casa » Archivo de Etiquetas: Bairro João de Deus

Archivo de Etiquetas: Bairro João de Deus

Vereadora Fátima Araújo parabeniza bairro João de Deus pelos 39 anos de história

COMPARTILHE

Acostumada a festejar o aniversário do bairro João de Deus todos anos com shows, ações sociais, culto ecumênico e distribuição de cestas básicas e sorteio de brindes para a população do bairro na Praça da Juventude, este ano no aniversário de 39 anos anos, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) vai #FicarEmCasa e divulga apenas uma mensagem parabenizando o bairro que em sua fundação homenageou o Papa João Paulo II.

Com a Pandemia do Coronavírus que afetou o mundo inteiro e respeitando todas as recomendações das Autoridades Sanitárias estadual e federal, e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vereadora Fátima Araújo teve que cancelar a festa de comemoração dos 39 anos do bairro João de Deus, que seria comemorado nesta terça-feira (21) na Praça da Juventude.

Em sua Rede Social, a vereadora Fátima Araújo lembrou do aniversário de 39 anos do bairro João de Deus comemorado todos os anos dia 21 de abril. Quem conhece Fátima Araújo, sabe que apenas uma Pandemia pode parar a vereadora que pensa no bem estar da população de São Luís 24h.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO BAIRRO JOÃO DE DEUS

Um dos bairros mais populosos de São Luís, João de Deus completar 39 anos de fundação. O aniversário é comemorado todos anos dia 21 de abril, já que sua fundação aconteceu em 1981. O bairro João de Deus é formado por um Complexo de aproximadamente 30 comunidades, possui um Centro Comercial bastante desenvolvido, é rico em diversidade cultural e esportivo, além de ter um povo humilde, trabalhador e hospitaleiro.

A população do bairro e adjacências se uniu e elegeu Fátima Araújo, uma líder comunitária que luta dia e noite pelo seu povo e foi reconhecida nas urnas em 2016 somando quase 5 mil votos.

CURIOSIDADE

Você sabe por que o bairro João de Deus recebeu esse nome? – Segundo João Inácio, morador da rua São Pedro, tudo começou com uma invasão a um terreno particular onde funcionava uma pedreira em abril de 1981. Ao longo dos anos os moradores se organizaram resistiram as pressões e com apoio do poder público transformaram a antiga invasão em um bairro aprazível e muito bom de morar. De acordo com o morador, no João de Deus a população tem tudo que precisa (do material de construção a padaria, supermercado, lojas de utensílio, escolas, Unidade Policial, Restaurante Popular, estádio de futebol, praça poliesportiva e feira popular). Um bairro completo, que habita gente de todas as classes sociais.

Segundo relato de moradores antigos, o nome João de Deus foi uma homenagem ao papa João Paulo ll que naquela época visitou o Brasil, e como os moradores tiveram o apoio da Igreja católica no inicio da invasão, a homenagem foi muito justa, já que até hoje a Igreja ajuda muito o bairro.

Parabéns, João de Deus. Feliz Aniversário!

Vereadora Fátima Araújo realiza 3ª edição do Casamento Comunitário

COMPARTILHE

A vereador de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) e o Instituto Solidariedade & Ação, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, realizou no último sábado (8) a 3ª edição do Casamento Comunitário no Complexo de Comunidades do João de Deus.

O evento aconteceu na Igreja Batista Fonte de Vida, localizada na rua 3 Corações, S/N – bairro Vila Conceição/João de Deus. Foram 54 casais que oficializaram o matrimônio em uma tarde/noite de muito amor diante de juízes, parentes e amigos. No final do evento um bolo foi partilhado aos casais.

O juíza Joseane Bezerra, destacou a importância de mais uma edição do Casamento Comunitário que vem sendo realizado há 20 anos pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão. “Já temos mais de 20 anos fazendo casamentos comunitários e o número de casais casamentos já ultrapassa os 100 mil casamentos. Para nós é uma satisfação regularizar o matrimônio e dar uma garantia jurídica às famílias. Nós nos sentimos felizes por contribuir para a felicidade das pessoas”, destacou a Magistrada.

Após solicitação da vereadora Fátima Araújo, Carreta da Mulher Maranhense realizará ações de prevenção do câncer no bairro João de Deus

COMPARTILHE

No mês de março, que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), solicitou ao Governo do Maranhão, através da Secretaria Estadual da Mulher, a unidade da Carreta da Mulher Maranhense e o mamógrafo móvel, para que atenda as moradoras do bairro João de Deus.

A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SAMU), ainda faz parte da campanha no combate ao câncer. O tema é “Uma simples atitude pode salvar a sua vida. Procure um médico”.

