casa » Archivo de Etiquetas: Fábio Câmara

Archivo de Etiquetas: Fábio Câmara

Titio Fábio agora é 12?

COMPARTILHE

O assunto mais comentado esta semana nos tabuleiros da política maranhense foi a declaração do ex-vereador Fábio Câmara (MDB) ao pré-candidato ao senado, deputado Weverton Rocha (PDT). A declaração de Titio Fábio chegou como um foguete na cidade de Bacabal e caiu na porta da casa do senador João Alberto, considerado padrinho político de Câmara. Nos corredores e rodas de conversas, um assunto veio à tona novamente. Para muitos que ainda lembram de uma suposta compra de Titio Fábio no segundo turno das eleições de 2016, a declaração pode está embutida na negociação. Só que eu nunca acreditei nessa hipótese.

Desde que assumiu a cadeira de vereador na Câmara Municipal de São Luís, Titio Fábio criou ódio da gestão de Edivaldo Jr e muito mais que fazia parte da dela. Foi o maior crítico que o prefeito Edivaldo Holanda Jr teve em 4 anos de gestão no legislativo ludovicense. Criador do bordão em alusão ao prefeito que ficou batizado de EDH, Fábio chegou a falar em seus pronunciamento que Edivaldo vivia às margens da lei, e o chamou de marginal. Fábio é polêmico por natureza e muita das vezes vencia batalhas sozinho na Câmara.

Só que sua fama como político em 4 anos foi de polêmico, mas pouco foi aproveitada. Em 2014 o então vereador Fábio Câmara inventou que seria candidato a deputado. Peitou seu tutor Ricardo Murad e foi, mas não conseguiu vencer. Em 2016 foi candidato a prefeito de São Luís e protagonizou a campanha mais fria da política maranhense, mostrando que todo aquele discurso no plenário da Câmara não valia mais nada. A derrota foi acachapante, o que culminou com um “desaparecimento” de Titio Fábio no segundo turno.

Depois de uma ano Titio Fábio aparece fazendo declarações comprometedoras e pode virar 12 ainda este ano. Como política é um jogo, Fábio Câmara já deve ter sido apresentado ao presidente do clube dos 12 e aguarda apenas uma ordem para vestir a camisa e ser apresentado aos torcedores como reforço para a temporada 2018. Só ninguém vai entender é como o “inimigo” vai poder comer na mesma mesa daqui para frente. Mas isso se chama política!

Fábio Câmara que não tem nada de besta, já mostrou que é um jovem inteligente, sempre se declarava que havia iniciado no MDB como zelador, mas foi ganhando moral e credibilidade aos poucos até chegar ao cargo de parlamentar. Agora após sua declaração, Weverton que também é passado na casca do alho, já fez o convite de filiação para Tio Fábio e garantiu legenda para ser candidato a deputado estadual. É uma forma de começar bem em outro partido, evitando a vassoura novamente.

OPÇÃO DO TIO FÁBIO

Se declarar para Weverton Rocha pode ter vários motivos: optar por um candidato jovem ao senado, voltar à mídia através de suas declarações polêmicas ou mesmo ser uma opção de PDT para deputado, aproveitar a janela de transferência de sair de seu grupo ou até mesmo fazendo um jogo de valorização de passe. Mesmo Weverton sendo uma aposta do partido e do Palácio dos Leões, Fábio pode está dando mais um chute errado e se afundando ainda mais na política. O certo mesmo é que se for verdade, tanto Rocha, quanto Câmara, estarão mostrando que coragem não ficou para qualquer um. É aguardar para ver os próximos capítulos.

 

O dia-a-dia da Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE

#Água de Qualidade#

Câmara faz audiência pública para tratar sobre a qualidade da água

Preocupada com a qualidade da água vendida em garrafões,em diversos pontos de São Luis, a Câmara Municipal aprovou no 23 dia novembro, o requerimento de autoria do vereador Marquinhos (DEM), que solicita uma audiência pública para discutir com órgãos de direitos do consumidor, vigilâncias sanitárias, e distribuidoras de água engarrafada e transportadas em carros pipa, a procedência e testificação da água contida nos garrafões, assim, como águas fornecidas em carros pipa. O vereador acredita que, a forma como esses produtos chegam ao consumidor, causa desconfianças, devido à qualidade externa dos garrafões e a maneira que esses vasilhames são postos à venda.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e percebendo a urgência da audiência, a presidência da casa, definiu uma data, ainda este ano para a referida audiência, que acontecerá dia 11 de dezembro, às 10h no plenário Simão Estácio da Silveira.

