casa » Archivo de Etiquetas: Entrevista

Archivo de Etiquetas: Entrevista

Em entrevista, prefeito de Alcântara destaca avanços de sua gestão

COMPARTILHE

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, concedeu uma entrevista ao radialista Gilberto Lima, no programa Comando da Manhã, na Nova Rádio Timbira AM 1.290 KHZ, onde falou de como entrou o município ao assumir a gestão em 2017, de suas ações, dos avanços durante os 28 meses de gestão, das conquistas, da festa do Divino, do momento político nacional, sobre o Acordo de Salvaguarda  e das parcerias com o governo do Estado.  OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA AQUI ABAIXO…

Questionado sobre a educação do município de Alcântara, Anderson destacou a criação de polo anexo do ensino médio na comunidade Raimundo Sú, da reforma de escolas na zona rural, da ampliação de 27 para 40 rotas no transporte escolar, da qualidade da merenda escolar, do uniforme escolar entregue aos estudantes, dos Jogos Escolares Alcantarenses e da histórica entrega de 10 ônibus escolares no último sábado, dia 11 para a comunidade estudantil. Segundo o prefeito, o município de Alcântara vai contar com uma frota própria somando 19 veículos.

Já na saúde, o prefeito Anderson Wilker disse que encontrou o hospital Dr. Neto Guterres praticamente abandonado. Sem médicos e com todas as equipes paradas. Anderson disse que contratou médicos, comprou remédios e colocou todas as equipes do PSF em funcionamento. Wilker ainda destacou a reforma e equipamento das 9 Unidades Básicas de Saúde, que hoje conta com profissionais e atende nos polos da zona rural. Além disso Anderson falou da entrega de três ambulâncias e afirmou que entregará a quarta ainda em maio e colocará na UBS de Raimundo Sú. Anderson destacou ainda, a entrega do kit com equipamentos e fardamento para os Agentes de Saúde, e falou com felicidade sobre a reforma do hospital Dr. Neto Guterres que já foi iniciada e será entregue com centro cirúrgico e laboratório revitalizados, além de equipar e climatizar os 23 leitos existentes.

Na infraestrutura, o prefeito Anderson reconhece que ainda falta avançar ainda mais, mas entende que as chuvas atrapalharam bastante o desenvolvimento dos serviços, mas garantiu que com o estiar das chuvas o trabalho será realizado através de uma força tarefa atingindo os mais de 200 povoados do município. Mas Anderson foi enfático ao afirmar que muitos avanços já aconteceram nas estradas vicinais, inclusive com a substituição de pontes de madeira por bueiras de concreto. Com a entrega dos ônibus escolares, os mais de 800 quilômetros de estradas vicinais serão recuperados. O prefeito lembrou das parcerias com o governador Flávio com pavimentação asfáltica na sede e pavimentação por bloquetes na zona rural.

Anderson destacou a importância das parcerias com o governo do Estado e pontuou algumas, como: construção da Cozinha Comunitária em Marudá, a entrega de uma Escola de Tempo Integral, a criação do anexo do ensino médio em Raimundo Sú, a pavimentação de ruas na sede e zona rural, entrega de ônibus escolar, ambulância e a tão sonhada reforma do hospital Dr. Neto Guterres. Anderson destacou a parceria tanto com o governo do estado, quanto com os deputados Othelino Neto e Márcio Jerry, que ajudam a gestão municipal.

O prefeito de Alcântara finalizou a entrevista falando do Festejo do Divino e convidou a população maranhense para participar e conhecer a maior manifestação religiosa do Estado, onde reúne visitantes e devotos de vários locais do Brasil. O festejo do Divino tem o apoio do Governo do Maranhão por meio da lei de incentivo à Cultura.

Vereadora Fátima Araújo concede entrevista na Rádio Educadora AM 560 KHZ

COMPARTILHE

A menos de uma semana para fechar o primeiro semestre da legislatura de 2018 na Câmara Municipal, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), concedeu entrevista ao Programa Câmara em Destaque, na rádio Educadora AM 560 KHZ, na manhã desta sexta-feira, dia 6 de julho. Durante quase duas horas, a Vereadora foi entrevistada pelos jornalistas João Filho e Adriana Nogueira, além do radialista Ademar Monteiro.

 

Durante a entrevista, Fátima Araújo falou de seus Requerimentos, Indicações e Projetos de Lei aprovados na Câmara Municipal de São Luís, que vão beneficiar milhares de pessoas na capital maranhense. Foi uma prestação de contas com a população ludovicense, já que a vereadora foi eleita pelo voto popular com quase 5 mil votos.

Em seu discurso, Fátima Araújo lembrou da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, que vem beneficiando milhares de pessoas na capital. “Não posso deixar de agradecer o governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que com essa parceria, tem beneficiado a região do bairro João de Deus e comunidades vizinhas. Graças a Deus nossos requerimentos e indicação são atendidos pelo executivo estadual e municipal”, destacou a vereadora que tem feito um trabalho de excelência em 18 meses de mandato.

