casa » Archivo de Etiquetas: Anderson Wilker

Archivo de Etiquetas: Anderson Wilker

Em entrevista, prefeito de Alcântara destaca avanços de sua gestão

COMPARTILHE

Na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, concedeu uma entrevista ao radialista Gilberto Lima, no programa Comando da Manhã, na Nova Rádio Timbira AM 1.290 KHZ, onde falou de como entrou o município ao assumir a gestão em 2017, de suas ações, dos avanços durante os 28 meses de gestão, das conquistas, da festa do Divino, do momento político nacional, sobre o Acordo de Salvaguarda  e das parcerias com o governo do Estado.  OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA AQUI ABAIXO…

Questionado sobre a educação do município de Alcântara, Anderson destacou a criação de polo anexo do ensino médio na comunidade Raimundo Sú, da reforma de escolas na zona rural, da ampliação de 27 para 40 rotas no transporte escolar, da qualidade da merenda escolar, do uniforme escolar entregue aos estudantes, dos Jogos Escolares Alcantarenses e da histórica entrega de 10 ônibus escolares no último sábado, dia 11 para a comunidade estudantil. Segundo o prefeito, o município de Alcântara vai contar com uma frota própria somando 19 veículos.

Já na saúde, o prefeito Anderson Wilker disse que encontrou o hospital Dr. Neto Guterres praticamente abandonado. Sem médicos e com todas as equipes paradas. Anderson disse que contratou médicos, comprou remédios e colocou todas as equipes do PSF em funcionamento. Wilker ainda destacou a reforma e equipamento das 9 Unidades Básicas de Saúde, que hoje conta com profissionais e atende nos polos da zona rural. Além disso Anderson falou da entrega de três ambulâncias e afirmou que entregará a quarta ainda em maio e colocará na UBS de Raimundo Sú. Anderson destacou ainda, a entrega do kit com equipamentos e fardamento para os Agentes de Saúde, e falou com felicidade sobre a reforma do hospital Dr. Neto Guterres que já foi iniciada e será entregue com centro cirúrgico e laboratório revitalizados, além de equipar e climatizar os 23 leitos existentes.

Na infraestrutura, o prefeito Anderson reconhece que ainda falta avançar ainda mais, mas entende que as chuvas atrapalharam bastante o desenvolvimento dos serviços, mas garantiu que com o estiar das chuvas o trabalho será realizado através de uma força tarefa atingindo os mais de 200 povoados do município. Mas Anderson foi enfático ao afirmar que muitos avanços já aconteceram nas estradas vicinais, inclusive com a substituição de pontes de madeira por bueiras de concreto. Com a entrega dos ônibus escolares, os mais de 800 quilômetros de estradas vicinais serão recuperados. O prefeito lembrou das parcerias com o governador Flávio com pavimentação asfáltica na sede e pavimentação por bloquetes na zona rural.

Anderson destacou a importância das parcerias com o governo do Estado e pontuou algumas, como: construção da Cozinha Comunitária em Marudá, a entrega de uma Escola de Tempo Integral, a criação do anexo do ensino médio em Raimundo Sú, a pavimentação de ruas na sede e zona rural, entrega de ônibus escolar, ambulância e a tão sonhada reforma do hospital Dr. Neto Guterres. Anderson destacou a parceria tanto com o governo do estado, quanto com os deputados Othelino Neto e Márcio Jerry, que ajudam a gestão municipal.

O prefeito de Alcântara finalizou a entrevista falando do Festejo do Divino e convidou a população maranhense para participar e conhecer a maior manifestação religiosa do Estado, onde reúne visitantes e devotos de vários locais do Brasil. O festejo do Divino tem o apoio do Governo do Maranhão por meio da lei de incentivo à Cultura.

Prefeito de Alcântara autoriza reforma do hospital Dr. Neto Guterres

COMPARTILHE

No aniversário da cidade de Alcântara dia 22 de dezembro de 2019, a população receberá um presente já aguardado há décadas pelos moradores. Trata-se da tão sonhada reforma do hospital Dr. Neto Guterres, que terá Centro Cirúrgico, Laboratório e leitos modernizados. Além disso, a nova Casa de Saúde será toda equipada e climatizada.

A reforma será feita pela empresa GPA Construções e Serviços Ltda, vencedora da licitação e terá prazo de 6 meses a contar da data de assinatura da ordem de serviço. O valor da obra é de R$ 1.829.019,24 (um milhão, oitocentos e vinte nove mil, dezenove reais e vinte e quatro centavos), recursos do Governo do Estado através de uma emenda parlamentar do deputado Othelino Neto e com a contrapartida da Prefeitura Municipal de Alcântara.

