casa » Archivo de Etiquetas: Glaucoma

Archivo de Etiquetas: Glaucoma

Prefeitura de Alcântara realizará o 7º Mutirão de Glaucoma na gestão do prefeito Anderson Wilker

COMPARTILHE

A 7ª edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pela Prefeitura de Alcântara, em parceria com os Governos do Estado e Federal, vai acontecer nesta quarta-feira, dia 29 de agosto. A ação de oftalmologia vai iniciar a partir das 13h até 5h da tarde, na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada na MA 106, no bairro Mangueiral.

Após as consultas de triagem, os pacientes que precisarem de intervenção cirúrgica serão encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos, através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Já os que precisarem apenas de medicamentos, o colírio será entregue na hora pela secretaria de saúde.

Para o prefeito Anderson Wilker (PCdoB), a população tem sido respeitada pela gestão municipal em todos os seguimento. “Em Alcântara não havia esse tipo de ação sistemática de saúde dos olhos para a população. Agora temos de 3 em 3 meses. Por isso temos investido bastante na saúde do município, mesmo com tantas dificuldades e, hoje, já é possível fazer o diagnóstico e começar o tratamento no próprio município. Para quem precisa ir a São Luís, damos todo apoio e acompanhamento através do Programa de Tratamento Fora de Domicílio”, destacou o prefeito.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

O paciente precisa comparecer com Carteira de Identidade, comprovante de residência e Cartão do Sistema  Único de Saúde (SUS). O atendimento será por ordem de chagada.

 

Mutirão do Glaucoma atende 149 pessoas em Bequimão

COMPARTILHE

O segundo Mutirão de Glaucoma realizado no município de Bequimão em 2018, com o apoio da prefeitura e parceria dos governos federal e estadual, contou com 149 atendimentos, incluindo moradores das zona rural e urbana. Os paciente que foram diagnosticados com a doença receberam gratuitamente o colírio para ser usado por 90 dias, até a próxima consulta, que deverá acontecer em setembro deste ano.

Para o Secretário de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, essas ações de combate ao glaucoma tem sido importantes para a população. “Mais um mutirão feito em parceria com a prefeitura de Bequimão, onde disponibilizamos à nossa população uma oportunidade de fazer seu diagnóstico e tratamento da doença. Dessa forma nós da secretaria de saúde estamos sempre focados e avançando na politica e prevenção em nosso município. Isso é uma determinação do prefeito Zé Martins que de forma objetiva e eficiente luta para manter um padrão de qualidade na Saúde dos bequimãoenses”, destacou o secretário.

Foram 149 pacientes atendidos na última sexta-feira (01), sendo 61 sem o glaucoma e 88 com a doença.  O atendimento aconteceu no Centro de Saúde Santo Antônio, no Centro da cidade. O secretário Sidney Bouéres esteve presente na ação e conversou com os pacientes, explicando que a prefeitura vai dar todo apoio em caso do diagnóstico do Glaucoma.

Fotos: Reprodução

 

Mutirão do Glaucoma é realizado no bairro João de Deus

COMPARTILHE

Mais uma parceria Prefeitura de São Luís e o governo do Maranhão, por meio da vereadora Fátima Araújo (PCdoB) resultou no mutirão de Glaucoma que foi realizado nesta sexta-feira (25) no Posto de Saúde, localizado no bairro João de Deus,em São Luís. O atendimento começou às 8h da manhã e encerrou após o atendimento.

Neste sábado, dia 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído pelo Ministério da Saúde, principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença está relacionada ao aumento de pressão do interior do olho, geralmente no nervo óptico, responsável pela visão. O problema é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos. Quem tem algum familiar de primeiro grau que já teve glaucoma também tem maiores chances de ser acometido pela doença.

No Maranhão o governo do Estado realiza de 3 em 3 meses o mutirão de combate ao Glaucoma nos 217 municípios em parceria com as prefeituras, beneficiando milhares de pessoas com consultas, medicamentos e cirurgias caso seja necessário. Esse programa tem beneficiado milhares de maranhenses e nesta sexta-feira (25) foi a vez do bairro João de Deus e dezenas de moradores foram beneficiadas, em mais uma iniciativa da vereadora Fátima Araújo.

Para a diretora geral do Posto de Saúde do João de Deus, Jaciara Frazão, esta ação é para combater e prevenir uma doença que atinge grande número de brasileiros. “A importância é garantir assistência e tratamento aos portadores de Glaucoma. Essa campanha tem acontecido nas unidades básicas de saúde facilitando para a comunidade e dando  a oportunidade de reduzir os índices de doenças oftalmológicas”, destacou.

Em média 150 pessoas foram atendidas nesta sexta-feira, dia 25 de maio. O evento foi promovido pelo Governo do Estado  e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS).   A Ação tem o objetivo de  diagnosticar e tratar cirurgicamente os casos da doença. A comunidade recebeu consultas e exames oftalmológicos durante a ação.