Fátima Araújo destacou suas ações e o trabalho feito no Complexo do bairro João de Deus, mesmo antes de ser vereadora. “Sempre fui assim, não vou mudar para agradar a minoria, as pessoas reclamam por que continuo com espírito de líder comunitária, mas esse é meu jeito. Eu gosto de atuar assim, esse é o meu jeito, gosto de está no meio do povo, só lembro que sou vereadora de São Luís, quando alguém me chama de vereadora, o meu ego não subiu, não entrei na política para me dar bem, estou vereadora para ajudar minhas comunidades carentes”, disse.

A vereadora ainda destacou o São João do Movimento Solidariedade & Ação realizado na Vila Conceição/João de Deus, Vila Lobão, Residencial João Alberto e Vila Izabel Cafeteira, onde reuniu milhares de pessoas e aproximadamente 165 brincadeira, além várias bandas. O sucesso foi tão grande, segundo a Pequena Guerreira, que a população não para de elogiar o evento, que além de proporcionar diversão, ainda beneficiou mais de 100 trabalhadores informais, que aproveitaram para aumentar suas rendas familiares.

No Final, a vereadora lembrou do aniversário do bairro Vila Conceição, além da inscrição para o Casamento Comunitário que será realizado na região do João de Deus, através de uma parceria entre a Corregedoria e o Instituto do Movimento Solidariedade & Ação. No final, Fátima agradeceu a Deus pela vida e ao povo pela oportunidade está vereadora de São Luís pela primeira vez.

Fotos: Edilson Gomes

Ivaldo Rodrigues foi o convidado do “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia

COMPARTILHE

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Ivaldo Rodrigues, foi o convidado desta quarta-feira (20) do “Sala de Entrevista”, quadro exibido no telejornal Portal da Assembleia (TV Assembleia). No bate-papo com o jornalista Juraci Filho, ele destacou os investimentos realizados para a produção, comercialização e escoamento da agricultura familiar na zona rural da capital maranhense. E salientou, também, o sucesso da Feirinha São Luís, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

A Feirinha, segundo o secretário, completa um ano neste mês de junho, contribuindo para a revitalização do Centro Histórico, para a geração e circulação de renda e a valorização da cultura local, além de ser uma opção de lazer para turistas e moradores da cidade aos fins de semana. Ao longo de um ano, foram realizadas 54 edições do evento, que ocorre sempre aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite. Durante o primeiro ano, de acordo com informações de Ivaldo Rodrigues, a Feirinha São Luís movimentou mais de 20 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local.

Pelo menos 240 mil pessoas já circularam pela Feirinha, gerando um capital circulante de quase R$ 12 milhões, além de renda nos mais de 120 pontos de comercialização, dentro e no entorno da Praça Benedito Leite. No palco, montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas 300 atrações. A Feirinha conta com cerca de 100 barracas  para venda de produtos oriundos da agricultura familiar, artesanato, alimentação, e ainda conta com food trucks e foodbikes.

Ivaldo Rodrigues enalteceu os avanços obtidos ao logo de um ano de execução da Feirinha São Luís. “Com esse programa, manifestamos, mais uma vez, nosso apoio aos pequenos produtores rurais, aos artesãos e artistas de nossa cidade. A Feirinha gera emprego e renda para pequenos produtores rurais da ilha, artesãos, microempreendedores e artistas locais que se apresentam durante o evento. É uma ação que vem dando muito certo e beneficiando vários segmentos da sociedade. Além dos trabalhadores, a Feirinha favorece turistas e famílias que passaram a contar com um lugar que oferece produtos naturais e de qualidade, e uma vasta programação cultural”, enfatizou.

Ivaldo Rodrigues acrescentou que cada edição traz novidades na programação cultural, nos serviços oferecidos e nos produtos comercializados. Ao longo de um ano, edições especiais da Feirinha foram realizadas em alusão a datas e festividades como Natal, Ano Novo, Carnaval, São João, aniversário da cidade, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Idoso e Dia da Consciência Negra, etc.

O espaço da Feirinha também foi utilizado para o desenvolvimento de campanhas voltadas à saúde pública, como “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” e, ainda, de combate à violência contra as mulheres, como é o caso do feminicídio.

Ivaldo Rodrigues avaliou positivamente a evolução da Feirinha a cada edição. “Desde que foi planejado e aprovado pelo prefeito Edivaldo, esse programa foi pensado para beneficiar um público vasto. A Feirinha é uma ação que favorece produtores, artesãos, comerciantes da área, turistas e famílias ludovicenses. É muito bom observar que esse é um projeto que vem crescendo e se consolidando a cada edição”, enfatizou o titular da Semapa.

Além de ser uma opção de lazer para a população aos domingos, a Feirinha São Luís é uma oportunidade para que agricultores e artesãos possam comercializar seus produtos. O projeto é mais uma estratégia da Prefeitura de São Luís para o fortalecimento da agricultura familiar na capital, sendo um canal de escoamento da produção local, contribuindo com a melhoria na renda das famílias produtoras.

