casa » Archivo de Etiquetas: Boi de Axixá

Archivo de Etiquetas: Boi de Axixá

Boi de Axixá realiza ensaio itinerante e agita o fim de semana

COMPARTILHE

Acontecerá neste sábado, 12, mais um ensaio itinerante do Boi de Axixá, sotaque de orquestra. O grupo que tem 59 anos de história prepara uma grande festa para receber todos os brincantes, mutucas e convidados, na sede do boi, em Riachão/Axixá.

Segundo a comandante do grupo, Leila Naiva, o ensaio terá a participação de outras atrações que estarão abrilhantando a noite.” Faremos mais um ensaio lindo e empolgante em nosso amado e belo município e iremos contar com várias atrações que irão abrilhantar toda a noite”, disse.

A graciosidade das Índias do Boi de Axixá 

Com charme, beleza e graciosidade ímpares, as índias do Boi de Axixá dão um show à parte em cada arraial onde a brincadeira se apresenta. Escolhidas em uma seleção rigorosa para compor um dos grupos mais representativos do sotaque de orquestra, as personagens encantam todas as plateias com seu bailado ritmado e indumentárias caprichosamente produzidas para a temporada junina.

Combinado à musicalidade inconfundível do grupo fundado há 59 anos pelo saudoso Francisco Naiva, o visual produzido pelas belas personagens faz delas atrações de destaque no São João do Maranhão, dignas de admiração crescente por sua dedicação ao nobre papel que desempenham no folclore.

O gingado dos vaqueiros (as) do Axixá 

A cada apresentação é notório ver o gingado dos vaqueiros (as) campeadores e de fitas do boi de Axixá, que fazem a inconfundível história do tradicional bumba-meu-boi do sotaque de orquestra.

História do Boi de Axixá

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.

As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

Hoje sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Oque? Ensaio do Boi de Axixá
Quando? 12 de Maio, às 19h
Onde? Em Riachão/Município de Axixá

“Claro é Boi de Axixá”, diz gerente de negócios da empresa ao celebrar parceria

COMPARTILHE

O Bumba meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra, recebeu, no sábado (7), a honrosa presença do gerente de negócios da operadora Claro, Gustavo Garcês, quando foi celebrado uma importante parceria. Ano em que antecede os 60 anos da brincadeira.

A empresa, que tem uma história formidável apoia neste ano vários grupos culturais e o Axixá não poderia ficar de fora. “Fico muito feliz e extremamente satisfeito em ser recebido por esse calor humano. Isso é apenas o começo de uma parceria que acaba de florescer. A empresa Claro apoia essa cultura rica e linda do nosso estado. O Boi de Axixá, referência no Maranhão, está de parabéns por nos representar muito bem. Claro é Boi de Axixá”, disse.

Recebendo o carinho da empresa que se consagrou no Brasil e no Maranhão, Leila Naiva, comandante do Boi de Axixá, agradeceu o apoio recebido. “A empresa Claro se consagrou no Brasil e, especialmente, no nosso querido Maranhão. Hoje fico muito feliz em poder receber esse carinho e apoio ao nosso batalhão. Agradeço ao gerente de negócios da operadora Claro, Gustavo Garcês, por sua grande atuação e pela celebração da nossa parceria cultural”, disse.

 

Axixá faz aniversário e recebe homenagem

COMPARTILHE
A presidente do Bumba Meu Boi de Axixá, Leila Naiva, fez uma homenagem à Cidade de Axixá, que completa hoje 100 anos de emancipação política. Em sua homenagem, Naiva destacou as belezas que o município tem e da luta dos axixaenses.
“À cidade de Axixá, eu rendo hoje as minhas homenagens a essa terra que tanto amo. Cresci no município e hoje tenho mais do que um carinho especial por ele. São 100 anos de emancipação política, 100 anos de lutas, tendo como destaque o nosso povo humilde, trabalhador, criativo e hospitaleiro”, disse.
Terra de Francisco Naiva e Donato Alves, dois ícones da cultura popular, também foram homenageados pelo Bumba Meu Boi de Axixá, que através de todos os brincantes e da diretoria do Boi também mostraram todo o seu carinho e apreço ao município axixaense que hoje aniversaria.
“Quando eu me lembro da minha bela mocidade, eu tinha tudo à vontade, brincando no Boi de Axixá. Axixá, terra de um povo lutador e trabalhador. Esplêndidos os heróis filhos teus que em meus versos De amor decantado. Na margem do Rio Munim paira sempre soberba imagem majestosa e juvenil. São 100 anos de emancipação política e de dias de glória de heróis fala tua história. Hoje rendemos a ti esta bela homenagem! Parabéns, Axixá! Parabéns, Axixaenses!”.
DE AXIXÁ PARA O BRASIL
A cidade que tem como referência na cultura popular o Bumba meu Boi de Axixá que, 58 anos de história leva o nome do município aos quatros cantos do estado e pelo Brasil a fora, mostrando as belezas culturais do município. Neste ano, o Bumba meu Boi trouxe como tema uma bela homenagem a Cidade, com lindas indumentárias e canções marcantes, retratando a história dos axixaenses.

