casa » Archivo de Etiquetas: Anderson Wilker

Archivo de Etiquetas: Anderson Wilker

Prefeito de Alcântara vai entregar Patrulha Mecanizada nesta sexta (19) na Praça do Galo

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Agricultura vai entregar uma Patrulha Mecanizada, que irá fortalecer a agricultura familiar do município. A máquina é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal, Zé Carlos (PT) e será entregue aos agricultores alcantarenses.

 

Para o prefeito Anderson Wilker, a patrulha mecanizada irá fortalecer a agricultura e consequentemente aumentar a produção no município. “Temos dado assistência aos agricultores de Alcântara desde o início de nossa gestão. Já entregamos dezenas de toneladas de sementes de feijão, arroz e milho, mas faltava uma máquina para trabalhar a terra. Graças a mais uma conquista e parceria com o deputado federal Zé Carlos, vamos poder ajudar ainda mais nossos agricultores e consequentemente aumentar a produção agrícola no município”, disse o prefeito.

A entrega acontecerá nesta sexta-feira, dia 19 de julho e contará com a presença de autoridades municipais, vereadores e população em geral. A solenidade vai acontecer às 10h da manhã, na Praça do Galo.

Prefeito de Alcântara reforma prédios públicos e entrega à população

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), reformou o prédio da Prefeitura e reconstruiu a Casa de Apoio ao Idoso, cumprindo mais dois compromissos de campanha. A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), com presença da população e autoridades municipais.

Durante a entrega das obras, o prefeito Anderson Wilker destacou os avanços no município e fez uma comparação com gestões anteriores. “Em dois anos e seis meses de gestão já reformamos e equipamos 9 UBS’s, entregamos 12 ônibus escolares, carros para as secretarias de Saúde e Assistência Social, máquinas patrol para a Infraestrutura, motos da Guarda Municipal e Agricultura, 3 ambulâncias, inclusive uma para a UBS de Oitiua, vamos entregar uma no próximo mês para a UBS de Raimundo Sú, entregamos uniformes para os estudantes da rede municipal de ensino, uniformes para a Guarda Municipal, uniformes e equipamentos para os Agentes Comunitários de Saúde, reformamos escolas, colocamos as equipes do PSF para funcionar e levar dignidade para nosso povo nas comunidades. Estamos reformando o hospital Dr Neto Guterres e vamos entregar em dezembro no aniversário da cidade. Qual gestor fez tudo isso em 2 anos e meio de gestão aqui em Alcântara? se isso não é trabalho, o que é trabalho, meu Deus? vamos continuar trabalhando e tenho certeza que no final de minha gestão, entregarei um município bem melhor daquele que recebi em janeiro de 2017”, destacou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social, Menca Pinho, destacou a importância da Casa de Apoio ao Idoso em Alcântara. “É muito importante termos uma casa de apoio para acolher nossos idosos com serviços especializados na área da saúde, com profissionais do NASF, CREAS e CRAS que atenderão e informarão os idosos de seus direitos e valorizando ao mesmo tempo. Além disso esta casa encaminhará os idosos para outros serviços na área jurídica, saúde, etc. A casa do Idoso também é um setor Intersetorial que abrange as demais políticas. Temos uma equipe qualificada e orientada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e quem ganha com tudo isso é a população de Alcântara, com a sensibilidade do prefeito Anderson Wilker que nunca mediu esforços para realizar este sonho. A casa do idoso funciona a cada 15 dias do mês, já que ela funciona de acordo com a tabela de pagamento do INSS e abre às 3h da manhã para receber nossos idosos que chegam da zona rural para receberem seus benefícios. Os idosos tomam um café da manhã reforçado antes do atendimento”, disse a secretária.

