casa » Archivo de Etiquetas: Aniversário 2017

Archivo de Etiquetas: Aniversário 2017

Aniversário de Bequimão tem atividades esportivas em vários seguimentos

COMPARTILHE

A valorização do esporte é uma das marcas fortes da administração do prefeito Zé Martins. No aniversário de Bequimão, sempre são realizados diversos torneios em modalidades esportivas diferentes. Os destaques deste ano ficaram para o ciclismo, corrida e futebol.

No Estádio Vivaldão, teve início a Copa Cidade de Bequimão, que chega à sua segunda edição. Em seguida, a seleção local enfrentou a equipe de Cedral. A partida amistosa terminou empatada em 1×1.

Na maratona masculina, os três melhores colocados foram Werison Rodrigues (1º lugar), Rogério Soares (2º lugar) e José Raimundo Silva (3º lugar). As vencedoras da maratona feminina foram Denise Cantanhede (1º lugar), Luzinelma Coelho (2º lugar) e Luzielma Coelho (3º lugar). A corrida ciclística teve como vencedores Seu Rosa (1º lugar), Wallison Pereira (2º lugar) e Neco (3º lugar).

O prefeito também distribuiu placas em homenagem aos incentivadores do esporte local e a ex-atletas, como João de Lelis, Magno, Roxo, Janico, Cesar Paixão, Ricardo Lemos, Cesar Ribeiro, Manoel Moraes,Tonho Martins, Didi e Juca Martins (incentivador do esporte local). Um dos laureados foi o ex-prefeito Juca Martins. “Recebi uma placa e fico feliz por ser lembrado neste dia em que Bequimão faz aniversário de 82 anos. Sempre investi no esporte do nosso município. Com minha ajuda, Bequimão teve uma das melhores seleções no campeonato intermunicipal de futebol”, relembrou Martins.

O prefeito Zé Martins destacou os avanços que sua administração já conseguiu alcançar no esporte. “Estamos fazendo o melhor para Bequimão e, enquanto eu for prefeito, os campeonatos terão um final feliz. Esta data é importante para o povo, mas não podemos esquecer que faremos um grande campeonato. Além disso, vamos inaugurar quadras poliesportivas e continuar investindo para recuperar a autoestima do futebol local”, disse.

Estiveram presentes no Vivaldão vereadores, secretários, os deputados estaduais Zé Inácio e Adriano Sarney, o ex-prefeito Juca Martins, desportistas em geral e torcedores, além da imprensa local, da capital e Pinheiro.

 

Bequimão comemora 82 anos com inauguração de obras, atividades esportivas, educativas e valorização da cultura local

COMPARTILHE
O dia 19 de junho de 2017 ficou marcado na história de Bequimão, principalmente quando o assunto é educação e lazer. Na data de comemoração dos 82 anos de emancipação política, o prefeito Zé Martins entregou duas obras estruturantes para a população: a Praça Santo Antônio e a Escola Municipal Benedita Gusmão Moraes.

As comemorações iniciaram bem cedo, com o hasteamento das bandeiras, desfiles das escolas municipais, guarda municipal, Corpo de Bombeiros civil, corrida ciclística, maratonas masculina e feminina, cavalgada e o pronunciamento do prefeito Zé Martins. Além disso, a Prefeitura de Bequimão promoveu uma gincana com os estudantes da rede municipal, aula de zumba, abertura da Taça Cidade de Futebol e um jogo amistoso entre Seleção de Bequimão x Seleção de Cedral. A noite a Praça da Matriz recebeu o cantor bequimãoense Paulinho Beckman, Boi Estrela, Boizinho os Batutinhas e dança country de Ariquipá. Além de Alê Muniz & Luciana Simões, Fabrícia & Banda encerrou a festa em grande estilo.

Para o prefeito Zé Martins, mesmo com o Brasil atravessando uma crise econômica e política, sua responsabilidade dobrou após ser reeleito. “Meu compromisso é mudar a vida da população de Bequimão. Estamos trabalhando diuturnamente para honrar nossos compromissos. Temos dificuldades, mas temos o mais importante: coragem para enfrentá-las. Estamos entregando duas importantes obras neste aniversário e, até o final de nosso mandato, Bequimão terá muitas obras concluídas”, garantiu o prefeito.

Para a moradora do bairro Ferro de Engomar, Ana Maria Pascoal Lopes, o município de Bequimão se desenvolveu bastante. “Tenho 52 anos, 40 anos só de moradora de Bequimão. Cheguei em 1977 e aqui não tinha nem cara de cidade. Hoje dá gosto andar aqui. Nos últimos quatro anos, Bequimão cresceu em todos os quesitos. Na zona rural se pode ir inverno e verão, mesmo com as chuvas fortes. Temos um bom hospital, boas escolas e queremos muito mais, porque o prefeito Zé Martins sabe trabalhar e gosta de ver a cidade em desenvolvimento. Até minha rua foi asfaltada, jamais imaginei isso acontecer”, elencou, justificando porquê o município tinha muito a comemorar.

