casa » Archivo de Etiquetas: Eleito

Archivo de Etiquetas: Eleito

Erlânio Xavier é aclamado presidente da Famem

COMPARTILHE
O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT) foi eleito por aclamação nesta quarta-feira (30) presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para o biênio 2019/2020. Dos 213 prefeitos aptos a votar, 203 dos 206 que compareceram às urnas votaram na chapa Humberto Coutinho, que após entendimento firmado nesta terça-feira (29), às vésperas da eleição, teve a adesão do prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), que disputava a reeleição e agora vai dividir o comando da entidade com Erlânio como presidente de honra da entidade. Foram contabilizados, ainda dois votos em branco e um nulo.
“Nós hoje temos um líder no nosso estado, que é o governador Flávio Dino e, aí, atendendo ao seu chamado, sentamos e dialogamos para evitar discórdia na base do Governo, que tem tanto eu como Tema entre seus aliados”, disse Erlânio, destacando que para este entendimento pesou o objetivo comum de promover o fortalecimento dos municípios. ”O nosso compromisso é fazer uma grande gestão, junto com os prefeitos e prefeitas, dialogando e procurando melhorar mais ainda os municípios maranhenses”, afirmou o novo presidente na solenidade de posse, que aconteceu no final do dia, após a apuração dos votos.
Antes da posse, Erlânio Xavier e Cleomar Tema estiveram no Palácio dos Leões para comunicarem o resultado ao Governador, o grande responsável pela unidade entre os então adversários. Pelo acordo firmado, a composição da direção da Famem terá como base na  chapa montada por Erlânio Xavier, tendo Cleomar Tema como responsável pela interlocução da entidade junto ao Governo Federal, em Brasília.  “Como já vinha fazendo, serei o elo entre a FAMEM e o Governo Federal na luta pelo municipalismo, minha principal bandeira desde que ingressei na política”, disse Tema. E acrescentou que prevaleceu o entendimento, o consenso e a cordialidade.

Osmar Filho é o novo presidente da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2019-2020

COMPARTILHE

Uma eleição bastante disputada, mesmo sendo chapa única. Houve um período de turbulência, e até ações judiciais de primeiro e segundo graus, aconteceram, tudo por causa da cadeira grande. Mas foi no diálogo que a Câmara Municipal de São Luís voltou ao  clima de tranquilidade, e na manhã desta quarta-feira (9), o vereador Osmar Filho (PDT), foi aclamado presidente do legislativo ludovicense para o biênio 2019/2020. Ele foi eleito com a esmagadora maioria, não sendo unanimidade por conta do voto contrário do vereador Estevão Aragão (PSDB) e da ausência de Honorato Fernandes, que está em Brasília. Osmar conquistou 29 votos dos 31 vereadores.

Antes do pleito, a Câmara Municipal realizou um café da manhã com a imprensa, na Sala Vip daquele Parlamento. Após anúncio oficial de eleição garantida, o vereador Osmar Filho fez um breve pronunciamento, onde destacou que sua identificação com a Câmara Municipal, que segundo ele, acontece desde 1993, quanto tinha apenas 5 anos de idade e seu pai era o chefe de gabinete do então presidente da casa, saudoso João Evangelista, que depois seria presidente da Assembleia Legislativa.

Visivelmente emocionado, Osmar Filho, mostrou que mesmo sendo jovem, com apenas 31 anos de idade, está preparado para os desafios, e tomará posse no dia primeiro de janeiro de 2019.  “Esse é um momento único na minha vida. Com apenas 31 anos de idade, vou dirigir os destinos da Câmara Municipal a partir de 2019, pelo período de dois anos. Garanto a vocês que estou preparado para essa missão e digo a vocês que não irei decepcionar, até mesmo porque não posso decepcionar uma geração”, salientou.