A reforma do hospital irá proporcionar melhores condições de trabalho e atendimento ao público. Além disso, a reestruturação irá disponibilizar equipadas instalações ambulatoriais e de emergência para atender a população de todo o município. Juntamente com a entrega do laboratório de análises clínicas e o novo centro cirúrgico, que foram fechados e abandonados em gestões anteriores.

“Mais um compromisso do nosso plano de governo que está prestes a ser concretizado, uma importante conquista para população que há anos aguarda melhorias na infraestrutura do nosso hospital. Já entregamos 3 ambulâncias em 2 anos e 5 meses de gestão e ainda no primeiro semestre vamos entregar a quarta ambulância. Além de equipar o hospital, vamos entregar também o novo centro cirúrgico e o laboratório que estão desativados há muitos anos. Estamos reestruturando a saúde de Alcântara e se Deus quiser no aniversário da cidade vamos entregar esse presente ao povo alcantarense”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

São quase R$ 2 milhões de reais somados a contrapartida da prefeitura de Alcântara para investir na reforma e equipamentos para o Hospital, que terá uma estrutura digna para o povo alcantarense, e todos os leitos serão climatizados. Toda a estrutura do hospital será modificada e colocada de acordo com as normas do Ministério da Saúde.

Prefeito de Alcântara entrega 10 ônibus escolares Zero KM para a população

COMPARTILHE

O sábado, dia 11 de maio, de 2019 será inesquecível para a população estudantil de Alcântara, que já sofreu bastante com a falta de transporte escolar. Para resolver o problema que se arrastava há décadas e nenhuma outra gestão conseguiu resolver a situação, o prefeito Anderson Wilker mais uma vez mostrou que cumpre com sua palavra e resolve um problema histórico na educação de Alcântara. Com a entrega desses 10 novos ônibus, o município de Alcântara somará 19 veículos e terá uma frota própria, beneficiando todos os polos.

“É uma realização de um sonho, não só do prefeito Anderson Wilker, mas da população alcantarense, em especial dos estudantes. Alcântara sempre enfrentou o problema de falta de transporte escolar há décadas e passou por gestões e nenhum outro gestor conseguiu resolver a situação. Quis Deus e o povo de Alcântara que eu fosse eleito prefeito e agora, como havia prometido em campanha durante 2016, gora estou resolvendo esse problema e com muita felicidade, nosso município terá uma frota com 19 ônibus escolares, dando cobertura para todos os polos. Hoje tenho a maior alegria nesses 861 dias de gestão em resolver esse problema histórico. Era uma meta que havíamos estipulado e graças a Deus em apenas 2 anos e 4 meses de gestão conseguimos entregar 12 ônibus escolares. Vamos continuar trabalhando e levando qualidade de vida ao povo alcantarense”, destacou o prefeito Anderson.

Mais uma vez o prefeito Anderson Wilker entra para a história de Alcântara como um gestor que trabalha em cima de seu planejamento feito desde 2017 e que aos poucos e com os pés no chão tem resolvido problemas históricos em Alcântara deixados por gestores passados, que nunca tiveram coragem de resolver.

Fotos: João Filho

Prefeitura de Alcântara realiza IV Conferência Municipal de Saúde

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (8), a IV Conferência Municipal de Saúde de Alcântara, com o tema: “Democracia e Saúde”. O evento foi destinado aos profissionais da área da saúde e à população em geral.

A conferência debateu o financiamento adequado do SUS, além de discutir a consolidação dos princípios do sistema de saúde. “A luta é aqui, nós é que temos que ir lá reclamar e reivindicar nossa necessidade. É através desta conferência que podemos melhorar os indicadores de saúde. Vai iniciar a reforma do hospital e o Conselho participou, o prefeito já reformou as UBS’s e o Conselho participou, já que trabalhos em parceria com a gestão e buscamos o melhor para o município”, destacou Luís Antônio, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alcântara.

Na abertura do evento, o prefeito Anderson Wilker (PCdoB) destacou os avanços de sua gestão na área da saúde. “Nós temos feito de tudo para atender os mais de 20 mil habitantes de Alcântara. temos tido o apoio do governo do estado, com os serviços de alta complexidade no Hospital Macroregional de Pinheiro, e temos lutado para encontrar soluções, para dar uma saúde cada vez melhor ao nosso povo. Em 2 anos e 4 meses de gestão vamos entregar a 4ª ambulância no município, reformamos as Unidades Básicas de Saúde, equipamos, colocamos profissionais capacitados e remédio, entregamos equipamentos e fardamento para os Agentes Comunitário e de Endemias, além de colocar nove equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (PSF) em funcionamento ”, afirmou o prefeito.

