casa » Archivo de Etiquetas: Encontro

Archivo de Etiquetas: Encontro

Othelino Neto e Josimar de Maranhãozinho discutem parceria em favor do Maranhão

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta terça-feira (22), a visita de cortesia do deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL). Durante o encontro, Othelino destacou a importância da parceria com o parlamentar em prol do Maranhão.

“É razão de muita alegria receber o deputado Josimar Maranhãozinho, um amigo de longas datas, convivendo juntos como deputados estaduais e militando, também juntos, na última campanha de 2018. O deputado Josimar é, hoje, uma das lideranças de maior envergadura do estado do Maranhão. Lidera, inclusive, uma bancada de quatro deputados na Assembleia. Enfim, é uma aliança política que serve para o Maranhão e que, certamente, vai ter muitos resultados futuros para todos nós”, destacou Othelino.

Josimar Maranhãozinho também reforçou a amizade com o presidente da Alema e a parceria em vários municípios. “Eu tenho o Othelino como um grande amigo e um grande parceiro político. Tenho certeza que com a nossa união, o que dialogamos aqui, ao ser colocado em prática, será muito bom para o nosso Maranhão”, afirmou o deputado federal.

Prefeito Zé Martins reúne lideranças para discutir articulação política

COMPARTILHE

Lideranças que compõem o grupo político do prefeito Zé Martins reuniram-se, na manhã deste sábado (06), em Bequimão, para discutir as articulações visando ao processo eleitoral de 2020. Vereadores, secretários municipais e líderes comunitários participaram do encontro, que teve como pautas principais o cadastramento biométrico e a organização dos partidos no município. Atendendo a convite do prefeito, João Martins confirmou a disponibilidade do seu nome como pré-candidato a prefeito.

 

A reunião aconteceu na Fazenda Jacarerana, lugar que se tornou simbólico para o grupo, por remeter às lembranças do maior líder político da história de Bequimão, Juca Martins, falecido há quase dois anos. Seu nome foi rememorado em diversos depoimentos durante o encontro.

Depois do café da manhã oferecido aos convidados, o prefeito Zé Martins convocou as lideranças para colaborarem na mobilização das pessoas que precisam fazer o cadastramento biométrico. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), apenas 5.082 dos 17.289 eleitores bequimãoenses já fizeram o cadastro da biometria. “Precisamos garantir que a população de Bequimão consiga exercer o direito de escolher seus representantes, para isso, é muito importante observarmos o prazo para o recadastramento”, orientou o prefeito.

Zé Martins também anunciou o convite feito a João Martins, para que ele disponibilizasse seu nome para concorrer às próximas eleições municipais. “Nada é feito sem uma prévia conversa. Temos partidos, temos aliados e tudo será discutido. Essa construção será feita com diálogo. Aqui não tem coronel; não persigo ninguém em minha gestão e é por isso que Deus me ilumina a cada dia. Esta reunião também serve para que a gente possa ouvir cada um de vocês. Nosso grupo tem que se manter forte, unido e coeso, como sempre foi. Quem quiser seguir candidatura solo estará fora do nosso projeto político, que vem dando certo desde 2013. A lealdade é um dos principais valores cultivados pelo nosso grupo”, garantiu.

O vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), do Partido dos Trabalhadores (PT), assegurou que a aliança com o grupo está mantida. “Quando cheguei aqui e vi a quantidade de lideranças do nosso grupo, fiquei feliz e fortalecido pela união que tem o grupo comandado pelo prefeito Zé Martins. As lideranças foram chamadas, compareceram e isso demonstra que estamos fortes para enfrentar uma nova eleição no ano que vem. Bequimão está em boas mãos e a população bequimãoense reconhece. Quero dizer que continuaremos juntos”, afirmou Magal.

Trabalho

O prefeito Zé Martins aproveitou a reunião para fazer uma prestação de contas de sua gestão. Ele explicou as dificuldades que precisou enfrentar desde o início do seu primeiro mandato, agravadas pela crise econômica e política que atingiu o país desde então. Mas também ressaltou as vitórias e os avanços alcançados. Para os próximos meses, ele anunciou o trabalho de recuperação de ruas e estradas vicinais, além da pavimentação asfáltica no povoado Paricatíua e a conclusão do trecho entre Balandro, Santa Vitória e Barroso, além de ruas e avenidas no Centro, Bairro de Fátima, Cidade Nova, Ferro de Engomar e Estiva.