Para Francisca de Assis, de 84 anos, moradora da Rua da Quinta, no bairro Caravelas, é muito importante a Casa de Apoio ao Idoso em Alcântara. “Uma casa desta é muito importante para nós que estamos na terceira idade. Acaba animando os idosos, mostrando que somos úteis, que fazemos parte da sociedade. E para os idosos da zona rural é maravilhoso, já que eles chegam aqui cansados de viagem de carro. O prefeito Anderson acertou em cheio ao fazer esta casa. Obrigada prefeito por nos honrar e respeitar o idoso”, destacou dona Francisca.

O secretário de Infraestrutura, Edson Barbosa (Olhinho), responsável pela reconstrução da Casa do Idoso, falou do trabalho realizado em mais uma missão cumprida. “Sou servidor de Alcântara, vi este prédio abandonado há anos e nenhuma gestão se preocupou em recuperá-lo, pelo contrário, me chamaram na época para demolir o prédio e eu me recusei. O prefeito Anderson Wilker me deu esta missão e junto com minha equipe reconstruímos e está ai um prédio lindo e que vai beneficiar os idosos. Colocamos pilares, vigas, reboco novo, forro, telhado, portas e janelas, equipamentos sanitários e pintura, além de instalações hidráulicas e elétricas novas”, enfatizou Olhinho.

O prefeito Anderson Wilker destacou a felicidade de está honrando com mais dois compromissos de campanha e falou que com planejamento a gestão está avançando a cada dia que passa. “Quando assumimos a prefeitura de Alcântara em janeiro de 2017, este prédio onde já funcionou a Casa do Idoso estava totalmente abandonado, totalmente em ruínas, e hoje estamos tendo o prazer de entregar um prédio reconstruído e totalmente equipado e bem estruturado para atender nossos idosos tanto da sede, quanto da zona rural com atendimento médico, enfermagem, assistente social, e outros profissionais. Já o prédio da prefeitura a gente também reformou todo, um cartão postal da cidade que há 15 anos não passava por reformas. Fizemos um reforma ampla com elétrica, hidráulica, forro, esquadria, pintura, reboco. Estamos tendo o prazer de entregar o prédio reformado, onde funciona os poderes Executivo e Legislativo, a famosa casa do povo. Nosso mandato é de 4 anos e apesar das dificuldades, colocamos metas e prioridades, estamos cumprindo rigorosamente. Nossa meta agora é concluir a reforma do Hospital, recuperar as praças do Rosário e do Porto do Jacaré, além de recuperar as estradas vicinais que foram castigadas pelas fortes chuvas, focar na iluminação pública e construção da Academia da Saúde no bairro Vila Airton, aqui na sede”, finalizou.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da Casa do Idoso e prédio da Prefeitura, secretários municipais, vereadores Ivan Ferreira, Vandeco França, Nilson Pereira, Nhô Ré, lideranças comunitárias e políticas e população em geral.

Fotos: Mauro Garcia

Prefeitura de Alcântara intensifica serviço de limpeza e capina na cidade

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, intensifica os serviços de limpeza e capina das ruas do centro e bairros da cidade. O trabalho faz parte do cronograma, que visa dar novo visual às ruas, para que os turistas possam trafegar e fazer fotos na Cidade Histórica. O secretário Edson Barbosa (Olhinho) está empenhado com sua equipe.

Para o prefeito Anderson Wilker, a limpeza é importante e melhora o visual da cidade, que é visitada todos os dias por turistas do mundo inteiro. “Estamos cumprindo nossa obrigação de manter a limpeza e capinha de ruas do centro e bairros da cidade, mas também pedimos a colaboração de moradores e visitantes para que usem os cestos de lixo espalhados pelas ruas de nossa cidade. Cidade limpa é sinônimo de povo educado. De nada adianta nossas equipes limparem e o povo jogar lixo no chão. Temos um povo humilde, mas muito educado”, destacou o prefeito.

São dezenas de cestos de lixo espalhados pelos principais pontos turísticos e ruas da cidade, todos com identificação da marca da prefeitura. Isso facilita a coleta do lixo e mantém a cidade limpa, o que agrada moradores e turistas que visitam Alcântara todos os dias.