Com a Carreta da Mulher Maranhense e o mamógrafo móvel, os profissionais de saúde estarão intensificando o serviço de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero. O atendimento no bairro João de Deus, será nesta quinta-feira (28), sexta (29) e sábado (30), na Praça do João de Deus, localizada na avenida Odylo Costa Filho.

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer dispõe de exames preventivos e laboratoriais. Durante as ações da carreta serão disponibilizados exames de rastreamento de câncer de mama e de coleta de material para o preventivo, além de palestras sobre enfrentamento a violência contra mulher e direitos sexuais.

A vereadora Fátima Araújo destacou a importância da ação de combate ao câncer e agradeceu ao governo do estado por atender mais uma solicitação dessa grandeza. “Quero agradecer ao governo do estado e as Secretarias de Estado da Mulher e Saúde pela realização desta grande ação social que vai atender moradores de nossas comunidades durante três dias na Praça do bairro João de Deus. É importante fazer os exames e buscar o diagnóstico. Sei que nossas mulheres são carentes e precisam deste tipo de ação, por isso fui buscar e graças ao governador Flávio Dino vamos realizar”, destacou a Pequena Guerreira.

Atendimentos 

O atendimento aos pacientes é realizado mediante apresentação da cópia do documento de identidade (RG), Comprovante de Residência e do cartão do SUS.

Fátima Araújo entrega Certificados a Jovens e Adultos que fizeram os cursos de Agente Hospitalar e de Portaria

COMPARTILHE

A noite deste sábado (28) vai ficar marcada na vida de aproximadamente 180 moradores dos bairros João de Deus, Vila Conceição, Jardim Conceição, Vila Lobão, Santo Antônio, Pirapora, Lago Azul, João Alberto, Canaã, São Cristóvão, São Bernardo e comunidades vizinhas. No salão da antiga Proab, eles receberam das mãos da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), os Certificados de Conclusão dos cursos de Agente de Portaria e Hospitalar, ministrados pelo professor Darney Makson, do Instituto Avanço do Maranhão, com o apoio da vereadora Fátima Araújo e parceria da Secretaria de Educação do Estado.

Durante a cerimônia de formatura, os formandos mostravam esperança renovada e muita vontade para ingressar no mercado de trabalho. Em sua fala de apresentação, a vereadora Fátima Araújo se mostrou mais que nunca uma amiga das comunidades e se colocou a disposição de cada formando para emitir uma carta de encaminhamento em busca de um mercado de trabalho. A felicidade estava estampada no rosto de cada aluno e principalmente dos familiares, que puderam ter cursos de qualificação profissional totalmente gratuitos. Os cursos aconteceram na Escola Odylo Costa Filho, no bairro João de Deus.

Para Maria das Neves Alves, de 49 anos, moradora do bairro Vila Conceição/João de Deus, foi uma grande oportunidade de voltar ao mercado de trabalho mais qualificada. “Achei o curso de Agente Hospitalar muito bom, é a chance de trabalhar na área, principalmente com qualificação profissional. Aprendi muita coisa boa que vou levar como aprendizado para minha vida profissional e pessoal. A vereadora Fátima Araújo está de parabéns, foi uma iniciativa excelente trazer esses cursos para nossa comunidade. Ela está dando oportunidade para quem não tem”, destacou a formanda.

Outra que fez o curso de Agente Hospitalar foi Maria da Natividade Campos Padilha, de 46 anos, moradora da Vila Conceição/João de Deus. Para a formanda, foi uma oportunidade inesquecível para todos. “Trabalhava na área da educação, agora com esse curso vou poder migrar para a área da saúde, como Agente Hospitalar. Se todos os vereadores olhasse para o povo da mesma maneira que Fátima Araújo olha, o país seria bem diferente. A base de tudo é a educação. Estou muito feliz com essa oportunidade dada pela vereadora”, finalizou dona Natividade.

No curso de Agente de Portaria, a felicidade e a esperança estavam estampadas nos rosto de Anselmo Silva e Silva, de 36 anos, morador do bairro São Cristóvão, que aproveitou a oportunidade dada pela vereadora Fátima Araújo e fez o curso de qualificação profissional. “O curso para mim foi muito bom, creio que para os colegas também. Eu sempre quis fazer esse curso, mas era caro e não tinha como pagar. Aproveitei essa oportunidade e fiz. Eu já trabalhei como vigia e agora aperfeiçoei ainda mais. Essa iniciativa da vereadora Fátima Araújo é muito louvável, tudo de graça. A única coisa que gastei foi tinha de caneta, papel e sola de sapato”, finalizou muito sorridente.