A prevenção do Glaucoma

Os procedimentos básicos são a campimetria, que analisa qual o estágio de lesão do campo visual, e a paquimetria, responsável por avaliar a espessura da córnea, que fica fina com a pressão do olho elevada. O mapeamento de retina também ajuda no diagnóstico.

O oftalmologista Diego Ruiz lembra de ter recebido paciente de 70 anos cego devido ao glaucoma. O idoso não sabia do que se tratava, uma vez que aquela era sua primeira consulta com um especialista.

Tratamento do Glaucoma

Diego comenta sobre as duas maneiras de se tratar o glaucoma: o emprego de medicamentos e a cirurgia. “Ambos os procedimentos são para impedir o avanço da doença, já que não há reversão do caso. Se os colírios forem insuficientes no tratamento, pode ser indicada uma cirurgia para melhorar a drenagem do líquido do olho. Tanto um caso quanto outro são para regularizar a pressão intraocular”.

Fotos: Maxsuel Bruno

 

Bequimão receberá Mutirão do Glaucoma nesta segunda-feira, dia 11

COMPARTILHE

Mais uma edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pela Prefeitura de Bequimão com apoio do Governo do Estado, vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 11 de dezembro, a partir das 13h, no Centro de Saúde, antiga Unidade Mista, localizado na Rua Capitão José Castro, no Centro da cidade.

Desde 2013, a equipe do prefeito Zé Martins já articulou diversos mutirões de combate a doenças da visão, como glaucoma, pterígio e catarata, beneficiando centenas de bequimãoenses. Depois das consultas de triagem, os pacientes que precisam de intervenção cirúrgica são encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA
Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular.
Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

Mutirão do glaucoma atende 133 pacientes em Bequimão

COMPARTILHE

A 3ª edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma realizada neste ano em Bequimão aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de setembro, no Centro Saúde. A ação foi promovida pela Prefeitura de Bequimão e Governo do Estado, em parceria com o Hospital da Visão. A equipe do oftalmologista Heron Simões atendeu 133 pacientes.

O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, acompanhou os atendimentos. Os pacientes puderam fazer suas fichas desde cedo, o que facilitou os atendimentos, evitando tumultos e filas grandes. Profissionais da Secretaria de Saúde deram todo suporte aos auxiliares do médico oftalmologista.

CONSULTA

Durante a consulta, os pacientes passam por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica, além da pressão interna do globo ocular. Também são avaliadas as estruturas do fundo do olho.

Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia ou o uso de colírio oferecido gratuitamente pelo programa, com uso por 90 dias.

GLAUCOMA
O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

Fotos: Rodrigo Martins

Bequimão receberá Mutirão do Glaucoma na sexta, dia 29

COMPARTILHE

Mais uma edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pela Prefeitura de Bequimão com apoio do Governo do Estado, vai acontecer no próximo dia 29 de setembro (sexta-feira), a partir das 13h, no Centro de Saúde, antiga Unidade Mista, localizado na Rua Capitão José Castro, no Centro da cidade.

Desde 2013, a equipe do prefeito Zé Martins já articulou diversos mutirões de combate a doenças da visão, como glaucoma, pterígio e catarata, beneficiando centenas de bequimãoenses. Depois das consultas de triagem, os pacientes que precisam de intervenção cirúrgica são encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Saúde nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos.

O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, considera que os mutirões cumprem uma função importante para a população do município, porque tornam mais acessíveis o tratamento dessas doenças. “Até poucos anos atrás, não havia uma ação sistemática de saúde dos olhos em Bequimão. Mas o prefeito Zé Martins voltou um olhar especial para essa questão e, hoje, já é possível fazer o diagnóstico e começar o tratamento no próprio município. Para quem precisa ir a São Luís, damos todo apoio e acompanhamento”, destacou o secretário.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA
Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular.
Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

Prefeitura de Alcântara realiza mutirão de Glaucoma com 120 atendimentos

COMPARTILHE
A prefeitura municipal de Alcântara, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizou na última sexta-feira (16), um mutirão de Glaucoma na Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Mangueiral, localizada na MA-106.

A ação realizada fez 120 atendimentos nesta etapa. No último mutirão realizado, aproximadamente 300 pacientes foram beneficiados. Esta foi a segunda ação oftalmológica realizada na gestão do prefeito Anderson Wilker, que tem investido bastante em saúde pública. Além da consulta, os pacientes que são detectados com glaucoma, recebem colírio ou até encaminhamento para cirurgias, caso seja necessário. A prefeitura dar todo apoio aos pacientes diagnosticados.

Para a paciente Evangelista Viegas Costa, de 64 anos, moradora do bairro Monte Sinal, o mutirão veio em boa hora. “Tenho a vista muito ruim, já enxergo pouco e vim aproveitar para esta oportunidade. Não é todo dia que temos consulta de vista gratuita. Tem dia que fico com a visão muito embaçada, e fui detectada com glaucoma e agora estou fazendo o tratamento. Tem colírio grátis e até cirurgia, se for preciso” – destacou a dona de casa.

