casa » Archivo de Etiquetas: Cosems

Archivo de Etiquetas: Cosems

Bequimão recebe Prêmio como um dos cinco melhores municípios do Maranhão em gestão de Saúde

COMPARTILHE

O município de Bequimão, na baixada ocidental maranhense, recebeu no último sábado (28), do COSEMS-MA, o Prêmio Maranhão Saúde, como um dos melhores municípios do Estado em gestão de saúde. Dentre os 217 municípios do Maranhão, Bequimão está entre os cinco melhores no aspecto saúde, baseado nos indicadores através do relatório do SUS (Sistema Único de Saúde). O COSEMS-MA (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão) responsável pela premiação, escolhe os melhores municípios em saúde pública, baseado nos melhores indicadores durante os últimos 12 meses.

Durante o evento, realizado no Hotel Luzeiro, em São Luís, o município de Bequimão esteve representado pelo prefeito Zé Martins (PMDB) e pelo Secretário Municipal de Saúde, Bastico Moraes, homenageado da noite, já que sua pasta foi quem recebeu a premiação. Vale ressaltar, que o município de Bequimão é referência em saúde pública, não só na baixada, mas em todo estado, haja vista o reconhecimento e a premiação pelo Conselho.

BEQ BEQ1

Para o prefeito Zé Martins, a premiação é fruto de um grande trabalho voltado para o bem estar de uma população que sofria sem médico e medicamentos no hospital. “Graças a Deus hoje temos um hospital de 20 leitos equipado funcionando plenamente com médico 24h e um atendimento humanizado. É prioridade em nossa gestão dar qualidade de vida ao nosso povo. Mesmo com muita dificuldade, estamos mantendo um atendimento de qualidade e isso reflete bem para todos. Tai a resposta, o município sendo reconhecido e premiado como um dos cinco melhores em saúde do Maranhão” – destacou.

Já o secretário Bastico Moraes, foi categórico em mostrar sua felicidade pelo reconhecimento do prêmio, mas frisou que os méritos são de toda equipe que faz a saúde do município de Bequimão.

“Primeiro quero agradecer a Deus pela oportunidade, e não posso deixar de agradecer o prefeito Zé Martins pela confiança depositada em mim, e a toda equipe que vem desenvolvendo um trabalho com seriedade, compromisso e determinação. É com satisfação que recebo o prêmio, mas entrego a toda população de Bequimão. Nossa gestão a frente da secretaria, sempre foi pautada pelos princípios da universalidade, acessibilidade, humanização, equidade, integralidade e participação social como preconiza o SUS. O grande esforço do prefeito Zé Martins, faz com que a gente realize um grande trabalho à frente da pasta” – pontuou.

CONHEÇA O COSEMS-MA

Lançamento da campanha de vacinação em aldeia indígena

COMPARTILHE

VAC1

Com força e prestígio político no cenário local e nacional, na quarta-feira (13), a presidente do COSEMS/MA – Iolete Soares Arruda, o segundo órgão mais importante de saúde no Estado, participou ao lado do ministro da Saúde – Arthur Chioro, do governador Flávio Dino e do secretário Marcos Pacheco, do lançamento nacional da Campanha de Vacinação dos Povos Indígenas, na Aldeia São José, em Montes Altos.

“Esse é um momento ímpar para a saúde do Maranhão, haja vista que, em um curto interregno de tempo, estamos podendo desfrutar da visita do Chioro”, disse Iolete. Ela concluiu explicando que a vinda do Ministro integra as ações do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, que tem como objetivo disponibilizar mais de 183 mil doses de vacinas do Calendário de Nacional dos Povos Indígenas. “A expectativa é vacinar, no Maranhão, 4.909 índios do distrito sanitário especial do estado”, concluiu Arruda.

O Maranhão foi o estado escolhido, em razão do grande número de indígenas, num total aproximado de quase 30 mil, para o lançamento da campanha. O ministro destacou as estratégias do Governo do Maranhão no sentido de reforçar os investimentos em atenção básica e saúde da família e reiterou o apoio do governo federal ao estado.

VAC2 VAC3 VAC1

“Agradecemos a festa bonita e ressaltamos que este é um momento sério é importante porque estamos tratando da preservação dos povos indígenas aqui no Maranhão, evitando doenças e complicações médicas”, apontou o ministro.

Na Aldeia de São José, onde vivem dois mil índios Krikatis, além do lançamento do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, foi inaugurada uma Unidade Básica de Saúde da Aldeia, que deverá atender a população das aldeias vizinhas.

O Cacique Davi Krikati mostrou-se contente com a visita. “Esse momento é importante para todo o nosso povo porque é a primeira vez que recebemos um governador e um ministro, trazendo mais saúde com vacina e inauguração da Unidade de Saúde”.

VACINAÇÃO
A meta é intensificar a vacinação da população mais vulnerável, como crianças de até quatro anos, mulheres em idade fértil e idosos, que vivem nestas áreas, onde há baixa cobertura vacinal. Serão oferecidas, em todo país, 183.820 doses de vacinas contra várias doenças, como as hepatites A e B, rubéola, coqueluche, sarampo, caxumba, difteria, tétano, poliomielite, febre amarela, tuberculose, influenza, pneumonia, meningite, dentre outras.

 

Texto: Itamargarethe Corrêa

Representantes do COSEMS/MA participam do V Fórum da Atenção Básica em Brasília

COMPARTILHE

BBBBB

Vários representantes da Saúde no Maranhão, entre eles, a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde – COSEMS/MA – Iolete Soares Arruda – estiveram participando no Grand Bittar Hotel – na Asa Sul, Brasília, da quinta edição do Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica.

O encontro, que teve como tema Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva, foi organizado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), e serviu para reunir convidados da gestão da Atenção Básica dos estados e capitais, departamentos do Ministério da Saúde, Conass, Conasems e universidades parceiras.

Durante o fórum, os participantes receberam várias orientações para dinamizar as ações voltadas para a atenção básica, entre as quais, como adquirir equipamentos e a estratégia Requalifica UBS. A abertura do evento foi feita pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, que apresentou palestra que teve como tema “O SUS, as redes e a Atenção Básica hoje”.

A programação se estendeu até o dia 27, com mesas redondas e grupos de trabalho que abordaram movimentos possíveis a partir dos resultados do PMAQ, passos e estratégias para a implantação do e-SUS AB.

Durante o encontro, o secretário de Saúde de Caxias – Domingos Vinicius de Araújo Santos explanou sobre a experiência positiva da implantação do e-Sus naquela cidade. Atualmente, a cidade de Caxias dispõe de 32 unidades de saúde na sede e interior funcionando com 54 equipes do PSF e 45 equipes de saúde bucal.

Texto: Itamargarethe Corrêa

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free