casa » Archivo de Etiquetas: Astro de Ogum

Archivo de Etiquetas: Astro de Ogum

Astro de Ogum inicia corpo a corpo em São Luís com almoço na zona rural

COMPARTILHE

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), deu inicio nesta quinta-feira (12), um dia após o inicio do recesso parlamentar relativo aos trabalhos do primeiro semestre deste ano, a uma incursão nas comunidades da capital maranhense. Trata-se da abertura de uma série de atos políticos que visam consolidar as pré-candidaturas de seus apoiadores na cidade.

Assessores e lideranças comunitárias acompanharam o chefe do legislativo, que começou o seu corpo a corpo, com um almoço na casa de Mariana Rodrigues, uma importante liderança do bairro Calebe, na zona rural de São Luís.

Astro explicou que vai percorrer as comunidades para começar a construir, junto à sociedade, solicitações de ações que serão apresentadas aos pré-candidatos no período da campanha eleitoral, para contemplar planos de governo ou propostas de campanha.


“Gostaria de agradecer as minhas amigas Mariana e Renata, que me convidaram para um almoço aqui na comunidade do Calebe. Esse convite já havia sido feito desde o início do ano, mas esperei a chegada do recesso parlamentar relativo aos trabalhos do primeiro semestre deste ano, para poder cumprir essa de muitas outras agendas”, declarou.

Considerado um dos líderes políticos da capital, Astro de Ogum vem sendo bastante assediado por populares. Na zona rural não foi diferente. Quando o parlamentar chegou ao local de compromisso, foi tietado por jovens, crianças e moradores da comunidade. Em todas as ocasiões, Astro foi cercado para tirar fotos e ouviu elogios por sua gestão na Câmara de São Luís.

Mariana Rodrigues, secretária de finanças da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar-Fetraf/MA, que mora na comunidade Cabele, destacou a visita do Astro e falou que o parlamentar é um dos mais presentes na zona rural, sempre lutando para resolver as dificuldades que os moradores da região têm enfrentado.

“Já tem uns três anos que conheço o Astro [de Ogum], mas já o conhecia de nome pelas ações dele na zona rural. Sempre que termina uma campanha, os políticos somem, mas o vereador Astro é um dos mais presentes na zona rural, sempre lutando para resolver as dificuldades que os moradores da região têm enfrentado”, declarou.


Para o agricultor Antônio Carlos Gamboa, a visita do presidente da Câmara foi de grande importância para discutir várias demandas em favor da agricultura familiar na capital e serviu para fortalecer ainda mais as políticas públicas que foram tratadas.

“O vereador Astro é um dos mais presentes nas comunidades da zona rural. O encontro de hoje serviu só para reforçar mais ainda o que todos nós já sabemos. Eu o conheci recentemente, mas minha mãe sempre o apoiou. Não tenho nada do que reclamar, quero apenas agradecê-lo pelo apoio aos agricultores e à zona rural”, disse.

Depois do almoço, Astro se reuniu com alguns moradores e seguiu para outros compromissos na capital maranhense. Além do Calebe, o chefe do legislativo também visitará outras comunidades, antes da retomada das atividades parlamentares no próximo dia 2 de agosto.

Com entrada gratuita, Arraial “Pertinho de Você” abre 3ª edição nesta sexta (1)

COMPARTILHE
Show de Limão com Mel está entre as atrações grátis da semana no evento que inaugura a temporada junina em São Luís

SÃO LUÍS – Para quem está contando os dias para chegada das festas juninas, uma prévia dos festejos abre a programação estadual da mais nordestina comemoração do calendário nacional. Trata-se do Arraial “Pertinho de Você”, localizado ao lado da casa de show Batuque Brasil, na Cohama, e abre nesta sexta-feira (1º/6), a temporada junina em São Luís, contando com apresentações artísticas e do show de forró com a banda Limão com Mel, tudo para transformar a abertura do espetáculo, em uma noite característica da festa que se aproxima.