Participaram do encontro os vereadores Vetinho Belo, Vadico do Areal, Professor Zeca, Valmir Costa e Preta de Barbosa, além dos secretários Kell Pereira (Esporte e Juventude), Sidney Bouéres (Saúde), Tonho Martins (Infraestrutura), João Ribeiro (Finanças), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), lideranças políticas e comunitárias e comunidade em geral.

Fotos: Rodrigo Martins

Prefeito de Alcântara participa de debate sobre o futuro do CLA

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), mediou, na noite de segunda-feira (25), um encontro entre lideranças políticas e comunitárias para discutir o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, firmado entre o Brasil e os Estados Unidos, que permite o uso comercial do Centro de Lançamento da Base de Alcântara (CLA).

Deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e moradores da região estão preocupados com o teor do Acordo, que não foi esclarecido pelo Governo Federal, gerando impactos socioeconômicos ao Maranhão e à população de Alcântara, sobretudo aos quilombolas que vivem no entorno da CLA.

“É preciso que discutamos bem para que o Acordo aconteça, preservando a soberania nacional , sobretudo a qualidade de vida da população de Alcântara, que é o principal foco da discussão. Ali moram pessoas que têm suas limitações e precisam de atenção do poder público. Então, que o Acordo beneficie o Brasil, mas que tenha um olhar também aos alcantarenses”, enfatizou o presidente Othelino.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, que esteve acompanhados dos vereadores Ivan Ferreira (presidente da Câmara) e Nilson Pereira, cobrou esclarecimentos do governo federal sobre como a cidade será beneficiada. “É preciso que esteja claro de que forma seremos beneficiados com o investimento norte-americano. Estamos atentos e queremos saber quais são os termos do Acordo e quais as garantias que o município possui”, lembrou Wilker.

União de forças

Apesar da assinatura, os EUA ainda não estao autorizados a utilizar a base. A medida precisa ser apreciada e votada pelo Congresso Nacional. Antes, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado querem mais explicações para entender o teor do documento.

Na Alema, o deputado Rafael Leitoa preside a Frente Parlamentar que deve atuar em defesa da Base de Alcântara. “Nosso objetivo principal é dar voz a sociedade civil, por isso, pretendendo instalar a Frente também no município de Alcântara para acompanhar e ouvir in loco as comunidades mais atingidas. Assim, vamos tentando ajustar o desenvolvimento tecnológico com as comunidades locais”, acentuou Leitoa.

Na Câmara Federal, o deputado Pedro Lucas Fernandes apresentou o PL 245/19, que cria um fundo, composto de um receita com base nos lançamentos dos foguetes para proteger as comunidades quilombolas. “Precisamos avançar nesse mercado que vai proporcionar ao Maranhão e ao Brasil receitas virtuosas para geração de emprego e renda e sua entrada no mercado tecnológico aéreo espacial”, afirmou.

Na Câmara Alta também tramita um requerimento no mesmo sentido. Este de autoria do deputado federal Márcio Jerry, propondo a criação de uma Comissão Externa para acompanhar de perto questões referentes ao acordo comercial.

“A bancada federal maranhense solicitou ainda esclarecimentos aos Ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia sobre o teor do documento assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com os Estados Unidos. É preciso fazer com que se gere dividendos econômicos para Alcântara, que não pode ser o melhor lugar do mundo para soltar foguetes, sem também ser um lugar que tenha a garantia de direitos, com políticas públicas efetivas. Nós vamos acompanhar intensamente, no sentido de fiscalização, para que possamos ter um acordo bom a níveis Maranhão e Brasil”, acentuou Jerry.

Encaminhamentos

Dentre os encaminhamentos finais da reunião, ficou decidido que será entregue um documento ao Congresso Nacional reforçando o pedindo da criação de uma Comissão Externa, que acompanhe as discussões a nível federal e, em seguida, a realização de uma audiência pública, em Alcântara, para dar continuidade ao tema.

Alema sediará 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas do Nordeste

COMPARTILHE

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) sediará, na próxima sexta-feira (29), o 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste. A abertura do evento, que terá como anfitrião o presidente da Alema, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), acontecerá no Plenário Nagib Haickel, a partir das 10h.

Durante o encontro serão discutidos vários temas de interesse do Poder Legislativo e da população, a exemplo da Reforma da Previdência e dos encaminhamentos sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste, cuja efetivação depende da aprovação pelos Parlamentos de cada estado nordestino.

