casa » Archivo de Etiquetas: Curso

Archivo de Etiquetas: Curso

Representantes de Bequimão participam de Capacitação do Selo UNICEF em Pinheiro

COMPARTILHE

Representantes da Prefeitura de Bequimão participaram de mais uma capacitação do selo Unicef, na cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense. Entre os participantes estavam Rosenilde França Pinheiro Santos (articuladora do Selo Unicef) e Anna Karinne Torres Macêdo Moraes (coordenadora da Atenção Básica), no município.

Mais de 30 municípios da região da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense mandaram profissionais para que fizessem o curso. Atualmente, Bequimão ocupa o primeiro lugar no cumprimento dos desafios do Selo Unicef, entre os municípios do Maranhão, somando 4.300 pontos, numa demonstração de que a administração do prefeito Zé Martins tornou prioridade absoluta o cuidado com as crianças quilombolas. “Nosso município está se tornando uma referência, nesse trabalho, aqui no Estado”, avaliou o secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins.

Além de Bequimão, dezenas de representantes municipais, das secretarias de Assistência Social, articuladores locais do Selo UNICEF, representantes de Conselhos de Direito de Crianças e Adolescentes e dos Conselhos Tutelares de municípios da região compareceram ao evento.

 

Em Bequimão, esse trabalho mobiliza esforços de todas as secretarias municipais, tendo à frente as secretarias de Cultura e Promoção da Igualdade Racial e Assistência Social.

Bequimão sediará o curso Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso

COMPARTILHE

A cidade de Bequimão no Litoral Ocidental Maranhense, vai receber o Curso de Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso. O evento terá um espaço elaborado para que 300 empresários, microempreendedores individuais e potenciais empresários de Bequimão respirem conhecimento em um ambiente pensado para estimular práticas empreendedoras e ajudar na criação de novas empresas e/ou no fortalecimento de empresas já existentes.

O Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso é uma parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e a Prefeitura Municipal de Bequimão e irá reunir em um só lugar, 10 turmas funcionando simultaneamente, estimulando nos participantes vários comportamentos empreendedores que eles irão necessitar na condução de seus negócios.

A oficina acontece em Bequimão entre os dias 16 e 20 de julho, na quadra Poliesportiva do Município. A ação é uma iniciativa da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, através de uma articulação institucional do Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, com o apoio da Prefeitura de Bequimão, uma vez que a cidade está dentro da área de abrangência da unidade regional.

O QUÊ? COMO DESENVOLVER UMA EMPRESA DE SUCESSO
QUANDO? 16 A 20 DE JULHO
HORÁRIO: 19h às 22h

ONDE: BEQUIMÃO-MA
LOCAL: GINÁSIO MUNICIPAL DE BEQUIMÃO
INSCRIÇÃO: CRAS e SALA DO EMPREENDEDOR

 

Chef Dantas faz aula-show de comidas típicas no Ateliê Don’Anna

COMPARTILHE

Quando chega o mês de junho São Luís se transforma em um imenso arraial, com uma profusão de cores, brilho, manifestações culturais e, claro, as comidas típicas da época. O milho é a grande estrela dessa parte da festa, já que é a obra-prima das receitas que compõem as mesas no São João. Além dele, outros ingredientes como a mandioca e o amendoim fazem parte das refeições feitas durante esse período festivo. Para garantir a alegria de santos e foliões, o Ateliê Don’Anna promove, no dia dedicado a Santo Antônio, uma aula-show de comidas típicas com o chef Dantas, conhecido pela sua culinária nordestina de muita qualidade.

Todas as características da culinária típica dos festejos juninos foram introduzidas no Brasil por meio da miscigenação dos povos que habitaram o território no período colonial, como os índios, africanos e europeus. “Aqui no Nordeste os pratos à base de milho já fazem parte do dia-a-dia, mas é no período junino que as pessoas buscam com mais intensidade essa identificação com suas raízes através da culinária”, justifica o chef Luciano Rosa, idealizador do Ateliê.

A culinária é um dos traços mais fortes do povo maranhense e, além de delícias como bolos, mingaus, canjicas e pamonhas, tem ainda o arroz de cuxá, as tortas de camarão e caranguejo, sururu, vatapá e arroz de Maria-Isabel. “A cozinha maranhense vive um novo momento e temos uma rica culinária e essa oportunidade de troca, de aprendizado, vai com certeza melhorar nossa gastronomia”, destaca Dantas.

