casa » Archivo de Etiquetas: Festejo do Divino

Archivo de Etiquetas: Festejo do Divino

Fé e Devoção movimentam a Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara-MA

COMPARTILHE

Uma tradição secular marca uma das mais tradicionais festas religiosas do país, a Festa do Divino, em Alcântara Maranhão, preparada com pelo menos um ano de antecedência pelos moradores da cidade. Com a intenção de preservar essa expressão da identidade do povo maranhense e fortalecer o turismo da região, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, e o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; estiveram na cidade de Alcântara na última sexta-feira (26) representando o Governo do Maranhão, que mais um ano apoia o evento garantindo o cumprimento do calendário religioso e popular da cidade histórica.

Iniciada na quarta-feira (24), a festa do Divino Espírito Santo acontece durante 12 dias, enchendo as ruas antigas e os casarões de Alcântara de alegria, diversidade cultural e turistas; em especial pela peculiaridade que a distingue de outras festas, a presença marcante das caixeiras que tocam e cantam contagiando todas as pessoas que acompanham os cortejos.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, a Festa do divino Espírito Santo é um valioso patrimônio cultural e como tal precisa ser preservado e renovado. “A maravilha da festa está justamente na simbologia de cada rito e na tradição. A comunidade toda se mobiliza para a festa, passando os ensinamentos para as próximas gerações. Vamos trabalhar para preservar e difundir esse maravilhoso patrimônio do Maranhão” – garantiu.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), comemora o desenvolvimento que a festa leva para a cidade, o que é reforçado pela parceria com o Governo do Maranhão. “Em nome do povo de Alcântara agradeço ao governador Flávio Dino e toda a sua equipe, que tem colaborado muito com o nosso município. Essa parceria é fortalecida durante a Festa do Divino, que movimenta a cidade e aquece a nossa economia”, pontuou o gestor municipal.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, o festejo fortalece a tradição cultural e religiosa da cidade. “A comunidade prepara a festa e nós do poder público ajudamos na divulgação, e apoiamos todo festejo. A secretaria de cultura está apoiando desde que assumimos a gestão do município em janeiro e o prefeito Anderson tem dado todo suporte necessário para o festejo seja cada vez melhor e traga muito mais turistas para nossa cidade” – destacou Marcelina Serrão.

Até o dia 4 de junho, quando encerra o evento, Alcântara é tomada pelo clima das festividades, o que inclui a realização de missas, hasteamento de mastros, ladainhas, alvoradas das caixeiras e cortejos que percorrem ruas, ladeiras, becos e a casa dos moradores do município. Um dos pontos altos da festa acontece no salão nobre do Palácio Imperial de Alcântara, local onde é montado um altar para apresentação dos membros da corte.

A FESTA RELIGIOSA

No Maranhão, a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo. Com cortejos e rituais ricos em arte, roupas, canto, dança e culinária, a festa é acima de tudo uma experiência de resistência e força da comunidade.

As caixeiras constituem elemento imprescindível e típico da festa do Divino no Maranhão. São senhoras idosas com o encargo de tocar caixas e entoar cânticos, repetidos de cor ou improvisados, em louvor ao Divino Espírito Santo.

Originária dos colonos açorianos e seus descendentes, os festejos em Alcântara reproduzem os costumes de uma corte imperial, formada por cinco a dez ou mais crianças, na faixa etária entre 4 a 14 anos, vestidas com roupas de época, usando trajes da corte de imperadores e mordomos, com seus respectivos símbolos, como coroa, tiaras, cetro e outros.

A Festa, realizada em diversas cidades do país, acontece no domingo de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, e comemora a vinda do Espírito Santo que anunciou a ressurreição de Jesus Cristo.

 

Festa do Divino tem apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Alcântara

COMPARTILHE

Um dos mais tradicionais festejos religiosos do Maranhão, o Divino Espírito Santo, realizado pela Comunidade Alcantarense, recebeu apoio do Governo do Maranhão e da Prefeitura Local. A festa em 2017 foi iniciada na última quarta-feira (24) e se estende até o dia 4 de junho.

