casa » Archivo de Etiquetas: Alcântara

Archivo de Etiquetas: Alcântara

Oito comunidades de Alcântara serão beneficiadas com kits de irrigação

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Erinaldo Pereira (Tivico) e do vereador Ribinha, recebeu das mãos do secretário de estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, 08 kits de irrigação que serão entregues para os agricultores familiares das comunidades quilombolas de Itamatatiua, Oitiua, Pavão, Novo Belém, Baixa Grande, Mamuna, Marudá e Santa Maria. Cada kit de irrigação tem mil metros de extensão e vai beneficiar dezenas de familias.

Para o secretário de estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, os kits chegam para melhorar a vida de agricultores familiares de comunidades quilombolas do Maranhão. “A grande maioria dos agricultores familiares quilombolas do Maranhão ainda trabalham em roça de toco, o que dificulta uma produção agrícola maior. Nossa preocupação é essa, ajudar nossos agricultores a produzirem mais e com qualidade, através de equipamentos que podem mudar a vida de nossos quilombolas. Além da irrigação, o governo do Estado está levando orientações técnicas para produção e acompanhamento tecnológico através da Agerp. Vamos trabalhar a inclusão dos produtos no mercado local e externo através do Selo Quilombos do Maranhão, que dará mais credibilidade e mostrará a procedência da produção”, destacou Gerson Pinheiro.

O prefeito Anderson Wilker destacou a importância da parceria governo do Maranhão e Prefeitura de Alcântara em todos os seguimentos de sua gestão. “Mais uma vez a parceria governo do Estado e prefeitura de Alcântara tem dado resultado satisfatório para os moradores que mais precisam. A gente já tem vários projetos na área da agricultura familiar e com mais esses equipamentos vamos fortalecer ainda mais um trabalho muito bom iniciado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura. Temos uma Patrulha Mecanizada fazendo o trabalho de arado nos campos agrícolas nas comunidades e agora com esses kits de implementos vamos melhorar ainda mais a produção e fortalecer a agricultura familiar, melhorando ainda mais a vida de nossos quilombolas”, finalizou o prefeito Anderson.

Para o secretário municipal de Agricultura de alcântara, Erinaldo Pereira, os kits vão ampliar ainda mais a produção agrícola no município. “Esses kits vão chegar numa boa hora, já que a Prefeitura de Alcântara já vem implantando um projeto agrícola na comunidade Perú e agora vamos ampliar para outras comunidades quilombolas do município. Estamos vivendo um momento em que a agricultura familiar está cada vez mais forte em Alcântara, principalmente na gestão do prefeito Anderson Wilker, que tem investido forte na agricultura familiar e eu acredito que em 2020 a produção seja infinitamente maior”, disse Tivico.

O vereador Ribinha, morador do povoado Itamatatiua, uma das comunidades beneficiadas, destacou a importância da aquisição dos kits para os quilombos. “Esse kit de irrigação que será destinado para a comunidade quilombola de Itamatatiua vai melhorar ainda mais a vida de nossos agricultores familiares, contemplando aproximadamente 20 famílias de forma direta, através da agricultura mecanizada. Só quem tem a ganhar com essa aquisição é a Associação de Mulheres da comunidade”, disse o parlamentar.

 

Prefeito de Alcântara reúne com presidente da Agerp e fecha parcerias para a Agricultura Familiar

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado do secretário de Agricultura, Erinaldo Pereira, reuniu na manhã desta segunda-feira (21), com a presidenta da Agerp, Loroana Santana, para discutir pautas que serão realizadas com a parceria entre Agência Estadual e a Prefeitura de Alcântara.

A pauta debatida na reunião tratou-se de programas e ações como o Acordo de Cooperação Técnica – Resgatando Saberes e Produzindo com Sustentabilidade (ACT 17) – que trabalha com 480 famílias quilombolas atendidas pela Agerp.

O programa visa combater a extrema pobreza no estado do Maranhão beneficiando mais de 2 mil famílias em 15 municípios maranhenses com fomento de R$ 2.400 (dois mil e quatrocentos reais) para cada família, valores que, com acompanhamento da Agerp, são investidos em projetos produtivos.

“Foi uma reunião muito proveitosa e se Deus quiser o município de Alcântara é quem vai ganhar com isso. Firmamos parcerias que vão beneficiar diretamente o Agricultor Familiar de Alcântara. Deixamos outras pautas bem alinhadas, que serão fechadas em breve. Estou feliz com o resultado da reunião”, destacou o prefeito Anderson.

