casa » Archivo de Etiquetas: Formatura

Archivo de Etiquetas: Formatura

Universidade Anhanguera – São Luís, realiza colação de grau com sucesso

COMPARTILHE

A Universidade Anhanguera – São Luís, realizou nos salões do Estrutura Buffet, a cerimônia de colação de grau dos cursos de graduação, na modalidade EAD. O evento reuniu uma grande quantidade de amigos e familiares dos formandos que concluíram os cursos de Ciências Contábeis, Serviço Social, Administração, Pedagogia, Gestão Hospitalar, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Logística, confirmando o sucesso da iniciativa de educação a distância no ensino superior brasileiro e a liderança da Universidade Anhanguera – São Luís, no mercado local.

Segundo os dados do último Censo da Educação Superior, realizado em 2016 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a Universidade Anhanguera – São Luís, ficou em primeiro lugar no ranking das 10 maiores instituições de educação superior do Maranhão na modalidade EAD, com 31,04% das matrículas totais realizadas na cidade de São Luís.
O Censo da Educação Superior é um importante instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos e pesquisas. E, neste caso específico, indica que a cada dez alunos matriculados na rede superior de ensino na modalidade EAD, três estudam na Universidade Anhanguera – São Luís, consolidando um sucesso conquistado ao longo de mais de dez anos realizando o sonho de milhares de universitários maranhenses.
Texto: William Santos
Fotos: Keiliane Garcia

Fátima Araújo entrega Certificados a Jovens e Adultos que fizeram os cursos de Agente Hospitalar e de Portaria

COMPARTILHE

A noite deste sábado (28) vai ficar marcada na vida de aproximadamente 180 moradores dos bairros João de Deus, Vila Conceição, Jardim Conceição, Vila Lobão, Santo Antônio, Pirapora, Lago Azul, João Alberto, Canaã, São Cristóvão, São Bernardo e comunidades vizinhas. No salão da antiga Proab, eles receberam das mãos da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), os Certificados de Conclusão dos cursos de Agente de Portaria e Hospitalar, ministrados pelo professor Darney Makson, do Instituto Avanço do Maranhão, com o apoio da vereadora Fátima Araújo e parceria da Secretaria de Educação do Estado.

Durante a cerimônia de formatura, os formandos mostravam esperança renovada e muita vontade para ingressar no mercado de trabalho. Em sua fala de apresentação, a vereadora Fátima Araújo se mostrou mais que nunca uma amiga das comunidades e se colocou a disposição de cada formando para emitir uma carta de encaminhamento em busca de um mercado de trabalho. A felicidade estava estampada no rosto de cada aluno e principalmente dos familiares, que puderam ter cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos. Os cursos aconteceram na Escola Odylo Costa Filho, no bairro João de Deus.

Para Maria das Neves Alves, de 49 anos, moradora do bairro Vila Conceição/João de Deus, foi uma grande oportunidade de voltar ao mercado de trabalho mais qualificada. “Achei o curso de Agente Hospitalar muito bom, é a chance de trabalhar na área, principalmente com qualificação profissional. Aprendi muita coisa boa que vou levar como aprendizado para minha vida profissional e pessoal. A vereadora Fátima Araújo está de parabéns, foi uma iniciativa excelente trazer esses cursos para nossa comunidade. Ela está dando oportunidade para quem não tem”, destacou a formanda.

Outra que fez o curso de Agente Hospitalar foi Maria da Natividade Campos Padilha, de 46 anos, moradora da Vila Conceição/João de Deus. Para a formanda, foi uma oportunidade inesquecível para todos. “Trabalhava na área da educação, agora com esse curso vou poder migrar para a área da saúde, como Agente Hospitalar. Se todos os vereadores olhasse para o povo da mesma maneira que Fátima Araújo olha, o país seria bem diferente. A base de tudo é a educação. Estou muito feliz com essa oportunidade dada pela vereadora”, finalizou dona Natividade.

