casa » Archivo de Etiquetas: Comunidade

Archivo de Etiquetas: Comunidade

Genival Alves reúne sua equipe para receber carreta da Saúde

COMPARTILHE

Planejar é o principal segredo para início do sucesso. Pensando assim, o vereador Genival Alves trabalhou juntamente com sua equipe o planejamento, que visa o alinhamento de suas ações. Assim pode ser definida a reunião do vereador com sua equipe, realizada na manhã do ultimo sábado (23), em seu escritório no Edifício Vinicius de Moraes, no bairro Calhau. O encontro proposto pelo parlamentar serviu para alinhar a chegada da carreta do projeto Saúde na Comunidade.

O novo equipamento entrará em operação no segundo semestre com capacidade para atender 50 usuários/dia. A unidade foi adquirida com recursos do vereador para garantir ainda mais atendimentos à população ludovicense, por meio da unidade móvel que vai percorrer vários bairros da capital. Ela será mantida com as verbas de gabinete do parlamentar podendo realizar parcerias com o setor público ou privado.

Durante o encontro, Genival exigiu compromisso, bom trato com os cidadãos, honestidade, competência e muito trabalho de sua equipe na realização desta nova etapa do projeto Saúde na Comunidade. O parlamentar também avaliou de forma bastante positiva a reunião com sua assessoria. Dono de um mandato autêntico, Genival está entre os melhores parlamentares da Câmara Municipal de São Luís.

“Manter o diálogo constante com a equipe é a forma correta para planejarmos ações futuras e promovermos a integração no trabalho desenvolvido pelo nosso gabinete. A organização nos garante eficiência no desempenho do nosso mandato”, disse o vereador, que é pré-candidato a deputado estadual.

A carreta realizará ações todos os finais de semana divididos em quatro sábados e oferecerá consulta com clínico geral, pediatra, ginecologista e odontólogo. Além disso, contará com distribuição de medicamentos gratuitos e outros profissionais da saúde, que devem proferir palestras educativas voltadas para a saúde da mulher, saúde do homem, saúde bucal, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outras.

Para Genival Alves, esse é um momento de muita emoção, pois, segundo ele, quando se trata de saúde, se coloca sempre no lugar do povo, para sentir sua dor.

“Sentir a dor desse povo sofrido que não tem recursos suficientes para realizar qualquer tipo de tratamento nos hospitais da rede pública, é mostrar nosso compromisso com a população. Por tanto, enquanto eu puder fazer o bem para o povo, eu farei. Não vivo de política, eu tenho vocação para a política e faço tudo por amor, não por sobrevivência. E o que é melhor, com apenas 17 meses de mandato pude levar esse sonho para dentro das comunidades”, frisou.

A Carreta da Saúde será entregue no dia 14 de julho, na Praça do Viva do Anjo da Guarda, a partir das 17h, em clima de muita festa e descontração para todos os presentes. Será uma ação de grandeza, jamais vista na política do Maranhão.

SAÚDE NA COMUNIDADE

O projeto “Saúde na Comunidade”, que transforma escolas municipais em hospital por um dia, levando saúde para aquelas comunidades onde o olhar do poder executivo não chega. Lançada por Genival Alves, a iniciativa foi pensada mesmo antes de ser vereador da capital maranhense, e teve início ainda no ano passado, durante o primeiro ano de mandato. Em 2018, a ação teve inicio no mês de abril. Em 2017, foram realizadas nove ações, este ano, a ideia é promover um número ainda maior.

BAIRROS ATENDIDOS

Lançado em fevereiro do ano passado, o ‘Saúde na Comunidade’ já atendeu vários bairros de São Luís, entre eles: Mato Grosso, Cajuparí, Cidade Olímpica, Turu, Santa Rosa, Anjo da Guarda, Gapara, Vila Maranhão, Vila Esperança, Tibiri e Túnel do Sacavém. Foram mais de 10 mil famílias e aproximadamente 30 mil atendimentos.

Por Aniele Raína

Do Portal G7MA.COM

Iema acolhe comunidade escolar da Unidade Plena em Cururupu

COMPARTILHE

O acolhimento é o primeiro contato e impressão dos alunos, pais e equipe escolar em relação ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Na recém-construída unidade plena (UP) do IEMA, no município de Cururupu, estudantes, pais e professores foram recepcionados, na quarta (2) e quinta-feira (3), com atividades organizadas pela Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dipex).

