesmo com uma arbitragem atrapalhada e tentando melar o resultado do jogo, a seleção de Bequimão se impôs em campo e foi buscar a vitória.

Maicon abriu o placar para a seleção de Bequimão e Cabrinha que entrou no segundo tempo fez 2×0 já no final do jogo. Nos acréscimos Guimarães diminuiu o marcador aos 58 minutos da etapa final, o que mostra claramente que o arbitro da partida estava mal intencionado no jogo.

A seleção de Bequimão volta a campo no próximo domingo (23), às 15h:45 para enfrentar Cedral no estádio Municipal Vivaldo Lemos Paixão (Vivaldão) em Bequimão. O time bequimãoense fará três jogos seguidos em casa e depois sai para fazer duas partidas fora.

A torcida está convocada para acompanhar os jogos da seleção no Vivaldão neste domingo (23). A torcida será o 12º jogar em campo.

FOTOS: Vimarense.com.br

Prefeita eleita de Guimarães, Margarete Ribeiro, participa de Encontro de Prefeitos com seu vice Osvaldo Gomes

COMPARTILHE

A Prefeita eleita do Município de Guimarães, Margarete Ribeiro (PV), o vice-prefeito, Osvaldo Gomes (PDT) e o Presidente da câmara de Vereadores, Cesar Ribeiro (DEM), participaram do Encontro de Prefeitos eleitos e reeleitos realizado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), nesta quinta feira (01), no Rio Poty Hotel, em São Luís. O evento que contou com 191 prefeitos, teve como principal objetivo promover a integração e estreitar parcerias entre governo do estado e gestores municipais.

O evento que se tornou um marco na política do Maranhão, reuniu uma gama de políticos de variáveis ideologias. Este Encontro é importante para os atuais gestores e futuros gestores municipais, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto as ações do governo estadual, e também estabelecer parcerias sólidas que resultem em benefícios práticos para os munícipes” – disse a prefeita eleita de Guimarães, Margarete Ribeiro.

Os gestores presentes no Encontro conheceram ainda, o “Programa ProMunicípio”, ação do Governo do Estado, que vai oferecer orientação, capacitação e assistência técnica aos gestores que serão empossados em janeiro de 2017. Atual vereador, Osvaldo Gomes (PDT), e vice-prefeito eleito de Guimarães, garantiu que o momento é propício para fortalecer as relações entre o governo estadual e os gestores municipais com vistas a estabelecer um plano de governo onde estado e município trabalhem juntos em beneficio da população.

O encontro teve como tema “Governando Juntos”, e, contou com a participação, além dos gestores municipais, de vários deputados estaduais e federais, secretários de Estado e lideranças políticas. Na reunião, o governador Flávio Dino apresentou a equipe de Governo e um balanço com os principais programas e ações em curso no estado.

Também foram montados estandes para cada secretaria, nos quais dúvidas foram tiradas e dadas orientações sobre convênios e andamentos de contratos.

 

Por Vandoval Rodrigues (Com Edição)

 

 

Padre William confirma pré-candidatura a prefeito de Guimarães

COMPARTILHE

Para quem sonhou em ver o padre William Guimarães da Silva, prefeito de Alcântara ou até mesmo ser vice do pontífice, vai ter que colocar esse sonho na geladeira por mais alguns anos. Primeiro; Padre Willian nunca foi eleitor de Alcântara e por esse motivo não poderia concorrer ao cargo de prefeito. Outro motivo que a população alcantarense não sabe ou não se lembra, é que o Padre já administrou dois municípios (Santa Helena e Guimarães) e esses municípios ficaram no extremo atraso.

Por ver pouco espaço na política de Alcântara, Padre William confirmou no último dia (31) sua pré-candidatura a prefeito de Guimarães nas eleições deste ano. A confirmação foi dada a um grupo de vimarenses que visitou o ex-prefeito na paróquia de Alcântara, onde ele trabalha há 4 anos. O grupo integrado por José Benedito (Bonito), Reginaldo Lopes, Ivan Torres, Eurípedes Pereira, dentre outros divulgou a notícia em Guimarães.

O padre William agora vai mobilizar-se para compor sua chapa com o candidato a vice-prefeito que sairá após reuniões com os seus aliados. O nome mais forte pode ser do vereador Osvaldo Gomes (PDT), que tem um grupo bom e já se organizava desde 2014 pensando em 2016.

A informação foi prestada por José Benedito (Bonito), secretário de Finanças na gestão do padre William Guimarães da Silva. Mesmo com uma gestão fraca em seus mandatos, o padre William tem chances, já que a atual prefeita Nilce Farias (PMDB) conseguiu a proeza de ser pior que o padre.

Site Vimarense (Com edição)

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free