casa » Archivo de Etiquetas: Barroso

Archivo de Etiquetas: Barroso

Prefeito Zé Martins realiza sonho dos moradores do Barroso, com obra de pavimentação asfáltica

COMPARTILHE

Esta sexta-feira (01) foi de realização de um sonho antigo dos moradores do Barroso. A administração do prefeito Zé Martins está cumprindo a promessa de levar pavimentação asfáltica para povoados do município, como nenhum outro prefeito havia feito, na história bequimãoense. Com a obra, a Prefeitura de Bequimão vai aprimorar a infraestrutura local, melhorando as condições de deslocamento da população e também de escoamento da produção rural.

As máquinas chegaram ao Barroso há pouco mais de um mês e transformaram o lugar em um verdadeiro canteiro de obras. Nesse tempo, as vias receberam o serviço de terraplanagem e, na quinta-feira (31), foi feito o processo de imprimação, com aplicação de uma camada líquida de asfalto sobre a superfície das ruas, o que facilita a aderência do revestimento. A medida tem o objetivo de evitar que fenômenos eventuais comprometam a qualidade das vias e prejudiquem a trafegabilidade.

Quatro importantes ruas do Barroso receberão a pavimentação asfáltica: a que liga a Avenida Américo Garcia à estrada de acesso ao povoado Floresta; da Avenida Américo Garcia ao Clube do Gecinho; da esquina da Escola Atanásio Martins ao Clube do Gecinho; e a que vai do Clube do Gecinho até a MA-006. Na tarde de hoje, já era possível observar a presença de equipes empenhadas no trabalho de pavimentação das vias.

Paralelo ao vai e vem dos trabalhadores e o barulho das máquinas, o sorriso no rosto de Rosenilde Garcia não conseguia esconder a satisfação da dona de casa ao ver sua rua sendo asfaltada. Ela conta que acreditava na chegada do benefício, porque confia no trabalho do prefeito Zé Martins. Ela só não imaginava que seria tão rápido. “Achava que poderia vir sim. Não tão rápido como veio. E veio em uma boa hora. Com certeza, vai melhorar muito a vida de todos aqui na nossa comunidade”, declarou, feliz, a dona de casa.

Assim como Rosenilde, todos os moradores do Barroso aguardavam, com grande expectativa, a melhoria nas ruas do povoado. Ontem, não era difícil encontrar por lá quem já comemorava a chegada do desenvolvimento que, hoje, bate à porta. “Nós estamos bastante felizes e otimistas com a obra. Há 14 anos, o saudoso Juca Martins transformou o Barroso em povoado modelo. Agora, Zé Martins nos presenteia com essa pavimentação asfáltica. Um serviço que, com a graça de Deus e muito trabalho, a gente tem fé que Zé vai conseguir levar para outras comunidades do nosso município”, afirmou, esperançosa, a professora aposentada e líder comunitária, Santoca Soares.

A urbanização do Barroso é uma extensão do conjunto de obras estruturantes que deu à comunidade o título de “Povoado Modelo”, em 2005. A Avenida Américo Garcia, o Parque Infantil Mamãe Regina, a Praça Cipriano Ribeiro e o Complexo Balneário Rio Grande são exemplos de equipamentos públicos implantados e aprimorados ainda na gestão do ex-prefeito Juca Martins.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão

Prefeito Zé Martins vai iniciar pavimentação asfáltica em bairros e povoados de Bequimão

COMPARTILHE

Com verba do Ministério do Desenvolvimento Regional e contrapartida da Prefeitura de Bequimão, o prefeito Zé Martins vai aproveitar a estiagem das chuvas e iniciará os serviços de pavimentação asfáltica nos povoados Barroso e Paricatiua. O projeto visa ampliar os serviços para os bairros Estiva, Bairro de Fátima, Ferro de Engomar e Cidade Nova.

A pavimentação da Avenida Perimetral que liga o bairro do Balandro, passando por Santa Vitória até a comunidade Barroso também será concluída. Essa obra é uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Victor Mendes (MDB).

O valor destinado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional será de R$1.689.953,78 (um milhão, seiscentos e oitenta e nove mil, novecentos e cinquenta e três reais e setenta e oito centavos), que será implantado em pavimentação asfáltica, beneficiando milhares de bequimãoenses. Uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Sarney Filho (PV).

Para o prefeito Zé Martins, os trabalhos serão iniciados logo a estiagem, já que para pavimentar, a chuva atrapalha os serviços. “A pavimentação asfáltica de povoados como Paricatiua e Barroso é fruto de uma luta árdua de nossa gestão. Além dessas comunidades, vamos levar dignidade aos moradores dos bairros Estiva, Cidade Nova, Bairro de Fátima e Ferro de Engomar. Para quem achou que estávamos parados, os serviços estão chegando e vão beneficiar centenas de famílias”, destacou o prefeito de Bequimão.