Mais na frente, Osmar Filho citou os nomes dos filhos Osmar Neto  e João Pedro, enfatizando que pedia desculpas a eles e à esposa, pela falta de tempo à família, mas justificando a ausência por conta da atividade política, que requer muito tempo a quem a ela se dedica.

“Quero também agradecer ao presidente Astro de Ogum, um político e um gestor talentoso, que estabeleceu vários avanços nesta Câmara. Destaco aqui as transmissões ao vivo das sessões via rádio AM, ação, dentre outras, que daremos continuidade”, assinalou o presidente eleito do Legislativo de São Luis.

Osmar Filho citou também os colegas, assegurando que todos terão participação em sua administração. Ele disse que sua gestão será compartilhada e destacou ainda que os servidores serão priorizados em sua administração.

AS EXPLICAÇÕES QUE LEVARAM OSMAR FILHO À PRESIDÊNCIA

Foi uma eleição tranquila, e durante a sessão pública, os parlamentares tiveram a oportunidade votar e justiçar o voto. O vereador Estevão Aragão (PSDB) foi no único que votou contra a chapa, mas justificou o motivo, já que havia afirmado apoio ao candidato Osmar Filho, há poucas semanas atrás.

Segundo Estevão, o vereador Osmar Filho era o nome mais rejeitado para ser presidente da Câmara, mas com o passar dos dias ele soube articular e formar um grupo forte. “Estive com Osmar no início, mas não fui consultado nem sequer para sugerir alguém para compor a Mesa Diretora. Fiquei de fora durante todo o processo, fui rejeitado e hoje o vereador não precisa mais de mim. Por esse motivo, não confio mais no Osmar Filho e não será fácil reconquistar a minha confiança”, relatou.

O vereador Aldir Júnior (PR) usou o tempo da votação para votar a favor do novo presidente, mas declarou  que há um esquema de corrupção na casa legislativa. Segundo ele, existem três milhões de reais que estão flutuando sem ter uma destinação correta. “Precisamos de legitimidade para combater a corrupção. Espero que o próximo presidente tenha coragem para investigar e combater os erros desta casa. Existem manobras políticas aqui dentro e elas precisam ser apuradas”, exclamou o jovem parlamentar.

Para o vereador Marquinhos (DEM), o voto de esperança venceu o medo e Osmar fará um excelente mandato. “Acredito no vereador Osmar Filho, espero que ele não vire ‘dono’ da Câmara Municipal. Peço que o novo presidente não nos negocie com a Prefeitura de São Luís, na intenção de ter benefícios próprios atendidos”, disse.

A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) lamentou a falta de uma chapa à presidência encabeçada por mulheres, mas declarou voto favorável a Osmar Filho. “É necessário que as mulheres sejam cada vez mais valorizadas nesta casa, não só nós vereadoras, mas todas as funcionárias que fazem parte deste parlamento. O novo presidente deve continuar a política do empoderamento feminino, dando oportunidades e fazendo com que as mulheres cresçam”, destacou.

O novo presidente foi eleito com vinte e nove votos a favor e um voto contrário. O vereador Honorato Fernandes (PT) não votou, porque não estava presente na sessão.

QUEM É OSMAR FILHO?

Osmar Gomes dos Santos Filhos, politicamente conhecido como Osmar Filho, nascido em 25 de novembro de 1986, completará 32 anos ainda este ano. É ludovicense e está no seu terceiro mandato de vereador. Casado, tem dois filhos, é advogado e se mostra preparado para encarar o comando de uma das Câmaras mais antigas do Brasil. Tímido, Osmar Filho tem um discurso coeso e fala firme. Desde 2008 na política, quando foi eleito pela primeira vez vereador de São Luís, com 6.923 votos, Osmar tem mostrado ação e em 2012 voltou a ser bem votado com 6.825 votos, mas ficou na suplência, assumindo a cadeira de Helena Duailibe, que saiu para ser secretária de saúde. Mas em 2016, não teve desculpa, Osmar Filho foi o mais votado e conquistou nas urnas 9.809 votos, o que lhe deu força para lutar pela cadeira grande e hoje veio a conquista.