O evento que é aberto ao público, ocupará uma grande área para abrigar um grande público. Além disso, o espaço cenográfico, decorado com uma variedade de cores e itens tradicionais, transformará o local em uma aconchegante cidade do interior, com tudo que tem direito, inclusive comidas típicas da rica culinária maranhense. O espaço de ambiente com muito bom gosto, contará com estrutura de palco, iluminação e segurança. A festança começa a partir das 21h.

Além do show com a banda Limão com Mel, o evento terá ainda a apresentação do cantor César Martins e várias atrações locais. Em sua 3ª edição, o Arraial “Pertinho de Você” que vai até o dia 1º de julho, tem a coordenação e organização do presidente da Câmara de São Luís, Astro de Ogum, com apoio cultural do Governo do Estado do Maranhão e da Prefeitura municipal de São Luís.

SERVIÇO:
O quê? Arraial Pertinho de Você
Quando? de 01/06 a 01/07/2018
Horário: 21h
Entrada: Gratuita
Onde? Cohama, ao lado da Batuque Brasil.

Câmara de São Luís decreta ponto facultativo na sexta-feira

COMPARTILHE

O presidente da Câmara Municipal, vereador Astro de Ogum (PR), decretou ponto facultativo para esta sexta-feira, (01). A decisão do dirigente do Legislativo aconteceu em decorrência de acompanhar os órgãos das administrações públicas, como o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, que resolveram adotar essa medida.

Como nesta quinta-feira, (31), já está inserido no calendário de atividades dos servidores das repartições públicas, e o consequente esvaziamento das mesmas no dia subsequente, foi necessário tomar essa providência, até como uma forma de evitar desperdício aos órgãos das administrações, e também evitar que o funcionalismo venha ter um gasto praticamente desnecessário, já que uma maioria acaba fazendo um feriado prolongado.

“Como forma de dá nossa contribuição de manter o controle de gastos da máquina pública, e também acompanhando decisões dos governos estadual e municipal, também decidimos decretar o ponto facultativo nesta sexta-feira, pois entendemos ser uma ação coerente diante da situação que estamos atravessando” afirmou Astro de Ogum.

Texto: DiretCom/CMSL

Rádio Educadora transmitirá as Sessões da Câmara Municipal de São Luís ao vivo a partir desta segunda (21)

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de São Luís estará em nova frequência a partir desta segunda-feira, dia 21 de de maio. O programa Câmara em Destaque, que estava na Difusora AM, agora tem novo endereço e nova frequência. Apresentado pelos jornalistas Mário Carvalho e Adriana Nogueira, o novo matutino entrará no ar nesta segunda, das 10h às 13h na Educadora AM 560. Os repórteres responsáveis pela transmissão ao vivo serão Juarez Souza e Jonas Mendes.

No ano em que completa 52 anos, a Rádio Educadora AM faz ajustes na grade de sua programação, e deu uma mexida na programação da emissora, após firmar parceria com a Câmara Municipal de São Luís para transmitir as Sessões Plenárias ao vivo pelas ondas da 560 KHZ. A alteração ocorre somente de segunda a sexta-feira. Com a nova casa, os vereadores vão poder serem ouvidos além fronteiras, em outros estados, como Pará, Tocantins e Piauí.

Com as mudanças na Emissora do Clero, alguns programas tiveram o horário de veiculação alterado, um sai da grade, e dois apresentadores trocam as atrações. Mesmo assim, a Educadora não vai deixar de ser a rádio do povo de Deus, evangelizando como tem feito há mais de meio século.

A troca no comando de bancada ocorre no jornalismo. O comunicador André Martins sai do Revista 560 para comandar o Conexão 560 (às 15h30). Adilson Carlos, que deixa o Conexão, passará a ancorar o Revista (a partir das 13h15). No troca-troca de comunicadores, nada muda, já que os dois são grandes profissionais do rádio maranhense.

No Esporte, o Passe de Bola sai do ar (ficando somente aos sábados às 7h30) e o Educadora é o Esporte muda para o horário das 15h, na apresentação de André Martins e participação de toda equipe 560. Com as mudanças na programação, tudo muda para melhor, principalmente no financeiro, com a chegada da parceria Educadora-Câmara.

