casa » Archivo de Etiquetas: Doação de sangue

Archivo de Etiquetas: Doação de sangue

Prefeitura de Bequimão em parceria com Hemomar realiza campanha de doação de sangue

COMPARTILHE

Uma parceria entre o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar de Pinheiro) e a prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar dia 15 de maio (quarta-feira), das 8h da manhã às 5h da tarde, no posto de saúde Santo Antônio, a Campanha de Doação de Sangue.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar, apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Para o secretário de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, a campanha é uma forma de valorizar a vida ainda mais. “Conseguimos viabilizar mais uma campanha de doação de sangue em nosso município. É uma ação de extrema importância para população, uma vez que criaremos créditos nos estoques do banco de sangue. Queremos sensibilizar a população para participar desse ato de generosidade humana e ao mesmo tempo agradecer ao prefeito Zé Martins pelo apoio e ao Hemomar pela parceria”, disse o secretário.

Quem não pode doar sangue?

No hemocentro, os principais impeditivos para doar sangue são:

  • Ter idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos
  • Ter peso inferior a 50 kg
  • Estar com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação
  • Estar com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação
  • Estar com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação
  • Estar com febre no dia da doação
  • Levar uma criança menor de 13 anos para o hemocentro e sem a presença de outro adulto que possa acompanhá-la após a doação.

VANTAGENS PARA QUEM DOA SANGUE

Os doadores de sangue regulares no Maranhão terão direito à meias-entradas em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. O benefício é possível graças à Lei 9.496, de autoria do ex-deputado Afonso Manoel. No entanto, os doadores considerados regulares deverão ter registro e identificação própria através de carteira emitida pelos hemocentros e bancos de sangue maranhenses.  A lei de autoria do deputado Afonso Manoel tem por objetivo estimular a doação de sangue no Maranhão e surge em um momento em que a Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) passa por uma baixa na média de coleta.

Igreja Adventista e prefeitura vão realizar neste sábado (26) a Campanha de Doação de Sangue na cidade de Bequimão

COMPARTILHE

Uma parceria entre a Prefeitura de Bequimão, Igreja Adventista do Sétimo Dia de Bequimão e Hemomar, vai realizar um ato solidário neste sábado, dia 26 de maio, batizado de Campanha de Doação de Sangue. A ação faz parte do projeto Impacto Esperança,  e partiu de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas da cidade.

O Impacto Esperança é um programa que incentiva a leitura e prevê a distribuição anual de livros por parte dos adventistas no território sul-americano. Este ano  a data escolhida foi dia  26 de maio, e os mais de dois milhões de fiéis adventistas do país sairão às ruas  para entregar gratuitamente milhares de exemplares do livro “Em Busca de Esperança”.

O coordenador do Projeto em Bequimão, o pastor Weberth,  ressalta que serão distribuídos 3.500 livros na cidade e que dentro da programação acontecerá uma ação de doação de sangue, com a participação da Secretaria de Saúde do Município que irá contribuir com a logística da ação.

“A participação da Igreja Adventistas em todo o país  é conhecida  através da sua capacidade de mobilização de doadores. Nós, como cristãos,  estamos sempre dispostos a beneficiar o próximo. Nosso foco é conscientizar as pessoas para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue do Hemomar de Pinheiro, que atende toda a região da baixada”, afirma o pastor.

O secretário de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, destacou a parceria entre Prefeitura, Igreja e Hemomar para campanha de doação de sangue. “Estamos sempre de portas abertas para projetos que venham beneficiar a população bequimãoense. Quando se trata de saúde pública, sempre estaremos a disposição da sociedade e das autoridades religiosas do município. Nossa missão é melhorar a vida de nosso povo”, disse o secretário.

A ação vai acontecer na Praça 2 de Novembro, no centro da cidade, a partir das 8h da manhã. Já a Campanha de Doação de Sangue vai acontecer no Centro de Saúde Santo Antônio, antiga Unidade Mista, na Rua Capitão Castro, ao lado da prefeitura. Os integrantes do projeto estarão recebendo doações de sangue (para o hemomar de Pinheiro), cabelos (para o hospital do câncer), aferição da pressão arterial e teste de glicemia (feito pela secretaria de saúde de Bequimão) e distribuição de livros, além de outras atividades.

