casa » Archivo de Etiquetas: Bequimão e Zé Martins

Archivo de Etiquetas: Bequimão e Zé Martins

Pagamento dos servidores de Bequimão referente ao mês de outubro já está na conta

COMPARTILHE

O prefeito Zé Martins (MDB), autorizou nesta quinta-feira (01), o pagamento dos servidores da Prefeitura Municipal de Bequimão, referente ao mês de outubro. Os vencimentos já encontram-se nas respectivas contas bancárias dos servidores.

Mais uma vez os salários dos funcionários municipais foram pagos dentro do calendário, como já se tornou marca na administração de Zé Martins desde 2013.

Mesmo com toda a crise que atrapalha o desenvolvimento do país, a economia do município de Bequimão ganha fôlego e o comércio aumentará seu faturamento com o pagamento dos servidores municipais.

Sebrae e Prefeitura promovem Oficina de Planejamento Estratégico para Secretários em Bequimão

COMPARTILHE

Planejar é o segredo para o sucesso. Toda empresa que planeja, seja ela pública ou privada, a chance de errar é mínima. Pensando assim, o prefeito Zé Martins, fechou parceria com o Sebrae, Unidade Regional de Pinheiro, que realizou nesta quarta-feira (02) no município de Bequimão, a oficina Planejamento Estratégico com Foco em Resultados. A primeira etapa foi apenas um estudo sobre o município, levando em consideração as oportunidades e ameaças que podem ajudar ou atrapalhar no desenvolvimento de Bequimão.

Participaram da capacitação 31 servidores públicos municipais ligados à prefeitura de Bequimão, entre eles secretários, secretários adjuntos, coordenadores, diretores e assessores que trabalharam na construção de estratégias de atuação voltadas para o olhar da sociedade em relação ao poder público municipal, o que resultará na execução de ações com maior impacto positivo junto aos munícipes. A capacitação foi conduzida pelo consultor credenciado junto ao Sebrae, Tadeu Borba.

A ação só foi possível graças a um alinhamento institucional que envolveu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a gerente regional de Pinheiro, Graça Fernandes e o prefeito de Bequimão, Zé Martins que foi quem solicitou a oficina para capacitar sua equipe de trabalho.

Para o prefeito Zé Martins, o momento é para planejar o futuro de Bequimão, já que a situação do Brasil está cada vez mais complicada. “Estamos no segundo ano da segunda gestão, e precisamos traçar algumas metas para nossa administração. Já avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Para isso vamos traçar um planejamento, para não comprometer o futuro de nosso povo”, destacou o prefeito.

Participaram da abertura da oficina a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes e o gestor de projetos, Breno Soeiro, o vice-prefeito, Sidney Nogueira (Magal) e o Coordenador da Sala do Empreendedor, Rodrigo Martins.

Fotos: Rodrigo Martins

Parabéns ao povo de Bequimão: 81 anos de emancipação política

COMPARTILHE

POR FLÁVIO BRAGA – Neste domingo (19), o município de Bequimão comemorou 81 anos de emancipação política. Como acontece desde 2013, a Prefeitura Municipal preparou uma vasta programação para a comunidade festejar essa data especial, com a realização de torneios, atos religiosos, queima de fogos, desfiles, partilha de bolo, cavalgada, maratona, corrida ciclística, gincana, danças juninas etc.

Da obra “Tapuitininga”, do bequimãoense Domingos Pereira, colhe-que que o território do munícipio de Bequimão foi definido no período colonial com a criação da freguesia de Santo Antônio e Almas, em 7 de novembro de 1805, desmembrada da freguesia do Apóstolo São Matias (Alcântara). No território da aldeia Tapuitininga, os portugueses construíram uma capela e a consagraram a Santo Antônio, tornando-o padroeiro do lugar como homenagem ao homônimo padroeiro de Lisboa, em Portugal.

O povoado de cabeceira (Bequimão), após a criação do município, no período de sete anos, teve três nomes diferentes: Santo Antônio e Almas até 1923; Em 1924, passou a ser chamado de Godofredo Viana, em homenagem ao então governador do estado; em 1930, por decreto, denominou-se Bequimão. Durante 17 anos ganhou e perdeu sua autonomia três vezes, recuperando-a definitivamente em 19 de junho de 1935.