A programação do evento contou com discussões e grupos de trabalho com os eixos temáticos: “Saúde como Direito: um olhar integral para as pessoas e o meio”; “Consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”; “Financiamento do Sistema Único de Saúde”. Houve ainda plenária para aprovação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual.

“Quero agradecer a presença de todas as pessoas envolvidas na preparação desta conferência, pois este conselho tem contribuído de forma decisiva para que a gente desenvolva um bom trabalho. Não foi fácil, mas graças a Deus estamos realizando um grande evento. Esta IV Conferência é muito importante, já que o município não realizava uma desde 2011, por tanto há 8 anos sem a realização deste evento importantíssimo”, disse Maria da Conceição Novaes, secretária municipal de saúde.

No final da IV Conferência, o prefeito Anderson destacou a importância de um evento dessa grandeza em Alcântara. “É um momento importante para avaliarmos o que já fizemos e planejar o futuro das ações da saúde em Alcântara, ouvindo a comunidade, os profissionais da saúde, desde os médicos ao Agentes Comunitários de Saúde, para juntos possamos planejar e solucionar problemas que se arrastam há décadas. Anunciamos hoje o início da reforma do hospital, vamos entregar outras ambulâncias, inclusive vamos entregar uma até o final de maio. Vamos avançar ainda mais e que a população possa ter uma saúde de qualidade cada vez mais em Alcântara”, destacou.

Para a coordenadora da Atenção Básica de Alcântara, Célia Martins, a Conferência Magna, mas lembrou a importância das pré-conferências realizadas em todos os polos. “A conferência é um momento que se discute, que se programa, e que se avalia, o que o município de Alcântara tem, o que o município quer de imediato e o que projeta para o futuro. Fizemos as pré-conferências em todos os polos, onde as pessoas foram ouvidas, elegeram seus delegados para estarem na IV Conferência e gerou todo este resultado positivo”, destacou.

Na ocasião, foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que será realizada dias 5, 6 e 7 junho em São Luís e, posteriormente, na 16ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília, no mês de agosto.

Fotos: João Filho

Prefeito de Alcântara vai entregar 10 ônibus escolares para a população neste sábado (11)

COMPARTILHE

Valorizar a educação tem sido uma das metas do prefeito Anderson Wilker desde o início de sua gestão. Apesar de ter encontrado um município sucateado em todas os seguimentos da administração municipal, Anderson arregaçou as mangas e fez um planejamento rígido com o objetivo de reconstruir inicialmente a Educação, Saúde e Infraestrutura, já que eram as mais castigadas por gestores anteriores.

Na educação o prefeito Anderson encontrou um sucateamento geral, desde escolas abandonas, até falta de merenda e fardamento para os alunos da sede e zona rural. Mais o maior problema ainda era o transporte escolar, que atrapalhava a vida de estudantes há anos, e nenhum gestor havia resolvido o problema. Mais uma vez Anderson Wilker mostrou que gestão pública se faz com planejamento e a prova concreta será mostrada aos alcantarenses neste sábado, dia 11 de maio, quando o prefeito irá entregar 10 ônibus escolares novos para a população, formando assim, uma frota própria do município com 19 ônibus.

Para o prefeito Anderson Wilker, o momento é de felicidade e principalmente de gratidão ao povo de Alcântara por confiar em seu trabalho. “Foi com muita luta, que neste sábado vamos entregar 10 ônibus escolares, realizando um sonho antigo da população de Alcântara, que nos deu um voto de confiança e nos elegeu prefeito. Estamos resolvendo um problema histórico, algo inédito em Alcântara. O município de Alcântara vai contar a partir de agora com uma frota própria, somando 19 ônibus, o que vai beneficiar todos os polos”, destacou o prefeito.

O QUÊ? Entrega de 10 ônibus escolares

ONDE? Praça do Galo em Alcântara-MA

QUANDO? Sábado, dia 11 de maio

QUE HORAS? 15h

Prefeito Anderson vai sortear prêmios para as Mães de Alcântara

COMPARTILHE

Para homenagear e mostrar a importância das mães alcantarenses para o município, o prefeito Anderson Wilker vai realizar sorteios de prêmios para as Mães Alcantarenses neste sábado, dia 11 de maio. São Inúmeros prêmios, incluíndo fogão, TV e uma moto Pop 100.

