casa » Archivo de Etiquetas: Caminhada

Archivo de Etiquetas: Caminhada

Prefeitura de Bequimão encerra Outubro Rosa com caminhada e declara aberto o Novembro Azul

COMPARTILHE

A Prefeitura de Bequimão encerrou, nessa quinta-feira (31), a Campanha Outubro Rosa, no município. Para o último dia de ação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma programação especial, com uma grande caminhada e um aulão de zumba, em comemoração aos dois anos do “Agita Bequimão”, programa que garante saúde e qualidade de vida aos bequimãoenses, por meio da dança. O evento também marcou a abertura do Novembro Azul, campanha para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata em homens.

Profissionais da saúde, estudantes, Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Juva) e a Banda da Escola de Música Emerson Macedo concentraram-se em frente ao prédio da Semus, na Rua Presidente Vargas. De lá, seguiram em caminhada, vestidos de camisas temáticas e empunhando balões, faixas e cartazes, com mensagens de estímulo à prevenção contra o câncer de mama.

O percurso incluiu as ruas Capitão José Castro, Rio Branco, Itapetininga, João Bouéres, Senador Vitorino Freire e finalizou em frente à Igreja Santo Antônio, onde foi montada uma tenda, para a comemoração do aniversário de dois anos do “Agita Bequimão. A festa teve direito a bolo, parabéns e sorteio de brindes.

O secretário de Saúde, Sidney Bouéres, informou que esta é sétima edição consecutiva da Campanha Outubro Rosa no município. Ele ressaltou que a Semus desenvolveu uma extensa agenda de atividades durante todo o mês, principalmente, com palestras de sensibilização. Segundo Bouéres, os profissionais estiveram nas ruas, escolas, hospital e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para debates sobre a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama. O exame aumenta em 95% as chances de cura dos pacientes acometidos pela doença, quando descoberta em estágio inicial.

“Primeiramente, quero agradecer a participação de todos neste evento de grande importância para a saúde de homens e mulheres do nosso município. Durante todo este mês, disponibilizamos os nossos profissionais de saúde para estarem fazendo essa conscientização, dando as orientações necessárias no âmbito da Campanha Outubro Rosa. Nos sentimos extremamente felizes e fortalecidos com o resultado e com o engajamento de todos vocês na luta contra o câncer de mama”, declarou o secretário de Saúde, Sidney Bouéres.

Ao fim do evento, a diretora do Hospital Lídia Martins, Jane Matos, aproveitou para encerrar a programação fazendo um importante alerta quanto aos primeiros sinais da doença. “O câncer de mama, no estágio inicial, é indolor. O exame específico pra se identificá-lo é a mamografia. Porém, o SUS [Sistema Único de Sáude] preconiza que só a partir dos cinquenta anos é que se deve fazer o exame. Mas, e antes disso? O que nós podemos fazer para identificar os sinais do câncer de mama? Auto-exame. Nós precisamos conhecer o nosso corpo. Precisamos nos tocar, conhecer a nossa mama. Isso é importante. Todas nós devemos nos olhar mensalmente em frente ao espelho e perceber alguns sinais como ingurgitamento de mamilo, quando a mama começa a modificar e ficar murchinha, além do aparecimento de secreção. A avaliação deve ser feita do terceiro ao sétimo dia do período menstrual. Devemos fazer também o toque da mama, palpar profundamente para tentar encontrar algum nódulo ou cisto. Se os localizarem, vocês precisam buscar ajuda médica. Antes dos 50 anos, somente com indicação médica é possível fazer a mamografia. Antes disso, não há indicação, embora saibamos que existem mulheres com câncer antes dessa idade. Por isso é tão importante vocês se conhecerem e buscarem ajuda médica, caso notem alguma alteração na mama”, explicou a diretora Jane Matos.

Fátima Araújo vai participar de Caminhada contra Feminicídio nesta segunda-feira (12)

COMPARTILHE

Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de simplesmente ser mulher. Suas motivações mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, comuns em sociedades marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro.

 Há meses a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) realizou uma grande Audiência Pública na Câmara Municipal de São Luís que debateu esse tema. E para não ficar no esquecimento da sociedade a Parlamentar vai participar na próxima segunda-feira (12), a partir das 15h, juntamente com alunos e professores da Escola Odylo Costa Filho, de uma grande Caminhada contra o Feminicídio no Brasil.