Ivaldo Rodrigues frisou que a Feirinha São Luís movimentou também o comércio local no entorno da Praça Benedito Leite e é mais uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura de São Luís para a valorização do Centro Histórico. O espaço é mais um atrativo para que turistas e moradores possam conhecer a cultura e a gastronomia local e, ao mesmo tempo, circular pelas ruas do Centro Histórico, um espaço que vem sendo cada vez mais cuidado pelo poder público municipal.

 

Rádio Assembleia: Osmar Filho diz estar preparado para comandar a Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE

O vereador destacou a sua atuação politica e a expectativa em presidir o parlamento a partir do ano que vem

Em entrevista à Rádio Assembleia, nesta quinta-feira (17), o vereador Osmar Filho (PDT) afirmou estar preparado para comandar a Câmara Municipal, no biênio 2019-2020. O parlamentar fez um balanço de seus mandatos no Legislativo Municipal, destacando ações importantes para a população ludovicense.

Ele agradeceu aos vereadores que o elegeram como presidente da Casa, e disse que vai honrar cada voto de confiança, reforçando a independência do poder Legislativo Municipa e a manutenção do diálogo com o prefeito Edivaldo Holanda.

Em uma conversa descontraída com a radialista Josélia Fonseca, o jovem vereador reafirmou o compromisso com a população de São Luís, que lhe deu a maior votação na última eleição, e disse que seu objetivo é trabalhar ainda mais pela melhoria na infraestrutura, na prestação de serviços essenciais ao cidadão e pelo crescimento da capital maranhense.

Osmar Filho é o presidente eleito mais jovem da história da Câmara Municipal de São Luis. Ele destacou ser consciente da responsabilidade de representar uma geração com responsabilidade e competência e que se sente determinado para assumir o que lhe foi escolhido. “Sinto-me preparado para liderar a Casa do Povo. A população pode esperar uma gestão arrojada, focada na aproximação com a sociedade, ouvindo às demandas e os pleitos da população. Meu objetivo é construir uma história pautada no fortalecimento da Câmara. Quero unicamente responder às expectativas da população’’, enfatizou.

Ele também afirmou conhecer os desafios da nova responsabilidade. “Tenho a plena certeza de que me sinto capaz para cumprir meus compromissos com a Casa Municipal, com meus colegas vereadores, e principalmente os cidadãos, aos quais não decepcionarei’’.

Na oportunidade, o presidente eleito afirmou dar prioridade na temática transparência e no diálogo, elos que aproximarão às nossas atividade com o que povo espera, ou seja, o parlamento municipal mais próximo das famílias. Osmar, também frisou o trabalho eficiente que vem sendo desenvolvido pelo atual presidente, Astro de Ogum, e afirmou que dará continuidade à política de comunicação transparente em sua administração.

Ao final do programa, o presidente eleito, destacou a parceria Governo e Prefeitura, na pessoa do Governador Flávio Dino e do Prefeito Edivaldo Holanda Jr, respectivamente, fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas em prol do cidadão ludovicense.

Texto: Tamara Cristina

Fátima Araújo reivindica a volta da 4ª Companhia de Polícia para a região do João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) esteve nesta quinta-feira (21) em entrevista ao programa Passando a Limpo, apresentado pelo Radialista Osvaldo Maia, na Rádio Difusora AM 680, para pedir a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSPMA), a volta da 4ª Companhia de Policiamento para a área do bairro João de Deus, para melhorar a segurança de 16 bairros, formada por 30 mil moradores.

De acordo com a parlamentar, em 2013, Fátima protocolou um documento com 12 mil assinaturas na Secretaria de Segurança, pedindo a volta da 4ª Companhia, e em 2014, quando ela ainda era suplente, e assumiu por três meses como vereadora, Fátima Araújo conseguiu aprovar um requerimento na Câmara Municipal de São Luís, que pedia mais segurança aos bairros e a volta da 4ª Companhia de Policiamento, que foi retirada em 2011, pelo então secretário Aluisio Mendes, na gestão da então governadora Roseana Sarney. Segundo Fátima Araújo, ela anexou o requerimento aprovado ao abaixo assinado com 12 mil assinaturas, mas mesmo assim, o pedido não foi atendido pelas autoridades.

A 4ª Companhia de Policiamento era subordinada ao 1º Batalhão, mas agora é subordinada ao 9º Batalhão. Segundo a vereadora, a violência é tão grande, que atinge moradores, estudantes e empresários, que começa a atrapalhar a vida de mais de 30 mil moradores. Segundo a parlamentar, já foram feitas três audiências públicas na gestão de Aluísio, mas a vereadora sabe que não basta só colocar viaturas, é necessário implementar uma política de segurança pública social na região.

No final da entrevista, a vereadora fez um apelo ao Secretário Jeferson Portela e ao Coronel Comandante responsável pelo 9º Batalhão que possa reativar a 4ª Companhia na área, já que o João de Deus está virando uma terra sem lei. A vereadora recebeu em sua residência nesta quarta-feira (20), por volta das 19h, 116 lideranças, entre outras entidades, reivindicando a 4ª CIA. Com isso, até os empresários da região querem fazer uma Parceria Público Privado (PPP), com o governo do estado, reformando um prédio para abrigar a 4ª Companhia. A luta da vereadora já dura 4 anos e começou em 2013.

