casa » Archivo de Etiquetas: Fernando Furtado

Archivo de Etiquetas: Fernando Furtado

MPF chama deputado Fernando Furtado na Chincha por chamar índios de veados

COMPARTILHE

Após quase um ano que o deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB) proferiu declarações que demonstravam total discriminação e desrespeito à comunidade indígena Awá-Guajá durante audiência pública em que, vale lembrar, representava o governador Flávio Dino no interior do Estado em que chamou os índios de veadinhos, o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) entrou com ação civil pública contra o parlamentar e pode doer no bolso.

De acordo com o MPF, Furtado proferiu ofensas contra os indígenas e lhes atribuiu características depreciativas e também que foi constatado que as declarações foram além de expressão de sua opinião ideológica, política ou teórica; e diretamente voltadas a depreciar e discriminar o grupo indígena.

“O deputado questionou a sexualidade dos indígenas, atribuindo-lhes a condição homossexual de forma pejorativa; deu-lhes características ridicularizantes, com palavras no diminutivo; associou o estilo de vida indígena à ociosidade, à preguiça e ao uso de drogas ilícitas, juntamente com os antropólogos que participaram da demarcação da terra, alegando que o resultado dos trabalhos seria fruto do uso de entorpecentes”, diz texto distribuído pelo órgão à imprensa.

Para o MPF, houve incitação ao ódio através de características falsas e infundadas contra a população tradicional, causando um dano moral coletivo aos indígenas.

Devido a isso, o órgão pede que o deputado pague indenização no valor de R$ 1 milhão de reais pelo dano gerado pela discriminação à comunidade Awá. Para isso, Fernando vai ter que vender muita Piaba para juntar essa grana.

O valor deverá ser destinado aos indígenas através da Fundação Nacional do Índio (Funai), a quem caberá a gestão dos recursos.

Além da indenização, o comunista deverá se retratar pelas ofensas através de divulgação nos meios de comunicação locais, especialmente na região onde ocorreu a audiência pública, de modo a alcançar os participantes do ato. A divulgação deve ser paga com recursos próprios.

A ação foi resultado de denúncias feitas pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cáritas Brasileira – Regional do Maranhão, Comissão Pastoral da Terra-Regional Maranhão e Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz.

G1/MA

Fernando Furtado: Do céu ao inferno

COMPARTILHE

O deputado estadual, Fernando Furtado (PCdoB), que calado seria um poeta, perdeu a chance de ficar em silencio, ao subiu no palanque no interior do estado para falar bobagens, quando chamou índios de veados, disse que Juízes do Maranhão são vendedores de sentenças, e além dessas babaquices, Furtado ainda cometeu outras trapalhadas, que lhe renderam o prêmio de Maior racista do planeta, sendo destacado na mídia internacional.

Fernando Furtado, que mesmo sendo representante do povo e ao mesmo tempo, tem ódio do povão, está entre os protegidos do governador Flávio Dino (PCdoB), e mereceu atenção especial do programa jornalístico da Rede Globo “Hora Hum” levado ao ar toda manhã cedo, em rede internacional. Sem argumentos para se defender, Furtado passou a elogiar os mesmos que ele havia criticado e discriminado durante pronunciamento no interior.

Após uma matéria direto de Jerusalém, o repórter Rodrigues Alvarez, falou do título que Furtado ganhou de maior racista de 2015 e encerrou a reportagem dizendo que o parlamentar maranhense deu mais um motivo para os brasileiros se orgulharem de políticos, como esse, eleito pelo povo, mas que odeia povo.

Fernando Furtado espera a resolução de um processo que tramita na comissão de justiça e ética da Assembleia, para cassação do deputado racista. Pior que nada vai adiantar!

 

Fernando Furtado é empossado na Assembleia Legislativa

COMPARTILHE

FF

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão empossou, na sessão desta segunda-feira (23), o deputado  Fernando Furtado (PCdoB) que como marinheiro de primeira viagem, tentou imitar o ex-deputado Vila Nova. O novo parlamentar assumiu a vaga do deputado licenciado Bira do Pindaré (PSB) que deixou a assembleia para assumir uma secretaria estadual. Em seu primeiro pronunciamento, ele fez agradecimentos e disse que uma das bandeiras que vai defender na Casa será a dos pescadores. Também pudera! Furtado surgiu do nada após se envolver com Colônia de Pescadores, que no Maranhão, foi a maior fonte de renda para políticos desonestos.

“Eu estou muito satisfeito em ter conseguido, depois de muita luta, chegar ao Legislativo estadual. Como membro do PCdoB espero honrar os compromissos e fazer com que a gente possa, junto com o Governo do Estado, melhorar a qualidade de vida do nosso povo e tirar o nosso Estado do atraso. È uma luta muito grande. E eu, como sindicalista, como membro da CTB nacional, CTB estadual, dirigente sindical, me sinto na obrigação de representar todos os trabalhadores e trabalhadoras do meu estado” – enfatizou Fernando Furtando. O deputado, só esqueceu de falar, que enquanto ele enriqueceu absurdamente, os pescadores que diz representar, continuam roendo os pés com as mãos.

PESCADORES

Ao ressaltar que os pescadores maranhenses estão à deriva, o deputado Fernando Furtado disse que o Estado do Maranhão precisa criar condições para que o setor decole economicamente, a exemplo do que acontece em países da Europa e da América Latina que vivem, fundamentalmente, da pesca. Ele também frisou que o Maranhão, que possui o segundo maior litoral e a maior reserva de manguezal em áreas contínuas do mundo, não consegue fazer com que a cadeia produtiva da pesca tenha uma vida mais digna. Fernando Furtado só esqueceu, que na Europa não tem políticos canalhas, que “Comem” o dinheiro do pobre, falsificam documentos de pescadores e ficam com a grana. E se os pescadores do Maranhão estão a deriva, Furtado tem uma grande parcela de culpa e agora quer posar de santinho.

“Essa será minha bandeira, a minha luta aqui dentro desta Casa, com o objetivo de garantir a esses companheiros e companheiras uma vida mais digna, uma vida mais saudável. Vai ser uma luta muito árdua, mas, espero, junto com os meus pares, sentar e construir um grande projeto para que esses companheiros saiam da situação em que vivem hoje” – frisou o deputado.

Parece até engraçado o discurso de um homem quando fala algo e faz tudo diferente. Como sindicalista teve a oportunidade de ajudar esses mesmos pescadores, mas não quis. O certo mesmo, é que vários políticos, inclusive Furtado, encontraram na pesca uma maneira de ficarem ricos ilícitos. Ninguém diz que vai defender o agricultor, afinal não tem “seguro defeso”. O cara chega a assembleia de chapéu, com se esse fosse o símbolo de um trabalhador. Nunca usou um chapéu na vida e agora se mostra defensor. É muita babaquice de um homem só!

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free