O recurso, de acordo com o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, traduz a preocupação do Governo do Maranhão com a preservação da cultura popular e a promoção do turismo. “Com esse investimento, garantimos a manutenção de um calendário regular de eventos culturais em nosso estado, onde valoriza e colabora com a perpetuação de um dos nossos maiores bens que é a nossa cultura, e atrai milhares de pessoas que, consigo, trazem toda uma movimentação para o turismo, gerando renda para os maranhenses”, disse o secretário.

A cidade de Alcântara será tomada pelo clima das festividades durante 12 dias, o que inclui a realização de missas, hasteamento do mastro, além dos cortejos que percorrem ruas, ladeiras, becos e a casa dos moradores do município. Um dos pontos altos da festa acontece no salão nobre do Palácio Imperial de Alcântara, local onde é montado um altar para apresentação dos membros da corte.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, o momento é de resgate das tradições do município. “Resgatamos o carnaval e vimos a cidade lotada de turistas. Estamos fazendo um festejo ao nível da população alcantarense, cheio de brilho e felicidade. Após o Divino, temos o São João e iremos fazer o melhor festejo junino da história de Alcântara” – destacou Marcelina Serrão.

Já o Prefeito de Alcântara, destacou o apoio que vem recebendo para fazer um grande festejo religioso. “Graças à Deus o Governo do Estado e o deputado Othelino Neto estão ajudando o município a fazer uma festa para ficar na história de Alcântara. A comunidade organiza e a prefeitura através de seus parceiros ajuda no planejamento e execução da festa. O resultado está ai pra todos verem, um sucesso deste a abertura” – relatou Anderson Wilker.

HISTÓRIA
A Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara é realizada desde o século XVI. A manifestação de fé e devoção – ao Espírito Santo que anunciou a ressurreição de Jesus Cristo –  celebra ainda os costumes da corte portuguesa, com personagens que representam o império. Para acontecer, são mais de mil pessoas envolvidas diretamente com a organização dos doze dias da festa. A população de entrega de Corpo & Alma e mostra sua fé através de sua manifestação religiosa.

SECULT

Sebrae e Prefeitura capacitam empreendedores em Alcântara

COMPARTILHE

Com o tema “Atender para Surpreender”, como forma de superar as expectativas dos clientes turistas na festa do Divino em Alcântara, a prefeitura, através do prefeito Anderson Wilker (PCdoB) e a secretária de Cultura e Turismo, Marcelina Serrão, firmaram uma parceria com o Sebrae, afim de melhorar ainda mais a vida dos empresários alcantarenses.

As oficinas foram ministradas pelo professor Thiago Oliveira, profissional especializado do Sebrae, em que debateu o atendimento comercial em restaurantes, pousadas, bares e demais empreendimentos da cidade. A preparação já visa o Festejo do Divino, onde a cidade histórica deverá receber milhares de turistas.

Aproximadamente 58 pessoas participaram do curso com oficinas na Igreja do Carmo, incluindo Barraqueiros, comerciantes, donos de pousadas, restaurantes e demais empreendedores que irão desenvolver suas atividades para atender o público. A prefeitura tem investido em conhecimento, para melhorar a vida da população.

Com a qualificação dos empreendedores, gera-se emprego e economia no município, já que Alcântara tem um potencial turístico muito grande. Para o festejo foram contemplados 43 barraqueiros e nove são de palha na Praça da Matriz.

Prefeito Anderson recebe Secretário Diego Galdino em seu gabinete

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), recebeu na manhã desta segunda feira (13), a visita ilustre do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, que de prontidão foi até a cidade histórica já visando a Festa do Divino.

O tema debatido entre o Prefeito Anderson Wilker, a secretária de cultura de Alcântara, Marcelina Serrão e Diego Galdino foi justamente o festejo do Divino, que vai acontecer em maio na cidade histórica. Em primeiro momento foram pré-definidas algumas ideias, que serão implantadas este ano, como forma de revitalizar o festejo e atrair o turista para a cidade.

Galdino garantiu apoio ao festejo, e definiu que a prefeitura irá administrar os recursos, como forma de geração de economia para o município, possibilitando uma ajuda bem maior aos festeiros. A confiança ao prefeito Anderson, gera credibilidade ao viabilizar os recursos para a cultura de Alcântara.