 

Em entrevista, Francisco Carvalho, diz: “O povo não exigiu reforma política, o povo quer é melhor qualidade de vida”

COMPARTILHE

No exercício do oitavo  mandato e depois de ter sido presidente da Câmara Municipal de São Luís por três vezes consecutivas, de 1994 a 2000, o vereador Francisco Carvalho, presidente estadual do PSL, é considerado uma das “raposas” da política maranhense. Seu colega de parlamento, Francisco Chaguinhas (PSB) costuma dizer que ele é um dos últimos alquimistas políticos do Estado.

Francisco Carvalho tem uma trajetória interessante no Legislativo Ludovicense. Filho de José Mário de Araújo Carvalho, que foi deputado estadual por quatro legislaturas e depois vereador, herdou-lhe o espólio político quando este faleceu em meados da década de 1970, por influência do ex-governador Luiz Rocha e o ex-deputado José Bento Nogueira Neves (ambos falecidos) e de outras lideranças do período.

Naquela época, dois parlamentares se destacavam com ações na zona rural, área de difícil acesso. José Mário Carvalho e Evandro Bessa de Lima, que foi presidente da Câmara Municipal. Após a morte do pai, Carvalho passou a dominar a cena tanto na Zona Rural I como na Zona Rural 2.

Sua serenidade o faz com que sempre seja chamado para buscar alternativas para crises e é um exemplo para jovens vereadores. Sob a presidência dele, em 1995, a Câmara de São Luis fez um grande movimento para que a refinaria de petróleo fosse instalada em São Luís. Em 2009, protagonizou um encontro de secretários estaduais e municipais, no Cruzeiro de Santa Bárbara, em busca de recursos para serem aplicados na infraestrutura daquela localidade. Convalescendo de uma cirurgia para colocação de quatro stents, conversou rapidamente em casa sobre os mais variados assuntos.

Se diz indignado quando ouve político falar que o povo estaria revoltado como lento andamento da reforma política. Para ele, o povo quer é melhoria da qualidade de vida e sequer se mobiliza sobre esse assunto. Veja a íntegra da entrevista:

Nessa entrevista ao JORNAL DA CÂMARA, ele fala sobre esse e outros assuntos: Eis a íntegra da entrevista:

JORNAL DA CÂMARA – Como é ser vereador em São Luis?

FRANCISCO CARVALHO- É como se fôssemos autênticos assistentes sociais. Além de irmos às bases, somos procurados na Câmara, em nossas residências pelo eleitorado. Isso porque o vereador é a base da pirâmide política. O deputado estadual se elege com votos do interior e vem para São Luis, o senador e o deputado federal vão para Brasília, enquanto nós estamos morando próximo ao eleitorado, que nos aciona por conta de várias de suas necessidades. Mesmo assim, somos alvos de pesadas críticas, mas só quem é vereador sabe o peso dessa responsabilidade. Não é fácil não.

JORNAL DA CÂMARA – E qual a razão de continuar como representante popular na Câmara Municipal?

FRANCISCO CARVALHO- Cada ser humano traça seu destino. No meu caso, por exemplo, sou aposentado como auditor fiscal do Município e advogado. O problema é que herdei isso do meu saudoso pai, José Mário de Araújo Carvalho, que representou o  povo tanto na Câmara como na Assembleia. Minha primeira eleição foi em 1988. São muitos anos de lutas em defesa dos menos favorecidos. É cansativo? É, mas há um componente interessante, a gente fica de alma lavada, sabendo que está ajudando o próximo.

JORNAL DA CÂMARA – Como é essa história da Câmara Municipal com a refinaria durante o período em que o senhor foi presidente?

FRANCISCO CARVALHO– É uma história interessante. Em 1987, a Petrobrás fez publicar um estudo, no qual apontava São Luis como a capital com maior potencial técnico para a instalar um projeto de tamanha magnitude, por conta de sua posição geográfica, do Porto do Itaqui e da linha ferroviária.

Em 1995, conclamamos todas as forças políticas, independentemente de linha ideológica ou partidária a somarmos forças em defesa do projeto e fomos atendidos. Para que se tenha uma idéia, o então senador José Eduardo Dutra do PT e que posteriormente foi presidente da Petrobrás, veio a São Luis participar de um dos inúmeros movimentos que a Câmara fez pela cidade.

JORNAL DA CÂMARA – Que movimentos foram esses?

FRANCISCO CARVALHO– Realizamos audiências públicas na área do Itaqui/Bacanga,  no Sacavém, e fizemos um grande ato na Praça Deodoro. Depois, fomos a Brasília. Posso contabilizar aqui os saudosos Raimundo Assub e Lia Varela e o então vereadores,  Pavão Filho, Tadeu Palácio, Helena Barros Helluy, José Cosmo Ferraz, Rubem Brito, José Joaquim  e outros vereadores daquela legislatura.

Mantivemos contatos com o presidente do Congresso na época, o senador José Sarney e o então dirigente da Petrobrás, Joel Rennó.

JORNAL DA CÂMARA – E aí, o que resultou desses encontros?