As cartelas não serão vendidas. O prefeito Anderson irá doar as cartelas para todas as mães alcantarenses que estiverem presentes no evento em comemoração ao Dia das Mães. A festa para comemorar o Dia das Mães será às 15h na Praça do Galo.

Participarão dos sorteios todas as mães residentes na sede e zona rural de Alcântara que estiverem presentes na Praça do Galo. Chegue cedo e garanta sua cartela. Participe!

Prefeitura realiza a abertura da II Edição dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS-2019)

COMPARTILHE
O sucesso da I Edição dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS-2018), despertou o espírito esportivo dos estudantes no município de Alcântara e a participação ficou ainda mais atraente com o aumento no número de atletas, modalidades e escolas para a II Edição do JEAS-2019.
Neste sábado (27), na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Professor Aquiles Batista Vieira (CETI), aconteceu a cerimônia de abertura da 2ª Edição dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS-2019), realizado pela Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O evento esportivo conta com várias modalidades e reúne centenas de jovens de até 17 anos de escolas municipais, estadual e federal, oriundos da sede e zona rural do município.
Para o professor e diretor da Escola Municipal Duque de Caxias do povoado Oitiua, Campeã de 2018, competir já é uma grande  felicidade. “É um orgulho participar dos Jogos Escolares Alcantarenses, isso nos dar a oportunidade de poder conquistar a vaga para representar o município de Alcântara nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’S), além de mostrar grandes talentos que temos em nossas comunidades”, destacou Heliody Pereira.
Comparando o numero de Escolas participantes na edição em 2018, a quantidade subiu de 9 para 12 em 2019. De acordo com Hermison Martins, um dos organizadores do JEAS, o aumento no número de escolas e consequentemente no número de estudantes participantes é reflexo dos resultados conseguidos pelos alunos no JEAS e no JEM’S 2018.
Para a secretária municipal de Educação, Rowsyklea Araújo Chaves, a participação de escolas municipais, estadual e federal, aumenta o nível da competição e o desejo de jovens pela participação nas competições  de nível municipal e estadual, aumentando ainda mais a procura a cada edição.
Os resultados conseguidos nos  Jogos Escolares Alcantarenses em 2018 e os bons frutos apresentados mostra a grande valorização do prefeito Anderson Wilker ao esporte, que precisa andar de mãos dadas com a Educação. “O JEAS 2018 fez com que jovens de escolas da sede e zona rural do município tivesses pela primeira vez a oportunidade de participar de competições municipal e estadual. Isso reflete na valorização de nossos estudantes e descobertas de novos talentos para o esporte”, destacou o prefeito Anderson Wilker.
Organizado pelas secretarias de Esporte e Educação e com a participação efetiva das demais secretarias municipais, o JEAS já é um evento que faz parte do calendário esportivo do município, esperado por jovens, professores, diretores e pelas comunidades que buscam através do esporte representar as cores da bandeira de Alcântara nos Jogos Escolares Maranhenses.
Por Paulinho Castro

Prefeitura de Alcântara entrega merenda escolar de qualidade aos alunos

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, tem encontrado dificuldades para manter a merenda escolar em dia e com qualidade, principalmente pela falta de recursos, já que a verba da prefeitura para a comprar de produtos para a merenda escolar foi bloqueada pelo governo federal por falta de prestação de contas do ex-gestor municipal.

Mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelo prefeito Anderson, a prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação garante Merenda Escolar de qualidade aos alunos da rede pública municipal, tanto na sede, quanto na zona rural. Aproximadamente 4.100 alunos serão beneficiados com a merenda escolar.

Devido irregularidades na prestação de contas de 2013 (gestão do ex-prefeito Domingos Araken), 3 parcelas do recurso para a compra da merenda escolar foram bloqueadas e o município de Alcântara perdeu. Mesmo diante dessa situação, a prefeitura realizou a licitação e já recebeu a primeira remessa de produtos e já está finalizando a entrega nas escolas.

Segundo o prefeito Anderson Wilker, até nesta terça-feira, dia 30 de abril, todas as escolas da rede municipal terão recebido a merenda. Os produtos adquiridos seguem o padrão exigido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo o prefeito Anderson Wilker, a prefeitura já recorreu aos trâmites legais e vai até as últimas instâncias para receber as parcelas bloqueadas. “Notificamos o ex-prefeito Domingos Araken e ingressamos com ação na justiça federal para garantir o desbloqueio e recebimento das parcelas retroativas”, destacou o prefeito.