A origem

Assim como alguns ingredientes usados na culinária, a celebração aos três santos católicos também foi introduzida na cultura brasileira pelos portugueses, que tinham como religião o catolicismo. Em Portugal, os meses de junho, julho e agosto eram dedicados às festividades relacionadas à religião e à colheita do trigo, feita uma vez ao ano durante o verão. Ao chegarem no Brasil, os portugueses precisaram adaptar os festejos ao clima dos trópicos, onde tem o inverno como estação nesse período do ano.

Desta maneira, a plantação que crescia em épocas de chuva era a de milho. Unindo os conhecimentos culinários dos indígenas, africanos e portugueses surgem as comidas típicas desse período junino, feitas especialmente de milho, como os bolos, canjica, pamonhas, mungunzá e até mesmo o próprio milho, servido assado na brasa ou cozido.

Serviço:

O que: Aula-Show de comidas típicas juninas

Onde: Ateliê Don’Anna

Hora: 15h às 18h

Quando: Quarta-feira, 13 de junho

Investimento: R$ 100,00

Texto: Andréa Brito

 

Parceria entre IEMA e Fátima Araújo leva curso de Eletricista Predial para a Vila Conceição/João de Deus

COMPARTILHE

Focada no desenvolvimento da comunidade Vila Conceição/João de Deus, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) tem trazido grandes benefícios para o bairro. Mas seu propósito é beneficiar o coletivo, o que tem feito por todas as comunidades que fazem parte do Complexo de Comunidades do bairro João de Deus. Em mais uma sacada fenomenal, a Pequena Guerreira fechou uma parceria com o IEMA Vocacional para qualificação profissional de jovens e adultos na Vila Conceição.

 

O Curso de Eletricista Predial, está sendo realizado na Igreja Católica, na rua 12 de julho, bairro Vila Conceição, as quartas, quintas e sexta-feiras, das 19h às 22h. As aulas são ministradas pelo professor Guilherme Cruz Destro. A duração do curso será de aproximadamente 3 meses e terá carga horária de 160 horas/aula. A turma é composta por alunos, entre homens e mulheres.

Para o professor Guilherme Cruz Destro, o curso trará novas oportunidades e contribuirá para uma melhor a mão de obra local. “Este curso vai contribuir com os alunos de várias formas. Aqui não ensinamos só a parte técnica, também ensinamos como empreender. O profissional poderá trabalhar como empregado ou até montar seu próprio negócio. É uma grande oportunidade esta parceria”, destacou o professor.

Para o estudante José Heitor Nascimento Ferreira, de 18 anos, morador do bairro João de Deus, o curso é uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. “Este curso é muito bom, e grátis é melhor ainda. Muitos que estão fazendo o curso, trabalham, mas como lá fora é caro, aqui fica mais acessível e não se paga nada. O valor lá fora é alto e nem todo mundo tem condições de pagar. Aqui além de ser grátis, ainda sairemos encaminhados ao mercado de trabalho”, salientou o jovem.

Para Márcio Augusto Mota Ferreira, de 45 anos, morador do João de Deus, o curso é uma oportunidade gigantesca trazido pela vereadora Fátima Araújo. “Concluí um curso a poucos dias e já engatei em outro. Hoje faço o curso de eletricista predial graças à vereadora Fátima Araújo, que tem se empenhado bastante para trazer capacitação para nossas comunidades. O curso está ótimo. É mais uma capacitação para o currículo, deixando ainda mais extenso, aumentando a chance de ingressar no mercado de trabalho”, disse.

O que faz o Eletricista Predial?

Realiza manutenção preventiva e corretiva em quadro de força, comandos elétricos e demais equipamento de energia em prédios, analisa as necessidades de troca e regulagem de peças, e aplica testes de funcionamento.

A PROFISSÃO ELETRICISTA

Eletricista pode seguir, basicamente, três áreas de atuações: PredialResidencial ou Industrial e o que podemos adiantar é que independente da área escolhida este profissional contará com a responsabilidade de executar tarefas como por exemplo:

Sebrae e Prefeitura promovem Oficina de Planejamento Estratégico para Secretários em Bequimão

COMPARTILHE

Planejar é o segredo para o sucesso. Toda empresa que planeja, seja ela pública ou privada, a chance de errar é mínima. Pensando assim, o prefeito Zé Martins, fechou parceria com o Sebrae, Unidade Regional de Pinheiro, que realizou nesta quarta-feira (02) no município de Bequimão, a oficina Planejamento Estratégico com Foco em Resultados. A primeira etapa foi apenas um estudo sobre o município, levando em consideração as oportunidades e ameaças que podem ajudar ou atrapalhar no desenvolvimento de Bequimão.