Participaram da programação de aniversário o ex-prefeito Juca Martins, o vice-prefeito Magal, os deputados Zé Inácio e Adriano Sarney, os vereadores Amarildo Paixão, Professor Zeca, Valdenor Santana, Jorge Filho, Valmir Costa, além de secretários municipais, lideranças políticas, professores, diretores e estudantes.

Fotos: Rodrigo Martins

Programação cultural, esportiva e inauguração de obras vão marcar aniversário de 82 anos de Bequimão

COMPARTILHE

Shows, inauguração de obras, desfile cívico, gincana e competições esportivas estão na programação do aniversário de 82 anos de emancipação do município de Bequimão. A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio de sua Secretaria de Cultura e Promoção da Igualdade Racial divulgou as atrações que vão marcar as comemorações no dia 19 de junho.

Um dia antes, como acontece há cinco anos, o público evangélico dará início às celebrações. Neste ano, começará às 16h, com a Marcha para Cristo, reunindo evangélicos das diversas congregações que têm sede no município. Às 19h, haverá um culto, na Praça Dois de Novembro, com pregação dos pastores e louvor com as bandas locais. A noite será encerrada com a banda gospel Som e Louvor.

No dia 19, logo cedo, às 5h, a cidade será acordada com uma queima de fogos. A partir das 7h, em frente a Prefeitura, será realizada a solenidade do aniversário, com apresentação da banda da escola de música, hasteamento das bandeiras e pronunciamento do prefeito. Logo em seguida, a população de Bequimão será convidada a cantar os parabéns e fazer a partilha do bolo.

A programação segue com o desfile cívico das escolas do município, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e com uma cavalgada. Às 10h, terão início as competições esportivas (corrida e ciclismo). Às 14h, a juventude bequimãoense se encontra em frente à Unidade Escolar Estado de Minas Gerais para a Gincana e, no Estádio Vivaldão, acontecerá a abertura da Taça Cidade de futebol. Às 17h, logo após a Gincana, todo mundo vai dançar e se exercitar com uma aula de zumba.

Também às 17h será celebrada uma missa em ação de graças pela inauguração da Praça Santo Antônio e da Escola Municipal Benedita Gusmão Moraes, construídas pelo prefeito Zé Martins. Após a celebração, será feito o descerramento das placas, marcando a entrega dessas obras ao povo de Bequimão. “O maior presente que nossa terra pode receber é o nosso trabalho e dedicação, que são constantes. Enfrentamos todas as dificuldades para andar de cabeça erguida e cumprir com o compromisso de promover melhores dias para o povo bequimãoense”, destacou o prefeito.

Atrações culturais

Para completar as comemorações do aniversário de 82 anos de Bequimão, a noite será animada por diversas manifestações culturais, com destaque para a apresentação do Boizinho do Batutinhas, Bumba-Meu-Boi Estrela de Bequimão, além dos shows da dupla Criolina (formada por Alê Muniz e Luciana Simões) e Fabrícia e banda.

Um pouco de história

O local onde hoje é situado o município de Bequimão era conhecido, inicialmente, como Cabeceiras, por estar situado às margens (ou à cabeceira) do Rio Itapetininga. Mais tarde, a Igreja Católica recebeu doação de uma área para construção de uma capela que foi dedicada a Santo Antônio, por isso a Freguesia passou a se chamar Santo Antônio e Almas. A ideia partiu de Antônio Rodrigues.

Com o crescimento da população, também aumentava a vontade de tornar aquele povoado, que fazia parte de Alcântara, um município. Foi aí que os habitantes se organizaram, tendo à frente o capitão José Mariano Gomes de Castro e Holfênio João Cantanhedo, parar buscar a emancipação, que ocorreu 1923. Instituiu-se, então, o município de Godofredo Viana, nome do então governador do Estado do Maranhão.

Mas a atual denominação de Bequimão aconteceu sete anos depois, em 1930, pelo decreto estadual nº 7, de 24 de novembro de 1930. No ano seguinte, entretanto, o município voltou a perder sua autonomia, que seria restaurada quatro anos depois, por meio do decreto estadual nº 855, de 19 de junho de 1935. Neste 19 de junho de 2017, Bequimão completa 82 anos, com população estimada, segundo o IBGE, 20.867 habitantes, com uma área territorial de 797.716 km².

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free