Prefeito de Alcântara dá posse aos integrantes do Conselho de Turismo

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Alcântara, após dias de trabalho e reuniões de sensibilização com representantes dos seguimentos do Turismo e a Sociedade Civil, realizou a posse dos membros do Conselho de Turismo.

O prefeito Anderson Wilker, juntamente com secretária municipal de Cultura e Turismo, Marcelina Serrão, deu posse aos conselheiros municipais na última quarta-feira, dia 19 de junho, na sede da secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Grande, no Centro da cidade de Alcântara.

Para o prefeito Anderson Wilker, o momento é de agradecimento às pessoas que colaboram com o município de Alcântara. “Quero agradecer ao IFMA Campus Alcântara pela parceria na pessoa do diretor Edalton Silva, e toda sua equipe do eixo de Turismo, que tem contribuído com nossa gestão, principalmente visando o desenvolvimento turístico de Alcântara”, destacou o prefeito Anderson.

Vale lembrar que a parceria entre o Campus Alcântara e a Prefeitura de Alcântara, através de um Acordo de Cooperação, já produziu a elaboração do Inventário Turístico, o Projeto de Sinalização e o Conselho de Turismo. A atitude conjunta segue com próximos meses, o desenvolvimento do Plano Estratégico de Turismo de Alcântara.

Prefeito de Alcântara viabiliza emenda do deputado Othelino Neto para recuperar estradas vicinais

COMPARTILHE

O prefeito Anderson Wilker (PCdoB) viabilizou emenda do deputado Othelino Neto para recuperação de estradas vicinais do município de Alcântara que foram castigadas pelas fortes chuvas que caíram na região este ano. O projeto visa melhorar e ampliar os mais de 800 quilômetros de estradas vicinais que ligam os 209 povoados alcantarenses. Uma das medidas no projeto será a substituição de pontes de madeira por bueiras de concreto.

Na tarde desta terça-feira, dia 04 de junho, o prefeito Anderson Wilker acompanhado do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, esteve em reunião com o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, para viabilizar o mais rápido possível os recursos que serão implantados na infraestrutura da malha viária de Alcântara.

Para o prefeito Anderson Wilker, sem essa ajuda do deputado Othelino Neto e a contra partida da prefeitura  de Alcântara seria impossível realizar um trabalho dessa grandeza. “Temos feito um trabalho de recuperação nas estradas castigadas na zona rural de Alcântara, mas precisamos melhorar e ampliar para evitar transtornos no futuro. Mas para isso, precisei buscar recursos de emenda parlamentar com o deputado Othelino Neto, um parceiro de nossa gestão. Se Deus quiser vamos levar dignidade aos alcantarenses que vivem na zona rural”, destacou o prefeito Anderson.

Por G7

Prefeitura de Alcântara segue transparente, segundo TCE-MA

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara está entre as poucas do estado do Maranhão com situação regular junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação à transparência. De acordo com levantamento feito pelo TCE-MA, das 217 prefeituras maranhenses, apenas 28 se adequaram à Lei de Transparência no mês de maio  de 2019. A prefeitura de Alcântara cumpriu todos requisitos exigidos pelo órgão fiscalizador.

Para o município, estar em situação regular com a lei da Transparência significa poder adquirir certidões do Tribunal de Contas e buscar novos convênios nas esferas estadual e federal que vem beneficiar o município. Esses documentos são fundamentais quando a prefeitura estiver interessada em adquirir recursos por meio de convênios.

A avaliação dos portais da transparência verifica o atendimento de quatro itens: Existência do sítio eletrônico; nome padrão (o portal da transparência do município deve ser encontrado a partir da busca pelo nome do sítio eletrônico do município); Tempo Real Atendido (prazo para a disponibilização da informação não poderá ser superior a 30 dias); e padrão mínimo de qualidade (análise refere-se à avaliação qualitativa e quantitativa das informações mínimas relativas aos atos praticados no decorrer da execução orçamentária e financeira).

