casa » Archivo de Etiquetas: Barreirinhas

Archivo de Etiquetas: Barreirinhas

Alcântara recebe Selo Maranhão Quilombola na Agritec de Barreirinhas-MA

COMPARTILHE

O município de Alcântara, representado pelas comunidades quilombolas Itamatatiua e Santa Maria, fez exposição de seus produtos na Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que aconteceu no município de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses esta semana.

O evento em Barreirinhas traz oportunidades para pequenos produtores quilombolas da região do Munin, Lençóis e Delta do Parnaíba, demonstrarem seus produtos agrícolas e artesanatos, aumentando a comercialização e o apoio à produção.

Em uma ação de destaque do Programa Maranhão Quilombola na Agritec foi a entrega da certificação para o uso do Selo Maranhão Quilombola para a Associação de Moradores do Quilombo Itamatatiua e povoado Santa Maria em Alcântara.

O certificado foi entregue pelo governador Flávio Dino e secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro aos presidentes de Associações Alcantarenses. Além de (Itamatatiua e Santa Maria) em Alcântara, outras comunidades quilombolas de outros municípios receberam o Selo Maranhão Quilombola na Agritec: Barreirinhas (Cantinho, Santo Antônio, Marcelino e Santa Cruz), Rosário (São Miguel), Icatu (Jacarei dos Pretos), Serrano do Maranhão (Deus bem sabe e Vera cruz), Vargem Grande (Piqui da Rampa) e Santa Rita (Cariongo).

Os agricultores quilombolas do município de Alcântara expuseram diversos produtos de suas comunidades nos stands da Agritec com o Selo Maranhão Quilombola: frutas, verduras e legumes, como melancia, farinha, além de artesanatos e artigos de cerâmicas.

“A Seir, juntamente com o Sistema Saf, muito contribuíram para que os agricultores quilombolas do Maranhão desenvolvessem uma agricultura mais sustentável, com maior qualidade de produtos e mais facilidade de comercializar. Isso gera mais renda e mais segurança alimentar nas comunidades”, disse o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Para o secretário de Agricultura de Alcântara, Erinaldo Pereira, o Selo Maranhão Quilombola chega para dar mais credibilidade aos produtos fabricados em Alcântara. “É muito importante nossas comunidades receberem o Sela Maranhão Quilombola, além de identificar aquilo que é produzido no Quilombo, valoriza ainda mais nossa produção”, destacou.

Além do secretário de Agricultura de Alcântara, Erinaldo Pereira, estiveram presentes os presidentes das Associações e servidores  municipais.

Com informações da  SEIR

Presidente Othelino Neto prestigia inauguração de escola em Barreirinhas

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (28), da solenidade de inauguração do Centro de Ensino Plínio Portugal da Rocha, no povoado Sobradinho, em Barreirinhas. A unidade foi construída como parte do programa “Escola Digna” e beneficiará 458 alunos do Ensino Médio.

O C.E Plínio Portugal da Rocha é equipado com seis salas de aula, sala de informática, sala de professores, direção, secretaria, cozinha, pátio, biblioteca e banheiros adaptados. Os investimentos somam R$ 1.722.564,27.

“É muito importante essa instituição de ensino para Sobradinho. Já são mais de 700 Escolas Dignas, entre reformas e construções, no governo Flávio Dino. Isso é investir no presente e no futuro do Maranhão”, destacou o deputado Othelino Neto.

Flávio Dino garantiu que o Governo do Estado está empenhado em melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Nós estamos inaugurando a primeira escola de Ensino Médio do povoado Sobradinho, mostrando que nosso governo vai a todos os lugares, com a preocupação de estar presente onde nenhum outro esteve, e garantir que o desenvolvimento seja, de fato, para todos”, afirmou o governador.

Luene Oliveira, presidente do Grêmio Estudantil, agradeceu em nome dos estudantes. “É muito gratificante recebermos essa escola. Estamos encantados com a estrutura e é tudo que nós sonhávamos”, declarou.

“Gostei muito das salas de aula, da sala de informática, da biblioteca, está tudo perfeito. Fiquei muito feliz. Agora sim, é uma escola digna”, comemorou a estudante Kessiane Neves.

