casa » Archivo de Etiquetas: Funasa

Archivo de Etiquetas: Funasa

Prefeito Zé Martins vai entregar dezenas de Kits Sanitários neste domingo na comunidade de Ramal de Quindiua

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (MDB), estará neste domingo, dia 14 de janeiro, na comunidade quilombola de Ramal de Quindiua, entregando 61 kits sanitários aos moradores do povoado. A ação é fruto de uma parceria entre a Funasa e Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial. O projeto foi estudado pela equipe de governo do prefeito Zé Martins e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades remanescentes.

A solenidade de entrega dos kits sanitários está programada para acontecer às 8h da manhã, na residência de Seu João, na Comunidade Quilombola de Ramal de Quindiua. A cerimônia de entrega vai contar com a presença do prefeito Zé Martins, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e quilombolas, além da sociedade civil.

O prefeito Zé Martins é pioneiro em ações mais efetivas de inclusão e de melhoria das condições de vida nas comunidades quilombolas. Durante a campanha, ele firmou outros compromissos, que estão sendo viabilizados pelo gestor. Desde 2013 quando assumiu a administração de Bequimão, Zé Martins tem investido bastante nas comunidades quilombolas.

De acordo com a secretária Dinha Pinheiro, a prefeitura de Bequimão, em parceria com a Funasa vai executar melhorias sanitárias domiciliares em Ramal de Quindíua e Juraraitá. “Nossas comunidades quilombolas estão sendo valorizadas pelo prefeito. Mais benefícios virão para melhorar a vida de nosso povo”, destacou a secretária.

Fotos: Rodrigo Martins

 

Secretaria de Meio Ambiente de Alcântara realizou Reunião Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico

COMPARTILHE

A Prefeitura de Alcântara, através Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu na quarta-feira dia 05 de julho, capacitação dos Comitês Executivos e Coordenação, visando a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico em Alcântara. Na quinta-feira, dia 06/07, foi realizada a primeira Reunião Pública para apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Na abertura dos trabalhos, o Secretário de Meio Ambiente, falou da importância desse Plano pra sociedade Alcantarense. “Estamos vivenciando  momento ímpar em nossa Cidade, que é o debate sobre Saneamento Básico, tema que nunca foi discutido em Alcântara, por isso, a importância da participação de todos, nós somos os atores principais desse processo, nós  sabemos de nossas dificuldades, dos nossos problemas, dos nossos anseios e potencialidades, somos nós que faremos nosso plano Municipal de Saneamento Básico. Os técnicos da UFF estão aqui pra nos auxiliar nos trabalhos e nortear todo processo” – destacou Eraldo Campelo.

A Universidade Federal Fluminense está desenvolvimento esse trabalho em 116 municípios maranhenses com população de até 50 mil habitantes. Por isso Alcântara foi incluído e terá um custo quase zero na implantação do plano, que dará outra perspectiva de vida aos alcantarenses.

O coordenador executivo da UFF destacou a importância dos encontros sobre o plano. “Além desta, teremos mais duas reuniões públicas e uma audiência no final para apresentação do Plano de Saneamento para a comunidade a ser enviado a minuta a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação, que acontecerá até julho de 2018” – enfatizou Jefferson Fernandes, que esteve acompanhado de Jaiza Leite no encontro.

Quem esteve presente na ação foi o vice-prefeito de Alcântara, que reconhece a importância do plano. “É importante à participação da população neste ato. É um plano, e precisamos implantar aqui em Alcântara. Temos que buscar os meios legais e fazer acontecer. Isso vai melhorar no desenvolvimento da população e principalmente quando se trata de saúde pública” – disse Sargento Leitão.

Já o prefeito Anderson, é um dos milhares de alcantarenses que lutam pela implantação do Plano de Saneamento Básico no município. “É uma das prioridades de nosso município, que está carente de saneamento básico, e a parceria entre a prefeitura, Funasa e UFF vem trazer uma política de saneamento básico de verdade, tanto na sede, quanto na zona rural, já que é uma questão de saúde pública, e estamos trabalhando para melhorar esses índices. Em contrapartida estamos dando a estrutura e logística. No final iremos apresentar o plano” – destacou Anderson Wilker.