O QUÊ? Campanha de Doação de Sangue

ONDE? Centro de Saúde Santo Antônio/Praça 2 de Novembro

QUANDO? Sábado, dia 26, às 8h

Quem pode doar sangue

Ter entre 16 e 65 anos de idade;

Gozar de boa saúde;

Estar alimentado antes da doação

Por Herasmo Leite

Município de Bequimão adere Campanha de Doação de Sangue que acontecerá no próximo dia 21

COMPARTILHE

Você conhece a importância de doar sangue? Então, saiba agora tudo sobre o processo de doação e como é importante ser um doador! Lembre-se, um dia pode ser você que vai precisar! Atualmente, o Brasil conta com cerca de 3, 5 milhões de doadores de sangue, o que corresponde a 1,9% da população do país – índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3%.

Por este motivo, milhares de pessoas no mundo necessitam de reposição sanguínea durante procedimentos cirúrgicos ou ambulatoriais, em virtude de tratamento de doenças, acidentes, etc. Essa reposição só é gerada graças ao ato de doação, um ato de solidariedade que abastece os estoques dos hemocentros. É importante que a população bequimãoense colabore para regularizar, manter e aumentar os estoques de sangue no Maranhão. Ao participar, o doador ajuda pessoas que precisam de transfusão. A doação respeita os critérios técnicos e não traz qualquer tipo de risco ao doador.

Foi pensando nisso, que a Prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemomar, Regional de Pinheiro, vai realizar no próximo dia 21 de março, a Campanha de Doação de Sangue na cidade. A ação vai acontecer no Centro de Saúde Santo Antônio, antigo hospital, localizado na Rua Capitão José Castro, no Centro da cidade, no horário das 8h às 17h. É a primeira vez que a prefeitura abraça essa campanha. Então aproveite para salvar vidas.

POR QUE É BOM DOAR SANGUE?

Doar sangue não dói, é rápido e salva muitas vidas. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação acontece imediatamente após a doação.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE:
– Sentir-se bem, com saúde
– Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional
– Ter entre 18 e 65 anos de idade
– Ter peso acima de 50Kg

RECOMENDAÇÕES PARA O DIA DA DOAÇÃO DE SANGUE:
– Nunca vá doar sangue em jejum
– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
– Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
– Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação
– Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

QUEM NÃO PODE DOAR SANGUE?
– Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade
– Mulheres grávidas ou amamentando
– Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas
– Usuários de drogas
– Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA DOAÇÃO DE SANGUE?
O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem estar e poderá posteriormente conhecer os resultados dos exames que serão feitos em seu sangue. Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.

O QUE ACONTECE COM O SANGUE DOADO?
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Doe sangue, ajude a salvar vidas. É melhor doar sangue, que ficar em um leito de hospital esperando por doadores. Faça diferente, seja um doador voluntário e ajude quem precisa!

 

Campanha de doação de sangue na Câmara

COMPARTILHE

PL

Por unanimidade, foi aprovada na Câmara Municipal, a Indicação 86/2015 do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), para o agendamento junto ao Hemomar de um dia de coleta de sangue na Câmara Municipal.

“É preciso que olhemos a necessidade do Hemomar de manter o estoque de sangue para atender a quem precisa de doação de sangue. Por isso, solicitamos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o agendamento da unidade móvel do Hemonúcleo, para que sejamos solidários com a nossa população”, afirmou o vereador.

Ainda segundo a indicação, a data para a coleta será previamente agendada para que a maioria da população e dos próprios parlamentares possa comparecer para um volume maior de doações.

“Isso vai facilitar o trabalho constante do Hemomar, que é a necessidade de aumentar a quantidade de parceiros que possibilitem a manutenção do estoque de sangue. Com certeza, faremos uma grande mobilização para colaborar com o aumento das doações”, garantiu o parlamentar.

Texto: Igor Almeida

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free