Além do prefeito Anderson e da presidenta Loroana, participaram da reunião, a gestora da Regional de São Luís, Adelana Santos e a veterinária da Agerp, Angela Santos.

Texto: Agerp/rede social

Prefeito Zé Martins e caravana de Bequimão prestigiam inauguração do novo Terminal do Cujupe

COMPARTILHE

A convite do Governo do Maranhão, o prefeito Zé Martins prestigiou, no último sábado (21), a inauguração do novo Terminal do Cujupe, em Alcântara. De Bequimão, foi um caravana formada por vereadores, secretários, João Martins e integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (JUVA). Participaram da cerimônia o governador Flávio Dino; o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago; prefeitos da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense; além de deputados estaduais.

Durante a inauguração, Zé Martins frisou a importância logística da estrutura multimodal de embarque e desembarque para Bequimão e região. “Quem usa o ferry boat, constantemente, estava precisando de um equipamento público de melhor qualidade, como esse que foi inaugurado. O novo terminal servirá principalmente ao povo da nossa região, mas também podemos dizer que estamos mais preparados para receber visitantes e para explorar nosso potencial turístico”, afirmou o prefeito de Bequimão. A obra, orçada em R$ 13,5 milhões, vai garantir conforto e segurança aos quase dois milhões de passageiros que movimentam o terminal anualmente. Entre eles, os bequimãoenses usuários do serviço de ferry boat.

O novo Terminal do Cujupe tem 17,2 mil metros quadrados e disponibiliza guichês para venda de passagens, banheiros com fraldário, hall equipado com monitores de TV e displays com informações sobre horários de viagens. O terminal também trouxe serviços e oportunidades. Desde a conclusão da primeira etapa, o espaço já contava com uma unidade do Viva Procon e um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) em pleno funcionamento.

Além disso, a estrutura deu aos empreendedores da região a chance de sair de vez da informalidade. Agora, os membros da Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC) ocupam os 48 boxes construídos e equipados pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) para comercializar lanches e refeições.

 

Prefeitura de Alcântara realiza I Ciclo Formativo Municipal para Gestores Escolares, Coordenadores de Polo e Equipe Técnica Pedagógica da SEMED

COMPARTILHE

Melhorar ainda mais a qualidade do ensino na rede municipal de educação é uma das metas do prefeito Anderson Wilker. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nos dias 20 e 21 de setembro, o I Ciclo Formativo Municipal para Gestores Escolares, Coordenadores de Polo e Equipe Técnica Pedagógica da SEMED.

 

A formação é uma das ações do Pacto pela Aprendizagem do Programa Estadual Escola Digna pactuado entre o Município de Alcântara e o Governo Estadual.

A formação proporcionou a análise e reflexão dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (SEAMA), e assim, serem desenvolvidas ações que visem melhorias na qualidade do ensino ofertado na rede municipal de Alcântara.

O evento aconteceu no Museu da Casa Histórica na cidade de Alcântara das 8h da manhã às 17h e contou com as articuladoras pedagógicas Eleodora Boas e Rowsykléa Araújo Chaves, além do Dirigente Municipal de Educação, José Rogério Paixão Lopes.

O próximo passo será a formação continuada para todos os professores da rede municipal de ensino.

Prefeitura de Alcântara fecha parceria com Cemar para o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica

COMPARTILHE

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica, criado pelo Governo Federal, objetiva ajudar pessoas em situação de pobreza, ou extrema pobreza através das necessidades básicas da vida, com descontos nas contas de energia elétrica. Com esse programa, centenas de famílias no município de Alcântara serão beneficiadas através da parceria entre Prefeitura de Alcântara e Cemar.

Responsável pelo cadastramento de famílias que se encaixam no perfil do programa elaborado pelo Governo Federal, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Alcântara já iniciou o trabalho de visitas domiciliares e realização de reuniões nas comunidades alcantarenses.

Desde o início da gestão do prefeito Anderson Wilker, a Prefeitura e Cemar têm realizado grandes parcerias, tanto no âmbito cultural, quanto turístico. Desta vez a nova parceria se fortaleceu através da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Mulher e da Igualdade Racial no âmbito social, onde famílias serão beneficiadas na sede e zona rural de Alcântara.