 

Durante a Caminhada, que percorrerá parte da Avenida Talles Neto e encerrará na Praça do João de Deus, haverá palestras com psicólogos, profissionais ligados à Unidade Regional de Educação (URE) e uma palavra da vereadora Fátima Araújo, que é contra esse mal que assola a sociedade ludovicense.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo fez o convite para toda população do João de Deus e comunidades vizinhas. “Estendo o convite para participar desse ato, à todos quantos desejam que esse número não cresça ainda mais em nosso país. Vamos juntos lutar por uma sociedade com menos violência contra a mulher”, destacou a Pequena Guerreira que parabenizou os alunos, professores e demais envolvidos na organização deste grande evento.

Fátima Araújo mostra que é uma grande líder no bairro João de Deus durante caminhada

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) mostrou mais uma vez na manhã deste sábado (27) que sua força política é incontestável na região do João de Deus. Ao lado do governador Flávio Dino, do senador eleito Weverton Rocha e de dezenas de deputados e lideranças políticas do Maranhão, Fátima Araújo fez uma mega caminhada pelas principais ruas dos bairros João de Deus e Vila Conceição em prol de candidato a presidente Fernando Haddad.

Aliada de Flávio Dino, Fátima Araújo destaque a importância de Fernando Haddad vencer as eleições deste domingo (28), já que seus candidatos eleitos no primeiro turno também são aliados de Haddad. Fátima sabe da importância dos programas sociais e reconhece que somente a educação pode mudar o Brasil para melhor.

A caminhada realizada por Fátima Araújo reuniu inúmeros militantes da base do governador, mas a organização de toda caminhada foi feita por Fátima Araújo e sua equipe. A Pequena Guerreira mostrou que não tem medo de cara feia, que nasceu para lutar e é uma mulher vitoriosa.

 

Fotos: Edilson Gomes

Acompanhados de Fátima Araújo, Othelino Neto e Márcio Jerry fazem caminhada no Pirapora

COMPARTILHE

Em mais uma tarde de muito sucesso, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) comandou uma grande caminhada que envolveu centenas de pessoas nos bairros Pirapora e Residencial João Alberto, na tarde desta terça-feira, dia 18 de setembro. O ato político ainda contou com lideranças políticas e comunitárias que vivem na região.

Em sua rede social Facebook, o deputado Othelino Neto fez questão de falar do grande apoio da vereadora Fátima Araújo em duas grandes caminhadas seguidas. “Ao lado da vereadora Fátima Araújo e do candidato a deputado federal, Márcio Jerry, caminhamos pelas ruas do bairro Pirapora, recebendo o carinho e o apoio dos moradores. Essa proximidade com a população nos dá a certeza de que estamos, cada vez mais, no caminho certo”, destacou o candidato.

Com muita garra, Fátima Araújo tem moral para apresentar seus candidatos ao povo do Complexo de bairros do João de Deus, que envolve aproximadamente 30 comunidades. Fátima mostra pelo qual foi eleita em outubro de 2016 para representar a população ludovicense.

Fotos: Ascom/Deputado

Othelino Neto e Márcio Jerry farão caminhada nesta terça-feira (18) no Pirapora

COMPARTILHE
Sob a coordenação da vereadora Fátima Araújo, será realizada na tarde desta terça-feira (18), uma caminhada com os candidatos Márcio Jerry e Othelino Neto nos bairros João Alberto e Pirapora, região do Complexo João de Deus. Os candidatos, vão está acompanhados da maior líder da região, vereadora Fátima Araújo e cruzarão os dois bairros em uma só caminhada. A concentração acontecerá a partir das 16h30, na Avenida São Carmelo, entrada do bairro Pirapora.
O candidato Othelino Neto, atual presidente da Assembleia Legislativa, tenta sua reeleição e o cargo de deputado pela terceira vez. Márcio Jerry, ex-secretário de comunicação e articulação política, tenta pela primeira vez uma vaga na Câmara Federal.
Em todas as caminhadas realizadas pelos candidatos Othelino e Márcio Jerry, tanto no interior do Estado, quanto em bairros da capital, a aceitação dos dois nomes tem sido muito grande. No último dia 12, Fátima Araújo apresentou os dois candidatos para a população do João de Deus e Vila Conceição e uma multidão fez a festa com os candidatos.
Por Maxsuel Bruno