O Prefeito Anderson Wilker parabeniza toda a equipe responsável pelo comprometimento. “Essa é a nossa missão, trabalhar com responsabilidade, respeitando cada centavo do dinheiro público. O resultado não é apenas de uma pessoa, mas de toda equipe que trabalha com o mesmo objetivo, respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e de Transparência”, destacou o gestor.

Acesse o demonstrativo de critérios obedecidos no link AQUI…

 

 Por Victor Emanoel (Portal da Prefeitura)

Em entrevista, prefeito de Alcântara destaca avanços de sua gestão

COMPARTILHE

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, concedeu uma entrevista ao radialista Gilberto Lima, no programa Comando da Manhã, na Nova Rádio Timbira AM 1.290 KHZ, onde falou de como entrou o município ao assumir a gestão em 2017, de suas ações, dos avanços durante os 28 meses de gestão, das conquistas, da festa do Divino, do momento político nacional, sobre o Acordo de Salvaguarda  e das parcerias com o governo do Estado.  OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA AQUI ABAIXO…

Questionado sobre a educação do município de Alcântara, Anderson destacou a criação de polo anexo do ensino médio na comunidade Raimundo Sú, da reforma de escolas na zona rural, da ampliação de 27 para 40 rotas no transporte escolar, da qualidade da merenda escolar, do uniforme escolar entregue aos estudantes, dos Jogos Escolares Alcantarenses e da histórica entrega de 10 ônibus escolares no último sábado, dia 11 para a comunidade estudantil. Segundo o prefeito, o município de Alcântara vai contar com uma frota própria somando 19 veículos.

Já na saúde, o prefeito Anderson Wilker disse que encontrou o hospital Dr. Neto Guterres praticamente abandonado. Sem médicos e com todas as equipes paradas. Anderson disse que contratou médicos, comprou remédios e colocou todas as equipes do PSF em funcionamento. Wilker ainda destacou a reforma e equipamento das 9 Unidades Básicas de Saúde, que hoje conta com profissionais e atende nos polos da zona rural. Além disso Anderson falou da entrega de três ambulâncias e afirmou que entregará a quarta ainda em maio e colocará na UBS de Raimundo Sú. Anderson destacou ainda, a entrega do kit com equipamentos e fardamento para os Agentes de Saúde, e falou com felicidade sobre a reforma do hospital Dr. Neto Guterres que já foi iniciada e será entregue com centro cirúrgico e laboratório revitalizados, além de equipar e climatizar os 23 leitos existentes.

Na infraestrutura, o prefeito Anderson reconhece que ainda falta avançar ainda mais, mas entende que as chuvas atrapalharam bastante o desenvolvimento dos serviços, mas garantiu que com o estiar das chuvas o trabalho será realizado através de uma força tarefa atingindo os mais de 200 povoados do município. Mas Anderson foi enfático ao afirmar que muitos avanços já aconteceram nas estradas vicinais, inclusive com a substituição de pontes de madeira por bueiras de concreto. Com a entrega dos ônibus escolares, os mais de 800 quilômetros de estradas vicinais serão recuperados. O prefeito lembrou das parcerias com o governador Flávio com pavimentação asfáltica na sede e pavimentação por bloquetes na zona rural.

Anderson destacou a importância das parcerias com o governo do Estado e pontuou algumas, como: construção da Cozinha Comunitária em Marudá, a entrega de uma Escola de Tempo Integral, a criação do anexo do ensino médio em Raimundo Sú, a pavimentação de ruas na sede e zona rural, entrega de ônibus escolar, ambulância e a tão sonhada reforma do hospital Dr. Neto Guterres. Anderson destacou a parceria tanto com o governo do estado, quanto com os deputados Othelino Neto e Márcio Jerry, que ajudam a gestão municipal.