Na última quarta-feira (21), foi realizada uma reunião de alinhamento para o desenvolvimento das ações continuadas, com a presença do representante da CEMAR Jucinaldo Gomes, da secretária de Desenvolvimento Social, Maria do Nascimento França Pinho e do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito.

Quem tem direito ao Programa Tarifa Social de Energia?

  • Famílias com CadÚnico atualizado;
  • Famílias com renda per capita menor que metade de um salário mínimo que recebem Bolsa Família;
  • Famílias inscritas no CadÚnico que tenham uma pessoa portadora de doença cujo tratamento precise do uso contínuo de equipamentos ligados à energia;
  • Famílias que possuam uma renda mensal menor que 3 salários mínimos;
  • Pessoas beneficiadas pelo BPC – Benefício de Prestação Continuada, que são idosos ou deficientes de renda familiar de até ¼ do salário mínimo;
  • Povos indígenas ou quilombolas.
  • Para receber até 100% de desconto as famílias não devem consumam mais que 50 kwh/mês.

Prefeitura de Alcântara realiza I Intercâmbio Cultural e Esportivo

COMPARTILHE

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no município de Alcântara, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, atende crianças, adolescentes e idosos através da promoção de encontros com os grupos e realização de oficinas (ballet, música, dança e capoeira), que consistem na realização de atividades de esporte, lazer, arte e cultura.

Para que o programa seja ainda mais eficaz, a Prefeitura de Alcântara participa de encontros. Como resultado da articulação intersetorial e intermunicipal podemos destacar o 1º Intercâmbio Cultural e Esportivo em que Alcântara recebeu crianças e adolescentes do Município de Mirinzal.

As oficinas de esporte, lazer, arte e cultura são desenvolvidas como estratégia para se alcançar os objetivos específicos do serviço, buscando ampliar as oportunidades para a sua inclusão social.

O 1º Intercâmbio Cultural e Esportivo recebeu uma programação elaborada pelas Coordenações do SCFV, Selo Unicef e CMDCA, a mesma contou com passeio cultural e atividades esportivas e de lazer realizadas na Quadra do IFMA e no Centro de Convivência.

Os campeonatos Sub-17 e Série A, terão início neste sábado (17) e domingo (18) em Alcântara

COMPARTILHE

O estádio municipal Facurão vai receber a abertura do Campeonato Principal na tarde deste sábado (17), ás 16h. O confronto ficará entre Arenhengaua (atual campeão alcantarense de 2018) e Caravelas. O jogo dará o pontapé inicial do campeonato da Primeira Divisão de Alcântara, que este ano contará com 10 equipes.

Grupo A
Arenhengaua
Castelo
Sampaio
Caravelas
Oitiua

Grupo B
Cema
São João de Côrtes
Perú
MEC
Chelsea

No domingo, dia 18 de agosto, o estádio Facurão vai receber a abertura do Primeiro Campeonato Alcantarense de Futebol Masculino Sub-17, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, com o apoio da Prefeitura de Alcântara. Já na abertura a bola vai rolar às 14h para Oitiua X Manival e às 15h45 será a vez de Rio Grande enfrentar o Grêmio. O Campeonato Sub-17 terá 7 equipes.

CLUBES DO SUB-17
Arenhengaua
Oitiua
Manival
Rio Grande
Perú
Grêmio
Guarani

Tanto o Campeonato da Série A (principal), quanto o Sub-17, terá apoio da Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.

Prefeitura de Alcântara divulga Nota de Esclarecimento

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Educação, divulga nota sobre informações infundadas e paralisação de alguns servidores da SEMED. VEJA A NOTA COMPLETA ABAIXO.

Alcântara é campeão alcantarense 2019 no futebol feminino

COMPARTILHE

Em jogo bastante disputado e cheio de emoções, o Alcântara venceu o Itamatatiua por 2 a 1 na tarde deste sábado (13) no estádio Facurão, em partida válida pela decisão do primeiro Campeonato Alcantarense de Futebol Feminino realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude. A grande destaque da partida foi a jogadora Hyasmin, que deixou sua marca e assinalou os 2 gols da vitória do time do Alcântara.

