casa » Archivo de Etiquetas: Combate

Archivo de Etiquetas: Combate

Bequimão recebe carro fumacê para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

COMPARTILHE

Para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, bairros do município de Bequimão serão pulverizados com inseticida pelo carro fumacê, como é popularmente conhecido. A ação será promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que articulou as etapas de pulverização junto à Regional de Saúde de Pinheiro.

“Estamos recebendo em nosso município o carro fumacê da “vigilância em saúde” dentro de um planejamento estratégico fazendo a pulverização em todos os quarteirões considerandos vulneráveis, na cidade. Em parceria com a Regional de Saúde de Pinheiro estamos trabalhando na tentativa de amenizar a proliferação dos mosquitos causadores de doenças. Ressaltamos que a participação da população é de extrema importância”, destacou o secretário de saúde, Sidney Bouéres.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também fará uma campanha permanente de sensibilização dos moradores de Bequimão para conter focos de acúmulo de água, evitando, assim, a criação de locais propícios para a reprodução do mosquito. São dicas muito conhecidas, mas que vale a pena relembrar. É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras. O Aedes Aegypti aproveita esse tipo de lugar para se reproduzir.

Prefeitura de Bequimão realiza Ações no Combate ao Aedes Aegypti em Escolas da Rede Pública de Ensino

COMPARTILHE

A prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está dando continuidade na Ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que trabalha o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, nas Escolas da Rede Pública de Ensino. A ação conta com profissionais da saúde, que visitam as escolas da sede e zona rural do município.

As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti aconteceram nos dias 09 de abril, na Escola Estado de Minas Gerais, no centro da cidade, no dia 10 de abril na Unidade Integrada Quindiua e na última quinta-feira, dia 26 de abril, na Unidade Integrada Jacioca. A ação foi mais uma parceria bem sucedida entre as secretarias de Saúde e Educação.

Durante as ações os alunos participaram de Palestras Educativas, Rodas de Conversa, Apresentação de Vídeos, Panfletagem e aulas práticas com busca ativa de criadouros do mosquito Aedes Aegypti dentro das próprias escolas. A ação serve para multiplicar conhecimento sobre prevenção e combate do transmissor de doenças como Dengue, Chicungunya e Zika.

 

Alcântara vai receber a Carreta de Combate a Hanseníase dia 30 de agosto

COMPARTILHE
Iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde percorre o Maranhão, terceiro estado com mais casos da doença que atinge cerca de 30 mil pessoas no país por ano.

A cidade de Alcântara, na Região Metropolitana da capital, vai receber nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, a Carreta da Saúde no combate a hanseníase. A ação vai acontecer das 8h as 17h, na Praça do Galo, no centro da cidade. Ao longo do dia, a população poderá realizar gratuitamente consultas, exames e tirar dúvidas sobre métodos de prevenção e controle da hanseníase e demais serviços, como:Avaliação dermatológica

  • Avaliação de manchas
  • Consulta médica
  • Aferição da pressão arterial e glicemia
  • Teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C
  • Exame citopatológico (preventivo)
  • Vacinas e Assistência Odontológica

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A doença, que deveria estar erradicada, registrou cerca de 30 mil novos casos em um ano no país. De acordo com o Ministério da Saúde, o Maranhão é o terceiro estado do país com mais casos de hanseníase e o primeiro do Nordeste.

Carreta da Saúde contra a Hanseníase na Praça Deodoro, durante atendimento nos dias 22 e 23. Foto: Francisco Campos

Desde 2009, a Carreta da Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase, vai estacionar na Cidade Histórica. Uma parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), buscando a erradicação da doença até 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde.

 

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free