Os vereadores Ricardo Diniz e Nato Sena, pediram um aditivo no requerimento e parabenizaram o vereador Marquinhos pela determinação em trazer um assunto que envolve toda a população de São Luis, uma vez que, o produto se torna indispensável ao consumo humano.

Texto: Flávio Chocolate

 —————————————————————–

#Saúde de Qualidade#

Secretaria de Saúde garante reforma de Hospital a pedido da vereadora Eidimar Gomes 

A secretária Municipal da Saúde, Helena Duailibe (PMDB) confirmou à vereadora Eidimar Gomes (PSDB), durante audiência na SEMUS, reforma e ampliação do Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, localizado no bairro do Anjo da Guarda.

A garantia de melhorias ocorreu depois de a vereadora ter solicitado à secretária Helena Duailibe a recuperação e ampliação da unidade de saúde que se encontra em péssimas condições de funcionamento e atendimento dos usuários que, segundo a tucana, vem causando transtornos a toda população do eixo Itaqui-Bacanga.

De acordo com a secretária, o projeto de reforma e ampliação que é um atende ao pedido da vereadora aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, será feito por meio de parceria entre a Prefeitura e a empresa Vale.

— As obras de reforma e ampliação serão feitas em parceria com a empresa Vale e devem ter inicio até  o fim do mês de dezembro de 2015 — declarou Helena.

De acordo com dona Eidimar, como é mais conhecida, a falta de infraestrutura compromete o atendimento e a qualidade do serviço prestado ao cidadão.

— Entendo que a saúde é imprescindível. E saúde de qualidade é direito constitucional do cidadão e merece atenção do Poder Público em quaisquer esferas — frisou a parlamentar que parabenizou ainda a secretária Helena Duailibe pela parceria com Vale, para viabilizar o projeto de reforma e ampliação do Centro de Saúde.

 

Texto: Dalvana Mendes

 ———————————————————–

#Contra o Errado#

Vereador critica emenda que concede Permissão de placas aos “carros-lotação”

 

O vereador Fábio Câmara (PMDB) criticou ontem uma emenda à Lei nº 402, de 28 de maio de 2015, promulgada pela Câmara de São Luís, que concede a permissão de 180 placas de táxi, destinados aos detentores de “carros-lotação” da área Itaqui-Bacanga. O parlamentar alertou que a aprovação da proposta é algo desleal, pois, segundo ele, transforma os trabalhadores do transporte clandestino em taxistas.

— A aprovação de 180 placas para os detentores de ‘carro-lotação’ é um contrassenso total. O que está sendo proposto aqui, além de um erro e um crime, é algo desleal aos taxistas que exercem sua profissão dentro da legislação em vigor, — afirmou.

Fábio Câmara, que é presidente da Comissão de Transporte, disse ainda que não é contra o trabalho dos detentores de “carros-lotação”, mas afirmou que não poderia concordar com a matéria que estava em votação por entender que não era de competência da Câmara.

— Não sou contra os trabalhadores dos ‘carrinhos’, mas não posso concordar com isso. A Câmara Municipal não tem competência de regulamentar profissão. Esse assunto cabe ao Congresso Nacional. O que temos de fazer é propor leis municipais especificas para resolver o problema do transporte clandestino, — declarou.

O peemedebista encerrou seu pronunciamento destacando que tanto a Câmara quanto a Prefeitura não têm o direito dar a coisa pública. Segundo ele, no máximo que pode ser feito em relação a isso é dar uma autorização para a realização de uma licitação.