Alberto Amorim, gestor-geral da unidade, ressaltou que o terreno foi doado há vários anos, mas que só agora a construção foi viabilizada. “Ficamos felizes por esse benefício, que será de suma importância para mais de 300 alunos. Hoje é um dia de festa para a comunidade do Sobradinho e adjacências”, disse.

Escola inaugurada em Barreirinhas dará curso de empreendedorismo, destaca Adriano Sarney

COMPARTILHE

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) participou, no último fim de semana, da inauguração da escola Manoel José da Costa, na comunidade do Massangano 1, região de Areias, localizada no município de Barreirinhas. O parlamentar congratulou a iniciativa do prefeito Albérico Filho de investir na educação e destacou a inovação na grade curricular da escola, que vai oferecer aulas de empreendedorismo.

“A Unidade Integrada Manoel José da Costa é uma escola grande, que vai atender as necessidades das crianças da região e que apresenta um importante diferencial, pois vai ser a primeira escola da região a oferecer aulas de empreendedorismo. Portanto, o prefeito Albérico está de parabéns por que inaugurou, ali, uma ótima perspectiva de futuro para as crianças da região, que terão a oportunidade de sair da escola com o sonho de virar empresários”, declarou Adriano.
O deputado também esteve no fim de semana em Timon (no Leste do Maranhão), participando da solenidade de entrega de 500 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, um empreendimento que beneficiará mais de duas mil pessoas. O ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) integrou do evento, juntamente com importantes lideranças políticas maranhenses.
Adriano ressaltou ainda que o ministro Sarney Filho, em Timon, anunciou uma importante ação do Ministério do Meio Ambiente para a revitalização da bacia do Rio Parnaíba (que divide o Maranhão do Piauí). “Esta será uma atuação de grande magnitude, pois serão utilizados recursos oriundos das multas ambientais do Ibama para revitalizar as bacias hidrográficas brasileiras e o Rio Parnaíba será o primeiro desta série de ações no Maranhão”, declarou o parlamentar.

Palmeirândia vai enfrentar Barreirinhas em busca do título do Campeonato Intermunicipal

COMPARTILHE

A seleção de Palmeirândia vai disputar a final do Campeonato Intermunicipal de Seleções, competição promovida pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) pela primeira vez em sua história. As seleções de Palmeirândia e Barreirinhas estão em busca de um título inédito na competição, e a luta pelo caneco já começa neste sábado (20) no Estádio Municipal Garcião, na belíssima cidade de Palmeirândia.

A seleção de Palmeirândia, conquistou sua classificação diante do selecionado de Peri-Mirim, com uma vitória nos pênaltis por 3×0, após empate no tempo normal em 2×2. Já a Seleção de Barreirinhas não teve dificuldades para garantir sua classificação, após a seleção de Cajarí não ter entrado em campo devido a um problema no transporte até o local da partida e com isso acabou perdendo por WO (3×0).

A partida de volta entre Palmeirândia x Barreirinhas acontecerá dia 27 (Sábado) no Estádio Arena das Dunas na cidade de Barreirinhas. Este ano apenas 14 seleções participaram do torneio e mais uma vez a final terá uma seleção da baixada, já a outra será da região dos lençóis maranhenses.

A chance de Palmeirândia ser Campeão invicto é muito grande, basta não perder nas duas últimas partidas, que o feito terá um gosto melhor. Entre as seleções que disputaram o intermunicipal, Palmeirândia foi uma das poucas que tratou com profissionalismo. Com isso, o título pode coroar o grande trabalho feito pela comissão técnica e com o apoio máximo do prefeito Nilson Garcia Filho.

Mesmo com derrota para Barreirinhas, seleção de Peri-Mirim permanece na briga pela classificação.

COMPARTILHE

Em um jogo dramático, onde prevaleceu o dito popular do futebol: “Quem não faz leva”, a seleção de Peri-Mirim acabou sendo derrotada por 3×0 para Barreirinhas neste sábado (16) no Estádio Municipal Arena das Dunas, nos lençóis maranhenses. Em um primeiro tempo bastante disputado, onde a seleção de Barreirinhas mesmo jogando em casa, se defendia, Peri-Mirim desperdiçou inúmeras chances claras de gols e perdeu de abrir o marcador.

