casa » Archivo de Etiquetas: Francisco Chaguinhas

Archivo de Etiquetas: Francisco Chaguinhas

Chaguinhas diz que governador e prefeito deixam a desejar no combate ao Aedes aegypti

COMPARTILHE

O vereador Francisco de São Luís, Francisco Chaguinhas, líder do PP na Câmara Municipal, afirmou em seu discurso nesta segunda-feira (25) que a capital maranhense está aquém do que precisa ser feito na área de saúde. Ele destacou que isso contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

“Vivemos hoje uma preocupação com o combate à proliferação de vírus, em especial aquele vinculado à dengue e ao zika, e que efetivamente tem uma vinculação muito forte com a ausência de políticas públicas na área da saúde. São Luís, assim como todo o Estado do Maranhão, por mais que nos últimos anos tenha algumas melhorias, infelizmente neste setor ainda está aquém de alcançar um serviço de qualidade” — disse Chaguinhas.

O parlamentar progressista cobrou uma atitude efetiva de todos os entes federativos pela prevenção à doença e questionou a falta de parceria da Prefeitura de São Luís com o Governo do Maranhão no combate a proliferação do vírus.

“Cadê a parceria? O prefeito Edivaldo Júnior só procura o governador Flávio Dino para firmar parceria de asfalto? E a saúde como fica? Por tanto, os governos municipal e estadual estão deixando a desejar. Isto porque não está havendo um empenho suficiente para acalmar esse caos, uma vez que os hospitais não estão bem equipados para receberem os cidadãos infectados pelo mosquito” — declarou o parlamentar.

O vereador cobra providências em relação ao avanço da doença, mas ressaltou que as pessoas estão sendo jogadas à própria sorte por falta de interesse dos gestores em encarar a situação de frente.

“Hoje a cidade vive uma epidemia. Milhares de maranhenses estão em suas casas, não podendo nem se levantar porque essa doença traz muitas dores ao corpo. Você vai às UPAs e não encontra  a medicação. Você vai aos prontos socorros e também não tem a medicação. De que vale o executivo? De que vale o governo do Estado do Maranhão? As pessoas estão sendo jogadas à própria sorte” — disse o vereador.

Texto: Davi Max

 

Vereador Chaguinhas denuncia a extinção da Escola Municipal de Musica de São Luís

COMPARTILHE

O vereador Francisco Chaguinhas fez um importante pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, para abordar todo o processo de destruição da Escola Municipal de Música e justificativa para a demissão do violonista clássico e professor João Pedro Borges, da direção de um importante estabelecimento de ensino da arte musical.

A iniciativa do vereador feita com informações amplas e detalhadas do processo de sucateamento para em seguida a dolosa aplicação da destruição total da Escola Municipal de Música. Dentro do contexto, estão os gestores maiores do Sistema Municipal de Educação da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. E tudo indica que existiam outros interessados e não está descartada a iniciativa própria do Chefe do Executivo Municipal, em se tratando que foi ele quem exonerou o professor João Pedro Borges, registrou o vereador Francisco Chaguinhas.

Bastante indignado, o vereador fez questão de dar detalhes de um relatório feito pelo violonista João Pedro Borges e encaminhado ao atual secretário Moacir Feitosa, da Educação Municipal. A resposta veio pelo meio cruel, irresponsável e total descompromisso da Prefeitura de São Luís com a educação e a cultura e por considerar a restabelecimento da Escola Municipal de Música, até como um retrocesso, houve a decisão do arquivamento da proposta de reconstrução da escola e exoneração sumária do violonista e professor João Pedro Borges, afirmou o vereador Francisco Chaguinhas para um plenário estarrecido com mais um ato de total irresponsabilidade do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

As lideranças do prefeito na Câmara Municipal, nenhuma delas se atreveu a fazer qualquer manifestação, o que poderia piorar muito mais o sério e o contundente pronunciamento de Chaguinhas. Pode-se dizer que está ficando caracterizado de que a destruição da Escola Municipal de Música e a demissão do violonista João Pedro Borges contaram com outros interessados e até invejosos, uma vez que ter o talento dele é impossível por ser um Dom de Deus e chegar onde ele chegou, requer competência, talento, perseverança, muito estudo e dedicação para mostrar em palcos de teatros de diversos países do mundo  a arte musical, escrevendo o nome do Maranhão e do seu torrão natal – São Luís., destacou o vereador Francisco Chaguinhas.