FRANCISCO CARVALHO- Houve uma frustração.  Ceará e Pernambuco, também disputava a instalação da refinaria. As bancadas federais deles estavam em peso, enquanto dos deputados federais, bem poucos se interessavam pela história. Ficamos com uma certa inveja dos cearenses e dos pernambucanos, ao observarmos, que lá, apesar da disputa entre situação e oposição, como em qualquer Estado, os adversários estavam juntos lutando pelo mesmo objetivo. Aí o Joel Rennó, nos disse, não sei se com ironia, que estávamos brigando por algo que não era tão rentável como as reservas de gás natural existentes principalmente na região dos Lençóis.

JORNAL DA CÂMARA – Que lição foi tirada desse episódio?

FRANCISCO CARVALHO– A lição que ficou é de que senadores e deputados federais devem ficar mais atentos às reivindicações do povo. Eles devem entender que política é a arte da convergência em busca de benefícios para a população. A disputa entre situação e oposição é salutar e democrática, mas existem momentos em que essas divergências devem ser colocadas de lado em busca de objetivos comuns. O ex-governador e atualmente deputado federal, José Reinaldo Tavares, por exemplo, comunga da mesma idéia. Ele sempre diz que deve existir unidade entre as correntes adversárias, quando se busca o mesmo objetivo.

JORNAL DA CÂMARA – Mas depois veio a história da refinaria com o Lula a Dilma e o governo  do Estado e deu no que deu...

FRANCISCO CARVALHO– Sim, e a Câmara esteve presente. Você deve está lembrado que a Câmara organizou uma audiência pública, que foi realizada no auditório da FAMA, com a participação do então ministro das Minas e Energia, o senador Edison Lobão, do então presidente da Petrobrás, o Sérgio Gabirelli, outros técnicos do governo federal e a classe empresarial. Agora, não se pode culpar o governo do Estado pelo fracasso da empreitada. Quem anunciou a refinaria Premium de Bacabeira foi o governo federal, dono da agenda de seus empreendimentos. Isso nos deixou mais frustrados ainda, já que imaginávamos que o projeto fosse sair do papel, gerar emprego, gerar renda, gerar desenvolvimento.

JORNAL DA CÂMARA – Vamos falar sobre a zona rural, onde o senhor faz política. Como andam as coisas por lá?

FRANCISCO CARVALHO-A zona rural continua carente. Para que se tenha uma exata dimensão do problema, não existe até hoje, uma escola de ensino médio por lá. Isso já foi alvo de várias reivindicações nossa junto ao governo do Estado. Penso que a Estiva e o Santo Bárbara merecem escola desse nível, uma vez que os estudantes quando encerram o ensino fundamental, enfrentam problemas para dar continuidade aos estudos, uma vez que quem mora na zona rural é carente e escola próxima de casa é de fundamental importânncia.

 Eu era garoto e já acompanhava meu pai em suas incursões à zona rural. Naquele período, as estradas eram carroçais e havia muita dificuldade para deslocamento. Houve melhorias e hoje muita gente faz política na área. Em 2009, propus e consegui um grande encontro entre secretários e técnicos dos governos estadual e municipal, no Cruzeiro de Santa Bárbara. Esse encontro resultou, posteriormente na alocação de recursos da ordem de R$ 43 milhões, que deveriam ser aplicados na infraestrutura daquela área, mas isso não foi feito. Estou mantendo contatos com o secretário executivo do Ministério das Cidades, o ex-secretário de Fazenda do Maranhão, o Trinchão, para que os trabalhos sejam realizados, através da liberação da verba. Mas a zona rural continua carente e precisa de uma injeção de forças para modificação desse panorama.

As dificuldades da zona rural são inúmeras. Ali se encontram moradores distanciados da educação, da saúde, com uma péssima infraestrutura e é ali que se encontra o maior contingente de pessoas desempregadas, que vivem o dia a dia na agricultura de subsistência. E isso nos sensibiliza muito.

JORNAL DA CÂMARA – O senhor é o presidente estadual e vice estadual do PSL.  Como avalia o andamento da reforma política no Congresso, que estabelece cláusula de barreira, fim de coligações proporcionais e outras medidas que vão na contramão das pequenas siglas?

FRANCISCO CARVALHO-Fico extremamente indignado quando ouço parlamentares de grandes siglas abordarem essa questão. Geralmente são parlamentares eleitos  montados em máquinas administrativas, desconhecidos do povo. Na realidade, o povo jamais foi às ruas bradar por reforma política. O povo quer, na realidade é melhor qualidade de vida, quer saúde, segurança, melhores salários e educação de qualidade.

Não há, sequer, um pequeno partido envolvido nessa torrente de corrupção que vem abalando o Brasil. Só as grandes siglas. Isso é uma manobra dos grandes partidos para que façam desaparecer as agremiações partidárias de menor porte, para que continuem dando as cartas no cenário político nacional, apesar da corrupção.

Em entrevista na Rádio Pericumã FM, prefeito de Alcântara fala do planejamento para os próximos 48 meses de gestão.

