casa » Archivo de Etiquetas: Estradas Vicinais

Archivo de Etiquetas: Estradas Vicinais

Prefeito de Alcântara viabiliza emenda do deputado Othelino Neto para recuperar estradas vicinais

COMPARTILHE

O prefeito Anderson Wilker (PCdoB) viabilizou emenda do deputado Othelino Neto para recuperação de estradas vicinais do município de Alcântara que foram castigadas pelas fortes chuvas que caíram na região este ano. O projeto visa melhorar e ampliar os mais de 800 quilômetros de estradas vicinais que ligam os 209 povoados alcantarenses. Uma das medidas no projeto será a substituição de pontes de madeira por bueiras de concreto.

Na tarde desta terça-feira, dia 04 de junho, o prefeito Anderson Wilker acompanhado do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, esteve em reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, para viabilizar o mais rápido possível os recursos que serão implantados na infraestrutura da malha viária de Alcântara.

Para o prefeito Anderson Wilker, sem essa ajuda do deputado Othelino Neto e a contra partida da prefeitura  de Alcântara seria impossível realizar um trabalho dessa grandeza. “Temos feito um trabalho de recuperação nas estradas castigadas na zona rural de Alcântara, mas precisamos melhorar e ampliar para evitar transtornos no futuro. Mas para isso, precisei buscar recursos de emenda parlamentar com o deputado Othelino Neto, um parceiro de nossa gestão. Se Deus quiser vamos levar dignidade aos alcantarenses que vivem na zona rural”, destacou o prefeito Anderson.

Por G7

Prefeitura de Bequimão recupera estradas vicinais e substitui pontes de madeira por bueiras de concreto na zona rural

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, recuperou a estrada vicinal que liga o povoado Marinho à comunidade Pontal. Além disso a prefeitura substituiu a ponte de madeira por bueiras de concreto. O trabalho da Infraestrutura está chegando até as comunidades e a ordem do prefeito Zé Martins é atingir 100% dos povoados. Mesmo com o período chuvoso, o trabalho não vai parar.

Na estrada que liga o povoado Matinha à comunidade Igarapé Açú, no município de Peri-Mirim, também foi recuperada e a prefeitura de Bequimão colocou 4 linhas de tubos na barragem de Matinha, facilitando o acesso de moradores dos povoados e da região. São trabalhos que estão sendo realizado com o objetivo de melhorar ainda mais o tráfego de veículos e o escoamento da produção.

O trabalho de recuperação de estradas, barragens e substituição de pontes de madeira por bueiras de concreto vai continuar primeiramente nos locais mais críticos, principalmente com a chegada do inverno. Outro local que recebeu trabalho de infraestrutura, foram os 4 KM da barragem no povoado quilombola do Mafra. Todos esses serviços anunciados aqui foram feitos pelas equipes da secretaria de Infraestrutura durante duas semanas.

Para o prefeito Zé Martins, mesmo com as dificuldades que o Brasil enfrenta, principalmente os município de pequeno porte, como Bequimão, os serviços básicos estão sendo realizados. “Temos dificuldades, assim como todos os municípios brasileiros. Mas a gente tem algo diferente, muita vontade para trabalhar e respeito ao povo de Bequimão. Estamos trabalhando na recuperação de estradas na zona rural e substituindo pontes de madeira por bueiras de concreto. Com muito trabalho, vamos substituir 100% das pontes de madeira, se Deus quiser”, destacou o prefeito de Bequimão, um dos mais bem avaliados do Maranhão.

Em duas semanas foram recuperadas estradas, barragens e pontes nas comunidades Marinho, Pontal, Mafra e Matinha. Os moradores da região receberam os serviços de infraestrutura da prefeitura de Bequimão. Na próxima semana novas comunidades receberão os serviços de recuperação de estradas vicinais.

Prefeitura de Alcântara recuperando estradas vicinais na zona rural do município

COMPARTILHE

Com a chegada do inverno, as estradas vicinais do Maranhão começam a sentir a força da chuva. Em Alcântara a situação é bem diferente. A prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está recuperando estradas vicinais no povoados da zona rural. São mais de 200 comunidades que receberão o serviço de recuperação e ampliação, além de abertura de novas estradas que ligarão outros povoados. O serviço esta sendo feito de acordo com o cronograma da secretaria e priorizando as estradas com maior problema estrutural.