TEXTO: Aldir Dantas

 

 

Vereador Francisco Chaguinhas (PP) faz denúncia grave sobre placas de táxi

COMPARTILHE

O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (PP), subiu na  tribuna do plenário da Câmara Municipal de São Luís na última quarta feira (30) para fazer uma denúncia bombástica que merece atenção da Polícia Federal e Ministério Público do Maranhão sobre possível distribuição de placas de táxi por apoios políticos. Considerado um vereador de combate, Chaguinhas abriu o verbo e deu nome aos envolvidos.

Durante a sessão, o parlamentar ocupou a tribuna por quase dez minutos e deixou muita gente de orelha quente, inclusive os envolvidos na denúncia. Com o vocabulário popular, Chaguinhas falou ao vivo na Rádio Difusora AM 680 KHZ, mas praticamente a imprensa local entrou em jejum de silêncio. O motivo até agora ninguém sabe!

De acordo com o vereador, as mais de 500 placas de táxi aprovadas na câmara municipal de São Luís, estão virando moeda de troca por apoios políticos e ninguém até agora conseguiu descobrir quem são os verdadeiros envolvidos. “Ninguém sabe se é o prefeito Edivaldo Holanda Júnior ou Canindé Barros que está distribuindo as placas, que deveriam ser destinadas às pessoas que precisam trabalhar. Não são todos, mas alguns vereadores estão distribuindo essas placas. Os envolvidos podem ser chamados e responder na justiça por isso. Isso é um crime” – disparou o vereador progressista.

Ainda sobre as placas de táxi, o vereador Francisco Chaguinhas relembrou o caso de um senhor de 74 anos, identificado por Amadeu Pinheiro da Silva, morador da Avenida 03, Quadra 194, Casa 15, Jardim São Cristóvão, que foi humilhado por um auxiliar do secretário Canindé Barros ao tentar conseguir uma placa de táxi para trabalhar, já que sua profissão é taxista e encontra-se sindicalizado.

Após humilhação por parte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Amadeu entrou em depressão e deixou sua família preocupada com a situação. Com esse episódio, o vereador Chaguinhas convidou os parlamentares a fazerem uma visita à casa se Amadeu Pinheiro e conhecer de perto a situação.

Para finalizar a denúncia, Chaguinhas falou da falta de respeito que o funcionário da SMTT e braço forte de Canindé teve com um senhor de 74 anos, só porque o rapaz é negro. “Essa é uma gestão penerária; que humilha, segrega direito, maltrata pessoas e acima de tudo abandona o cidadão. Para onde foram essas placas? Quem são esses vereadores que estão distribuindo essas placas? Eu não sou. Agora o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Canindé Barros sabem para onde estão indo essas placas”- afirmou Chaguinhas.

Francisco Chaguinhas pede ao prefeito a criação Escolas de Músicas na capital

COMPARTILHE

Repercutiu favoravelmente a iniciativa do vereador Francisco Chaguinhas (PP) em solicitar através de requerimento à Prefeitura de São Luís através da Secretaria Municipal de Cultura a instalação de Escolas de Músicas em várias áreas da cidade. O vereador registra, que a população ludovicense e com maior intensidade a juventude, tem vocação para a música, mas infelizmente não dispõe de meios para estudar e aprender. Há inúmeros casos em que as pessoas aprenderam a tocar instrumentos e a cantar sem qualquer conhecimento técnico de música e depois com os recursos adquiridos e que foram estudar e aprender e se tornaram efetivamente profissionais, diz Chaguinhas.

A escola de música do Estado, importante referência está no seu limite. O mês passado recebeu inscrições e foi abrigada a fazer um sorteio entre os selecionados, o que não foi correto, mas pelo menos a maioria aceitou a regra determinada antes. Foi muito triste se olhar a decepção de adolescentes, jovens e adultos, mas ficou bem patente neles é que não irão desistir dos seus propósitos e dos seus sonhos, destacou o vereador.

Hoje temos em São Luís, um grande potencial de músicos, compositores e interpretes, de fazer inveja a muitos Estados da Federação, mas não dispomos de uma política cultural de valorização desses artistas durante todo o ano. A criação de Escolas de Músicas em diversos bairros, que podem ser perfeitamente em convênios com associações comunitárias e Igrejas Católicas e Evangélicas, seria muito importante. Enquanto as entidades disponibilizam os locais, a prefeitura entraria com o pessoal técnico para ministrar aulas e a participação de artistas para apresentação de espetáculos de motivação periodicamente para todas as comunidades através de alternâncias.