WP_20160116_16_07_14_Pro[1] WP_20160116_16_03_45_Pro[1]

Na volta do segundo tempo, a seleção de Peri-Mirim teve uns minutos de apagão, onde o cansaço pela viagem prevaleceu. Com isso, a equipe de Barreirinhas que não acertou nenhum chute no primeiro tempo, abriu o placar aos 8’ minutos, por intermédio de Roberto. Dois minutos depois, Gleycinho ampliou para 2×0. A partir daí, o técnico Zeca de Tônho fez várias mudanças, e Peri-Mirim voltou a comandar as ações, mas não acertava o gol de Barreirinhas.

Decretado que a tarde não estava em favor de Peri-Mirim, aos 40’ minutos da etapa final, Melk fechou o placar, fazendo 3×0 e dando números finais na partida. Com a vitória, Barreirinhas garantiu vaga nas semifinais e Peri-Mirim depende apenas de si para conquistar a segunda vaga do grupo.

WP_20160116_16_11_09_Pro[1] WP_20160116_18_10_28_Pro[1]

No próximo sábado (23) a seleção de Peri-Mirim recebe Santa Luzia do Paruá em casa podendo se classificar com uma simples vitória. Mesmo perdendo o jogo e a invencibilidade, Peri-Mirim ocupa a segunda colocação do Grupo E, somando 3 pontos. No final do jogo em Barreirinhas, os jogadores se reuniram no meio do gramado juntamente com a comissão técnica e o Secretário Municipal de Esportes, Neto Abreu e  fizeram um pacto pela classificação diante de Santa Luzia.

Para o meia atacante, Celso, a derrota não fazia parte do projeto, mas faz parte do jogo. “Estamos na briga, agora vamos trabalhar e buscar nossa classificação em casa, onde somos muito fortes. Somos um grupo. A derrota é de todos, não vamos colocar a culpa em ninguém. Assim como a vitória é de todos” – destacou o jogador, que está confiante na classificação de sua seleção.

FICHA TÉCNICA DO JOGO

Peri-Mirim – Adriano, Djadeilson (Marlyson), Edny, Kedson e Nhôgo (Ruy), Ribamar,Phillipp (Jojó), Arílio (Elinaldo), Celso e Ivanildo, Vinícius e Anselmo (Luis Carlos). TÉCNICO: Zeca de Tônho.

Barreirinhas – Gleydson, Valdo, Ray, Alex e Nenê (Jhon), Roberto, Pança (Melk), Carlão e Galvão (Maurício), Gleycinho e Tizé. TÉCNICO: Ronaldo Costa.

ARBITRAGEM DO JOGO

Juiz: Paulo Mourão

Aux1: Antônio Galvão

Aux2: Gleydson Barbosa

4º Árbitro: Luís Fernando Conceição

Local: Estádio Municipal Arena das Dunas em Barreirinhas-MA

Astro de Ogum recebe título de “Personalidade do Ano” em Barreirinhas

COMPARTILHE

Políticos, empresários, profissionais da imprensa e representantes da sociedade civil estiveram abrilhantando a 14ª noite das personalidades, organizado pelo promoter e colunista Fred Kennedy. O evento aconteceu no sábado (07), na Boate Lençóis Flat Residence, na cidade de Barreirinhas.

Várias personalidades foram agraciadas com o “Troféu Lençóis de Areia”, dentre elas, o presidente da Câmara Municipal de São Luís – vereador Astro de Ogum (PR), que compareceu ao evento ladeado por assessores e amigos, como a chefa de gabinete da presidência – Eliana Bezerra.

ASTRO1 ASTRO2

“Fico muito lisonjeado em ter sido lembrado, haja vista que esse premio não deixa de ser o reconhecimento do trabalho que venho realizando há mais de uma década e meia em prol dos menos favorecidos”, ressaltou ao receber o troféu.

Além do vereador Astro de Ogum, outras 39 autoridades foram homenageadas, tais como os empresários Edilson Baldez (FIEMA) e Amilcar Rocha, o sargento Carlos Padilha (Portal do Munin), o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa – Carlos Alberto, entre outros.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free