No primeiro tempo os dois times fizeram pouco, abaixo do esperado pela torcida. Mas no segundo tempo, as duas equipes mostraram porque chegaram à final do campeonato. O Alcântara abriu o marcador e Itamatatiua empatou 2 minutos depois em 1 a 1. O placar parecia que o título seria decidido nos pênaltis, mas apareceu Hyasmin, autora do primeiro gol do Alcântara, descendo pela esquerda e bateu cruzado, a bola foi morrer no fundo do gol, fazendo 2 a 1 para o verdão. O Itamatatiua ainda tentou buscar o empate, mas não havia mais tempo e o Alcântara sagrou-se campeão feminino 2019.

O prefeito Anderson Wilker esteve presente na decisão e assistiu a partida das arquibancadas no meio da torcida. Após o jogo foi entregue a premiação aos finalistas. Foram entregues 20 medalhas para cada time finalista, premiação para a artilheira  e para a destaque da competição, além da premiação de R$ 2.500,00 para o campeão, R$ 1.250,00 para o vice-campeão, R$ 600,00 para o 3º colocado e R$ 400,00 para o 4º colocado da competição.

“É inédita esta competição aqui em Alcântara, e tai o sucesso de público, arquibancadas lotadas e o ingresso é pago. Isso mostra que nosso povo gosta de futebol e por isso estamos valorizando as modalidades, a prova são os Jogos Escolares Alcantarenses, que reuniram 12 escolas polos e com incentivo conseguimos o bi-campeonato no JEMS 2019 no futsal feminino infantil. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance. No futebol principal, máster e cinquentão, agora no feminino e em agosto vamos iniciar o sub-17, onde vamos revelar muitas promessas que vão servir nossa seleção e quem sabe, vestir a camisa de um time grande do futebol maranhense no futuro”, destacou o prefeito Anderson Wilker.

No início da competição, o prefeito entregou aos 8 clubes participantes, 11 pares de chuteiras para cada time, totalizando 88 pares de chuteiras, além da logística para deslocamento, que a Prefeitura se comprometeu e cumpriu mais uma vez com os presidentes de clubes.

O jogo da decisão foi transmitida pela Rádio Timbira AM 1.290 KHZ direto do Estádio Municipal Facurão. A narração foi de Laércio Júnior, reportagem de Jauber Pereira e na técnica Welington. O diretor da Rádio Timbira, Robson Paz também esteve presente ao Facurão.

Fotos: Mauro Garcia

Prefeitura de Alcântara realiza o maior festejo do Divino de todos os tempos

COMPARTILHE
Nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019), o Festejo do Divino Espírito Santo tem levado milhares de visitantes até a cidade de Alcântara-MA. Este ano, a Prefeitura de Alcântara realizou o maior festejo do Divino de todos os tempos na Cidade História. Milhares de visitantes abrilhantaram o tradicional festejo, que já caminha para completar três séculos de tradição.
A Festa do Divino reúne fé, força e tradição. Durante os 12 dias de festejo, a comunidade alcantarense atua como Maître (acomoda os visitantes durante a festa e organiza a cidade, garantindo eficiência no atendimento e satisfação aos turistas).  Cada morador se dedica e ajuda no que pode, um ato normal na cidade de Alcântara durante o festejo.
Pousadas e restaurantes ficaram lotados dia e noite durante o festejo. Acampamento foram feitos em Praças da Cidade, Casas de Famílias e quintais. A cidade estava lotada, gente de vários lugares do Brasil. Durante o dia o turismo cresceu, a noite todo esse povo se concentrava na Praça da Matriz, palco principal do Festejo do Divino
Desde 2017 o Festejo do Divino tem tido o apoio da Prefeitura de Alcântara e Governo do Estado, por meio da lei de incentivo à cultura. Este ano foram R$300 mil reais para cobrir todas as despesas, incluíndo os artistas que fizeram shows nos dias 08 e 09 no encerramento do festejo. Além desse apoio da prefeitura, o prefeito Anderson Wilker doou as camisas para o Imperador e Mordomos. Este ano a festa bateu recordes de público.
Para a turista cearense, Camila Amaral Siqueira, de 28 anos, o Festejo do Divino de Alcântara é diferente e melhor do que qualquer outro lugar do Brasil. “Gosto muito do festejo do Divino, já participei de inúmeros pelo Brasil a fora, mas aqui em Alcântara fiquei encantada. Aqui é bem diferente, bem melhor, um povo hospitaleiro, sem contar que a cidade é organizada. A tradição aqui é fora do sério, jamais vista em outro lugar.  Os táxis e mototáxis estão todos padronizados, isso se chama segurança aos turistas. Quero parabenizar a gestao municipal e aos organizadores do festejo. Gostei de tudo, mas o povo me deixou encantada. Como estudante, acho que voltarei aqui para fazer um estudo mais aprofundado”, destacou a turista.