Após o trabalho feito nas estradas que dão acesso às Agrovilas, o prefeito Anderson Wilker determinou que estradas na região de Raimundo Sú, Tubarão, Itamatatiua, Japeú, Cujupe e Arenhengaua, sejam recuperadas urgentemente para melhorar o acesso de moradores e veículos, além de facilitar o escoamento da produção de milho e hortaliças, que são os primeiros produtos da agricultura familiar. As máquinas já estão no povoado Iguaíba e logo chegarão as demais comunidades da região.

Para o prefeito Anderson, a luta agora é contra o tempo e o período chuvoso. “Sabemos que estamos no período chuvoso, mas vamos fazer nossa parte como gestor do município. Nosso planejamento é recuperar a malha viária da zona rural nos mais de 200 povoados e ainda ampliar abrindo novas estradas que ligarão outras comunidades, diminuindo o tempo de percurso. Alcântara é um dos maiores municípios em extensão territorial, e isso acaba atrapalhando nosso trabalho. Mas temos uma Secretaria de Infraestrutura competente e está cumprindo todo cronograma rigorosamente”, destacou o prefeito.

Mesmo com muita chuva que cai no território alcantarense, o projeto é fazer um serviço bem feito para facilitar a gestão e principalmente quem trafega pela zona rural. Onde as estradas estão sendo recuperadas, as máquinas estão construindo o famoso canal de escoamento, que serve para caída da água evitando alagamentos no meio da via e posteriormente lagos.

 

Prefeitura de Bequimão recupera estradas vicinais afetadas pelas fortes chuvas

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão está fazendo um trabalho intensivo de recuperação das estradas vicinais afetadas pelas fortes chuvas que caem na região. Mesmo com mais de 300 km de vias recuperadas e ampliadas nos últimos quatro anos, o município sempre precisa fazer manutenções no período chuvoso, já que as estradas são pavimentadas com piçarra.

O prefeito Zé Martins determinou que sua equipe identificasse os pontos mais críticos e com necessidade de intervenção mais imediata. “Infelizmente, não é possível fazer todo o trabalho de uma só vez. Estamos priorizando as estradas por onde os ônibus escolares estão com dificuldade de trafegar, para que nossos alunos não sejam prejudicados no transporte. Aos poucos, vamos resolver a situação de cada estrada vicinal afetada pelas chuvas”, garantiu o prefeito Zé Martins.

Já foram recuperadas as estradas do Quindíua (passando por Ramal do Quindíua e Santa Rita), Areal, Santa Tereza e Bacurizeiro, o acesso entre o Ferro de Engomar e a Estiva, a Barragem do Marinho e a ladeira do Baixo Escuro. Também foram construídas novas pontes no Barroso, Juraraitá e Geniparana e, no Titara, uma bueira precisou ser recuperada.

realização desse trabalho, são utilizados os maquinários adquiridos pela Prefeitura de Bequimão junto ao PAC 2. “Conseguimos, na minha primeira administração, seis convênios com o Governo do Estado para a recuperação das estradas vicinais. Fizemos, assim, a maior obra em vias rurais da história do nosso município. Mas sabíamos que um período rigoroso de chuvas, como está acontecendo neste ano, afetaria todo esse trabalho. Por isso, fizemos a articulação necessária para trazer essas máquinas para Bequimão, o que nos dá a possibilidade de fazer as intervenções nas estradas vicinais com orçamento próprio”, ressaltou o prefeito.

Segundo a Coordenação de Infraestrutura e Obras, Prefeitura de Bequimão, as estradas do Pericumã, Buritirana e Sassuí serão as próximas a receber o maquinário. “A população, junto com suas lideranças e vereadores, pode colaborar com nosso trabalho, ajudando a identificar os pontos mais críticos. Mesmo com dificuldades, vamos continuar atentos para resolver os problemas que ainda afetam nosso município”, enfatizou Zé Martins.