— Volto a repetir: a Câmara cometeu um grande erro quando fez isso. No máximo que a Casa poderia fazer é dar autorização para a licitação do transporte. Uma placa de táxi hoje custa aproximadamente R$ 40 mil agora imagina quanto custa 180 placas? Nós tínhamos que ter critérios. Placa de táxi é para os taxistas e defensores, — concluiu.

E MAIS:

A Lei nº 402, promulgada pela Câmara de São Luís, no dia 28 de maio de 2015 teve sua redação alterada com a aprovação de duas emendas: uma de autoria do vereador Osmar Filho (PDT) que beneficia os detentores de “carros-lotação” com 180 placas de táxi e outra proposta pelo vereador Marlon Garcia (PTdoB) que visa regularizar a situação de 10 taxistas que estão trabalhando através de liminares da justiça.

O QUE DIZ A LEI?

No ano de 2011, foi sancionada a Lei nº 12.468 que regulamenta a profissão de taxistas.  Ela define os direitos e deveres destes profissionais com o objetivo de promover maior estabilidade profissional aos taxistas e segurança aos funcionários. Além da habilitação para conduzir veículo automotor, em uma das categorias B, C, D ou E, eles deverão fazer cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos e ter certificação específica para exercer a profissão, emitida pelo órgão competente da localidade da prestação do serviço. A legislação também garante aos profissionais, inscrição como segurado do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), ainda que exerça a profissão na condição de taxista autônomo, taxista auxiliar de condutor autônomo ou taxista locatário; e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), para o profissional taxista empregado. Os veículos deverão contar com as características exigidas pelas autoridades de trânsito.

COMO IDENTIFICAR?   
Para fugir dos táxis piratas, os passageiros devem estar atentos a algumas características do veículo. São elas:

– Placa: tem que ser vermelha, com as letras e os números em branco;

– Selo do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas): fica colado no vidro dianteiro, com o ano da aferição e o número de identificação;

– Selo do órgão local (geralmente, a Secretaria Municipal de Transportes Lei nº 12.468 – inciso IV do artigo 3°): colado no vidro dianteiro, mostra que o táxi está regular na prefeitura;

– Identificação: o cartão de identificação deve ficar em local de fácil visualização, com a foto e os dados do motorista;

– Taxímetro: tem que ter um lacre do órgão local competente, mostrando que não houve adulteração, e o selo do Inmetro;

– Bigurrilho: os veículos devem ter a sinalização no teto. Se estiver acesa, o táxi está vazio. Se estiver piscando, ele não está disponível, mesmo que esteja sem passageiro.

Texto: Isaias Rocha

Ivaldo Rodrigues encurrala Fábio Câmara em Audiência Pública

COMPARTILHE

O vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT), mostrou hoje (7) em audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de São Luís, que não está atoa no terceiro mandato como parlamentar ludovicense. Durante a audiência, vários parlamentares usaram a tribuna do plenário e apenas Fábio Câmara tirou Ivaldo Rodrigues do sério. Em um discurso infundado, segundo o pedetista, Fábio Câmara acusou a Secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, de simplesmente acabar com a saúde de São Luís. Ao usar a fala pouco mais de 4 minutos por questão de ordem, Ivaldo Rodrigues encurralou o vereador do PMDB.

“Vereador Fábio Câmara o senhor está equivocado. A Drª Helena é uma das mulheres mais sérias que temos nesta cidade e tem se dedicado 24 horas para que nossa saúde seja cada dia melhor. Muito pelo contrário, quem sucateou a saúde de nossa cidade foi o Secretário Ricardo Murad e que o senhor conhece muito bem e fez parte da gestão. A cidade de São Luís foi humilhada e excluída da planilha de seu Secretário. Não admito as falsas acusações do vereador Fábio Câmara, que não tem moral pra falar de Saúde, quando foi protegido e protetor do ex-secretário de saúde do estado, Ricardo Murad, “Sucateou” a saúde estadual e isso o senhor não fala”, destacou o vereador Ivaldo que deixou Fábio Câmara sem adjetivos.