Participaram da capacitação 31 servidores públicos municipais ligados à prefeitura de Bequimão, entre eles secretários, secretários adjuntos, coordenadores, diretores e assessores que trabalharam na construção de estratégias de atuação voltadas para o olhar da sociedade em relação ao poder público municipal, o que resultará na execução de ações com maior impacto positivo junto aos munícipes. A capacitação foi conduzida pelo consultor credenciado junto ao Sebrae, Tadeu Borba.

A ação só foi possível graças a um alinhamento institucional que envolveu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a gerente regional de Pinheiro, Graça Fernandes e o prefeito de Bequimão, Zé Martins que foi quem solicitou a oficina para capacitar sua equipe de trabalho.

Para o prefeito Zé Martins, o momento é para planejar o futuro de Bequimão, já que a situação do Brasil está cada vez mais complicada. “Estamos no segundo ano da segunda gestão, e precisamos traçar algumas metas para nossa administração. Já avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Para isso vamos traçar um planejamento, para não comprometer o futuro de nosso povo”, destacou o prefeito.

Participaram da abertura da oficina a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes e o gestor de projetos, Breno Soeiro, o vice-prefeito, Sidney Nogueira (Magal) e o Coordenador da Sala do Empreendedor, Rodrigo Martins.

Fotos: Rodrigo Martins

Escola inaugurada em Barreirinhas dará curso de empreendedorismo, destaca Adriano Sarney

COMPARTILHE

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) participou, no último fim de semana, da inauguração da escola Manoel José da Costa, na comunidade do Massangano 1, região de Areias, localizada no município de Barreirinhas. O parlamentar congratulou a iniciativa do prefeito Albérico Filho de investir na educação e destacou a inovação na grade curricular da escola, que vai oferecer aulas de empreendedorismo.

“A Unidade Integrada Manoel José da Costa é uma escola grande, que vai atender as necessidades das crianças da região e que apresenta um importante diferencial, pois vai ser a primeira escola da região a oferecer aulas de empreendedorismo. Portanto, o prefeito Albérico está de parabéns por que inaugurou, ali, uma ótima perspectiva de futuro para as crianças da região, que terão a oportunidade de sair da escola com o sonho de virar empresários”, declarou Adriano.
O deputado também esteve no fim de semana em Timon (no Leste do Maranhão), participando da solenidade de entrega de 500 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, um empreendimento que beneficiará mais de duas mil pessoas. O ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) integrou do evento, juntamente com importantes lideranças políticas maranhenses.
Adriano ressaltou ainda que o ministro Sarney Filho, em Timon, anunciou uma importante ação do Ministério do Meio Ambiente para a revitalização da bacia do Rio Parnaíba (que divide o Maranhão do Piauí). “Esta será uma atuação de grande magnitude, pois serão utilizados recursos oriundos das multas ambientais do Ibama para revitalizar as bacias hidrográficas brasileiras e o Rio Parnaíba será o primeiro desta série de ações no Maranhão”, declarou o parlamentar.

Prefeitura de São Luís vai capacitar ambulantes que comercializam alimentos durante o Carnaval

COMPARTILHE

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Vigilância Sanitária inicia, na próxima quarta-feira (31), o treinamento dos ambulantes que vão comercializar alimentos durante o Carnaval. O objetivo da ação é garantir a segurança alimentar dos foliões. Todo vendedor ambulante e barraqueiro que quiser trabalhar nas áreas onde haverá programação carnavalesca deverá realizar o treinamento em boas práticas na manipulação de alimentos para obter a autorização junto à Blitz Urbana, órgão ligado à Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh).

Além da capacitação, a Vigilância Sanitária também vai realizar fiscalizações durante todo o período carnavalesco nos circuitos da Passarela do Samba (Anel Viário), Madre Deus e Praças Deodoro e Maria Aragão. A ação do órgão será na vistoria das condições de higiene dos produtos, conservação, prazo de validade e formas de manipulação, evitando que alimentos impróprios sejam consumidos.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, informa que a Vigilância Sanitária vai atuar com várias equipes. “Teremos fiscais, devidamente identificados, que estarão circulando, e os foliões podem ajudar informando sobre qualquer irregularidade que encontrarem. Essa parceria vai colaborar para que se tenha qualidade dos produtos que estarão sendo oferecidos à população. Isso é muito importante para garantir a segurança alimentar”, disse o secretário.

