casa » Archivo de Etiquetas: Ariquipá

Archivo de Etiquetas: Ariquipá

Prefeitura de Bequimão promove ação com bebês prefeitos

COMPARTILHE

Em cada edição da Semana do Bebê Quilombola, a primeira criança das comunidades remanescentes de quilombos que nasce após a abertura do evento recebe o título de “Bebê Prefeito”. Esses recém-nascidos recebem assistência e cuidados, que se estendem por todas as fases de crescimento, representando o compromisso da Prefeitura de Bequimão com a garantia de direitos à infância. No sábado (31), uma equipe da administração municipal visitou os bebês que receberam os títulos no ano de 2018.

A estratégia, levada a cabo desde 2013 pelo prefeito Zé Martins, é orientada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A mãe dessas crianças precisa ter feito as consultas regulares do pré-natal e o parto deve ter sido normal, preferencialmente. Outro critério importante é o da amamentação. Em geral, no último dia da Semana do Bebê Quilombola, é feita a entrega simbólica da chave da cidade.

No ano passado, duas crianças receberam o título: José Henrique, filho de Elkênia Silva e José Reinaldo, do Marajá, e Vitória Gabriele, filha de Gisleia Macedo e João Macedo Sá, de Ariquipá. Na visita feita pela equipe da Prefeitura, as famílias dos bebês prefeitos ganharam benefícios eventuais (cestas básicas), atendimentos psicossociais e tiveram acompanhamento do Programa Bolsa Família, além de inscrição nos programas, serviços e projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Também foram encaminhados para cobertura pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na ação, a Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial definiu a criação do Prontuário do Bebê Prefeito e um dia de recreação para todos os bebês prefeitos das últimas edições. Segundo o secretário Rodrigo Martins, a nova gestão dessa política pública tem como foco o bem estar das famílias quilombolas e a conquista de resultados.

As ações da Semana do Bebê Quilombola são acompanhadas pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef. Bequimão passou a cumprir todos os desafios necessários para que o município conquiste o Selo. Quando isso acontecer, significa que as crianças das comunidades quilombolas recebem toda a assistência necessária para um bom desenvolvimento.

Comunidades quilombolas de Bequimão se reúnem no quilombo Ariquipá.

COMPARTILHE

Com o tema: “Promovendo a saúde nas comunidades quilombolas”, vários Quilombos se reuniram neste domingo (5) na comunidade Ariquipá. Pela manhã estiveram Presentes os Secretários Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Creuber Pereira (Agricultura), e Bastico Moraes (Saúde) que refletiu o tema com as comunidades.

AR2 AR4

O Prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), também se fez presente e falou das ações em prol das comunidades quilombolas, bem como da disponibilidade que sua gestão tem pra acolher novas iniciativas que visam melhorar a vida nos quilombos. Zé Martins Lembrou ainda, os desafios que a atual gestão tem enfrentado para manter todos os seus compromissos.

AR1 AR5

A tarde o professor Istivan da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresentou o projeto sobre qualidade de vida e controle da hipertensão arterial em comunidades quilombolas.

Vários Quilombos se fizeram presentes durante a reunião. Muitas lideranças também compareceram ao evento. Vale ressaltar ainda, a presença do líder quilombola da comunidade Conceição, Pinininho que sempre tem motivado a luta e a promoção do direito e da justiça nas comunidades Quilombolas de Bequimão. “Eh, meu pai quilombo….eu também sou Quilombola”. E a reunião foi encerrada ao som do Tambor de Crioula.

Juraraitá está na final da Copa Quilombola 2015

COMPARTILHE

Na tarde deste domingo (13) no estádio Vivaldo Lemos Paixão (Vivaldão), na cidade de Bequimão, no litoral ocidental maranhense, aconteceu a segunda semifinal da Copa Quilombola 2015; entre Juraraitá x Ariquipá.  Em uma partida bastante equilibrada, o primeiro tempo foi dominado pela equipe de Arquipá, que acabou perdendo a chance de abrir o marcador no Vivaldão. A primeira etapa terminou empatada em 0x0.