No curso de Agente de Portaria, a felicidade e a esperança estavam estampadas nos rosto de Anselmo Silva e Silva, de 36 anos, morador do bairro São Cristóvão, que aproveitou a oportunidade dada pela vereadora Fátima Araújo e fez o curso de qualificação profissional. “O curso para mim foi muito bom, creio que para os colegas também. Eu sempre quis fazer esse curso, mas era caro e não tinha como pagar. Aproveitei essa oportunidade e fiz. Eu já trabalhei como vigia e agora aperfeiçoei ainda mais. Essa iniciativa da vereadora Fátima Araújo é muito louvável, tudo de graça. A única coisa que gastei foi tinha de caneta, papel e sola de sapato”, finalizou muito sorridente.

Para Márcio Augusto Mota Ferreira, de 45 anos, morador do João de Deus, nunca é demais buscar novos conhecimento. “Já tinha um pouco de conhecimento na área de Agente de Portaria, mas aprimorei ainda mais com o curso. As aulas foram excelentes, o professor é de tirar o chapéu. A atitude da vereadora Fátima Araújo não tem preço, foi excelente. Através dessa iniciativa da vereadora, já estou fazendo o curso de Elétrica Predial”, destacou o formando.

O professor Darney Makson, responsável pelas aulas do curso, destacou a importância da qualificação profissional e principalmente a iniciativa da vereadora Fátima Araújo em ajudar seu povo. “Cada aluno que participou do curso saiu mais transformado, com mais esperança para o mercado de trabalho e serão profissionais diferenciados no mercado de trabalho. Nossa metodologia de ensino é justamente para quebrar barreiras de dificuldades de ingressa no mercado de trabalho, desde o preparativo técnico até a entrevista de emprego, sabendo que vão oferecer uma mão de obra diferenciada. Já a vereadora Fátima Araújo está quebrando alguns paradigmas, entra para a história mais uma vez, em trazer trabalho de fato diferente, de dar oportunidades aos moradores dos bairros, e que se tome de exemplo alguns parlamentares seguindo essa linha de ajudar o povo dando a linha, o anzol, a isca e mostrando o caminho do rio”, descreveu o professor.

A vereadora Fátima Araújo, que chegou se emocionar durante a cerimônia, destacou sua felicidade, em poder está ajudando seu povo através de cursos de capacitação, contribuindo com jovens e adultos a entrarem no mercado de trabalho. “É muito gratificante, poder ajudar as pessoas que moram nas comunidades. Primeiro agradecer à Deus pela oportunidade e principalmente pela vida. Foi a maneira que encontrei de ajudar as comunidades trazendo os cursos de qualificação de Agente Hospitalar e Portaria. Quero agradecer ao secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, que cedeu a Escola Odylo Costa Filho, para que fosse realizado esses cursos e principalmente, agradecer ao povo que acreditou em mim”, finalizou a parlamentar, que lembrou que outros cursos já estão em andamento e novos profissionais irão entrar no mercado de trabalho.

OS CURSOS DE AGENTE HOSPITALAR E PORTARIA

Cada curso reuniu aproximadamente 100 alunos e teve duração de 60 horas de carga horária. As aulas foram realizadas todos os sábados, das 18h às 21h, na Escola Odylo Costa Filho, localizada no bairro João de Deus. Foram alunos de várias idades (jovens e adultos), com destaque para dona Janete Matos, de 74 anos, que concluiu o curso de Agente Hospitalar e que residem no João de Deus e adjacências. O mercado de trabalho é amplo, mas a mão de obra qualificada está escassa na capital maranhense. Dependendo do profissional, é possível ter até 2 empregos.

Fotos Reprodução

Escola Agrícola de Bequimão realiza formatura da primeira turma

COMPARTILHE

Foi realizada, no último sábado (23), a formatura da primeira turma do curso de Técnico em Agropecuária da Escola Familiar Rural Albemirim (EFRA), que recebe alunos dos municípios de Bequimão, Alcântara e Peri-Mirim.

A construção da EFR Albemirim teve início em 2010 e os recursos foram executados por meio da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão. A construção do prédio aconteceu no assentamento do INCRA, denominado de Padre Paulo, no povoado Floresta, tendo sua conclusão em 2012.