O momento serviu para mostrar que todos os integrantes da escola são fundamentais na construção de uma educação de qualidade. Na programação, alunos protagonistas da UP São José de Ribamar apresentaram o modelo pedagógicos do IEMA por meio de dinâmicas, oficinas e apresentações artísticas.

“No primeiro dia recebemos a equipe escolar e pais dos alunos e, no segundo, foi o momento da culminância com acolhida dos novos alunos pelos jovens protagonistas. Os estudantes de Cururupu ficaram bastante entusiasmados com a iniciativa e os jovens protagonistas de São José de Ribamar desenvolveram um belo trabalho”, contou o diretor de Pesquisa e Extensão, Dario Soares.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, afirmou que a UP de Cururupu representa a continuidade do investimento que o governo Flávio Dino tem feito na expansão do IEMA. “É, justamente, para que mais jovens do Maranhão possam ter a oportunidade de cursar uma educação técnica e integral de qualidade”.

Jhonatan Almada afirmou que a recepção dos novos alunos pelos veteranos tem o objetivo, também, de apresentar a vivência e experiência aos alunos que estão chegando. “Isso integra a comunidade acadêmica, estabelece os laços entre os estudantes e ao mesmo tempo apresenta a nossa verdade através da voz mais autorizada que é a voz dos próprios estudantes”.

A professora Elizabeth Abreu, que acompanhou os jovens protagonistas da UP de São José de Ribamar, disse que o acolhimento é um dos diferenciais memoráveis do modelo IEMA. “Costumo dizer que estar no acolhimento é ficar na memória de quem é acolhido. Por isso se fez necessário uma formação para os jovens protagonista que irão acolher os novos alunos nas UPs, pois cada detalhe ficará marcado positivamente na memória e no coração de cada novo estudante, motivando-o para uma nova etapa na educação, o ensino médio”.

“Nossos jovens protagonistas sabem dessa doce responsabilidade do acolhimento e estão felizes em acolher assim como foram acolhidos ano passado. O que me deixa muito grata em fazer parte de uma instituição de ensino que de forma intrínseca desperta nos alunos a ação de receber e cuidar das pessoas”, afirmou Elizabeth Abreu

A aluna de meio ambiente da UP Cururupu, Amanda Gullar, conta sobre a alegria de ser acolhida na unidade. “O acolhimento foi incrível, despertou mais interesse pelo ensino do Instituto. Fiquei muito alegre pela recepção que recebi de pessoas que não conhecia, mas que me acolheram de coração aberto”, disse a aluna.

O aluno de agricultura orgânica da UP de São José de Ribamar, Daniel Farias, disse que o acolhimento é uma “experiência incrível” para quem organiza e executa. “É algo divertido, onde ganhamos novos amigos, conhecemos a realidade de cada estudante e transmitimos o que já vivemos dentro da escola”, afirmou. Ele acredita que os novos estudantes têm um futuro brilhante no IEMA.

A aluna do curso de Informática da UP de São José de Ribamar, Bruna Agnes, destaca a experiência com gratificante. “Nós jovens protagonistas conseguimos a essência do IEMA para os estudantes que com certeza irão levar esses dois dias para sua estadia no Instituto e para fora dele também”.

Vereadora Fátima Araújo adquire ônibus que vai beneficiar moradores do Complexo de bairros do João de Deus

COMPARTILHE

Bastou começar o ano de 2018, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), já começou impactar com uma novidade extraordinária que vai beneficiar a população dos mais de 30 bairros que compõem o Complexo do João de Deus. Com ajuda dos filhos Raimundo & Francisco, a vereadora adquiriu um ônibus que será usado com fins sociais e irá beneficiar Igrejas católicas, evangélicas, agremiações esportivas, estudantes, agremiações culturais e famílias em caso de sepultamento de ente queridos.

Em sua rede social Facebook, a vereadora Fátima Araújo, divulgou a foto do veículo e destacou a importância do ônibus para a comunidade ludovicense. Foi pensando na comunidade que consegui um ônibus com ajuda de meus filhos, para servir a comunidade nos momentos mais difíceis. Este ônibus irá ajudar muito nossa comunidade.  Há 1 ano que este ônibus vêm ajudando nas demanda da comunidade, nos diversos serviços para as igrejas Católica, Adventista, Assembleia de Deus, no esporte, nas ações, na cultura e até em velório”, destacou a Pequena Guerreira.