WP_20151213_15_53_56_Pro WP_20151213_15_55_22_Pro

No segundo tempo a equipe de Juraraitá voltou mais disposta e pressionou Ariquipá até abrir o marcador com o centroavante Jordani. Três minutos depois, Wancley invadiu a área e bateu forte ampliando para 2×0.  Mas a tarde parecia ser mesmo de Jordani; que recebeu a bola na grande área e partiu para linha de fundo, batendo cruzado e ampliando para 3×0. Em seis minutos tudo indicava para uma grande goleada no estádio Vivaldão.

WP_20151213_15_57_34_Pro WP_20151213_15_57_37_Pro

Mas as emoções estavam reservadas para o final do jogo. Aos 44 minutos Josiel bateu escanteio e fez um gol olímpico, diminuindo para o time de Arquipá. Dois minutos depois, o time da terra de Marinaldo Silva, de tanto pressionar, acabou fazendo o segundo gol e deixando o placar em 3×2. Com a vitória, o time de Juraraitá garantiu vaga na final, onde vai enfrentar a equipe de Conceição e o campeão vai representar o Município de Bequimão no Castelão, em São Luís.

WP_20151213_17_47_32_Pro WP_20151213_17_47_38_Pro

A Copa Quilombola é uma iniciativa do Estado, em Parceria com a Prefeitura de Bequimão, e organizada pelas Secretarias de Igualdade Racial e Esporte; onde todas as onze equipes participantes irão receber uniformes completos com meiões. A final ainda sem data definida vai acontecer no Estádio Vivaldão, com presença de autoridades municipais e estaduais.

FICHA TECNICA DO JOGO

JURARAITÁ – Janilson, Hugo Luís (Luís Adriano), Francisco, Tarcílio, Celivaldo (José Evaldo), Jadson, Wancley (Vanilson), Canuto (Jovenilson), Jordani (Jorge Luíz), Valdenilso (Dinamarqie) e Manoel (José Augusto).

ARIQUIPÁ – Rogério, João Carlos, Carlos Augusto, Jackson (Maxuel), Cristiano, Alexandro, Marcelo, Jeferson, Inaldo (Jorge Luís), Josiel e Toninho.

GOLS: Jordani (2) e Wancley (Juraraitá. Josiel e Jorge Luís (Ariquipá)

ARBITRAGEM:

Juiz: Maciel Garcia

Aux1: Jucelilson Costa

Aux2: Carlos Eduardo

 

 

 

 

 

 

Prefeito Zé Martins apoia Ação Social realizada por Igreja

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB) visitou o Projeto Bom Samaritano de São Luís, que esteve no início de novembro, realizando uma ação social nas comunidades Rio Grande e Ariquipá, zona rural do município. Na ocasião, Zé Martins concedeu um apoio cultural aos organizadores do evento, que segundo eles, foi a primeira vez que uma prefeitura reconhece esse trabalho.

WP_20151101_13_21_15_Pro WP_20151101_13_24_10_Pro

Durante o evento, os organizadores realizaram corte de cabelos, chapinhas, exames da mama, além de recreação com crianças da localidade, doações de roupas, sapatos, e culto evangélico no período da noite.  No segundo dia da ação, o prefeito Zé Martins fez questão de participar do evento e pôde conversar com cada integrante.

WP_20151101_13_28_54_Pro WP_20151101_13_29_07_Pro

Acompanhado de seus assessores, Zé Martins aproveitou para vistoriar a obra de uma escola na comunidade Rio Grande, que vai beneficiar centenas de alunos da região. Durante a visita, moradores e lideranças comunitárias da região estiveram com o prefeito.

WP_20151101_13_22_21_Pro WP_20151101_13_39_10_Pro

Moradores agradeceram a visita do prefeito Zé Martins, e principalmente o apoio dado ao projeto, que foi abraçado com entusiasmo por toda comunidade.

WP_20151101_13_24_04_Pro WP_20151101_13_30_59_Pro

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free