CHAPA

A chapa, denominada “Vereador Edmilson Jansen”, ficou assim composta:

Presidente – Osmar Filho (PDT)

1º Vice –Presidente – Astro de Ogum (PP)

2º Vice-Presidente – Nato Júnior   (  PP  )

3º Vice-presidente – Josué Pinheiro (PSDB)

1º  Secretário – Francisco Carvalho (PSL)

2º  Secretário – Chaguinhas  (PP)

3º Secretário – Beto Castro  (Pros)

4º Secretário – Concita Pinto (Patriota)

5º Secretário – Afonso Manoel (MDB)

 Texto: Tarcísio Brandão

Prefeito Anderson foi diplomado nesta sexta feira (16) em Alcântara

COMPARTILHE

Em cerimônia realizada no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) na cidade de Alcântara, o prefeito eleito Anderson Wilker (PCdoB) e seu vice, Sargento Leitão (PMN) foram diplomados pela Justiça Eleitoral. O juiz eleitoral, Dr. José Jorge Figueiredo dos Santos Júnior, presidiu o ato solene e, concedeu o diploma aos novos eleitos de Alcântara.

diplo4

Assim como o prefeito e o vice, vereadores eleitos e suplentes também receberam o diploma. A diplomação é uma declaração da Justiça Eleitoral confirmando que o candidato foi eleito e que não possui impedimento para tomar posse. A partir da diplomação, o candidato eleito estará apto para assumir o cargo dia 1º de janeiro.

diplo1

Nas eleições de outubro, Anderson Wilker, se elegeu com maioria esmagadora dos votos do município obtendo 8.518 votos, ou seja, 63,71% dos votos válidos no município, uma diferença de 6.274 votos para o segundo colocado.

diplo3

Acompanhado da Primeira Dama, Rayssa Dayana, Anderson foi diplomado na vida política pela segunda vez. A primeira foi em 2008 ao ser eleito o vereador mais votado da história de Alcântara. Agora, quis o destino, e mais uma vez Anderson bateu outro recorde e foi eleito prefeito de Alcântara com a maior votação na história do município.

dddddddddd

Foram diplomados os vereadores: Ribinha (PCdoB), Aroldo Junior (PCdoB), Guterres Filho (PCdoB), Pontaense (PCdoB), Ivan Ferreira (PSDC), Mário (SD), Nhô Ré (SD), João Ricardo (PT), Nilson Pereira (PR), Antônio Rosa (PSL) e Vandeco França (PP).

Flávio Dino recebe prefeito eleito de Capinzal do Norte

COMPARTILHE

O governador Flávio Dino recebeu, na tarde desta sexta-feira (9), o prefeito eleito de Capinzal do Norte, André Portela. O gestor, que assumirá em 1º de janeiro de 2017, levou ao governador pleitos do município e reafirmou a intenção de estreitar as relações com o Estado.

Durante a reunião, o governador Flávio Dino assegurou que manter o diálogo aberto e constante com os prefeitos é uma das diretrizes da gestão e que auxiliará no que for possível.

“O prefeito trouxe uma série de reivindicações do município para parcerias com Estado e o governador anunciou que vai atender investimentos na área de esporte, de abastecimento de água, de infraestrutura urbana e de educação”, relatou o secretário de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, que participou do encontro.

O prefeito pontuou que a parceria com o Estado é fundamental, considerando o trabalho que tem a ser feito no município. “Para mim foi de grande importância ser recebido pelo governador e ele mostrou, por sua humildade, que tem preocupação com o município”, explicou André Portela. Além do secretário Márcio Jerry, também participou do encontro a deputada estadual Ana do Gás.

Conheça a trajetória do Prefeito Anderson (PCdoB) de Alcântara-MA

COMPARTILHE

QUEM É ANDERSON WILKER DE ABREU ARAÚJO?