Para Jorge Filho, maior liderança política de Paricatiua, o sonho se tonará realidade graças ao esforço e luta do prefeito Zé Martins, que sempre olhou para os moradores de Paricatiua desde o início de sua gestão.

As máquinas para iniciar os serviços já chegaram em Bequimão desde a semana passada, apenas aguardam o período chuvoso cessar, já que o primeiro trabalho a ser iniciado será o serviço de terraplanagem.

Feira Cultural e Ambiental traz o tema dos Recursos Hídricos para a Escola e Comunidade Bequimãoense

COMPARTILHE

Preservar o Meio Ambiente tornou-se uma meta no município de Bequimão, desde 2013. Durante a Semana Municipal de Meio Ambiente de 2018, várias atividades e ações foram realizadas pelo poder público municipal e a comunidade bequimãoense. Baseado nesse contexto programático, a I Feira Cultural e Ambiental da Escola Protázia Rodrigues Soares, localizada na comunidade Barroso, colocou em cena a discussão sobre o tema dos recursos hídricos, dando ênfase a questão dos impactos ambientais e da revitalização do Rio Verde ou Rio do Barroso, como é conhecido na região.

Organizada a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) e a Escola Municipal Protázia Rodrigues Soares, a ação envolveu técnicos, diretores, professores, alunos e comunidade. O resultado foi a satisfação de ver todo mundo envolvido com o tema.

Com o Lema “Revitalização do Rio Verde: a Escola abraça essa causa”, a I Feira Cultural e Ambiental movimentou a Escola fundamental do Barroso, trazendo para a sala de aula a questão da água, dos rios, nascentes e demais fontes de água. Trabalhada na programação de forma lúdica (dramatizações, paródias), através de documentários em vídeo e exposições fotográficas que contavam e demonstravam a importância do Rio do Barroso para várias gerações, inclusive a atual.

Maquetes e miniaturas que contavam a história do rio no seu auge, e os impactos atuais, e a exposição de plantas nativas que formam a mata ciliar do rio, transformou a sala de aula numa “pequena floresta”. Tudo isto, seguido das explicações dos alunos aos visitantes da Feira.

Na programação também foi realizada a entrega dos prêmios aos primeiros colocados do I Concurso de Redação  que teve como tema:“Degradação do Rio Verde: Como combate-la e contribuir com a revitalização do rio”, que ocorreu no último dia 20 de maio, com a participação massiva dos alunos.

A vencedora no segmento (3º ao 5º ano), foi Ana Luíza Pereira Pinheiro. Já do (6º ao 9º ano) foi Brenda Rafaela Pereira Boaes, que receberam os tablets oferecidos pela Secretaria de Meio Ambiente  com muita emoção, seguido de agradecimentos a escola e as famílias.

No Encerramento a cultura popular aflorou o espaço educativo, e o som ecoou com tambor de crioula que alegrou a todos nos cantos e nas danças, que resgatam a cultura Afro e seu respeito ao meio ambiente.

Para a  Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares, o evento mostrou a importância de educar para revitalizar. “É importante o Programa municipal de revitalização dos recursos hídricos, pois trata de um recurso imprescindível ao bem estar e a vida da população. Quero agradecer a parceria da Escola na realização de várias ações e também, aos esforços de nossa equipe de trabalho (José Manoel, Rosiney Góes e Edmilson Pinheiro) que trabalharam incansavelmente para realização do concurso e da feira”, destacou.

Participaram representando o poder público municipal, os secretários Aristides França (Educação), Sidney Bouéres (Sáude), Josmael Castro (Assistência Social), Ana Cleia (coordenação municipal de educação no campo), Wanderson Farias (psicólogo do CREAS), os vereadores Jorge Filho e Professor Zeca, e diretores do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores Familiares e Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM).

Texto: Edimilson Pinheiro

VEJA MAIS FOTOS CLICANDO (AQUI…)

Prefeito Zé Martins inaugura Arena Rio Verde em Barroso, entrega Compactadora de Lixo à população e anuncia novas obras em Bequimão

COMPARTILHE

No último domingo, dia 21 de janeiro, a população de Bequimão foi presenteada com inauguração de obra, entrega de veículo e anúncio de novas obras no município. Acompanhado dos deputados Zé Inácio e Victor Mendes, do vice-prefeito Magal e secretários municipais, o prefeito Zé Martins inaugurou a Arena Rio Verde, no povoado Barroso, que homenageou o saudoso empresário Valdecy Rodrigues, que foi representado pelo filho, o empresário Luís Carlos (Bago). O campo de futebol era um sonho antigo da comunidade, e foi murado, recebendo alambrado, traves de ferro e equipado com redes pelo prefeito Zé Martins. Além disso o prefeito ainda entregou placas em homenagem a 30 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do esporte em Barroso.