O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântara (SINSEPMA), localizado na Rua da Esperança s/n° Centro, e contou com autoridades locais e moradores, além de servidores da secretaria.

Fotos: José Lindoso

Secretário de Meio Ambiente de Alcântara se reúne com Funasa e Sema

COMPARTILHE

O secretário de Meio Ambiente do município de Alcântara, Eraldo Ribeiro Campelo, participou de reunião com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) para firmar parcerias com os dois órgãos em benefício ao povo alcantarense.

A reunião de Eraldo Campelo na Funasa aconteceu com o coordenador Raimundo Rodrigues Santos Filho, em que vários temas foram debatidos. Durante a reunião ficou acertada uma parceria com a Funasa para avaliar a qualidade das Águas das Fontes alcantarenses, rios e poços a partir do mês de Março deste ano. Um encontro foi agendado com o Prefeito Anderson Wilker (PCdoB) para avaliação e assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, Prefeitura/Funasa.

Já na reunião da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) o encontro foi com Liene Soares Pereira (Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável), Conceição Marques (Superintendente de Educação Ambiental), Eudes Cunha (Superintendente de Fiscalização) onde firmamos a parceria na área de fiscalização, em que a equipe estadual vai comparecer em Alcântara todo mês para averiguar as denúncias de agressões ao meio ambiente, isso se dará a partir do mês de março, já que o estado ainda não abriu seu orçamento para Meio Ambiente este ano.

Acompanharam o secretário Eraldo nesse encontro, as funcionárias da secretaria de Alcântara, Tamyles Campos de Araújo (Técnica em Meio Ambiente); Ana Carolina Silva Sena e Camila Rafaella Sousa Pereira (Analistas Ambientais).

 

Convênio com a Funasa vai permitir a construção de 18 poços em Anajatuba

COMPARTILHE

Já dizia Augusto Cury que “a grandeza de um homem não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe”. E somente alguém com pouca grandeza e consciência para não reconhecer os avanços significativos implementados, nos últimos 12 meses, sob a batuta do prefeito Sydnei Pereira(PCdoB), no município de Anajatuba.

Além da completa inexperiência em gerenciar a coisa pública, da falta de recurso decorrente da sangria que desviou quase R$ 14 milhões de reais, no esquema comandado pelo então prefeito Helder Aragão, afastado e preso, na época, por determinação da justiça, ao assumir o comando do município, em outubro de 2015, a falta de água foi outro grave problema enfrentado pelo gestor.

Mas apesar das intemperes Sydnei não desistiu de lutar por uma Anajatuba com melhores condições de vida para sua população, e de tanto percorrer corredores de órgãos estaduais e federais, visando mais e mais benefícios para o município, o prefeito conseguiu a reativação de um convênio com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, na ordem de R$3,7 milhões de reais, que tem como objetivo a construção de 18 poços.

Desse montante, 03 já estão em pleno funcionamento e outros 04 estarão sendo entregues até o 31 de dezembro do ano em curso. Com profundidade que vareia entre 30 e 160 metros, nas localidades Areial, Teso Grande e Carro os poços já estão atendendo a comunidade. Enquanto os poços dos povoados Assutinga, Flores II e Gameleira serão inaugurados até o final deste ano.

“Logo que assumi, ainda em outubro de 2015, com intuito de levar água potável aos povoados, precisamos fazer um alto investimento com o aluguel de carro pipa. Podem não acreditar, mas ao visitar as localidades, em muitas oportunidades não conseguir conter as lágrimas em vê a péssima qualidade da água consumida pelos anajatubenses. Essa situação me corroía por dentro, fato que me levou a prometer que, dentro das minhas possibilidades, faria o possível para resolver ou amenizar o problema advindo da falta d´água. E mesmo diante da crise que assola o País, com a redução de recursos, cortes e suspensão de programas federais, conseguir cumprir o que estabeleci como uma das prioridade na nossa administração. Não tenho dúvida que esses poços ajudarão a melhorar a qualidade de vida dos meus conterrâneos”, evidenciou o prefeito.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free