No religioso, a novidade fica por conta do Campanha dos Devotos de São José com o Pe. Guto Feitosa, que sai da faixa das 10h, ganha nova roupagem e estará no ar mais cedo, às 7 horas da manhã, logo depois do programa do Galinho. A atração, de cara nova, está com estreia marcada para o dia 28 de maio.

Hora da Benção com Dom Esmeraldo Barreto (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís) será veiculado às 13h. Uma modificação que trás benefícios para a emissora e deve dar novo ânimo aos diretores, que tem feito grande trabalho desde que assumiram a emissora há pouco mais de três anos.

Câmara em Destaque, produção da Assessoria de Comunicação do Legislativo Municipal, que deixou a rádio Difusora AM, ocupará o horário das 10 horas da manhã às 13h, cobrindo os bastidores da Casa Legislativa, incluindo as transmissões das sessões plenárias, que ocorrem nas segundas, terças e quartas-feiras.

No dia 12 de junho a rádio Educadora, que nasceu em 1966, comemora seus 52 anos no ar, e esta nova programação faz parte das novidades que a emissora preparou para a nova temporada. Uma das mais ouvidas no interior e na capital, a rádio Educadora mais uma vez vai fazer história na política do Maranhão.

Confira como ficará a nova programação da 560 a partir de segunda-feira (21 de maio):

5h – Café com Notícia – Jota Kerly (Jornalismo)
6h – Programa do Galinho – Carlos Henrique (Entretenimento)
7h – Campanha dos Devotos – Pe. Guto Feitosa (Religioso)
8h – Roda Viva – Juracy Filho (Jornalismo)
10h – Câmara em Destaque – Equipe da Câmara Municipal
13h – Hora da Benção – Dom Esmeraldo Barreto (Religioso)
13h15 – Revista 560 – Adilson Carlos (Jornalismo)
14h – Caminho de São José – Maria Sagrada (Religioso)
15h – Educadora é o Esporte – André Martins (Esporte)
15h30 – Conexão 560 – André Martins (Jornalismo)
17h – Missa do Santuário de São José de Ribamar (Evento religioso)
18h – Água Viva – Comunidade Católica Louvor e Adoração (Religioso)

Com informações de Adilson Carlos

Em visita cortês ao governador representantes da Câmara Municipal discutem benefícios para a cidade

COMPARTILHE

A reunião debateu os principais investimentos para a capital maranhense nos próximos anos

A câmara municipal de São Luís, representada pelo Presidente atual, Astro de Ogum e o novo presidente eleito (2019-2020), Osmar Filho (PDT) juntamente com o Prefeito da Cidade, Edivaldo Holanda Jr, e o Deputado Federal, Weverton Rocha (PDT) realizaram uma visita nesta quinta-feira (17) ao Governador do Maranhão, Flávio Dino. O objetivo da visita foi apresentar propostas de infraestrutura para a capital maranhense.

Durante a reunião, fecharam parcerias para consolidar os trabalhos dos três poderes em favor da população, em beneficio da cidade. O encontro serviu também para a gestão atual da câmara de vereadores, apresentar os cumprimentos da nova presidência do legislativo municipal, ‘’ fizemos uma visita institucional ao governador Flávio Dino. Assumirei o comando da casa a partir de janeiro, e observamos que há, de fato, uma harmonia efetiva entre o governo estadual e municipal, quem se beneficia dessa união, é a sociedade através dos trabalhos pautados por esses poderes’’, enfatizou Osmar.

Na ocasião, Osmar Filho falou da oportunidade de aproximar a população da representação da casa, com o objetivo de avançar nos trabalhos, despertar o interesse desse cidadão em participar das discussões do legislativo como o protagonista dos seus direitos e deveres.

Texto: Tamara Cristina

Câmara de São Luís divulga nota de pesar pela morte do ex-prefeito Epitácio Cafeteira e decreta luto oficial

COMPARTILHE

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PR) divulgou há pouco nota de pesar pelo falecimento do ex-governador Epitácio Cafeteira.

Cafeteira, que foi prefeito de São Luís, entre 1965 a 1969, morreu aos 93 anos, no fim da tarde deste domingo, em sua residência, em função do seu delicado estado de saúde.