 O vereador Francisco Chaguinhas diz que, a música é importante para a formação dos adolescentes e jovens, instrumento de inclusão social e um caminho eficaz para uma profissionalização mais cedo, daí é que através de convênios com as entidades comunitárias pode-se perfeitamente fazer grandes mudanças com a educação musical e sem grandes investimentos – afirmou o vereador.

TEXTO: Aldir Dantas

Vereador Francisco Chaguinhas participa da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal

COMPARTILHE

O Vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (PSB), um dos parlamentares mais atuantes na história do legislativo ludovicense, participou na manhã desta terça-feira (02), da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2016 da Câmara Municipal de São Luís.

A Solenidade teve início com a leitura da bíblia e hasteamento das bandeiras (Brasil, Maranhão e São Luís) ao som do Hino Nacional tocado pela banda da Guarda Municipal no pátio da Casa legislativa. Após toda cerimônia de praxe realizada pelo presidente, Astro de Ogum (PR), Chaguinhas usou a tribuna da casa para fazer seu primeiro pronunciamento de 2016. Tido como um dos vereadores com visão de gestão pública, Chaguinhas parabenizou o presidente da casa pela reforma realizada no prédio, onde muitas mudanças foram feitas em 2015.

Francisco Chaguinhas tem mostrado um grande trabalho em seu mandato e visita diariamente os bairros da capital, tendo como objetivo principal, o trabalho com as comunidades e luta para que os direitos delas sejam atendidos, além de buscar melhorias nas áreas da educação, saúde, capacitação dos menos favorecidos ao mercado de trabalho, infraestrutura, bem como avanços no setor de mobilidade urbana da cidade.

No ano passado, o vereador Chaguinhas se tornou referência no legislativo ludovicense onde juntamente com seus pares aprovou inúmeros requerimentos, que sendo executado pelo gestor municipal, milhares de pessoas serão beneficiadas. Hoje, Chaguinhas é um dos mais atuantes na Câmara Municipal e está sempre disponível para atender as necessidades dos ludovicenses. Durante o recesso legislativo, Francisco Chaguinhas visitou e reuniu com dezenas de comunidades, além colocar em prática vários projetos que já beneficiam centenas de ludovicenses.

Vereador Francisco Chaguinhas mostra trabalho nas comunidades e se torna referência

COMPARTILHE

O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (PSB), em seu segundo mandato no parlamento ludovicense, vem mostrando um trabalho de qualidade dentro das comunidades da capital maranhense e se tornou referência. Idealizador do Projeto Território da Manifestação Cidadã, que abriga a Casa da Família, um espaço criado para beneficiar Crianças, Adolescentes, Jovens, adultos e Idosos, hoje já implantado em diversos bairros da capital maranhense.

Presente 24h dentro das comunidades, Francisco Chaguinhas vive a realidade de seu povo e faz planos de melhorias de vida de cada cidadão ludovicense. Audacioso e criativo, o vereador já implantou espaços de dança e ginásticas em várias comunidades, como por exemplo, nos bairros João de Deus & Ipem São Cristóvão, onde moradores das localidades aproveitam para colocar a forma e a saúde em dia. Sem restrição, centenas de pessoas fazem aulas de dança, aeróbica e ginástica totalmente gratuita.

As imagens abaixo vão mostrar a quantidade de pessoas de todas as idades beneficiadas com o projeto fenomenal do vereador Francisco Chaguinhas. Para participar do projeto, o morador precisa apenas ter vontade e fazer a avaliação com o profissional. Além disso, o Projeto Território da Manifestação Cidadã dispõe ainda de cursos profissionalizantes, consultas oftalmologistas, e outros benefícios.

Para o vereador Francisco Chaguinhas, se o poder público não faz, ele procura amenizar a situação. “Nós procuramos fazer aquilo que está ao nosso alcance dando mais dignidade ao nosso povo. Este projeto beneficia gente de todas as partes de São Luís. Vamos tentar implantar o máximo que pudermos em outras comunidades. Isso ajuda na boa saúde, e alavanca a auto-estima das pessoas” – disse o parlamentar.

Lembrando-o de seu compromisso com o povo, Chaguinhas foi categórico ao falar de sua luta. “Esses espaços fazem acolhimento de atividades como aeróbica, cursos profissionalizantes, teatro, música, esporte, lazer e outras atividades como bombeiro mirim para as comunidades” – destacou.