COMPARTILHE

Na última sexta feira (13), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), concedeu uma entrevista exclusiva ao Radialista Paulinho Castro, na rádio Pericumã FM, e falou do trabalho durante os primeiros 13 dias de sua gestão. Segundo Anderson, o município estava totalmente destruído em todos os setores. O prefeito falou ainda dos planos para reconstruir Alcântara e das parcerias que vem firmando em vários setores, tanto pelo Estado, quanto via governo federal. Abaixo os temas citados por Paulinho Castro e respondidos por Anderson.

PREFEITO PARCEIRO DO POVO

Segundo Anderson, o projeto é trabalhar em parceria com as comunidades de Alcântara, dando oportunidades aos moradores tanto da zona rural, quanto da área urbana. Questionado por Paulinho Castro seus planos, Anderson foi categórico ao responder. “Sempre sonhei ser o prefeito de minha cidade, sou filho de Alcântara, nasci e me criei e moro lá desde criança. Esse é meu objetivo, quero fazer um grande trabalho por aquele povo, que ficou carente de um bom gestor, que trate o povo com respeito e dignidade. Já começamos o trabalho, e no final de minha gestão quero olhar pra trás e dizer nossos serviços melhoraram. Foi por isso que coloquei meu nome a disposição da população alcantarense”- destacou.

GERENCIAR RECURSOS PÚBLICOS COM RESPONSABILIDADE

Para Anderson o segredo de uma boa gestão é administrar os recursos de forma correta com responsabilidades, transparência e probidade. “E como você falou Paulinho, Alcântara é importantíssima e com um potencial turístico gigantesco, temo um Centro de Lançamento que é estratégico para o Brasil, o maior do hemisfério sul, onde já tivemos a passagem de comando, que terá o Coronel Luciano, e auxiliará o município de Alcântara na capitação de recursos. Vamos buscar as parcerias com o governo federal através do deputado Victor Mendes e também estadual através do deputado Othelino Neto, em que vamos formar todas as correntes para que Alcântara possa entrar no caminho do desenvolvimento”- disse.

PREFEITO PRESENTE NAS COMUNIDADES

Para Anderson, nada vai mudar. “Sempre visitei as comunidades, e não deixar jamais de fazer isso. Vou está tratando administrativamente o município e atendendo meu povo, e correndo atrás dos recursos, que você sabe, não cai do Céu e presente na zona rural. Antes mesmo da posse eu já estava correndo atrás de parcerias que começaram dar resultados, como já distribuímos sementes para produtores na sede e zona rural. Fazendo cadastro e dando as técnicas para preparar o solo e fazer um bom cultivo, amenizando o sofrimento daquela população” – destacou.

REFORMA ADMINISTRATIVA E SERVIÇOS DE QUALIDADE

Para Anderson, a qualidade dos serviços públicos vai ser feita com profissionais qualificados e dedicados. “Eram 14 secretarias e vamos apresentar uma reforma administrativa na próxima sexta feira (20) na Câmara Municipal onde vamos reduzir para 11 secretarias sem perder a qualidade dos serviços públicos. Para se ter uma ideia, o município tinha 155 cargos comissionados na Educação e vamos reduzir para no máximo 60 cargos. Na saúde tinha 88 cargos comissionados e vamos trabalhar com 20 cargos, e claro sem prejuízos nos serviços públicos. Já fizemos mutirão no hospital e nas escolas. Encontramos as três ambulâncias quebradas e já colocamos um para funcionar e já está atendendo toda população. Hoje temos médicos atendendo 24h no hospital Dr. Neto Gutteres, temos um cronogramas de plantões médicos todos os dias.

EQUIPE QUALIFICADA NA GESTÃO

Para Anderson, uma equipe pequena, mas bastante técnica e preparada para fazer um bom trabalho durante os próximos 4 anos. “Dos 11 secretários, 10 são alcantarenses, que vivem na cidade e apenas um técnico na saúde que é do município vizinho de Bequimão. E como nosso maior problema é na saúde, e nós precisávamos de um profissional qualificado na área para nos dar suporte, com trâmite na secretaria de estado para buscar recursos. Além disso, temos uma equipe qualificada e de confiança” – enfatizou.

TRANSIÇÃO DO CARGO

Para Anderson, a transição não foi tranquila, apenas o básico, coisa que qualquer cidadão pode adquirir. “Ele entregou a faixa realmente, mas seria melhor ele ter deixado o município funcionando, o que não aconteceu. Isso poderia ter sido evitado se a transição tivesse sido feita de modo correta. Esse problema poderia ter sido evitado na transição, mas as informações foram negadas. A folha de pagamento dos servidores eu só tive acesso nesta quinta feira (12) através da justiça, e agora a procuradoria está analisando cada caso e assim que tiver tudo legal, vamos pagar o mês de dezembro. Vamos fazer o correto sem prejuízo para os servidores e muito menos para o município. Primeiro temos que pensar no cidadão e nos servidores, que são os nossos grandes parceiros” – salientou.

O QUE O POVO PODE ESPERAR DO PREFEITO ANDERSON?