No momento em que se solidariza a família do senador Epitácio Cafeteira, a Câmara Municipal de São Luís decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento desse notável líder político, que ocupou os cargos de senador, governador, deputado federal e prefeito da capital.

Ao tempo que manifestar seu sentimento de consternação, a Mesa Diretora do Legislativo Ludovicense emitiu uma nota de pesar pelo acontecido, onde destaca a atuação política do senador Epitácio cafeteira, e apresenta sinceros pêsames à família, amigos e correligionários.

Confira a íntegra da nota:

NOTA DE PESAR

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) vem a público, com profundo pesar, lamentar o falecimento do ex-governador e senador do Maranhão, Epitácio Cafeteira Afonso Pereira, ocorrida no fim da tarde deste domingo, em sua residência, em função do seu delicado estado de saúde.

Dos mais destacados líderes políticos maranhenses, Epitácio Cafeteira, como era mais conhecido, ocupou vários cargos públicos no Estado. Foi prefeito de São Luís, entre 1965 a 1969; deputado federal, de 1975 a 1987; governador do Estado, de 15 de março de 1987 até 3 de abril de 1990; e senador por dois mandatos, de 1º de fevereiro de 1991 a 1º de fevereiro de 1999 e de 1º de fevereiro de 2007 a 1º de fevereiro de 2015.

“A morte de Epitácio Cafeteira enluta a todos nós. Neste momento de dor, nos solidarizamos ao povo maranhense que lamenta a perda. Sua morte deixa uma lacuna irreparável. Somente Deus para confortar os familiares e amigos neste momento de insuportável dor”.

Generval Martiniano Moreira Leite
Presidente da Câmara de São Luís

Eleição na Câmara de São Luís está marcada para o dia 9 de maio

COMPARTILHE
O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum (PR), deve fazer um pronunciamento no plenário na sessão desta quarta-feira (25), a respeito da eleição no legislativo municipal. Como Astro já havia adiantado na manhã desta terça-feira (24), o tema será resolvido da melhor forma possível.
A expectativa é grande para o pronunciamento do presidente do parlamento ludovicense. Um documento assinado pelo presidente Astro confirma a eleição para o dia 9 de maio deste ano.
A princípio, Astro de Ogum havia documentado que o pleito para composição da Mesa Diretora da Câmara de São Luís, ocorreria somente em agosto.
Ainda nesta quarta-feira (25), o pleno do Tribunal de Justiça, deve votar um processo relacionado ao andamento da eleição na Câmara Municipal de São Luís.
A disputa no legislativo municipal está polarizada entre um grupo encabeçado pelo PSL, liderado pelo vereador Francisco Carvalho, e do outro lado, Osmar Filho (PDT), atual vice-presidente da Câmara e que pretende assumir a presidência em janeiro de 2019. Osmar Filho já contaria com o apoio de 18 vereadores, restando apenas 13 para a outra chapa.
Astro de Ogum tem mandato a frente da presidência da Câmara até dezembro deste ano.
Blog Eduardo Ericeira

Astro fará pronunciamento definitivo nesta quarta-feira sobre eleição da Câmara

COMPARTILHE

Num rápido encontro com jornalistas, radialistas e blogueiros que fazem cobertura sobre as atividades da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta terça-feira, (24), o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR), anunciou para esta quarta-feira, (25), um pronunciamento definitivo sobre a eleição para a Mesa Diretora do Legislativo.

Ele comentou que seria realizada uma conversa na tarde de ontem, (24), onde deveria haver um debate franco sobre o assunto envolvendo os vereadores e as partes envolvidas. Em sua declaração o parlamentar do PR deixou o entendimento que a eleição caminha para um desfecho. “As 16 horas de hoje, (24), deve haver um desfecho. Comunicarei ainda hoje, ou amanhã, quarta-feira às 11 horas, quando deverei fazer um pronunciamento”, completou ele.

Acerca do atual momento em que estão sendo feitas muitas especulações sobre o pleito, inclusive que está também envolto em processo de judicialização, Astro de Ogum disse que está se mantendo tranquilo, “e que diante das circunstâncias do universo político, o que está ocorrendo são práticas naturais”.