Entre os homenageados estavam Ribinha do Barroso, Chico Paca, Zeca de Sérgio, Joaquim, Osvaldo, Ademir Soares, Zé Martins, Careca do Barroso, Terezo Lambão (in memória), Deó Soares (in memória), Denerval, Bruno, Neco, Vivaldo, Edivaldo, Saburica, Virgílio, Nelson, André, Felipe, entre outros homenageados. Além disso o jogador que marcar o primeiro gol após a inauguração receberia uma placa também. Um jogador da Ponte Preta que enfrentava o Rio Verde, foi o contemplado. Na preliminar aconteceu o 44º jogo dos amigos de Neco (Casados X Solteiros).

Antes de inaugurar a Arena Rio Verde, o prefeito Zé Martins entregou para a população bequimãoense uma Compactadora que fará a coleta do lixo no Centro da cidade e bairros próximos. Com a frase – Cidade Limpa, Povo Educado, o veículo terá uma grande contribuição na limpeza da cidade. Resta apenas a população contribuir com o poder público, mantendo a cidade limpa, não jogando lixo nas ruas.

Durante a Inauguração da Arena Rio Verde, o prefeito Zé Martins falou de sua luta pelo povo de Bequimão, do respeito que tem pelo povo de Barroso e anunciou novas obras na comunidade. “O belo povoado de Barroso é uma comunidade especial, tenho um grande respeito por este povo, assim como os demais habitantes de Bequimão. Sou um morador daqui e conheço as necessidades deste povo. Este estádio era um sonho antigo da comunidade e hoje está se tornando realidade. Além desta Arena, reformei a Praça e o Parquinho Infantil. E agora firmo um compromisso de que Barroso será o primeiro povoado a ser asfaltado todo em Bequimão”, destacou o prefeito, que afirmou que asfaltará desde a MA-106 até a ponte do Balandro beneficiando três povoados.

 

O deputado destacou o trabalho do prefeito Zé Martins e reconheceu os investimentos feitos no esporte bequimãoense. “Eu que ando por todas as cidades do Maranhão, sei o quanto ta complicado para muitos prefeitos administrarem. Mas aqui em Bequimão o prefeito Zé Martins faz um trabalho brilhante e por isso é referência em gestão pública em todo Estado. O prefeito sabe que tem meu apoio e no que puder ajudar, pode contar comigo”, disse o parlamentar.

O deputado Victor Mendes parabenizou o prefeito Zé Martins pelo grande trabalho que faz no seu município e aproveitou para homenagear em memória o grande líder de Bequimão Juca Martins. “Como grande prefeito que é, Zé Martins ainda carrega um fardo muito pesado que é o legado deixado pelo seu pai Juca Martins, que foi o maior líder político de Bequimão e da baixada. Sei do esforço e da luta deste prefeito que sempre está em Brasília atrás de recursos para investir em Bequimão. É um prefeito incansável, e no que puder ajudar, vou está contribuindo com sua gestão, assim como o deputado Sarney Filho, que também ajuda o prefeito Zé Martins”, finalizou o deputado federal.

Para o ex-jogador Neco, a Arena Rio Verde é um sonho antigo e a felicidade de ver em realidade não tem preço. “Não tenho palavras para te agradecer Zé Martins por esta obra. Era um sonho antigo, sempre sonhei com este momento. Era para seu pai fazer, mas acabaram atrapalhando, mas como tudo tem seu tempo, chegou o tempo e você fez. Em nome do povo de Barroso quero te agradecer por tudo, muito obrigado de coração”, finalizou o craque, que foi uma das referências do futebol bequimãoense em todo Brasil.

Estiveram presentes os deputados Zé Inácio (estadual), Victor Mendes (federal), o vice-prefeito Magal, os secretários Zé Orlando Ferreira (Administração), Kell Pereira (Esporte), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Creuber Pereira (Agricultura), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Josmael Castro (Assistência Social), Tonho Martins (Infraestrutura), Ricardo Lemos (Transportes), João de Castro Ribeiro (Finanças), Otoniel Gusmão (Segurança), Edimilson Pinheiro (Meio Ambiente), servidores municipais, lideranças políticas e comunitárias, desportistas locais e comunidade em geral, além de integrantes da imprensa local, regional e da capital maranhense.

Fotos: Rodrigo Martins

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free