Em outro momento, o clima também esquentou, quando o governo municipal era bombardeado pela oposição com o mesmo discurso decoreba. O vice-líder do governo na Câmara, Ivaldo Rodrigues, mais uma vez não deixou barato e rebateu com categoria. O tema era saúde de São Luís, mas uma declaração inesperada da vereadora Rose Sales (PV), que sonha em ser prefeita de São Luis, levou a outro debate forte. Rose Sales insinuou que “A secretaria de Comunicação de São Luís”, não deveria contar com orçamento e para a vereadora, deveria ser extinta.

Ao ouvir a crítica de Rose Sales, o vereador Ivaldo que estava inspirado nesta quarta feira (7), rebateu de imediato a declaração. “A Rose Sales quer acabar com a secretaria de Comunicação, isso é o que ela vai fazer se for eleita prefeita numa capital com mais de um milhão de habitantes, isso é impossível”, disse o vereador pedetista. Ivaldo Rodrigues ainda alegou, que Rose não estaria informada ao tema da Audiência da Lei de Responsabilidade Fiscal, referente à prestação de contas da pasta da Saúde, que tem a frente a secretária Helena Duailibe. Em meio a protestos da oposição, representada pelos vereadores Rose Sales (PV), e Fábio Câmara (PMDB), o presidente Astro de Ogum, pediu aos parlamentares que mantivessem o nível do debate, na tentativa de acalmar os ânimos.

 

 

Três vereadores da capital serão homenageados por suas atuações

COMPARTILHE

MMMMM

Os vereadores Astro de Ogum (PMN), Rose Sales (PP) e Fábio Câmara (PMDB) receberão o prêmio de vereadores mais atuantes da atual legislatura concedido pelo Instituto Tiradentes, com sede em Viçosa, Minas Gerais.

A “Medalha Tiradentes – Colar de Ouro” é conferida aos parlamentares mais atuantes do país. A pré-seleção ocorre em toda Região Norte e Nordeste mediante pesquisa de opinião pública realizada, por amostragem, via consultas telefônicas junto aos moradores.

O levantamento realizado entre os dias 20 de abril e 05 de maio deste ano, usou o “Sistema Sentio”, no qual há o nome de todos os vereadores do município e o cidadão escolhe os que ele considera os mais atuantes pela tecla do telefone.

Com o resultado da pesquisa, os três parlamentares ludocivicenses estão inclusos no rol de homenageados com a Láurea, que será entregue em sessão solene durante 92º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores e Procuradores Jurídicos que será realizado nos dias 12 e 13 de junho, no Auditório do Belém Soft Hotel, na cidade de Belém (PA).

Na consulta espontânea, os vereadores lideram uma lista com mais de 30 nomes. E os percentuais, nesse caso, são elevados. Astro de Ogum aparece com 565 votos; Rose Sales obteve 432 votos e Fábio Câmara recebeu 356 votos.

“Este é um reconhecimento valioso do trabalho que realizamos na Câmara em favor da população de São Luís. É gratificante receber o prêmio que valoriza estas ações. Confesso que tenho muitos objetivos que visam desenvolver nossa cidade e garanto que estou só no começo”, afirmou Astro de Ogum.

O vereador Fábio Câmara destacou a importância do prêmio. “O resultado da pesquisa mostra que estamos no caminho certo. Estou feliz pelo reconhecimento da população quanto à nossa atuação na Câmara. Espero continuar trabalhando no intuito de honrar ainda mais essa conquista”, declarou o peemedebista.

A vereadora Rose Sales também disse estar lisonjeada com o reconhecimento por parte da população. “Tenho procurado trabalhar cumprindo o cronograma de tudo que preguei em campanha, fiscalizando, criando leis e buscando melhorias para atender os anseios da nossa população da melhor forma possível”, revelou a vereadora.

E MAIS:

SISTEMA SENTIO DE PESQUISA

Sentio é um software seguro que realiza pesquisas por telefones, por meio de perguntas junto aos eleitores dos municípios com os nomes de todos os vereadores em ordem alfabética com o seguinte questionamento: “o Instituto Tiradentes esta realizando pesquisa popular para saber qual é o vereador mais atuante da sua cidade”. Ao atender a chamada o cidadão vai ouvir uma mensagem solicitando que ele escolha pela tecla do telefone uma das alternativas mencionadas. Após o procedimento é feita a identificação do parlamentar atuante.