O processo de implementação da escola, iniciou-se em 2005, após audiências envolvendo os municípios de Alcântara, Bequimão, Peri- Mirim e representantes do INCRA, que contou com os recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que tinha como delegado, na época, Zé Inácio, atualmente deputado estadual pelo PT. O presidente do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável do Litoral Ocidental Maranhense (CONSAD), João Carlos de Oliveira Lima, também atuou na mobilização de representantes do poder público, associações e a sociedade civil dos municípios beneficiados.

Em 2013, a CFR Albemirim entrou em funcionamento, atendendo 60 jovens filhos de agricultores, oferecendo o ensino médio integrado à educação técnica.

A Casa Familiar Rural Albemirim deveria ser mantida pelas prefeituras dos municípios de Alcântara, Bequimão e Peri-Mirim, mas, por 4 anos, somente o prefeito Zé Martins manteve a casa, já que os outros prefeitos simplesmente abandonaram os jovens estudantes de seus municípios.

Foram 54 alunos formados.
Compareceram ao ato solene o prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), a secretária Municipal de Educação de Peri-Mirim, Alda Regina Ribeiro Corrêa, a secretaria de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bequimão, comunidade em geral, professores, gestores e coordenadores e pais de alunos.

Fotos: Rodrigo Martins

Com Informações Blogue Jefferson Cantanhede

IBECEC forma primeira turma de Jornalistas em Pinheiro

COMPARTILHE

E1

Na noite de sexta-feira (24), foi realizada a festa de formatura da primeira turma de Comunicação Social – Jornalismo Nível Médio, na cidade de Pinheiro. O Curso foi ministrado pelo Instituto Brasileiro de Estatística, Cultura, Educação e Comunicação – IBECEC.

Dezoito alunos concluíram com êxito e agora estão com seus diplomas nas mãos e registro do Ministério do Trabalho e Emprego, tronando-se profissionais aptos para atuarem nos meios de comunicação em qualquer lugar do país. O jornalista Élbio Carvalho diretor do instituto, foi o responsável pela chegada do curso na cidade de Pinheiro proporcionando oportunidades a todos, e facilitando o acesso ao registro profissional para aqueles que já atuam nos variados meios de comunicação, e também para aqueles que ainda não atuam.

E2 E3 E4

A cerimônia que teve início as 19:30h aconteceu na sede da Academia Pinheirense de Letras Ates e Ciências – APLAC, e contou com a participação de viárias autoridades municipais como os vereadores, Enézio Vitorino, Concita, Selma Durans, Beto de Ribão e Leonardo Sá;  Major Brandão representando o Comando do 10º BPM, Wanderley presidente da CDL, Pr. Edson presidente da Associação de pastores de Pinheiro e membro da Academia de Letras, além de dezenas de convidados e familiares dos formandos.

E5 E6 E7

Dos dezoito concludentes do curso, apenas sete participaram da cerimônia de diplomação que teve como paraninfo o vereador Dr. Leonardo Sá, que deu total apoio a realização da cerimônia e recepção dos convidados no restaurante predileto no Bairro São Francisco. A turma teve como orador da cerimônia o formando Joselilson Pavão, e o juramentista  José das Graças Melo Moreira.

O diretor do IBECEC, Jornalista Elbio Carvalho, agradeceu a todos que contribuíram para que o instituto formasse mais uma turma de jornalistas no interior do estado, e afirmou que a formação da turma, trata-se de um salto importante na qualidade do jornalismo local.

E8 E9 E10

É com muita satisfação que recebi e prontamente aceitei o convite para ser paraninfo desta competente turma que hoje completa sua jornada no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Congratulo-vos pela conquista. Um dia especial para todos que aqui se encontram na celebração de uma vitória, a conclusão de uma etapa importante na jornada profissional e pessoal de cada um. Parabéns a todos estes profissionais da comunicação que tem sobre si a responsabilidade de levar a informação a todos os cidadãos”disse Dr. Leonardo Sá.

Do Blog do Vandoval

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free