Estradas já recuperadas

  • Quindíua (passando pelo Ramal do Quindíua e Santa Rita)
  • Areal
  • Santa Tereza
  • Bacurizeiro
  • Ruas da Cidade Nova
  • Acesso entre Ferro de Engomar e Estiva
  • Barragem do Marinho
  • Ladeira do Baixo Escuro
  • Pontes do Barroso, Juraraitá e Geniparana
  • Bueira do Titara

Anajatuba reinicia recuperação de estradas vicinais mesmo no período chuvoso

COMPARTILHE

Desde o início do período das chuvas a prefeitura municipal de Anajatuba (cidade a 137 quilômetros de São Luís) vem realizando reparos em diversos trechos em várias comunidades e povoados do município. Informações dos responsáveis pelo trabalho, dão conta de que tudo esta saindo conforme pedido do chefe do poder executivo municipal, prefeito Sidney (PCdoB).

A recuperação já alcançou as estradas e pontos estratégicos de diversas vicinais que apresentaram problemas com a intensificação das chuvas. Considerando a escassez de material adequado para a realização destes serviços (cascalho de tijolo), que são transportados das cerâmicas no município de Itapecuru-Mirim não vem sendo tarefa fácil para os profissionais do setor a execução muito rápido.

O que vem sendo motivo de alguns politiqueiros derrotados que não se conformam que seu tempo já passou e outros que não se conformam que o seu nunca vai chegar, vem incentivando seus pares políticos a agirem contra suas próprias comunidades e seus moradores cortando as estradas e insolando os mesmo, a prefeitura vai manter-se com seu cronograma de execução conforme já elaborado: assim que acabarem em um local passaram imediatamente pra outro, assim atendente a todos, a prefeitura municipal conta com a compreensão de todos pois os serviços vão continuar.

“É um trabalho difícil e que muitas vezes é ainda mais complicado devido as fortes chuvas, mas isto não impedirá que a meta exigida pela prefeitura, que é de manter a trafegabilidade em todas as vicinais, seja alcançada. Período de chuvas é assim: a ação do tempo destrói e a gente constrói”, ressaltou o atual mandatário.

 

Por Wallace Braga

 

Estradas vicinais chegam às comunidades Oral e Oralzinho, em Bequimão

COMPARTILHE

Poucas pessoas de Bequimão devem saber da existência dos povoados Oral e Oralzinho, na região do Buritirana. É que essas comunidades, até uns meses atrás, eram de difícil acesso; os moradores transitavam somente por “caminhos”, que são trilhas abertas no meio da mata. Mas essa realidade mudou. O prefeito Zé Martins construiu estradas vicinais, beneficiando dezenas de famílias.

A obra começou na MA 106, passando pelos povoados Goiabal, Rola, Marajatíua, Buritirana, Oral e Oralzinho. No total, foram 15km de estradas recuperadas, nos trechos já existentes, ou construídas, onde só havia os caminhos. “A estrada era ruim demais. Palmeira fechada, dava luta de carro vim aí. Era só uma estradinha pequena. Agora pode passar dois carros emparelhados que não se bate; é moto, é tudo. É mais ligeiro agora pro cara fazer uma viagem. Ficou muito bacana mesmo”, contou o morador do povoado Oralzinho, Antônio Luís Lopes Ferreira, de 28 anos.

Moradora do Buritirana desde que nasceu, há 59 anos, Joana Elísia Veloso Sousa lembrou que a velha estrada era de um barro escorregadio. As histórias de sofrimento para chegar até o asfalto da MA 106, entretanto, ficaram no passado. “Agora virou uma estrada maravilhosa. Eu sofri muito indo daqui até a estrada. Pela madrugada, caía, levantava, escorregava. Mas está tudo bem, graças a Deus. Depois que Zé Martins é prefeito, melhorou 100%”, destacou.

A região é muito bonita, cercada de campos alagados e ampla área de palmeiras. Pela estrada, também se pode ver a força da produção pecuária nesses povoados. “Estamos criando condições de acesso a comunidades que nunca tinham sido lembradas em outras administrações. Com isso, facilitamos o deslocamento das pessoas e também favorecemos a inclusão produtiva, porque fica mais fácil escoar os produtos dos agricultores e pecuaristas”, ressaltou o prefeito Zé Martins.

A Prefeitura Municipal de Bequimão, nos últimos dois anos, já recuperou mais de 300km de estradas vicinais. É a maior obra desse gênero já realizada por uma administração no município.

DO TRIBUNA DE BEQUIMÃO

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free