Nascido na cidade de Alcântara, no dia 17 de setembro de 1983, Anderson, como é carinhosamente chamado pelo povo alcantarense, tem 33 anos e uma boa experiência na política local.

Em 2004, com apenas 21 anos de idade, Anderson ainda estudante, concorreu sua primeira eleição para o cargo de vereador, mas acabou ficando apenas na suplência com apenas 208 votos, pelo Partido Social Cristão (PSC). Em 2008, o jovem foi em busca de seu objetivo e disputou novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Alcântara, sendo o mais votado naquela eleição, com apenas 25 anos de idade e uma aceitação de 776 votos, na época pelo DEM.

Em 2012, Anderson que poderia se reeleger fácil como vereador, tentou buscar voos mais altos, encarando uma disputa para a Prefeitura de Alcântara, e mesmo sem grandes apoios, ficou em segundo lugar na disputa, a frente do prefeito na época, Dr. Soares (DEM), com 2.506 votos pelo PTB.

A crescente e a boa aceitação de Anderson na política alcantarense consagram o que o povo já esperava há muito tempo. Com 8.518 votos, o Jovem empresário do ramo varejista, foi eleito prefeito de Alcântara e ainda entrou para história do município como o mais votado em quase 368 anos de história.

Hoje, casado com Rayssa Araújo, Anderson tem três filho (Almiro Davi, Ana Sophya e Alycia), e por isso tem se mostrado incansável durante dia e noite em busca de apoios para reconstruir a cidade de Alcântara.

Filho dos Empresários Almiro Araújo (ex-vereador e vice-prefeito de Bequimão) e Adelina Araújo, Anderson tem se empenhado de todas as formas em busca de parcerias sejam elas públicas ou privadas. A saúde e Educação são prioridades de uma gestão, e em Alcântara, não será diferente, já que as duas pastas estão sucateadas.

Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Anderson sempre foi um político independente e os resultados mostram o quanto ele é querido em Alcântara por ter um perfil povão. A credibilidade que tem com a população alcantarense, o fez ser o mais votado na história do município, saindo de 208 votos em 2004 para 8.518 em 2016 (em apenas 4 eleições disputadas).

ELEIÇÕES 2016: População de Bequimão renova mandato de Zé Martins por mais 4 anos

COMPARTILHE

Se o slogan de campanha de Zé Martins dizia que o “Trabalho tem que continuar”, a população de Bequimão logo entendeu e mostrou nas urnas que o município tem um gestor de verdade. Aprovado por 51% do eleitorado bequimãoense, Zé Martins (PMDB) entrou para a história por ser o segundo prefeito reeleito em Bequimão.

Tendo Magal (PT) como vice-prefeito eleito, Zé Martins renovou seu mandato com 7.048 votos, uma diferença de 333 votos para o segundo colocado, César Cantanhede (PSDB). Em 2012, o pmdbista foi eleito com 6.505 (49,21%) dos votos.

O grito de vitória ecoou na cidade por volta das 19h, quando o Comitê Central lotou de guarás, como são conhecidos os eleitores de Martins, que se vestem de vermelho. O deputado estadual Zé Inácio (PT) participou da comemoração.

Batizado pela população de Bequimão como prefeito trabalhador, o apelido se tornou a marca da campanha, coroada com a vitória neste domingo (2). Após a apuração, a Praça da Matriz ficou completamente lotada com correligionários de todos os povoados e bairros.

Zé Martins fez questão de agradecer ao seu pai (o ex-prefeito Juca Martins), pelo momento feliz que passava. “Primeiramente, quero agradecer a Deus por este momento e, também, ao povo de Bequimão por acreditar no meu trabalho e renovar este mandato. A responsabilidade é ainda maior a partir de agora”, destacou o prefeito, que se emocionou ao agradecer pela confiança.