Já José de Ribamar Ribeiro, de 77 anos, morador da comunidade Marudá, falou de sua dificuldade de enxergar. “Já fiz cirurgia de glaucoma e catarata e mesmo assim enxergo muito pouco. Este mutirão é muito bom. Graças a Deus o prefeito Anderson tem olhado para o povo, estou muito feliz com essa nova administração” – destacou o aposentado.

Para a secretária de saúde de Alcântara, aos poucos e com muito trabalho, os resultados começam aparecer. “Recebemos uma secretaria de saúde sucateada, sem nada, apenas com os servidores, que são dedicados em nossa equipe. Estamos trabalhando diuturnamente com o apoio do prefeito Anderson, para melhorar a qualidade de vida dos alcantarenses. Em seis meses já realizamos dois mutirões e quase 500 atendimentos oftalmológicos” – enfatizou Ramone Araújo.
 Fotos: José Lindoso

Bequimão vai receber o Mutirão do Glaucoma dia 16 de junho

COMPARTILHE

Mais uma edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma, ação promovida pela Prefeitura de Bequimão com apoio do Governo do Estado, vai acontecer no próximo dia 16 de junho (sexta-feira), a partir das 13h, no Centro de Saúde, antiga Unidade Mista de Saúde.

Desde 2013, a equipe do prefeito Zé Martins já articulou diversos mutirões de combate a doenças da visão, como glaucoma, pterígio e catarata, beneficiando centenas de bequimãoenses. Depois das consultas de triagem, os pacientes que precisam de intervenção cirúrgica são encaminhados para São Luís, recebendo suporte da Prefeitura de Bequimão nos custos com deslocamento, alimentação e medicamentos.

O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, considera que os mutirões cumprem uma função importante para a população do município, porque torna mais acessível o tratamento de doenças da visão. “Até poucos anos atrás, não havia uma ação sistemática de saúde dos olhos em Bequimão. Mas o prefeito Zé Martins voltou um olhar especial para essa questão e, hoje, já é possível fazer o diagnóstico e começar o tratamento no próprio município. Para quem precisa ir a São Luís, damos todo apoio e acompanhamento”, destacou o secretário.

PROCEDIMENTOS DURANTE A CONSULTA

Durante a consulta, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica do paciente, além de medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho.

A partir do diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia. Para combater o glaucoma, o programa ainda oferece colírios gratuitos e orienta os pacientes sobre o uso correto da medicação.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular.

Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

Prefeitura de Bequimão realiza mutirão do Glaucoma com mais de 160 atendimentos

COMPARTILHE

Mais 162 pessoas foram atendidas no Mutirão do Glaucoma realizado pela Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Saúde do município, em parceria com o Governo do Estado e o Hospital da Visão do Maranhão. A ação aconteceu na última sexta-feira (10), no Centro de Saúde de Bequimão (antiga Unidade Mista).

Durante as consultas, o oftalmologista Heron Simões detectou 72 casos de glaucoma. Todos os pacientes diagnosticados receberam colírio por conta da Prefeitura. Outras 90 pessoas fizeram os exames e não foram diagnosticadas com a doença.

O prefeito Zé Martins (PMDB), durante sua posse, garantiu que manteria e até ampliaria os mutirões para outras áreas. Desde 2013, sua gestão tem promovido ações de cuidados com a saúde dos olhos, principalmente focando na detecção e tratamento do glaucoma, catarata e pterígio. Nesse tempo, já foram feitos mais de 700 atendimentos e mais de 200 cirurgias, custeadas pela Prefeitura de Bequimão.

Todo o trabalho foi acompanhado pelos profissionais do Centro de Saúde e pelas enfermeiras Daniele Soares e Ramone Araújo.

 

 

Prefeitura de Alcântara e Governo do Estado vão realizar mutirão do Glaucoma

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Alcântara e a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Hospital da Visão do Maranhão, vão realizar na próxima sexta-feira (10), um Mutirão de Oftalmologia para Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma.

O Mutirão vai acontecer a partir das 7h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS), situada no bairro mangueiral, na MA-106, entrada da cidade. Serão realizados exames para verificar a pressão dos olhos e avaliar o fundo do olho. Com esses procedimentos, é possível diagnosticar e tratar precocemente uma doença que atinge milhões de brasileiros.

Os alcantarenses que forem diagnosticados com glaucoma receberão colírio ofertado gratuitamente pela Prefeitura. A secretaria municipal de saúde espera atender centenas de pacientes no primeiro mutirão de Glaucoma na gestão do prefeito Anderson Wilker (PCdoB).

Para a consulta, os pacientes devem levar Identidade e Cartão do SUS com cópias (xérox). Os atendimentos serão por ordem de chegada. A equipe da saúde de Alcântara estará dando suporte aos profissionais do Hospital de Visão do Maranhão.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free