O prefeito de Alcântara finalizou a entrevista falando do Festejo do Divino e convidou a população maranhense para participar e conhecer a maior manifestação religiosa do Estado, onde reúne visitantes e devotos de vários locais do Brasil. O festejo do Divino tem o apoio do Governo do Maranhão por meio da lei de incentivo à Cultura.

Prefeito de Alcântara autoriza reforma do hospital Dr. Neto Guterres

COMPARTILHE

No aniversário da cidade de Alcântara dia 22 de dezembro de 2019, a população receberá um presente já aguardado há décadas pelos moradores. Trata-se da tão sonhada reforma do hospital Dr. Neto Guterres, que terá Centro Cirúrgico, Laboratório e leitos modernizados. Além disso, a nova Casa de Saúde será toda equipada e climatizada.

A reforma será feita pela empresa GPA Construções e Serviços Ltda, vencedora da licitação e terá prazo de 6 meses a contar da data de assinatura da ordem de serviço. O valor da obra é de R$ 1.829.019,24 (um milhão, oitocentos e vinte nove mil, dezenove reais e vinte e quatro centavos), recursos do Governo do Estado através de uma emenda parlamentar do deputado Othelino Neto e com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Alcântara.

A reforma do hospital irá proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento ao público. Além disso, a reestruturação irá disponibilizar equipadas instalações ambulatoriais e de emergência para atender a população de todo o município. Juntamente com a entrega do laboratório de análises clínicas e o novo centro cirúrgico, que foram fechados e abandonados em gestões anteriores.

“Mais um compromisso do nosso plano de governo que está prestes a ser concretizado, uma importante conquista para população que há anos aguarda melhorias na infraestrutura do nosso hospital. Já entregamos 3 ambulâncias em 2 anos e 5 meses de gestão e ainda no primeiro semestre vamos entregar a quarta ambulância. Além de equipar o hospital, vamos entregar também o novo centro cirúrgico e o laboratório que estão desativados há muitos anos. Estamos reestruturando a saúde de Alcântara e se Deus quiser no aniversário da cidade vamos entregar esse presente ao povo alcantarense”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

São quase R$ 2 milhões de reais somados a contrapartida da prefeitura de Alcântara para investir na reforma e equipamentos para o Hospital, que terá uma estrutura digna para o povo alcantarense, e todos os leitos serão climatizados. Toda a estrutura do hospital será modificada e colocada de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Prefeito de Alcântara entrega 10 ônibus escolares Zero KM para a população

COMPARTILHE

O sábado, dia 11 de maio, de 2019 será inesquecível para a população estudantil de Alcântara, que já sofreu bastante com a falta de transporte escolar. Para resolver o problema que se arrastava há décadas e nenhuma outra gestão conseguiu resolver a situação, o prefeito Anderson Wilker mais uma vez mostrou que cumpre com sua palavra e resolve um problema histórico na educação de Alcântara. Com a entrega desses 10 novos ônibus, o município de Alcântara somará 19 veículos e terá uma frota própria, beneficiando todos os polos.

“É uma realização de um sonho, não só do prefeito Anderson Wilker, mas da população alcantarense, em especial dos estudantes. Alcântara sempre enfrentou o problema de falta de transporte escolar há décadas e passou por gestões e nenhum outro gestor conseguiu resolver a situação. Quis Deus e o povo de Alcântara que eu fosse eleito prefeito e agora, como havia prometido em campanha durante 2016, gora estou resolvendo esse problema e com muita felicidade, nosso município terá uma frota com 19 ônibus escolares, dando cobertura para todos os polos. Hoje tenho a maior alegria nesses 861 dias de gestão em resolver esse problema histórico. Era uma meta que havíamos estipulado e graças a Deus em apenas 2 anos e 4 meses de gestão conseguimos entregar 12 ônibus escolares. Vamos continuar trabalhando e levando qualidade de vida ao povo alcantarense”, destacou o prefeito Anderson.