Duarte Júnior é eleito diretor dos PROCONs Nordeste

COMPARTILHE

O diretor-geral da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA), Duarte Júnior, foi eleito diretor regional da Associação Brasileira de Procons para a gestão 2015/2017. A escolha da diretoria foi feita pelos dirigentes dos Procons Estaduais durante a Reunião Nacional, realizado em São Luís, nesta terça-feira (18). A posse da nova diretoria aconteceu nesta quarta-feira (19), na 12ª Reunião da Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon – com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC, e contou com a presença do Governador Flávio Dino.

A Associação, sem fins lucrativos, com sede em Brasília/DF, tem como missão realizar estudos e propostas para aperfeiçoar a atuação dos Procons e a legislação referente à defesa do consumidor e da ordem econômica. O órgão ainda articula atividades entre as entidades estaduais e propõe medidas judiciais a administrativos cabíveis na proteção dos interesses dos consumidores.

O diretor do Procon-MA, Duarte Júnior, eleito para diretoria da região Nordeste, afirmou que a representação maranhense neste órgão nacional é fundamental, pois permitirá troca de experiências e oportunizará que o órgão leve as ações realizadas no Maranhão para os outros estados da região. “Estou muito feliz e honrado com o reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo, desde o início do ano, aqui no Maranhão, que conta com total apoio e sensibilidade do governador Flávio Dino. Agora, meu objetivo é realizar uma política pública de proteção ao consumidor orquestrada por todo o país com prioridade para as necessidades da região Nordeste”’, garantiu.

O Governador Flávio Dino disse que o Governo do Estado está expandindo o órgão, levando unidades para várias regiões do Maranhão, e que recentemente o projeto que transforma o Procon em autarquia foi aprovado de forma unânime na Assembleia Legislativa. “Buscamos aqui valorizar o conjunto de políticas públicas voltadas aos direitos do consumidor. Parabenizo a seriedade da nossa equipe, liderada pelo agora nomeado presidente dos Procons da região Nordeste, nosso companheiro Duarte Júnior, que tem seguido com muita determinação as diretrizes que temos estabelecido, visando em primeiro lugar facilitar o acesso aos organismos do poder executivo”, destacou.

A secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, disse que o papel regional é extremamente estratégico, principalmente nas regiões que ainda tem pouco Procon Municipal e que falta a disseminação da cultura de defesa do consumidor. “O Duarte terá o papel, não só de representante da região no ambiente nacional, mas também de ser representante do ambiente nacional regionalmente, trazendo as agendas, fazendo a mobilização. A atuação contará com nosso apoio”, pontuou.

Na ocasião, a coordenadora do Procon Estadual do Paraná, Cláudia Silvano, foi eleita a presidente da associação; como vice-presidente, a superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Simona; 1° e 2° secretários, Claudia Maria e Paulo Sampaio, respectivamente; e 1º e 2º tesoureiros, Cauê Vieira e Késsia Cavalcante. Foram eleitos ainda os diretores regionais Rosely de Assis (Norte), Rosemeire Costa (Centro-Oeste), Elizabete Baesso (Sul) e Fábio Ferreira (Sudeste).

A presidente eleita, Claúdia Silvano, comentou que a eleição aconteceu de forma democrática e que o eleito trará as pautas da reunião para os próximos encontros. A vice-presidente eleita, Gisela Simona, acredita que o Nordeste hoje teve uma grande vitória, por ter um dirigente do estado do Maranhão representando todos os outros estados. “O desafio é expandir o trabalho que está feito pelo Procon-MA, avaliado de forma positiva pela população, para toda a região”, argumentou.

Para os membros do conselho fiscal, foram eleitos como titulares Sabrina Amaro Tricot, Ivete Maria Ribeiro e Jorge Luiz Emanuelli; e, ainda, como suplentes, Emerson Queiroz, Moyses Bendahan e Luiz Roberto Santos.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free