casa » Archivo de Etiquetas: Feira

Archivo de Etiquetas: Feira

Prefeitura de Alcântara realiza primeira Feira da Agricultura Familiar

COMPARTILHE

Fomentar a Agriculta Familiar no município de Alcântara, tem sido uma preocupação da atual gestão desde janeiro de 2017, quando o prefeito Anderson Wilker assumiu a administração municipal. No primeiro ano foram entregues 7 toneladas de sementes, incluindo arroz, feijão e milho. Já este ano, o número aumentou para 12 toneladas, o que tem melhorado bastante a produção agrícola no município. Para 2019 o plano é aumentar ainda mais a distribuição de sementes.

Imagem do prefeito Anderson Wilker durante entrega de sementes aos agricultores no início do ano

Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura tem dado todo apoio técnico aos agricultores com profissionais altamente qualificados, que levam instruções técnica e manejo aos produtores rurais. O resultado tem sido valioso, já que a produção aumentou bastante em relação aos anos anteriores.

Para valorizar ainda mais os agricultores familiares de Alcântara, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou no último sábado (21) a primeira Feira Itinerante da Agricultura Familiar na comunidade de Mocajituba. A ação contou com a parceria da Associação de Mulheres de Mocajituba e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial.

Durante a ação houve palestras para os agricultores que tiraram suas dúvidas sobre vários temas que envolvem a Agricultura Familiar, meio de sustento de grande parte da população alcantarense.

Agricultores de aproximadamente 20 comunidades da região tiveram a oportunidade de expor seus produtos da agricultura, como milho, farinha, feijão, tapioca, hortaliças, verduras, legumes, galinha, ovos, azeite de babaçu, limão, tanja e outros produtos.

Fotos: Reprodução

 

Feira Cultural e Ambiental traz o tema dos Recursos Hídricos para a Escola e Comunidade Bequimãoense

COMPARTILHE

Preservar o Meio Ambiente tornou-se uma meta no município de Bequimão, desde 2013. Durante a Semana Municipal de Meio Ambiente de 2018, várias atividades e ações foram realizadas pelo poder público municipal e a comunidade bequimãoense. Baseado nesse contexto programático, a I Feira Cultural e Ambiental da Escola Protázia Rodrigues Soares, localizada na comunidade Barroso, colocou em cena a discussão sobre o tema dos recursos hídricos, dando ênfase a questão dos impactos ambientais e da revitalização do Rio Verde ou Rio do Barroso, como é conhecido na região.

Organizada a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) e a Escola Municipal Protázia Rodrigues Soares, a ação envolveu técnicos, diretores, professores, alunos e comunidade. O resultado foi a satisfação de ver todo mundo envolvido com o tema.

Com o Lema “Revitalização do Rio Verde: a Escola abraça essa causa”, a I Feira Cultural e Ambiental movimentou a Escola fundamental do Barroso, trazendo para a sala de aula a questão da água, dos rios, nascentes e demais fontes de água. Trabalhada na programação de forma lúdica (dramatizações, paródias), através de documentários em vídeo e exposições fotográficas que contavam e demonstravam a importância do Rio do Barroso para várias gerações, inclusive a atual.

Maquetes e miniaturas que contavam a história do rio no seu auge, e os impactos atuais, e a exposição de plantas nativas que formam a mata ciliar do rio, transformou a sala de aula numa “pequena floresta”. Tudo isto, seguido das explicações dos alunos aos visitantes da Feira.

Na programação também foi realizada a entrega dos prêmios aos primeiros colocados do I Concurso de Redação  que teve como tema:“Degradação do Rio Verde: Como combate-la e contribuir com a revitalização do rio”, que ocorreu no último dia 20 de maio, com a participação massiva dos alunos.

A vencedora no segmento (3º ao 5º ano), foi Ana Luíza Pereira Pinheiro. Já do (6º ao 9º ano) foi Brenda Rafaela Pereira Boaes, que receberam os tablets oferecidos pela Secretaria de Meio Ambiente  com muita emoção, seguido de agradecimentos a escola e as famílias.

No Encerramento a cultura popular aflorou o espaço educativo, e o som ecoou com tambor de crioula que alegrou a todos nos cantos e nas danças, que resgatam a cultura Afro e seu respeito ao meio ambiente.

Para a  Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares, o evento mostrou a importância de educar para revitalizar. “É importante o Programa municipal de revitalização dos recursos hídricos, pois trata de um recurso imprescindível ao bem estar e a vida da população. Quero agradecer a parceria da Escola na realização de várias ações e também, aos esforços de nossa equipe de trabalho (José Manoel, Rosiney Góes e Edmilson Pinheiro) que trabalharam incansavelmente para realização do concurso e da feira”, destacou.

Participaram representando o poder público municipal, os secretários Aristides França (Educação), Sidney Bouéres (Sáude), Josmael Castro (Assistência Social), Ana Cleia (coordenação municipal de educação no campo), Wanderson Farias (psicólogo do CREAS), os vereadores Jorge Filho e Professor Zeca, e diretores do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores Familiares e Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM).

Texto: Edimilson Pinheiro

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO (AQUI…)

Prefeito Zé Martins prestigia segundo dia do Tech Nordeste promovido pelo Sebrae/MA

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), participou do segundo dia do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentáveis para o Desenvolvimento da Região Nordeste (Tech Nordeste), promovido pelo Sebrae/MA. Nesta quinta-feira (17), ele visitou vários estandes, acompanhado pelo superintendente do Sebrae, João Martins, que também é bequimãoense. O prefeito conheceu experiências inovadoras e empreendimentos sustentáveis.