Leila Naiva é homenageada na Câmara de Vereadores de São Luís

COMPARTILHE
A Presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, foi homenageada na Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta quarta-feira (12). A honraria, que foi de autoria do vereador Francisco Chaguinhas (PP), foi entregue a Leila sob aplausos e ao som da toada “Bela Mocidade”, interpretada pela Banda do 24º Batalhão do Exército. O ato solene contou com a participação de amigos, familiares e vereadores. Segundo o autor da honraria, o ato é um reconhecimento pelos seus 41 anos de contribuição à cultura maranhense.
“Hoje, estamos aqui para homenagear essa mulher que engrandece o nosso Estado, Sabemos que, em meios à desvalorização da cultura local, Leila nunca baixou a cabeça, mas, sim, enfrentou a todos, tudo pelo amor que tem a cultura. Sei que não é fácil comandar um batalhão que tem muitos custos. Mas a Leila faz do pouco o muito, e consegue levar para o Brasil a fora a nossa rica cultura maranhense”, disse.
Emocionada, Leila Naiva contou um pouco de sua trajetória cultural e agradeceu a todos os presentes pelo reconhecimento. “Eu aqui quero agradecer a todos os presentes, ao vereador Chaguinhas, pela homenagem. Tudo isso que fiz ao longo desses 41 anos foi por amor a cultura popular do nosso Estado, nāo é fácil comandar um batalhão, pois enfrentamos vários obstáculos, mas com a ajuda de Deus vencemos um a um. Agradeço mesmo de coração a todos os vereadores presentes por essa honraria. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse.
Participando também do ato, o empresário Zildeni Falcão disse que a honraria é fruto de um trabalho exercito com respeito e amor por quem realmente ama a cultura popular. “Essa honraria, sem dúvidas, é o reconhecimento pelo brilhante trabalho de Leila Naiva, desenvolvido na cultura popular do Estado. Conheço ela há muito tempo e sempre vi que o amor pelo estado do Maranhão foi essencial para que hoje ela pudesse receber essa grande honraria”, disse.
Por Davi Max

Boi de Axixá é batizado em cerimônia no Shopping da Ilha

COMPARTILHE
O Boi de Axixá transformou o Shopping da Ilha, no último fim de semana. É que além de abrir a programação do arraial do shopping, a brincadeira que completa 58 anos nesta temporada, realizou o seu batizado no local.
Em 2017, a brincadeira homenageia a cidade Axixá, que completa 100 anos de emancipação política. O grupo leva aos arraiais o tema: “100 ANOS DE AMOR ÀS CINCO LETRAS”, fazendo alusão à composição de Donato Alves, ‘Cinco Letras’.
Na cerimônia, o bumba-boi – que é referência no folclore do Maranhão – recebeu as bênçãos do padre Robério, do casal de padrinhos Jacques Aranha e Juliana Silveira para apresentar sua nova indumentária para a temporada deste ano.
Sob o comando de Leila Naiva, o Boi de Axixa, que tem agenda de apresentações concorrida, é formado por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.
“Foi um momento lindo, o nosso batizado. Estou muito feliz com o colorido e a alegria que trouxemos para os arraiais do Maranhão. O nosso público merece sempre o melhor. Já estamos ansiosos para a tradição que mantemos de receber, no dia 23 de junho, em Axixá, as bênçãos de Deus por intermédio de Nossa Senhora da Saúde, homenageada pelos nossos vaqueiros de forma muito especial. Vamos fazer uma temporada cheia de energia para alegrar os maranhenses”, concluiu Leila Naiva.

Boi de Axixá inicia temporada junina neste sábado

COMPARTILHE
Referência no folclore do Maranhão, o Bumba-boi de Axixá realiza, neste sábado (10), às 19h, no Shopping da Ilha, o batizado da brincadeira tradicional no sotaque de orquestra. Para a temporada deste ano, o grupo levará aos arraiais uma homenagem a cidade de Axixá, com o tema: “100 ANOS DE AMOR ÀS CINCO LETRAS”.
O grupo preparou algumas surpresas para as apresentações, com enredo e indumentárias que irão retratar a história e a beleza da cidade que sempre serviu de inspiração para a brincadeira.
“Estamos na expectativa para mais um ano de festa e, nesta temporada, faremos uma bela homenagem à nossa terra querida. Axixá sempre foi nossa inspiração e nós iremos retribuir todo esse amor que sempre recebemos”, disse Leila Naiva, comandante do Boi de Axixá.
 
História do Boi de Axixá
O Boi de Axixá foi fundado em 01/01/1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.
As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.
Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.
Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.
Hoje sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free