Para realizar a enquete, o Instituto Tiradentes, possui um banco de dado com mais de 120 milhões de telefones de todos Brasil dependendo da quantidade de habitantes de cada cidade probabilidade proporcional ao tamanho – IBGE são sorteados pelo computado setenta a mil e quinhentos números de telefones para fazer parte da pesquisa, objetivo sempre que em diferentes dias e horários da semana, incluindo sábado e o período noturno.

Texto: Isaias Rocha

 

Vereador quer informações sobre o endividamento da Prefeitura

COMPARTILHE

FC

O vereador Fábio Câmara (PMDB) apresentou requerimento solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e ao Secretário Municipal de Fazenda (Semfaz), Raimundo José Rodrigues do Nascimento, que encaminhe à Câmara Municipal de São Luís, informações do endividamento público da Prefeitura com o governo federal e instituições financeiras (bancos públicos e privados).

No requerimento que será apreciado pela Câmara, nesta segunda-feira (04), o peemedebista solicita que seja encaminhada a planilha detalhada com data e valor do empréstimo, nome da instituição financeira, prazo da contratação, garantia oferecida, total já empenhado e pago, constando nome da respectiva empresa e qual finalidade de cada um dos recursos.

“Precisamos saber o tamanho exato das dívidas da Prefeitura. Essas informações são necessárias para ampliar os debates sobre matérias que tratam de questões orçamentárias nesta Casa. Peço ao prefeito [Edivaldo Júnior] que informe esta augusta Casa Legislativa, de quanto é o real endividamento público da capital maranhense e em quanto importa o pagamento mensal destas dívidas”,  declarou o vereador ao propor a preposição.

RELATÓRIO DO BANCO CENTRAL

Líder da oposição na Casa, Fábio Câmara afirmou ainda que dados obtidos junto ao cadastro de Endividamento de Estados e Municípios, do Banco Central (Bacen), mostram que as dívidas da Prefeitura de São Luís com o governo federal e instituições financeiras (bancos públicos e privados) somam mais de R$ 37.017.350,02. Até o mês de dezembro de 2013, a Administração Direta devia sozinha R$ 28.468.412,86 (vinte e oito milhões, quatrocentos e sessenta e oito mil, quatrocentos e doze reais e oitenta e seis centavos).

“O que está posto no relatório do Bacen é preocupante. Como não sabemos qual a capacidade de endividamento do Município, resolvemos cobrar informações sobre o assunto do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e do Secretário Municipal de Fazenda (Semfaz), Raimundo José Rodrigues do Nascimento”, concluiu.

 

Texto: Isaías Rocha

 

Câmara diz que oito empresas de ônibus não renovaram frota

COMPARTILHE

FC

O vereador Fábio Câmara (PMDB), presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Luís, usou a tribuna do Plenário, nesta quarta-feira (1º/04), para dizer que das 24 empresas que operam no sistema de transporte da Região Metropolitana de São Luís, apenas 16 compraram ônibus novos.

Durante pronunciamento, o parlamentar afirmou que protocolou oficio, no Sindicato das Empresas de Transportes de São Luís (SET), solicitando do presidente José Luiz de Oliveira Medeiros, informações sobre a relação das empresas que operam no Sistema Urbano de Transporte e a planilha dos ônibus já apresentados da lista dos 250 novos veículos por empresa e por número de veículo.

“As informações que obtive [junto ao SET] demonstram que o plano para renovar a frota fracassou e, depois de vários prazos para apresentação dos novos ônibus, constatei que das 24 empresas que operam no sistema de transporte, apenas 16 compraram ônibus novos e oito viações ainda não conseguiram viabilizar a troca de veículos em circulação”, declarou o parlamentar.