O Sebrae no Maranhão e o Sistema Sebrae no Nordeste comemoram os números do evento. Somente no primeiro dia, mais de 1.500 pessoas participaram das atividades do Tech Nordeste, que prossegue até às 21h, desta esta sexta-feira (18), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, com entrada franca.

As palestras com a temática de inovação tecnológica são as que mais têm atraído o público. Exemplo foi a apresentação da empresa Infortask, uma startup maranhense que se propõe a mudar a forma como as empresas administram suas atividades operacionais, trazendo a proposta de revolucionar o mercado com solução para atividades corriqueiras e pontuais das empresas.

ze1-tecze1-tec

“A gente tem uma solução simples e acessível ao mercado e o grande diferencial da ferramenta é o fácil manuseio”, destacou Fernando Neto, do setor de marketing da startup, salientando que esse é um dos grandes diferenciais oferecidos pela Infortask – que possui versão para aplicativos iOS e Android. “Já estamos com mais de 2.000 empresas cadastradas no Brasil e mais de 5.000 usuários. Recentemente, atingimos a marca de 100.000 atividades gerenciadas através do sistema e clientes espalhados por todo o país. A nossa meta agora é duplicar a nossa base de clientes”.

Para o empresário, Alan Dutra, da ADA Soluções em Tecnologias, muitos empresários participaram da palestra buscando soluções práticas para problemas do dia a dia em sua empresa. “Trabalhamos com escritórios de contabilidades onde existe inúmeras tarefas corriqueiras e, muitas vezes, nos perdemos em meio a tantas atividades. Temos um software para gerenciar essas tarefas, contudo, acredito que esta solução apresentada pela Infortask é bem mais simples e poderá nos ajudar muito mais, facilitando a realização desse gerenciamento dentro da empresa”, observou o empresário.

Em fevereiro deste ano, a startup maranhense venceu a edição do “Conte a sua história”, competição promovida pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN), em São Paulo, durante o evento da Campus Party. Segundo matéria publicada na revista em março deste ano, a solução foi considerada “a mais promissora entre os empreendedores por já ter um modelo de negócios consistente e clientes que usam a plataforma”.

SOBRE O EVENTO

O Tech Nordeste tem como objetivo criar um espaço referencial de geração e difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na região Nordeste, para a construção de conteúdos qualitativos e soluções aplicáveis ao dia a dia dos pequenos negócios e da sociedade nordestina.

No total, o evento terá 61 ações entre workshops, palestras, minicursos, painéis, conferências, mostra de trabalhos científicos, protótipos e projetos, entre outras ações, em um espaço com 18 quiosques, 16 estandes, cinco salas, auditórios e uma arena para talks shows.

O Tech Nordeste tem o apoio do Senai, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emap, TVN, Enova, Infortask, Hack São Luís, Fapema, Embrapa, Ufma, Uema, Ifma, Faculdade Pitágoras e Faema.

 

Feira movimenta Bequimão

COMPARTILHE

#Texto de Assessoria#

BQ5

Venda de produtos dos agricultores familiares, serviços de saúde, cabeleireiro e manicure, orientações nutricionais foram os serviços prestados. No último sábado (20), o município de Bequimão ficou movimentado com a 3ª Ação dos Idosos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e 1ª Feira da Agricultura Familiar, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão e Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Medias Empresas (INAPEM).

BQ2BQ2.1

Na avenida que fica em frente ao sindicato, foram montadas barracas para exposição e comercialização do que é produzido em comunidades rurais bequimoenses. Os produtores foram divididos em nove delegacias sindicais e cada um levou aquilo que produz de melhor. Houve barracas de mandioca, banana, farinha, peixe, caprinos, frangos, além de lanches e artesanato.

BQ5BQ4

A venda foi boa e agradou a população de Bequimão, que conheceu mais o trabalho dos pequenos produtores do município. O que sobrou foi comprado pela Prefeitura. “Cada vez mais, damos apoio à agropecuária local. Neste ano, aderimos ao Programa de Aquisição de Alimentos, que garante a compra do que é produzido na agricultura familiar para a merenda escolar”, destacou o prefeito Zé Martins.

BQ1BQ8

Aproximadamente 95% dos agricultores que participaram da feira, recebem assistência técnica pelo INAPEM. São 7 técnicos e uma engenheira agrônoma desenvolvendo esse trabalho. “Estimulamos o próprio agricultor a tirar seu produto da roça e levar para a feira. Eliminamos o atravessador, como forma de os produtores ganharem mais”, explicou a agrônoma Athyla Gabrielle, que coordena o trabalho.

BQ3 BQ6BQ7

 

AÇÃO DOS IDOSOS:

Foi à terceira vez que o STTR realizou a ação voltada à melhor idade, em comemoração ao Dia do Idoso. Com o apoio da médica Marília Martins, foram feitos exames de colo do útero. Teve ainda oftalmologista, teste de glicemia, verificação da pressão arterial e palestra com nutricionista. Quem participou da ação pode também cortar cabelo, fazer as unhas e cuidar da pele, com esteticistas.

BQB1BQBBQB2

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free