casa » Archivo de Etiquetas: Aniversário de Peri-Mirim

Archivo de Etiquetas: Aniversário de Peri-Mirim

Peri-Mirim completa seus 99 anos de história e Amor!

COMPARTILHE

O município de Peri-Mirim, na baixada maranhense, completa neste sábado, dia 31 de março, 99 anos de emancipação política. Fundado em 1919, a Rainha da baixada já foi batizada com o nome de Vila Macapá, pertencente ao município de São Bento, mas logo veio sua identidade original como Peri-Mirim, que para seus filhos e apaixonados, é carinhosamente chamada de “Paris-Mirim”, por ser uma terra acolhedora e de um povo hospitaleiro.

Com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, segundo o IBGE, Peri-Mirim hoje é administrado pelo médico José Geraldo Amorim , que está no comando do município desde primeiro de janeiro de 2017. O município tem uma área de 405.295 km2 e faz limites com os municípios de Bequimão, ao norte e Palmeirândia, ao sul. Ao leste limita-se ao município de Pinheiro e ao Oeste faz divisa com São Bento, mãe originária de Peri-Mirim.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE PERI-MIRIM/MA

Segundo alguns historiadores, Macapá, atual município de Peri-Mirim, teve como povoadores habitantes dos municípios limítrofes que, atraído pelas riquezas das terras, e a existência de ótimas pastagens, para lá se deslocaram, fixando residência e construindo suas moradas. Ao lugar, deram o nome de Macapá.

A agropecuária foi o fator preponderante do povoamento, possibilitando o gradativo crescimento do lugar. Em 1919, foi elevada à categoria de município; suprimido em 1931 e restabelecido em 1935, com área desmembrada do município de São Bento. O topônimo foi alterado para Peri-Mirim, em 1943, e admite-se que a denominação se origine de “Peri”, nome dado a uma espécie de junco, muito encontrado na região.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Macapá, pela lei nº 2, de 09-05-1893, subordinado ao município de São Bento dos Perizes. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Macapá, figura no município de São Bento dos Perizes. Elevado à categoria de município com a denominação de Macapá, pela lei nº 850, de 31-03-1919. O município foi desmembrado de São Bento dos Perizes. Sede no antigo distrito de Macapá.
CARTÃO POSTAL DA CIDADE

Seu principal Cartão Posta está na estátua de São Sebastião, padroeiro do município, que fica localizada na parte mais alta da cidade, podendo ser vista nos diversos extremos do município. Além da estátua, a Igreja de São Sebastião situada na Praça Central, também é um cartão postal. No mês de janeiro, período do Festejo de São Sebastião, a cidade recebe turistas de várias partes do Maranhão.

Gentílico: Perimiriense 

Fonte:IBGE

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free