Na reunião de trabalho, que será realizada na Sala das Comissões, os legisladores também deverão discutir o Pacto Federativo, bem como propostas de fortalecimento dos órgãos regionais de desenvolvimento. Os nove representantes das Casas Legislativas estaduais assinarão, ainda, a Carta São Luís, que deverá conter propostas e encaminhamentos de interesse da Região Nordeste e do Legislativo. A assinatura acontecerá no Salão Nobre.

O primeiro encontro aconteceu no Ceará; e o segundo, na Bahia. A pauta principal do primeiro encontro foi a criação do Colegiado Nordestino, que congrega os dirigentes dos Legislativos estaduais.

Já no segundo Encontro, foram eleitos os integrantes do ParlaNordeste e criada uma Frente Parlamentar pela revitalização do Rio São Francisco e a não privatização da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

Programação

Dia 29 de março – 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas do Nordeste

10h – Abertura (Plenário Nagib Haickel)

11h – Reunião de Trabalho (Sala das Comissões)

12h – Assinatura da Carta São Luís (Salão Nobre)

Cedrus em Ação na cidade de Alcântara-MA

COMPARTILHE

Na manhã desta quarta-feira (26), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Cedrus), esteve no município de Alcântara, representado pela conselheira Maria da Graça Amorim (FETRAF/MA) e assessora do CEDRUS Denise Macedo para tratar sobre ativação e reorganização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – (CMDRS).

Durante o encontro foi tratado também da Apresentação da Minuta de Lei de Criação CMDRS do município de Alcântara, Eleição da Composição CMDRS e Eleição do Presidente.

Estiveram presentes: O Secretário Municipal de Agricultura (Erenaldo França), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) Marcos Xavier, Representantes da Câmara Municipal de Vereadores José de Ribamar (PCdoB) e João Ricardo (PT), o Presidente da Colônia de Pescadores, Sebastião Furtado, a representante da SINTRAF de Alcântara, Eliene Soares, representantes do Sindicato de Pescadores, representante de Associação do Território Éticno Quilombola de Alcântara (ATEQUILA), Sérvulo de Jesus Borges, e representantes da Associação de Mulheres de Mocagituba, representantes da Associação JERUSSU e SÓ ASSIM, Técnicos da AGERP de Alcântara, José Werbert Ramos, Josivam Melo e o representante da AGED, Raimundo Nonato Cunha.

 

Secap discute construção de Aeroporto em Cururupu-MA

COMPARTILHE

Na última quinta-feira (17), representantes regionais do Consórcio da Floresta dos Guarás [Conguarás] e do Programa Líder, estiveram reunidos com o Secretário de Articulação Política do Estado, Edinaldo Neves, tratando da reativação da construção do Aeroporto Regional, em Cururupu que foi licitado desde 2008, no governo Jackson, mas com a cassação do ex-governador, tudo parou.

Estiveram presentes na reunião o Secretário de Articulação Política do Estado, Edinaldo Neves, Bruna Silva (secretária executiva do Conguarás), o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro e Francisco Pestana, ex-prefeito de Cururupu, representando o programa Líder/Sebrae.

Com determinação e acreditando que o desenvolvimento regional sustentável do Litoral Ocidental Maranhense (Floresta dos Guarás) passa também pela construção de um aeroporto em Cururupu, o ex-prefeito, Francisco Pestana, continua empenhado através do programa Líder/Sebrae, juntamente com outros líderes da região buscando apoio junto ao governo do Estado para esta importante obra.

Entusiasmado com essa ideia, o Secretario Edinaldo Neves, garantiu presença no próximo dia 14 de junho em Cururupu, quando acontecerá o último encontro do Programa Líder/Sebrae onde será apresentado o plano estratégico de todas as ações nas áreas da “Educação, Agronegócio, Turismo e Infraestrutura” para as autoridades municipais, estaduais e a sociedade civil em geral.

PROGRAMA LÍDER SEBRAE

O Programa LÍDER tem como objetivo mobilizar, qualificar e capacitar às lideranças, estimulando o alinhamento das demandas locais, em convergência com as políticas públicas municipais, de fomento estadual e nacional, visando o desenvolvimento sustentável. Desenvolvido em equipe, o programa propõe e discute alternativas para um futuro melhor das cidades, do Estado e do País.

 

Governo participa de encontro de jovens da Baixada Maranhense

COMPARTILHE

A secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira, participa, neste sábado (7), da I Reunião Ampliada do Fórum de Políticas Públicas de Juventude da Baixada Maranhense, que acontece no município de Arari. O objetivo do encontro é discutir propostas para diminuir o avanço da violência nas cidades da região e criar um comitê de discussão permanente com diversas organizações existentes na Baixada.