Vereadora Fátima Araújo faz caminhada com seus candidatos no bairro João de Deus

COMPARTILHE

A tarde desta quarta-feira (12) foi marcada por uma caminhada que arrastou uma multidão pela principais ruas e avenidas dos bairros João de Deus e Vila Conceição. O ato foi para inaugurar o Comitê Central de apoio aos candidatos Othelino Neto (estadual), Márcio Jerry (federal), Flávio Dino (governador) e Weverton Rocha (senador) que tem o apoio da vereadora de São Luís, Fátima Araújo, que mostrou força política ao reunir um grande público na caminhada.

Após percorrer ruas e avenidas dos bairros em companhia de moradores de comunidades vizinhas como Pirapora, Residencial João Alberto, Jardim Conceição, Vila Lobão e Lago Azul, a concentração final aconteceu em frente ao Comitê Central localizado na Rua Manto Sagrado, no bairro Vila Conceição/João de Deus. No momento dos discursos, a vereadora Fátima Araújo demonstrou seu apoio irrestrito aos candidatos, Flávio Dino, Weverton, Othelino e Márcio Jerry como forma de continuar mantendo seu trabalho nas comunidades.

“Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade, pelo momento e principalmente pela força e coragem para lutar sempre. Quero neste exato momento apresentar meus candidatos aos meus amigos e pedir que me ajudar a eleger esses homens, que tem contribuído com o nosso trabalho aqui em nossas comunidades. O trabalho precisa continuar. Precisamos eleger nossos candidatos”, destacou a Pequena Guerreira.

Presentes na caminhada os candidatos Othelino Neto e Márcio Jerry agradeceram o apoio da vereadora Fátima Araújo e ao povo do Complexo de bairro do João de Deus pelo apoio e respeito. Othelino Neto garantiu que se for eleito irá manter a parceria com a vereadora Fátima Araújo ajudando no trabalho comunitário. Já Márcio Jerry garantiu que se eleito for terá a oportunidade de ajudar ainda mais o João de Deus e suas comunidades. No final os dois agradeceram a presença de todos e pediram consciência nas urnas.

Vereadora Fátima Araújo participa de caminhada no São Bernardo

COMPARTILHE

A tarde desta quarta-feira (22) ficou marcada no bairro São Bernardo. O bairro recebeu a caminhada de campanha do Governador Flávio Dino que percorreu as percorreu as principais ruas com uma caminhada que reuniu autoridades municipais, lideranças políticas, religiosas e comunitárias, além dos candidatos ao Senado da República, deputados estaduais e federais.

A vereadora Fátima Araújo que lidera a região esteve presente na caminhada acompanhada de sua equipe, assim como fez no lançamento da campanha de Flávio Dino na cidade de Raposa. Entusiasta e aliada fiel do grupo do governador, Fátima Araújo mostra força na região com o apoio aos candidatos Márcio Jerry (federal), Othelino Neto (estadual) e Weverton Rocha e Eliziane Gama (senado), além de Flávio Dino ao governo do Estado.

O bairro do São Bernardo recebeu a onda 65 com a caminhada de Flávio Dino, Weverton Rocha 123 e Márcio Jerry, candidato a deputado federal. Se depender da vereadora Fátima Araújo, seus candidatos serão os mais votados nesta eleição, já que seu trabalho reflete o grande trabalho realizado pela Pequena Guerreira em parceria com o Estado.

Fotos: Fátima Araújo

Vereadora Fátima Araújo participa de caminhada na Raposa com Flávio Dino

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) mostrou que é aliada de verdade do governador Flávio Dino. Nesta quinta-feira (16) a Pequena Guerreira esteve presente na caminhada que abriu a campanha eleitoral na cidade de Raposa, região Metropolitana de São Luís acompanhando seu aliado.

Milhares de pessoas acompanharam o governador Flávio Dino na caminhada que abriu a campanha nas ruas pela reeleição, na noite desta quinta-feira (16), e uma das que carregou a bandeira do 65 foi a vereadora de São Luís, Fátima Araújo. As bandeiras, camisetas e adereços inundaram as ruas com o número 65, que é o de Flávio nas urnas nas eleições de 7 de outubro.