O trabalho será de orientação, mas as irregularidades encontradas estarão passíveis de inutilização e apreensão dos utensílios ou produtos que não estejam de acordo com as normas sanitárias.

CUIDADO

A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo, explica que a falta de higiene, o acondicionamento da matéria-prima utilizada na confecção dos alimentos e o preparo inadequado são fatores que facilitam a contaminação e podem trazer problemas à saúde.

“Nos treinamentos são repassadas aos ambulantes orientações sobre normas de manuseio e as boas práticas de manipulação e higiene; com isso, a Prefeitura, na gestão do prefeito Edivaldo, faz uma importante ação para garantir a qualidade final dos alimentos ao consumidor”, afirma.

 

Bequimãoenses iniciam Curso de Culinária Regional realizado pelo Sebrae-MA

COMPARTILHE

Foi iniciado nesta terça-feira (21), o curso de “Culinária Regional”, promovido pelo Sebrae-Ma, através da Unidade Regional de Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor com apoio da Secretaria de Agricultura e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão (STTR).

O curso tem por objetivo desenvolver as habilidades necessárias para o conhecimento e elaboração dos principais pratos típicos da culinária maranhense, e se estenderá até a próxima sexta-feira (24). A capacitação está sendo ministrada pela culinarista, chefe de cozinha e consultora do Sebrae, Raimunda Nonata, conhecida por “Tia Noca”.

O curso é uma oportunidade de qualificação profissional que abre caminhos para o mercado de trabalho local e regional, além de ser uma grande chance para se tornar empreendedor do ramo. A parceria entre Sebrae e Prefeitura de Bequimão tem dado bons resultados e acrescentado conhecimento aos empresários e colaboradores.

Fotos: Rodrigo Martins

Sebrae e Prefeitura capacitam artesãos em Bequimão

COMPARTILHE

De 3 a 7 novembro, foi promovida, em Bequimão, uma Oficina de Artesanato Maranhense. A capacitação, oferecida pelo Sebrae/MA e Prefeitura Municipal, teve como foco a incorporação de elementos que possam agregar valor aos produtos dos artesãos e artesãs.

Quem participou da oficina teve q oportunidade de conhecer procedimentos voltados à diversificação, qualidade e inserção de elementos iconográficos locais. Foram trabalhadas as seguintes tipologias: biojóias, crochês, reciclagem, cerâmicas e artefatos em EVA.

Os resultados obtidos ficaram expostos, na terça-feira, durante o encerramento da oficina, no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS). “Ressaltamos o empenho e esmero de cada artesão que orgulhosamente expôs seus produtos resultantes desses dias de repasse de informações, trocas de experiências e verdadeira imersão no universo cultural do município de Bequimão”, enfatizou o agente de desenvolvimento, Rodrigo Martins.

Também colaboraram para a execução da oficina a Sala do Empreendedor e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Sebrae e Prefeitura capacitam empreendedores em Alcântara

COMPARTILHE

Com o tema “Atender para Surpreender”, como forma de superar as expectativas dos clientes turistas na festa do Divino em Alcântara, a prefeitura, através do prefeito Anderson Wilker (PCdoB) e a secretária de Cultura e Turismo, Marcelina Serrão, firmaram uma parceria com o Sebrae, afim de melhorar ainda mais a vida dos empresários alcantarenses.

As oficinas foram ministradas pelo professor Thiago Oliveira, profissional especializado do Sebrae, em que debateu o atendimento comercial em restaurantes, pousadas, bares e demais empreendimentos da cidade. A preparação já visa o Festejo do Divino, onde a cidade histórica deverá receber milhares de turistas.

Aproximadamente 58 pessoas participaram do curso com oficinas na Igreja do Carmo, incluindo Barraqueiros, comerciantes, donos de pousadas, restaurantes e demais empreendedores que irão desenvolver suas atividades para atender o público. A prefeitura tem investido em conhecimento, para melhorar a vida da população.

Com a qualificação dos empreendedores, gera-se emprego e economia no município, já que Alcântara tem um potencial turístico muito grande. Para o festejo foram contemplados 43 barraqueiros e nove são de palha na Praça da Matriz.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free