Anderson foi categórico ao responder a pergunta do radialista Paulinho Castro. “Vai esperar um prefeito comprometido, como sempre fui, fui vereador daquele município, sempre andei em Alcântara de cabeça erguida, quero continuar andando na cidade de cabeça erguida, honrando meus compromissos, honrando o que eu me comprometi com o povo de Alcântara, que foi ser um prefeito responsável, atuando dentro da probidade e da moralidade, peço à Deus que eu permaneça sempre assim, o povo terá um prefeito trabalhador, um prefeito que vai está presente na zona rural, presente no município, eu moro em Alcântara, não vou me mudar de minha cidade, um prefeito que vai tratar seu povo com respeito e dignidade. Vou honrar os 8.518 votos recebidos no último dia 2 de outubro, quase 64% da população me deu essa missão e isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade” – disse.

TURISMO DE ALCÂNTARA

O prefeito Anderson reconhece o potencial turístico de seu município. “Sem dúvida nenhuma Alcântara tem potencial reconhecido mundialmente por suas belezas arquitetônicas, e quando se fala em Alcântara, muita gente conhece e quem não conhece tem vontade de conhecer. A grande questão hoje do turismo em Alcântara é o deslocamento de São Luís. Nós não temos horários fixos de viagens, embarcações confortáveis, com preços justos para que o turista chegue à cidade. Precisamos sinalizar os pontos turísticos da cidade, para que nossos visitantes possam conhecer nossas belezas sem a presença de um guia. Já temos uma parceria com o Sebrae para fazer o plano estratégico de turismo do município, temos lindas praias e vamos fortalecer o seguimento para Alcântara possa viver do turismo, gerando renda ao moradores. Vamos estruturar todos os pontos”- finalizou.

 

Prefeito Anderson continua fechando parcerias visando sua gestão a partir de janeiro

COMPARTILHE

O prefeito eleito de Alcântara, Anderson (PCdoB), já desarmou o palanque e agora traça seu planejamento administrativo para o quadriênio 2017-2020 frente à Prefeitura de Municipal de Alcântara. Uma semana após a vitória nas urnas com 8.518 votos diante do atual gestor, Anderson começou sua batalha em busca de parcerias para fortalecer sua gestão a partir de janeiro de 2017.

Diante de várias audiências, Anderson conseguiu recursos através de emenda parlamentar com o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) para investir na saúde pública em Alcântara. Outra reunião proveitosa foi nesta quinta feira (20) com o Superintendente do Sebrae Maranhão, Dr. João Martins, que garantiu fortalecer o turismo transformando Alcântara em um polo empreendedor, assim como fez na cidade de Bequimão com cursos de qualificação profissional.

Para o prefeito Anderson, o município vai reconstruir sua identidade em todos os seguimentos. “Fui recebido pelo Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, onde conversamos sobre as parcerias necessárias para o desenvolvimento do município de Alcântara. O Sebrae será um grande colaborador no fomento do empreendedorismo, no turismo, na elaboração de projetos, capacitação técnica da rede empresarial e captação de recursos” – destacou o novo prefeito.

Já o Superintendente do Sebrae falou das parcerias que serão firmadas com a prefeitura de Alcântara a partir de janeiro. “Tivemos a grata satisfação em receber no Sebrae o prefeito eleito de Alcântara, Sr. Anderson Wilker. Possibilidades de potenciais parcerias com sua administração para contribuirmos com o município através do planejamento estratégico e da gestão com foco em resultados” – destacou João Martins .

Entre as parcerias já firmadas pelo prefeito Anderson; estão a emenda do deputado federal Victor Mendes (PSD), que enviará mais de três milhões de reais para investimentos em infraestrutura e saúde pública. A parceria entre a secretaria de cultura e turismo do estado com a prefeitura de Alcântara é outra medida que vai impulsionar a economia alcantarense a partir do ano que vem. Além disso, Anderson teve como garantias do Coronel Osmar, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Pinheiro, a permanência do Complexo de Segurança Integrado (CSI), com aumento do contingente de policiais.

Na educação, Anderson já firmou parceria com a secretaria estadual, onde se reuniu com o secretário Felipe Camarão, e teve a garantia de mais investimentos a partir do ano que vem, com mais ônibus escolar para o município. Semana passada, Anderson esteve em reunião com o governador Flávio Dino (PCdoB) e saiu muito satisfeito ao ouvir do governador a promessa de ajudar a população de Alcântara com inúmeros projetos para a Educação, Turismo, Cultura, Agricultura, Infraestrutura e Saúde, como principais prioridades.

Além disso, Anderson já visitou órgãos federais e outros estaduais, a fim de buscar parcerias para tornar Alcântara um município empreendedor a partir de janeiro.