Fábio disse que desde o mês de fevereiro já vinha alertando sobre o risco de um reajuste nas tarifas do transporte público na Capital. Ele disse ainda que, embora a Prefeitura anuncie a entrega dos ônibus, o Município não arcou com qualquer valor para a compra dos veículos, que foram exigidos pelo Ministério Público, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

“Mesmo sem ter comprado um único ônibus, o prefeito Edivaldo Júnior, resolveu fazer festa para entregar 124 novos coletivos comprados com dinheiro dos próprios empresários que mais tarde o povo saberia quem pagaria pela compra dos veículos. Quando o prefeito participava da cerimônia, eu fazia um alerta para o aumento nas tarifas do transporte. Cheguei a desafiar o prefeito a dar garantias à população de que não iria haver alteração nas tarifas. No entanto, o que se comprovou, na prática, o que eu já denunciava há meses na minha rede social: o prefeito [Edivaldo Júnior] está mesmo é do lado dos empresários e contra o povo”, afirmou.

Segundo o peemedebista, da lista de 250, apenas 227 foram adquiridos até o dia 11 de março, restando 23 para que o acordo possa ser cumprido em sua totalidade. A empresa São Benedito que beneficia os usuários do São Francisco e Calhau consta na lista das viações que ainda não colocou nas ruas novos veículos. A empresa possui uma das maiores demandas que são nos fins de semanas por que opera nas praias da Ponta D’Areia e Calhau.

Além da São Benedito, a Viação São Marcos, que atende ao bairro do Funil; Expresso Tapajós, que atua na área da Cidade Operária e BR-135; Transporte Litoral, que atua em municípios da grande São Luís, são algumas das empresas que não foram contempladas com um único veiculo para renovar suas frotas antigas.

“A prefeitura lançou uma propaganda na TV dizendo que sistema melhorou com os novos ônibus. Como melhorou se as empresas que atuam na região das praias da capital não foram contempladas com aquisição dos novos veículos?”, questionou o peemedebista.

 

SAIBA MAIS

Em julho de 2014, durante um acordo que garantiu o fim da greve dos rodoviários, os empresários que atuam no setor se comprometeram em adquirir, até janeiro de 2015, 250 novos coletivos para serem integrados na frota da capital maranhense. No entanto, a meta não foi cumprida pelos empresários e o prazo foi prorrogado para março, porém, até o dia 11 do mês passado, apenas 16 empresas de transporte de passageiros de São Luís haviam comprado ônibus novos. Da lista de 250, 227 já foram adquiridos, restando 23 para que o acordo possa ser cumprido em sua totalidade.

INTERATIVIDADE

Que mudanças você sentiu no sistema de transporte de São Luís com a aquisição dos novos ônibus? Escreva para o presidente da Comissão de Transporte da Câmara de São Luís no email: fabiocamara2010@yahoo.com.br. As cartas selecionadas serão publicadas no site da Câmara e nas redes sociais do parlamentar.

 

Texto: Isaías Rocha

 

 

Câmara afirma ter alertado para riscos nos reajustes de Passagens

COMPARTILHE

FC

O presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Luís, vereador Fábio Câmara (PMDB), afirma que já havia alertado sobre o risco de um reajuste nas tarifas do transporte público na Capital. Nesta sexta-feira (27), a prefeitura confirmou o aumento de 16%, elevando a passagem principal de R$ 2,40 para R$ 2,80. Segundo Câmara, o que se viu nesta sexta comprova, na prática, o que ele já denunciava há três meses.

“Cheguei a desafiar o prefeito, Edivaldo Júnior, a dar garantias à população de que não iria haver alteração na tarifa de ônibus em São Luís. No entanto, o que se viu nesta sexta-feira comprova, na prática, o que eu já denunciava ha três meses na minha página no facebook. O prefeito Edivaldo Júnior concordava com o reajuste e quem vai pagar a conta mesmo é a população” –  informou o parlamentar.

Fábio diz ainda que, além dos prejuízos causados pela má gestão, Edivaldo Júnior presta mais dois grandes desserviços à capital maranhense. Um na campanha, outro depois que assumiu a Prefeitura.

“O primeiro, na ânsia de vencer a qualquer custo, o prefeito legitimou a mentira com promessas que nunca iriam ser cumpridas. O segundo, o de contribuir para a perda da credibilidade da atividade política ao fazer, sem qualquer constrangimento, no período da campanha eleitoral de 2012, tudo o que afirmou que não faria quando assumisse o comando do Palácio La Ravardière” – declarou Câmara.