Demonstrando naturalidade sobre a provável existência de uma disputa pela direção da Câmara, o presidente do parlamento afirmou que “quem está perdendo com tudo isso não é o vereador, mas sim a população, pois acho desnecessária essa discussão, e a população está esperando é que nós possamos desempenhar o nosso papel para que fomos eleitos como vereadores para a luta pelo cidadão”.

INDEPENDÊNCIA E HARMONIA

Indagado sobre a matéria ligada a eleição na Câmara está tramitando com recursos na Justiça, Astro de Ogum frisou que não sente nenhum abalo, até porque “acho se tratar de assunto interno do Poder, e sobre o Poder Judiciário entendo que está havendo e deve existir o exercício da independência e harmonia entre os poderes”.

 

Blog Thales Castro

Astro desmente anúncio de apoio à qualquer candidatura para presidência da Câmara

COMPARTILHE

O presidente da Câmara Municipal de São Luis, Astro de Ogum, desmentiu, na manhã desta quarta-feira (4), durante conversa com jornalistas, que tenha se pronunciado a respeito de apoio à candidatura do vereador Osmar Gomes (PDT), para sucedê-lo  no comando daquela casa parlamentar, conforme chegou a ser divulgado pelas redes sociais.

“Estão colocando aí o carro na frente dos bois. Nunca dei qualquer declaração nesse sentido. Quando o fizer,  farei numa coletiva e nunca em conversa reservada”, afirmou Astro de Ogum acrescentando haver estranhado a forma como foi divulgada essa situação sobre a disputa da presidência da Câmara.

“Até agora não me debrucei sobre esse assunto. O que sei é que  o vereador Osmar Filho lançou o nome dele para a presidência. Ele tem direito, assim como os demais componentes da Câmara. Todos têm prerrogativa para disputaram a direção deste parlamento, que é uma casa democráticas, mas eu, nunca dei qualquer declaração a esse respeito,”, frisou Astro.

Conforme Astro de Ogum, estão tentando antecipar uma situação e ele  afirmou se surpreender com essa manobra, que disse não saber de onde está partido. Ele acrescentou ainda que tudo tem o seu tempo e que sua declaração sobre apoioamento a qualquer candidatura será feita em coletiva e jamais de forma isolada.

Texto: Djalma Rodrigues

Astro de Ogum homenageia ex-presidentes da Câmara Municipal de São Luís

COMPARTILHE

Uma sessão solene marcou a entrega de placas em homenagens aos ex-presidentes da Câmara Municipal de São Luís. O evento foi realizado nesta quarta-feira (21) e foi proposto pelo atual presidente da Câmara, vereador Astro de Ogum (PR), por meio do requerimento 078/2018.

O objetivo da solenidade foi lembrar o serviço prestado pelos ex-presidentes que ainda estão vivos e trabalharam com dedicação para o crescimento do Legislativo de São Luís. Enoque Almeida Filho, Edivaldo Holanda, Manoel Ribeiro, Deco Soares, Pavão Filho, Chico Carvalho, Sousa Bentivi, Ivan Sarney e Isaias Pereirinha receberam placas de honra ao mérito.

Segundo o vereador Astro de Ogum, a sessão marca o começo das comemorações dos 400 anos da Câmara Municipal de São Luís, a quarta casa legislativa do Brasil. “Vamos comemorar esta data não apenas com festa, mas lembrando das pessoas que ajudaram construir a história. A participação de todos os ex-presidentes foi fundamental para o avanço do Legislativo Ludovicense”, exclamou.

Para o ex-presidente e deputado estadual Edivaldo Holanda Braga, a Câmara Municipal é a escola que todo político deveria iniciar a carreira. “Tive a honra de presidir essa casa em momento importante para história da política maranhense. Me sinto honrado por ser homenageado por um companheiro que ocupa atualmente a mesma cadeira que um dia ocupei”, disse.

O presidente Astro ainda destacou que sempre teve vontade de homenagem os ex-parlamentares em vida.

“Estou há três anos na presidência da casa e nunca imaginei ocupar esse lugar nem por brincadeira. Hoje me sinto feliz em homenagear esses homens que ainda contribuem e muito para a política do nosso estado”, declarou.

Texto: Tarcísio Brandão

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free