Em sua publicação os internautas elogiaram à ação da vereadora. Josilene Lisboa, foi categórica em descrever a satisfação em ver o trabalho da parlamentar. “Acho que só temos a agradecer a Deus e Fátima Araújo“, disse. Já Simone Dantas Nascimento, confirmou a satisfação de ser beneficiada. “Verdade, sempre que precisamos, ela disponibiliza para nossos passeios, muito obrigada“, destacou.  E por fim, Cleidiane Silva, parabenizou a vereadora Fátima Araújo pela atitude louvável. Parabéns por está trazendo mais esse benefício para nossa comunidade“, finalizou. Outros internautas também comentaram elogiando a Pequena Guerreira.

 

Em mutirão com a comunidade, Prefeitura de Bequimão constrói bueira entre Deserto e Centrinho de Buritizeira

COMPARTILHE

No lugar da ponte de madeira que ligava as comunidades de Deserto e Centrinho de Buritizeira, destruída pelas fortes chuvas que caem no município desde janeiro, a Prefeitura de Bequimão instalou tubos de concreto, deixando o acesso mais seguro. O trabalho foi realizado em parceria com moradores das comunidades e vereador Valdenor Santana (PMDB).

Os tubos de concreto têm maior durabilidade e deixam as estradas mais seguras. O prefeito Zé Martins, desde o início de sua primeira administração, já substituiu dezenas de pontes de madeira pelas bueiras. As velhas pontes, que precisavam ser trocadas constantemente, estão desaparecendo da paisagem de Bequimão.

Para construir a bueira entre Deserto e Centrinho de Buritizeira, a Prefeitura entrou com os materiais (4 tubos, cimento, areia e brita) e os moradores com a mão de obra. O vereador Valdenor acompanhou todo o trabalho e ajudou na alimentação para os trabalhadores.

Cerca de 30 moradores de Deserto, Centrinho e Pontal abraçaram a ideia do mutirão, com um trabalho que vai beneficiar centenas de famílias da região. “O trabalho não pode parar. Esse sempre será o nosso lema. Onde antes era um trecho destruído pelas fortes chuvas, hoje se encontra recuperado. Com a colocação de tubos de concreto para passagem de água, a ponte que liga os povoados Deserto e Centrinho agora ficou melhor. Graças ao esforço conjunto entre as comunidades e o apoio do nosso prefeito Zé Martins”, escreveu o vereador Valdenor Santana em sua página no Facebook.

Rio Carrapicho é revitalizado em ação conjunta da Prefeitura com a comunidade

COMPARTILHE

O rio Carrapicho, na comunidade quilombola de Juraraitá, está sendo revitalizado. No trabalho de limpeza do local e replantio de árvores nas margens do rio, os moradores do povoado tiveram participação importante. A ação, coordenada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), começou a ser realizada no dia 22 de maio.

Durante todo o mês, equipes da Prefeitura promoveram reuniões, envolvendo associação de moradores, escolas, Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais e Igreja Católica, para discutir e planejar as intervenções. A estratégia traçada foi de uma revitalização ambiental, objetivando minimizar o quadro atual de degradação, erosão, descarte indiscriminado de lixo, desmatamento e queimadas às margens do rio Carrapicho.

JURA3 JURA4

Primeiro, foi feita a limpeza e capina das vias públicas da comunidade. Depois, foi feita a obstrução das áreas prioritárias para contenção da erosão provocada pelas chuvas. Para isso, foram reutilizados pneus e sacos plásticos cheios de areia e barro. Também plantaram gramínea, que ajudam na fixação e proteção do solo erodido. Com os pneus coletados nas borracharias de Bequimão, os próprios moradores, apoiados pela equipe da Sematur, produziram lixeiras.

“Este trabalho de utilizar os pneus na proteção do rio Carrapicho faz com que possamos reciclar e dar um destino útil aos pneus velhos e sem uso, que poderiam contaminar o meio ambiente e até servir de foco de reprodução de mosquitos”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares.

JURA4 JURA1

No mutirão, ainda foi demarcada a área para estacionamento de motos e carros, com intuito de evitar a circulação de veículos às margens do rio. As árvores nativas receberam placas com identificação do nome tradicional e cientifico e ainda foram identificadas trilhas ecológicas. A Sematur pretende fazer campanha de educação ambiental permanente na comunidade e junto aos visitantes e banhistas.