Após encontro com Diego Galdino, o prefeito Anderson juntamente com a secretária Marcelina Serrão, reuniram com os organizadores do festejo, como Sr. Moacir (Coordenador da festa), Augusto Pinheiro (Imperador), Haroldo Júnior (Mordomo Régio), Maria Pinheiro (Mãe do Imperador) e Carina Valeska (representando os mordomos baixos).

Na reunião foi detalhado qual seria a ajuda da prefeitura, e o apoio da secretaria de estado de cultura. Todas as informações foram socializadas com os festeiros, onde uma planilha foi feita com o que poderá ser gasto com a festa do Divino, e posteriormente será encaminhada ao secretário Galdino, para que o governo do estado possa viabilizar os recursos.

Dentro da planilha estão incluídos além de investimentos na cultura e turismo, divulgação do evento, para que o turista visite a cidade após o festejo do Divino. Os recursos serão destinados tanto para a parte religiosa, quanto para a linha de atrações (palco, bandas, mídias e etc).

No final da reunião, tanto o prefeito Anderson, quanto a secretária Marcelina Serrão, se colocaram a disposição dos festeiros para qualquer ajuda que venha melhorar o festejo do Divino em Alcântara.

Estiveram presentes também, Priscila Ferraz (diretora de Cultura) e Alim Ferreira (diretor de Turismo).

 

Astro ajuda de Festa do Divino de Alcântara

COMPARTILHE

ASTRO1

“Essa é a joia que posso ofertar ao festejo do Divino Espírito Santo. Se pudesse seria um recurso maior, mas é o que disponho no momento, para ajudar que esse festejo secular, deixado pelos nossos ancestrais, não caía no esquecimento por falta de apoio do poder publico” – disse o vereador de São Luís, que tirou grana do próprio bolso para ajudar.

A frase foi proferida pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PMN), ao enviar R$ 10 mil reais como ajuda para o custeio da festa do Divino Espírito Santo da cidade de Alcântara, um dos maiores eventos do calendário turístico do Estado, que este ano correu o risco de não ser realizado.

No dia 28 de abril, o vereador recebeu, em sua residência, o diretor de Cultura de Alcântara, Valdecy Onildo Coelho e Kátia Maria dos Anjos Pereira, integrante da comissão organizadora daquele festejo. Os dois  foram lhe pedir apoio para a realização do evento, que teve início no último dia 13 e se encerra na segunda-feira (25).

Valdecy e Kátia destacaram que buscaram apoio de Astro de Ogum pelo fato dele, além de ser presidente de honra da Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Estado do Maranhão (FEFCMA), se destacar como um dos maiores incentivadores culturais do Estado e pelo magro incentivo que  dado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Cultura.

Se mostrando decepcionados, Valdecy e Kátia relataram que, no dia 18 de março deste ano, representantes da Associação Cultural e Religiosa de Alcântara (Acra), estiveram reunidos com a secretária de Cultura, Ester Marques, buscando entendimentos sobre o apoio financeiro do Estado para com o festejo e foram surpreendidos com a resposta da dirigente cultural, que lhes afirmou que a festa de Alcântara não teria privilégios e que todo festejo referente ao Divino teria apoio padronizado.

“Estamos aqui, vereador lhe pedindo apoio, porque ficamos temerosos da festa não ser realizada. O festejo do Divino de Alcântara, segundo estudiosos, data do século XVIII, é a maior referência nesse segmento no Estado, é histórico pela sua própria natureza, e claro que merece um tratamento diferenciado, pela sua força e também por ser um dos movimentos de maior atração turística do Maranhão, sendo fonte gerador de renda”, assinalou Valdecy Onildo, durante a visita feita na casa do vereador.

“É  necessário se respeitar e cultivar as nossas tradições. Isso é a verdadeira cultura, despida de academicismo, porque é puramente popular. A Festa do Divino de Alcântara tem reconhecimento internacional pela sua força, pela sua beleza, pelo seu lirismo. Queria dar um suporte maior, mas não foi possível, e estou exortando a todos aqueles que se preocupam com a cultura popular do Maranhão, que não deixem essa grandiosa manifestação de cunho religioso e folclórico ser extinto”, disse Astro de Ogum.

 

Texto: Djalma Rodrigues

 

 

 

Esta matéria foi excluída por ordem Judicial

COMPARTILHE

PROCESSO400-07.2016.8.10.0064 (4032016)

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free