 

Vereador Chaguinhas incentiva atividades físicas para comunidades

COMPARTILHE

“Faço meu trabalho de vereador de São Luís não com conjecturas, falso moralismo, vicissitudes ou demagogia. Sou um entusiasta do otimismo e acredito que com ações transformadoras, mesmo que pequenas, podemos mudar o nosso país”. Com essa afirmação, o vereador Francisco Chaguinhas (PSB) define uma atuação que vem desenvolvendo junto a diversas comunidades, proporcionando uma diversificada forma de apoio, com o Projeto Território da Manifestação Cidadã.

CHAG4 CHAG5

Foi assim que ele, sem ajuda de qualquer poder público deu sua forma de contribuição, até financeira para a reforma total do Conselho Cultural do bairro João de Deus, promovendo revitalização e funcionamento da Casa da Família e Mundo dinâmico. Esses espaços fazem acolhimento de atividades de aeróbica, bombeiro mirim, cursos profissionalizantes, teatro, música, esporte, lazer e outras atividades para a comunidade do bairro João de Deus.

Dessa maneira, aos poucos, Francisco Chaguinhas procura transformar a realidade das comunidades que ele representa como interlocutor das carências e demandas dessas populações junto aos organismos de poder.
“Faço isso com muito compromisso, seriedade, coragem, esforço e honrando cada voto que tive junto àqueles que em mim depositaram sua confiança”, completa ele.

CHAG1 CHAG3

IPEM SÃO CRISTÓVÃO – O Projeto Território da Transformação da Manifestação Cidadã, idealizado por Francisco Chaguinhas, há algum tempo vem também transformando vidas na região do Ipem São Cristóvão e adjacências.
Tudo começou com o apoio e ajuda financeira para a Associação do Ipem São Cristóvão, “numa prova de que fazer ações pelo social basta ter força de vontade, determinação, respeito pelo povo e comprometimento”, acrescenta o vereador socialista.

Para definir o trabalho que vem sendo realizado pelo Projeto Transformação da Manifestação Cidadã, Chaguinhas afirma que “basta a vontade de desenvolver ações voltadas para esse fim, pois ser vereador não é fazer de suas palavras conjecturas; é realizar, transformar, contribuir, multiplicar, construir e acompanhar os acontecimentos da vida da comunidade, conhecer os problemas e necessidades dessas comunidades, buscando soluções que atendam aos interesses dos cidadãos”.

Texto: Alteré Bernardino

 

Divulgação de análise de qualidade da água tem solicitação feita por Chaguinhas

COMPARTILHE

Manifestando preocupação com saúde da população e com a qualidade da água que ela vem consumindo, o vereador Francisco Chaguinhas (PSB) aprovou, esta semana, uma indicação na Câmara Municipal de São Luís solicitando a realização de estudos técnicos para implantar um sistema de divulgação mensal setorial das análises químicas da qualidade potável da água distribuída na região metropolitana da capital maranhense.

A proposição do vereador socialista tendo como destinatários o governador Flávio Dino e o presidente da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental), Davi Telles, argumenta que o pedido é formulado para respeito a Lei do Saneamento Básico 11.445/07, “que estabelece as diretrizes nacionais e a Política Federal do saneamento Básico 11.445/07, que estabelece procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de portabilidade”, justifica.

Dando mais fundamento jurídico ao seu pleito, Francisco Chaguinhas cita a Resolução 357/05 e 430/11, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, além do Decreto 5.440/05, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água dos sistemas de abastecimento e institui mecanismos e instrumentos para a divulgação e informação ao consumidor sobre a qualidade para o consumo humano.

O parlamentar do PSB diz que essa providência há muito estava precisando ser tomada para que sejam esclarecidas para conhecimento público algumas situações que provocam alguns equívocos nas cabeças das pessoas .
“Como é de conhecimento popular, existem muitas reclamações das pessoas sobre possíveis irritações e erupções na pele, bem como outros males na epiderme e enfermidades acometendo a saúde sem uma causa plausível, e atribuem tudo isso a água que estão consumindo”.

Segundo Francisco Chaguinhas é preciso verificar a qualidade da água e assim desfazer qualquer dúvida existente sobre a questão.
“Precisamos desfazer alguns mal entendidos, colocar os pingos nos iis, e confiar na lisura e prefeita prestação do serviço público, como nesse caso é o consumo da água, é que estamos pedindo para as autoridades providência como a divulgação mensal setorial das análises químicas da qualidade da água que consumimos”, finalizou ele.

 

Texto: Alteré Bernardino

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free