O evento será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arari e reunirá 60 líderes de várias organizações da Baixada Maranhense como fóruns de juventude, grêmios estudantis, conselhos municipais de juventude, secretarias e coordenações de Juventude, Pastoral da Juventude e movimentos evangélicos e outras organizações que trabalham com o setor em municípios da região.

De acordo com a organização do encontro, na oportunidade, os jovens baixadeiros discutirão a criação de uma agenda positiva do Fórum Regional de Juventude, através da realização de uma mesa redonda para discutir a questão da segurança pública, com a participação de diversas organizações da região e convidados.

De acordo com o presidente do Fórum de Políticas Públicas de Juventude da Baixada Maranhense, Jailson Mendes, a intenção é elencar propostas de intervenções na área de segurança nos municípios e levar até a Secretaria de Estado de Segurança Pública e organizar ações conjuntas.

O encontro está sendo organizado pelo Fórum Regional de Juventude, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arari e com o Fórum de Juventude do município.

 

Othelino Neto participa do Encontro de Governadores do Nordeste

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta terça-feira (6), em Teresina (PI), do Encontro de Governadores do Nordeste, acompanhando o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). A reunião teve como pauta a discussão de uma forma conjunta de lidar com a Segurança Pública e dos tipos de financiamento do Governo Federal para a área.

Participaram os governadores Flávio Dino (MA), Wellington Dias (PI), Camilo Santana (CE), Robinson Faria (RN), Ricardo Coutinho (PB), Paulo Câmara (PE), Renan Filho (AL) e Rui Costa (BA), além de  Belivaldo Chagas, vice-governador de Sergipe.

Ao término do encontro, foi redigida a Carta de Teresina, na qual os governadores apresentam propostas a serem encaminhadas ao Governo Federal. A expectativa é que os recursos sejam investidos nas áreas de estrutura, pessoal e inteligência.

Os estados do Nordeste foram os primeiros a se reunirem para discutir a questão da Segurança e definir uma estratégia de ações integradas.

Sebrae promove em Alcântara encontro com secretários municipais

COMPARTILHE
O objetivo do encontro é planejar as demandas do município para o ano de 2018

Com o intuito de planejar ações estratégicas para a cidade de Alcântara no ano de 2018, o Sebrae, atendendo a uma demanda da Prefeitura de Alcântara, promoveu nesta quinta-feira (18), um encontro para os gestores das secretarias municipais da cidade. Cerca de vinte servidores participaram do momento, entre secretários e subsecretários.

Na ocasião, a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, abriu a reunião afirmando a importância do encontro para o desenvolvimento do município. “O objetivo dessa reunião junto com o capital humano do poder público é unir as propostas e potencializar as demandas sociais que a cidade tem a oferecer”, apontou Fernandes.

A capacitação aconteceu durante todo o dia e foi conduzida por um consultor credenciado ao Sebrae, com enfoque em Gestão de Qualidade. O encontro foi o resultado de uma reunião do prefeito com seus secretários  e o Diretor Superintendente Dr João Martins.

 

Prefeitura de Alcântara realiza I Encontro de Gestantes no município

COMPARTILHE
A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira, dia 8 de junho, o I Encontro de Gestantes, na Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no bairro Caravelas, Centro da Cidade.

O encontro teve abertura com um café da manhã para as futuras mamães presentes no evento. Em seguida foram apresentadas palestras educativas com vários temas, como: acolhimento da gestante, amamentação, orientação nutricional, trabalho de parto, higiene e saúde bucal do bebê.

Além das palestras, a Secretaria de Saúde realizou atendimento de consulta médica, atendimento de enfermeiros e atendimento com dentistas no odontomóvel. Dezenas de gestantes participaram o encontro.

Durante o evento, a Secretaria de Saúde entregou um kit de higiene pós-parto para cada gestante, presente contemplado pelo prefeito Anderson Wilker (PCdoB), que garantiu todas as ações da saúde, em prol de melhorias para a população alcantarense.

No mesmo dia, o encontro foi realizado em todas as UBS’s do município, com café da manhã, palestras e distribuição de kits de higiene. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio exclusivo da Prefeitura.

Para a secretária de saúde, o município está se organizando nos diversos setores da gestão. “Iremos fazer todo esforço para levarmos as ações também para as comunidades através das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos agentes comunitários de saúde, estes que são nosso maior elo entre comunidade e gestão, exercendo um trabalho de extrema importância” – destacou Ramone Araújo.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free