SEGUNDA ENTREVISTA COMO NOVO PREFEITO DE ALCÂNTARA

wp_20161020_09_17_24_pro1 wp_20161020_09_16_23_pro1

Nesta quinta feira (20), mesmo com uma agenda lotada de compromissos em prol da população alcantarense, o prefeito Anderson (PCdoB), tirou alguns minutos para conversar com seu povo, através do Programa Roda Viva, apresentado pelo Jornalista Juracy Filho, na Rádio Educadora AM 560. Durante entrevista, Anderson falou de suas metas a serem alcançadas a partir de janeiro e os desafios que tem pela frente durante os próximos 4 anos como prefeito de Alcântara. Conhecedor dos problemas que o município atravessa, Anderson respondeu todas as perguntas feitas pelo apresentador, e ainda mostrou ao seu povo que foi eleito para servir os mais de 22 mil alcantarenses. Esta é a segunda entrevista de Anderson como novo prefeito de Alcântara. A primeira aconteceu na Difusora AM 680 com Silvan Alves.

wp_20161020_09_58_15_pro1 wp_20161020_09_24_53_pro1

OUÇA ABAIXO A ENTREVISTA COMPLETA NA RÁDIO EDUCADORA AM 560 KHZ.

 

Agenda do Prefeito Anderson tem sido corrida, mas positiva para o povo de Alcântara

COMPARTILHE

A poeira das eleições nem baixou e o novo prefeito de Alcântara, Anderson (PCdoB), eleito com a marca de 8.518 votos, caiu em campo já fazendo seu planejamento visando a gestão a partir de janeiro de 2017. Sua comemoração é feita ao fechar parcerias, e encontrar eleitores felizes pela vitória nas ruas da cidade, e até por onde anda, como em sua passagem pela capital maranhense, onde a colônia alcantarense é muito grande.

O primeiro a receber a visita do novo prefeito de Alcântara foi o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que se comprometeu ajudar o município através de emendas parlamentar em prol da saúde de Alcântara, que ao logo de 4 anos ficou totalmente abandonada. O deputado recebeu o novo prefeito em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

ander3 ander4

A segunda autoridade em receber a visita do prefeito Anderson foi o Secretário Estadual de Cultura e Turismo, Diego Galdino, que se comprometeu em fechar parcerias com o novo prefeito em busca de resgatar a cultura e o turismo da cidade histórica logo a partir de janeiro de 2017.

Pensando na segurança do município de Alcântara, Anderson fez visita ao Coronel Osmar, Comandante da 10ª CIA de Policiamento da cidade de Pinheiro, que se comprometeu em manter o Complexo de Segurança Integrado – CSI, na cidade histórica, aumentar o efetivo da PM partir de janeiro 2017 e a permanência da Companhia de Polícia Militar instalada em Alcântara.

ander1ander2

Nesta quinta feira (13), além de participar de uma entrevista no programa Manhã Difusora, apresentado pelo Radialista Silvan Alves, o prefeito Anderson ainda participou de uma audiência com Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que irá Adaptar o Centro de Ensino Prof. Aquiles Batista Vieira (CEAB) em uma escola de tempo integral. De acordo com o prefeito Anderson, a parceria será importante para a reconstrução da educação do município. “Felipe Camarão se comprometeu fazer a doação ainda este ano de mais um ônibus para o transporte escolar. Ele irá fazer estudo de viabilidade técnica para a construção do prédio do Anexo do ensino médio em Oitiua; a capacitação de professores da rede municipal; dentre outros. Relatei também a situação de abandono do transporte escolar do ensino médio e solicitei as providências urgentes para solução dessa problemática” – destacou o novo prefeito.

wp_20161013_09_04_41_pro1 wp_20161013_09_30_56_pro1

Nesta sexta feira (14), o prefeito Anderson tem agendado uma audiência com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões, para debater ações benéficas para o município de Alcântara logo a partir de janeiro de 2017.

OUÇA ABAIXO A ENTREVISTA DE ANDERSON COMPLETA NA RÁDIO 680 AM:

Zé Genésio “Escatitou” pra cima de Flávio Dino na Rádio Capital AM

COMPARTILHE

O ex-prefeito de Pinheiro e ex-deputado estadual, José Genésio, “Escatitou” com o governador do estado, Flávio Dino, Márcio Jerry e outros integrantes do grupo comunista. O desabafo aconteceu na manhã desta segunda feira (7), no programa “Manhã Capital” apresentado pelo radialista e jornalista, Osvaldo Maya.

Durante a entrevista, Zé Genésio não mediu palavras para fazer críticas e acusações contra o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), que segundo suas palavras, usou à Polícia Militar do Maranhão para perseguir adversários (gente que não ler a cartilha do comunista).

Em meio à entrevista, Genésio afirmou que Flávio Dino tentou por várias vezes tirar a eleição de seu filho Luciano (PP), para colocar Leonardo Sá (PCdoB), que não tem mais que 6.000 votos na cidade de Pinheiro. “Até reunião fizeram para tentar convencer meu filho de desistir da campanha. Na véspera da eleição, Flávio Dino distribuiu 100 mil panfletos com dizeres que Luciano desistia da campanha, mas de nada adiantou” – disparou Genésio.

Segundo Genésio, a polícia de Flávio Dino esteve em Pinheiro e tentou matar seu filho, o único a derrotar Filuca Mendes (PMDB). O áudio abaixo mostra toda decepção de Zé Genésio com os “Leões” em entrevista na rádio capital. São 20 minutos de áudio comprometedores a Flávio Dino. O difícil é explicar o inexplicável.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free