Hodiernamente, a população tem muitos motivos para comemorar o aniversário do seu município, visto que a administração do prefeito Zé Martins proporcionou avanços nunca antes alcançados em Bequimão. Com efeito, a Baixada se orgulha de contar com um dos melhores prefeitos do Maranhão.

À guisa de ilustração, ressalte-se o caso do Hospital Lídia Martins, que, mesmo sem o pagamento da “produção” por parte do governo estadual, funciona plenamente com a marca de mais de 80 mil atendimentos, incluindo consultas, procedimentos de urgência e emergência, pequenas cirurgias, partos, internações, exames laboratoriais e de raio X.

As onze equipes da Estratégia Saúde da Família fazem milhares de  atendimentos por ano. E atuam com uma melhor estrutura, já que as Unidades Básicas de Saúde do Areal, Jacioca, Santana, Mojó e Quindiua foram ampliadas. Além disso, todas as campanhas de vacinação passaram a ser realizadas em Bequimão. Foram adquiridas duas novas ambulâncias e mais de 800 consultas e cirurgias nos mutirões de catarata e glaucoma.

Destaque-se , ainda, a recuperação de todas as estradas vicinais do município, o calçamento e asfaltamento de ruas e avenidas, a construção e recuperação de escolas, a inauguração da sala do empreendedor, a reforma completa da Praça da Matriz, a criação do Cinturão Verde, a renovação do mobiliário de todas as escolas, a valorização dos servidores públicos e das comunidades quilombolas, a escavação de açudes e a recuperação da Barragem Maria Rita, dentre muitas realizações de grande alcance social.

 

Prefeito de Bequimão entrega títulos de terra a moradores do município

COMPARTILHE
Prefeito Zé Martins em reunião

Prefeito Zé Martins em reunião

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, entregou 88 títulos de terra concedidos pela Superintendência de Patrimônio da União no Estado do Maranhão. A entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), no Sindicato das trabalhadoras e Trabalhadores Rurais do município.

Os bequimãoenses que receberam o título tiveram reconhecida a posse das terras onde vivem há muito tempo. Agora, eles podem ter acesso a benefícios de programas federais, a crédito em bancos, entre outras vantagens. O Prefeito Zé Martins intermediou o processo junto ao Governo do Estado, para que a regularização das terras acontecesse com mais celeridade.

“Meus horários são para Bequimão. Volto ainda hoje para São Luís para assinar mais dois convênios de beneficio ao povo desta terra. Um deles é para construir a estrada vicinal que a Sede do município ao povoado Paricatíua, no mesmo modelo que estamos fazendo a estrada que vai do Ramal do Macajubal até o povoado Carnaubal”, disse o prefeito.

Com esse mesmo empenho, Zé Martins disse ter buscado os títulos das terras aos moradores. “Estamos trabalhando para que a população de Bequimão tenha dias melhores. Deus ilumine para que consigamos mais coisas”, destacou o Prefeito.

Sr. Gregório ao lado do Prefeito Zé Martins

Sr. Gregório ao lado do Prefeito Zé Martins

Aos 67 anos, o morador do bairro Balandro, Gregório Santos Moreira, conseguiu ter regularizado seu pedaço de chão. “Agora eu posso tentar uma casa. Eu já estou construindo uma pequena residência, mas posso tentar para um filho, que não tem, porque as condições são poucas”, animou-se o aposentado. A felicidade estava estampada no rosto e no aperto de mão firme, ao receber o título das mãos do prefeito Zé Martins.

A secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, destacou, em sua fala, a disposição do prefeito em buscar benefícios para o município. Ressaltou, ainda, que vários programas já estão em andamento, como fruto desse trabalho, e que os títulos de terra vão possibilitar que mais pessoas acessem essas políticas públicas.

Os beneficiários que não conseguiram participar do evento de entrega dos títulos de terra podem receber o documento na Prefeitura Municipal de Bequimão, em horário comercial. Os títulos foram assinados pelo superintendente do Patrimônio da União no Estado do Maranhão, Jorge Luís Pinto; pelo secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; e pelo presidente do Iterma, Luís Alfredo Fonseca.

Os secretários Ademar Costa (indústria e Comércio) e Neide Rodrigues (Assistência Social), além das médicas cubanas Odalys Baro Sanchez e Odalis de Cardena Mejias, participaram do evento.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free