PARCERIAS PELA REVITALIZAÇÃO DO CARRAPICHO

Estudantes da escola municipal fizeram replantio de mudas nativas e acompanharam todas as atividades. No local, foram colocadas placas de sinalização e de advertência para preservação e conservação do rio. Freiras da Paróquia Santo Antônio fizeram uma celebração, entoando cânticos, para abençoar o rio e as mudas nativas que seriam plantadas.

JURA2 JURA3

O prefeito Zé Martins, que esteve no mutirão, destacou a importância ambiental, social e econômica do rio para a comunidade de Juraritá e para o município de Bequimão. “Daí a necessidade deste trabalho de parceria, para que seja, efetivamente, o marco inicial da grande transformação e conservação do nosso rio Carrapicho”, afirmou o prefeito.

As ações do mutirão foram conduzidas com a alegria característica das comunidades quilombolas, com tambores, cantos e danças.

A atividade de intervenção no Rio Carrapicho contou com esforços de diversas secretarias e setores da administração, entre elas Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Juventude, Administração e Transporte, Obras e Infraestrutura, entre outras.

Por: SEMATUR/Bequimão

Fotos: Rodrigo Martins

 

 

Flávio Dino anula decreto que desapropriava comunidade Cajueiro

COMPARTILHE

FD1

O governador do Maranhão, Flávio Dino, revogou decreto da gestão anterior que desapropriava a área da comunidade Cajueiro, na zona rural de São Luís. A área é habitada por cerca de 350 famílias divididas em quatro povoados. O decreto levou em consideração a existência de conflitos na área e prevê a realização de melhores estudos sobre os impactos socioambientais na implantação de um terminal portuário na localidade.

O decreto anulado nesta segunda-feira (12) foi assinado no dia 30 de dezembro do ano passado pelo governador interino Arnaldo Melo. O documento declarava de utilidade pública a área em favor da WPR Gestão de Portos e Terminais Ltda. A medida previa a desapropriação emergencial da área, o que agravou os conflitos entre a empresa beneficiada e a comunidade local.

Com a decisão do governador Flávio Dino em revogar o dispositivo, os efeitos do Decreto nº 30.610/2014 foram anulados. O anúncio do governador era esperado com anseio pela comunidade. Além de solucionar os conflitos na região, a medida também determina a realização de estudos socioambientais dos impactos da construção de um terminal portuário na região.

A decisão do governador será publicada como um novo decreto no Diário Oficial do Estado na edição do dia 13 de janeiro de 2014.

 

PDT/MA se reúne com Gestores Municipais na sede do Partido

COMPARTILHE

pdt.maranhão

A quinta feira (26), três dias antes da convenção do partido, lideranças do PDT se reuniram em um café da manhã, com gestores da Educação Municipal, na sede do partido no centro da capital maranhense. Os pré-candidatos  Weverton Rocha (Federal) e Ivaldo Rodrigues (Estadual) estiveram presentes no encontro, que reuniu dezenas de gestores e educadores municipais.

65

O encontro entre gestores e lideres do PDT, foi organizado pela companheira e militante Kariádine Maia. Além de Weverton Rocha e Ivaldo Rodrigues, também estiveram presentes o secretário de Esporte do Município de São Luís, Raimundo Penha, a professora Áurea Prazeres e o carismático Júlio França.

12

Lembrando que logo após a reunião com os gestores da educação do município, a agenda de Ivaldo continuou na sede do PDT, onde atendeu e conversou com lideranças comunitárias da capital e região metropolitana da Ilha. A tarde, o pré-candidato Ivaldo Rodrigues, terá reunião com lideranças do vereador Alencar Gomes, as 17h no bairro Jardim Tropical, na área da Cidade Operária.

34

Amanhã, sexta feira (27), 9hs, Ivaldo Rodrigues se reunirá em um café da manhã, com lideranças da zona Rural, na residência de Thomas, na comunidade do Tajipuru. Já no final da tarde, as 17h, Ivaldo estará em reunião com o grupo da vereadora Cristina da cidade de Santa Rita. O local do encontro, será no bairro do Cohatrac.

Confira mais fotos do encontro com Gestores da Educação Municipal.

78

109

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free