Para Márcio Augusto Mota Ferreira, de 45 anos, morador do João de Deus, nunca é demais buscar novos conhecimento. “Já tinha um pouco de conhecimento na área de Agente de Portaria, mas aprimorei ainda mais com o curso. As aulas foram excelentes, o professor é de tirar o chapéu. A atitude da vereadora Fátima Araújo não tem preço, foi excelente. Através dessa iniciativa da vereadora, já estou fazendo o curso de Elétrica Predial”, destacou o formando.

O professor Darney Makson, responsável pelas aulas do curso, destacou a importância da qualificação profissional e principalmente a iniciativa da vereadora Fátima Araújo em ajudar seu povo. “Cada aluno que participou do curso saiu mais transformado, com mais esperança para o mercado de trabalho e serão profissionais diferenciados no mercado de trabalho. Nossa metodologia de ensino é justamente para quebrar barreiras de dificuldades de ingressa no mercado de trabalho, desde o preparativo técnico até a entrevista de emprego, sabendo que vão oferecer uma mão de obra diferenciada. Já a vereadora Fátima Araújo está quebrando alguns paradigmas, entra para a história mais uma vez, em trazer trabalho de fato diferente, de dar oportunidades aos moradores dos bairros, e que se tome de exemplo alguns parlamentares seguindo essa linha de ajudar o povo dando a linha, o anzol, a isca e mostrando o caminho do rio”, descreveu o professor.

A vereadora Fátima Araújo, que chegou se emocionar durante a cerimônia, destacou sua felicidade, em poder está ajudando seu povo através de cursos de capacitação, contribuindo com jovens e adultos a entrarem no mercado de trabalho. “É muito gratificante, poder ajudar as pessoas que moram nas comunidades. Primeiro agradecer à Deus pela oportunidade e principalmente pela vida. Foi a maneira que encontrei de ajudar as comunidades trazendo os cursos de qualificação de Agente Hospitalar e Portaria. Quero agradecer ao secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, que cedeu a Escola Odylo Costa Filho, para que fosse realizado esses cursos e principalmente, agradecer ao povo que acreditou em mim”, finalizou a parlamentar, que lembrou que outros cursos já estão em andamento e novos profissionais irão entrar no mercado de trabalho.

OS CURSOS DE AGENTE HOSPITALAR E PORTARIA

Cada curso reuniu aproximadamente 100 alunos e teve duração de 60 horas de carga horária. As aulas foram realizadas todos os sábados, das 18h às 21h, na Escola Odylo Costa Filho, localizada no bairro João de Deus. Foram alunos de várias idades (jovens e adultos), com destaque para dona Janete Matos, de 74 anos, que concluiu o curso de Agente Hospitalar e que residem no João de Deus e adjacências. O mercado de trabalho é amplo, mas a mão de obra qualificada está escassa na capital maranhense. Dependendo do profissional, é possível ter até 2 empregos.

Fotos Reprodução

Vereadora Fátima Araújo realiza ação em prol da Campanha Outubro Rosa no bairro João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) abraçou a Campanha Outubro Rosa e realizou uma Ação em especial para as mulheres do bairro João de Deus e região vizinha. Durante todo mês de outubro a Campanha aconteceu no Posto de Saúde do João de Deus e beneficiou todas as mulheres de bairros vizinhos, que tiveram acesso a exames preventivo, consultas, testes rápidos e ensinando como fazer o auto exame da mama.

A ação foi coordenada pela Doutora Jaciara (diretora do posto de saúde do bairro João de Deus) e contou a participação de uma equipe de profissionais de saúde, que trabalham o ano inteiro em prol das comunidades, mas em outubro foi destinado às mulheres e conta com médicos, enfermeiros, terapeuta ocupacional, psicólogos e nutricionista (que fazem parte da equipe do NASF).

A vereadora Fátima Araújo também participou do Dia D no combate ao câncer de mama e do colo do útero e recebeu orientações por parte dos profissionais que estiveram presentes na Ação. O Dia D aconteceu durante o dia todo e contou com a participação das mulheres das comunidades e registrou uma frequência grande do gênero feminino, o que deixou os organizadores bastante otimistas quanto ao entendimento sobre o perigo do câncer de mama.

Para a Drª Jaciara, o trabalho sempre foi constante e vai continuar atendendo toda a população do bairros que compõem o João de Deus. “Esse trabalho continua, mesmo antes da política era feito e sempre de segunda à segunda, sendo que no posto de segunda à sexta-feira, e temos nossa responsabilidade com o apoio da vereadora para fazer o trabalho sobre saúde” – destacou.

Fotos: Edilson Gomes

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free