Texto: Isaías Rocha.

Comissão de vereadores visita o Senado Federal

COMPARTILHE

PEDRO2

A comissão de vereadores de São Luís que está em Brasília vem cumprindo agenda em poderes na capital federal. Os parlamentares José Joaquim Guimarães (PSDB), Isaías Pereirinha (PSL), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Fábio Câmara (PMDB) estiveram ontem em visita ao Senado Federal. Eles foram discutir pontos da reforma política que estão sendo discutidos pelos senadores.

Ao lado do presidente da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAN), Rogério Rodrigues, os vereadores de São Luís foram recebidos pelo senador Vicentino Alves (PR-TO). A comitiva, que ficará em Brasília até quinta feira (26), deverá percorrer os corredores da Câmara dos Deputados e Senado Federal, objetivando debater a Reforma Política(PEC 344 e 352). De acordo com o vereador Pedro Lucas Fernandes, a experiência está sendo muita proveitosa.

PEDRO2 PEDRO1

“Estamos nos sentindo à vontade para trilharmos os corredores do Congresso Nacional e, assim, debater com os parlamentares os principais pontos da reforma, tais como, fim das coligações, financiamento público de campanha, mandato tampão de apenas dois anos nas próximas eleições, ou de seis, caso haja unificação das eleições, bem como os cinco anos de mandato, a partir de 2022. Enfim, estamos acompanhando de perto os principais entraves desta proposta”, afirmou o vereador.

Para o vereador José Joaquim, o decano da Câmara, a ideia do presidente Astro de Ogum de enviar uma comissão a Brasília foi bastante acertada. “A reforma mudará a histórica política do País, portanto, em hipótese alguma, poderíamos nos furtar deste debate”, finalizou José Joaquim.

Texto: Itamargarethe Corrêa Lima

Foto: Divulgação

Vereadores debaterão reforma política durante visita a Brasília

COMPARTILHE

BR

Na madrugada desta segunda-feira (23), uma comitiva formada pelos vereadores José Joaquim (PSDB), Antônio Isaias Pereira, o Pereirinha (PSL), Fábio Câmara (PMDB) e Pedro Lucas Fernandes (PTB), embarcou para Brasília com o objetivo de debater, com a diretoria da Associação Brasileira de Câmaras Municipais – ABRACAN – a reforma política.

A formação da Comissão e ida à capital federal ficou acertada durante jantar realizado na semana passada, na residência do presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum (PMN).

Na pauta de reunião,  os parlamentares deverão debater a unificação do processo eleitoral, por exemplo, que permitirá aos vereadores que estejam no mandado ficar mais dois anos, já que às eleições em todas as esferas só aconteceria em 2018.

O financiamento de campanha e o fim das coligações também farão parte da pauta de reunião com a ABRACAN. “O Legislativo Ludovicense, em hipótese alguma,  poderá se furtar de um debate tão importante para o País. Por isso tivemos a preocupação de mandar representantes para fazer parte deste valoroso processo de mudança” – assegurou o presidente do Legislativo, vereador Astro de Ogum.

Texto: Itamargarethe Corrêa Lima

DIRETCOM/CMSL 

FOTOS: Divulgação

 

Fábio Câmara bate o martelo e será candidato a deputado

COMPARTILHE

FC1

O vereador Fábio Câmara (PMDB) bateu o “Pé” e vai disputar as eleições para deputado estadual em outubro de 2014. Após várias especulações, o vereador que tem fama de polêmico, mostrou personalidade e bateu o martelo na última sexta feira (27) quando na ocasião aconteceu a convenção de seu partido.

Em sua página na rede social, facebook, Fábio declarou o verdadeiro por que de sua candidatura. Atuante na Câmara municipal de São Luís, o vereador ganhou notoriedade durante seus 18 meses de mandato e agora corre atrás de outro objetivo, a assembleia legislativa do Maranhão. Veja abaixo a declaração de Fábio Câmara.

Fábio 1

Fábio 2

 

Fábio3

 

Fábio 4

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free