Mais uma vez o prefeito Anderson Wilker entra para a história de Alcântara como um gestor que trabalha em cima de seu planejamento feito desde 2017 e que aos poucos e com os pés no chão tem resolvido problemas históricos em Alcântara deixados por gestores passados, que nunca tiveram coragem de resolver.

Fotos: João Filho

Prefeitura de Alcântara realiza IV Conferência Municipal de Saúde

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (8), a IV Conferência Municipal de Saúde de Alcântara, com o tema: “Democracia e Saúde”. O evento foi destinado aos profissionais da área da saúde e à população em geral.

A conferência debateu o financiamento adequado do SUS, além de discutir a consolidação dos princípios do sistema de saúde. “A luta é aqui, nós é que temos que ir lá reclamar e reivindicar nossa necessidade. É através desta conferência que podemos melhorar os indicadores de saúde. Vai iniciar a reforma do hospital e o Conselho participou, o prefeito já reformou as UBS’s e o Conselho participou, já que trabalhos em parceria com a gestão e buscamos o melhor para o município”, destacou Luís Antônio, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alcântara.

Na abertura do evento, o prefeito Anderson Wilker (PCdoB) destacou os avanços de sua gestão na área da saúde. “Nós temos feito de tudo para atender os mais de 20 mil habitantes de Alcântara. temos tido o apoio do governo do estado, com os serviços de alta complexidade no Hospital Macroregional de Pinheiro, e temos lutado para encontrar soluções, para dar uma saúde cada vez melhor ao nosso povo. Em 2 anos e 4 meses de gestão vamos entregar a 4ª ambulância no município, reformamos as Unidades Básicas de Saúde, equipamos, colocamos profissionais capacitados e remédio, entregamos equipamentos e fardamento para os Agentes Comunitário e de Endemias, além de colocar nove equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) em funcionamento ”, afirmou o prefeito.

A programação do evento contou com discussões e grupos de trabalho com os eixos temáticos: “Saúde como Direito: um olhar integral para as pessoas e o meio”; “Consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema Único de Saúde”. Houve ainda plenária para aprovação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual.

“Quero agradecer a presença de todas as pessoas envolvidas na preparação desta conferência, pois este conselho tem contribuído de forma decisiva para que a gente desenvolva um bom trabalho. Não foi fácil, mas graças a Deus estamos realizando um grande evento. Esta IV Conferência é muito importante, já que o município não realizava uma desde 2011, por tanto há 8 anos sem a realização deste evento importantíssimo”, disse Maria da Conceição Novaes, secretária municipal de saúde.

No final da IV Conferência, o prefeito Anderson destacou a importância de um evento dessa grandeza em Alcântara. “É um momento importante para avaliarmos o que já fizemos e planejar o futuro das ações da saúde em Alcântara, ouvindo a comunidade, os profissionais da saúde, desde os médicos ao Agentes Comunitários de Saúde, para juntos possamos planejar e solucionar problemas que se arrastam há décadas. Anunciamos hoje o início da reforma do hospital, vamos entregar outras ambulâncias, inclusive vamos entregar uma até o final de maio. Vamos avançar ainda mais e que a população possa ter uma saúde de qualidade cada vez mais em Alcântara”, destacou.

Para a coordenadora da Atenção Básica de Alcântara, Célia Martins, a Conferência Magna, mas lembrou a importância das pré-conferências realizadas em todos os polos. “A conferência é um momento que se discute, que se programa, e que se avalia, o que o município de Alcântara tem, o que o município quer de imediato e o que projeta para o futuro. Fizemos as pré-conferências em todos os polos, onde as pessoas foram ouvidas, elegeram seus delegados para estarem na IV Conferência e gerou todo este resultado positivo”, destacou.

Na ocasião, foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada dias 5, 6 e 7 junho em São Luís e, posteriormente, na 16ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília, no mês de agosto.

Fotos: João Filho

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free