Para o prefeito Anderson Wilker, o crescimento do festejo nos últimos três anos, mostra que quando se faz um trabalho sério, o retorno é certeza. “A festa do Divino a cada ano que passa tem tido grande investimento, tanto do Governo do Estado, quanto da Prefeitura de Alcântara. Temos feito o melhor que a gente pode. A festa tem crescido e a demanda de visitantes tem aumentado aqui em Alcântara durante o festejo. A cidade tem suportado a demanda, a rede hoteleira, está gerando emprego e desenvolve a economia de nossa cidade e a gente fica muito feliz em poder está contribuindo com tudo isso. O governador Flávio Dino tem nos ajudado muito, nos últimos anos a gente tem feito com que a festa do Divino tenha um potencial ainda maior do que já tem. A comunidade de Alcântara que ajuda, patrocina e investe, a prefeitura de Alcântara e o Governo do Estado apenas incrementa isso”, destacou o prefeito Anderson.

 A festa do Divino Espírito Santo é um ritual do Catolicismo Popular marcado pela presença significativa de mulheres – as caixeiras – que tocam instrumentos musicais denominados caixas do Divino. Além de procissões e missas, o evento tem música, dança, queima de fogos e distribuição de licores e doces de espécie, típico da região. O ponto alto aconteceu no último final de semana do Domingo de Pentecostes, quando a Praça da Matriz recebeu grandes atrações nacionais, como: Silvano Sales e Mara Pavanelly, além de bandas e cantores maranhenses e alcantarenses, como a banda Barba Branca – abriu o último dia de evento.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Maranhão em parceria com a prefeitura de Alcântara apoiou o festejo através da lei de incentivo à cultura, com R$ 300 mil reais, que serão usados para cobrir todas as despesas, inclusive as atrações no encerramento do festejo. Aproximadamente 50 mil visitantes passaram por Alcântara durante os 12 dias de festa.
“Sem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Alcântara, a realização da Festa seria impossível. É uma celebração tradicional com muitas dimensões e que envolve toda a população alcantarense, com custos altos para a preparação nos diversos pontos em que as celebrações acontecem. Agradecemos muito a sensibilidade do Estado para conseguirmos realizar esse evento”, disse a secretária municipal de  Cultura de Alcântara, Marcelina Serrão.
Para garantir que os milhares de turistas tivessem acesso à cidade histórica, a prefeitura de Alcântara garantiu junto às empresas que prestam serviço de transporte para a cidade, o fornecimento de embarcações extras durante o período da festa. Cinco embarcações (barcos Luzitana, Bira Mar, Bahia Star e barraqueiro), além das catamarãs, fizeram a travessia de São Luís (cais da Praia Grande) para Alcântara (Porto do Jacaré). Mas a procura foi muito grande e centenas de passageiros optaram via ferry boat, uma alternativa para quem não comprou passagem antecipada via barco e catamarã.

Embora a festa do Divino envolva gente de todos os status sociais, quase todos os participantes são pessoas humildes, de baixo poder aquisitivo, que se esforçam para produzir uma festa rica e luxuosa, onde não podem faltar as refeições, decoração requintada e caras vestimentas para o império. Por se tratar de uma festa longa, custosa e cheia de detalhes, sua preparação e realização levam vários meses e envolvem muita gente, construindo assim uma grande rede de relações entre todos os participantes.

INÍCIO DA TRADIÇÃO E DEVOÇÃO

O culto ao Divino Espírito Santo no Maranhão provavelmente teve início com os colonos açorianos e seus descendentes, que desde o início do século XVIII começaram a habitar a região. Em meados do século XIX, a tradição da festa do Divino estava firmemente enraizada entre a população da cidade de Alcântara, de onde teria se espalhado para o resto do Maranhão, tornando-se muito popular entre as diversas camadas da sociedade, especialmente as mais pobres.

  Essa popularidade entre os setores mais humildes da população maranhense, inclusive os escravos, talvez possa ser explicada pela ênfase não só na fartura, mas também na fraternidade e na igualdade, que o culto ao Divino costuma apresentar. A festa do Divino Espírito Santo com quase 300 anos de tradição, tem crescido cada vez mais nos últimos três anos.

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free