O ato foi embalado pelo Passinho do 65, o hit que tomou conta da campanha vitoriosa de 2014. Os candidatos ao Senado Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) também participaram do evento. A vereadora Fátima Araújo este acompanhada de sua equipe desde o início da caminhada.

A grande presença de pessoas na caminhada deu o tom do que será durante a campanha de Flávio Dino neste ano. O resultado final só o povo poderá dizer dia 7 de outubro.

 

Secretaria de Saúde de Bequimão promove caminhada para alertar sobre prevenção do câncer

COMPARTILHE

Prevenir ainda é o melhor remédio. Pensando nisso, a Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira (28), uma passeata que reuniu servidores municipais de todas as secretarias (homens e mulheres), além da sociedade civil local. A caminhada saiu da Praça do Cemitério e percorreu as principais ruas e avenidas do Centro.

O principal objetivo da passeata foi de sensibilizar as mulheres bequimãoenses sobre a necessidade dos cânceres ginecológicos e de mama, dentro da Campanha Outubro Rosa. Para a enfermeira Soraia Amorim, ainda é preciso que essa mensagem chegue a muita gente. “Na verdade, todo mundo sabe um pouco do perigo da doença, mas é preciso de um momento como este para que realmente se chame a atenção, não só das mulheres, mas também dos maridos, irmãos e da comunidade em geral quanto a importância da prevenção”, destacou.

“É uma campanha importantíssima, não só em Bequimão, como em todo Brasil. O número de mulheres que sofrem com o câncer de mama e de colo do útero tem aumentado em todo o Estado, e isso preocupa nossa administração, que não tem medido esforços para melhorar a vida da população, ampliando os atendimentos de prevenção”, comentou o secretário de Administração, José Orlando Ferreira.

Segundo a coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família, Ana Karina Moraes, a Campanha Outubro Rosa é mais uma das campanhas que o município de Bequimão abraça.  “O ano inteiro trabalhamos a prevenção do câncer de mama, e também do colo do útero, assim como outras campanhas voltadas à saúde da mulher, do homem, de crianças e de outros grupos mais vulneráveis”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, está confiante com os resultados que já estão aparecendo depois de alguns anos de trabalho. “Nossa gestão tem valorizado esse tipo de política pública, aproximando ainda mais a população do poder público no que se refere aos atendimentos de saúde. Estamos trabalhando de acordo com o planejamento feito pelo prefeito Zé Martins e os resultados são otimistas”, garantiu.

Fotos: Rodrigo Martins

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de menores foi movimentado em Alcântara

COMPARTILHE

A Secretaria de Assistência Social de Alcântara realizou nesta quinta-feira, 18 de maio, uma caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, quando foram realizadas diversas campanhas e ações estratégicas de proteção aos menores de idade em todo o país.

E em Alcântara, a data foi bastante movimentada. A Prefeitura se fez presente com vários alertas em diversos setores da sociedade, movida pelos mesmos objetivos orientados pela campanha do governo federal.

Com a iniciativa do Conselho Tutelar, a Secretaria de Assistência Social apoiará e reforçará toda e qualquer diligência de proteção aos menores de idade de Alcântara, “dentro e fora do seio familiar”, destacou o secretário Rogério Soares.

A campanha do Dia Nacional, comandada pelo Conselho Tutelar e apoiada pela Secretaria de Assistência Social, que começou com uma caminhada da Praça do Rosário, atravessando a cidade pelas principais vias do Centro até a Praça da Matriz.

Todos estavam imbuídos em levar as informações necessárias de alerta do Dia Nacional aos mais distantes rincões da cidade, e à toda população alcantarense.

A campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de menores no Brasil traz o lema “Faça bonito. Proteja as nossas crianças e adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

O objetivo dessas ações, por todo o país, é promover a proteção às crianças e adolescentes, divulgar as informações de combate à exploração e abuso sexual, e estimular as denúncias de crimes cometidos por adultos em menores de idade.

Para denunciar, a pessoa pode procurar diretamente o Conselho Tutelar ou qualquer delegacia de polícia (especializada ou não na defesa de crianças e adolescentes) e através do disque-denúncia nacional, ligando para o número 100.

Nos casos de emergência, o denunciante também poderá ligar para o número 190 da Polícia Militar do Maranhão.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free