Fotos: Reprodução

Prefeito de Alcântara reforma escola e recupera estradas na zona rural

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos está intensificando os serviços de reformas de escolas e recuperação de estradas vicinais na zona rural do município. O trabalho foi autorizado pelo prefeito Anderson Wilker e está sendo executado pela equipe comandada por Edson Barbosa (Olhinho).

Em Oitiua, um dos povoados mais populosos de Alcântara, a Prefeitura reformou a escola municipal Mamédio Pereira, que ganhou novo visual e mais qualidade para quem trabalha ou estuda por lá. A reforma contemplou paredes com pintura, telhado e forro, tudo está em perfeito estado, dando mais dignidade para professores e alunos.

Já a estrada que liga o povoado Peru à comunidade Santa Maria, a Prefeitura está intensificando a recuperação do trecho. Mesmo com as fortes chuvas que caem no município, as equipes da Secretaria de Infraestrutura estão atentas e realizando os serviços emergenciais.

Prefeito de Alcântara participa de reunião com o Secretário de Segurança do Estado

COMPARTILHE

Na manhã desta sexta-feira, dia 05 de abril, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado dos vereadores Nilson Pereira, Ivan Ferreira, Guterres Filho e Ribinha, participou de uma audiência com subsecretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Saulo de Tarso. Durante a reunião, Anderson Wilker foi categórico ao solicitar através de ofício a instalação do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) para a cidade de Alcântara e a doação de uma viatura e capacitação para Guarda Municipal.

Durante a conversa entre o prefeito e o subsecretário, que durou aproximadamente uma hora e meia, Anderson Wilker falou das dificuldades encontradas na segurança de Alcântara, mas foi enfático ao falar da importância de uma parceria entre município e estado, tanto na segurança pública, quanto em outros seguimentos da administração, como esporte, saúde, educação e infraestrutura.

“É importante essa parceria entre município e estado. Fomos recebidos muito bem pelo secretário Saulo de Tarso, e nos deu muita atenção quanto às nossas solicitações. Viemos aqui solicitar o apoio da Secretaria de Segurança do Estado para que possamos melhorar a estrutura de nossa Guarda Municipal com a doação de uma viatura e capacitação dos Guardas Municipais e Agentes de Trânsito. Aproveitamos a oportunidade e solicitamos a criação do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) para nossa cidade, já que Alcântara é um polo turístico muito frequentado e precisamos melhorar essa questão da segurança pública em nossa cidade. Já avançamos bastante e vamos avançar ainda mais”, destacou o prefeito.

Para o subsecretário de Segurança Pública do Maranhão, Saulo de Tarso, é necessário que os prefeitos tomem iniciativas como a que Anderson Wilker fez na manhã desta sexta-feira (05). “É sempre importante a gente manter esse contato com os prefeitos do Maranhão, sobretudo dialogando a questão da segurança pública dos municípios. Alcântara tem uma Guarda Municipal montada e tem uma dinâmica de desenvolvimento na área de prevenção à violência muito forte desenvolvido pelo prefeito Anderson Wilker, e aqui mais uma vez ajustando ainda mais o contato para fortalecer essa parceria através de um Termo de Cooperação, onde vamos consolidar essa parceria e com a possibilidade de trazer membros da Guarda Municipal para uma capacitação dos profissionais e reestrutura a Polícia Militar na cidade de Alcântara, fazer como foi feito em Barreirinhas com uma Unidade de Policiamento de Turismo, já que o fluxo de turismo em Alcântara está se consolidando e vai precisar de maior segurança. Vamos conversar com o povo e levar o seguimento do Pacto pela Paz e implantar o Conselho Comunitário pela Paz”, destacou Saulo.

Anderson Wilker lembrou da importância da Audiência Pública que será realizada em Alcântara, dia 11 de maio para debater o Pacto pela Paz e a formação do Conselho Comunitário do Pacto pela Paz, em que será eleito um grupo de 7 a 25 pessoas para formação do Conselho. Para compor o Conselho Comunitário Pela Paz, os conselheiros eleitos passarão por formação e receberão uma carteira, documento que os habilita a exercer as atividades do conselho em Alcântara.

PACTO PELA PAZ

É papel dos Conselhos Pela Paz promover palestras e outras atividades que promovam a cultura de paz e a prevenção da criminalidade. Os primeiros conselhos foram implantados em São Luís e o programa se expande para outras cidades maranhenses. Alcântara será a próxima a formar o Conselho durante Audiência Pública.

O governador Flávio Dino instituiu, por meio da Lei nº 10.387, de 21 de dezembro de 2015, o programa Pacto Pela Paz, visando reduzir os índices de criminalidade por meio de ações preventivas e educativas, em uma parceria da polícia com a comunidade.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free