casa » Archivo de Etiquetas: Alcântara Ma

Archivo de Etiquetas: Alcântara Ma

Prefeito de Alcântara propõe ao Corregedor-Geral da Justiça propõem regularização fundiária

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado do assessor jurídico Dr Antino Noleto, esteve reunido na última quinta-feira (31), com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, quando propôs uma parceria técnica inédita com o Poder Judiciário para medidas de resolução de regularização fundiária no município de Alcântara, envolvendo demandas urbanas e rurais.

O prefeito Anderson Wilker assinalou a existência de muitas comunidades quilombolas e de pequenos agricultores na região do município de Alcântara, famílias que podem ser beneficiadas com a regularização das terras. “Será uma ação inédita no município de Alcântara, onde vamos entregar o título de posse para cada proprietário. Hoje os alcantarenses encontram muitas dificuldades para empreender, por não possuir o título de propriedade de seus imóveis, principalmente quando é para trabalhar com bancos. Mas vamos avançar nesse processo e regularizar as pendências que se arrastam há décadas em Alcântara”, destacou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, explicou sobre o interesse da Corregedoria, por meio das serventias extrajudiciais, em adotar medidas no Estado para facilitar a regularização fundiária, que contribui para a redução de conflitos e da judicialização. “Temos muito interesse em tornar regulares as terras onde vivem muitas famílias e comunidades tradicionais, garantindo-lhes mais segurança na posse e produção da terra”, frisou.

O Desembargador informou ainda sobre a instalação da Vara Agrária com jurisdição em todo o Estado, conforme confirmado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Joaquim Figueiredo, para 2019.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

É um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A regularização fundiária é um instrumento para promoção da cidadania, devendo ser articulada com outras políticas públicas.

EXISTEM DOIS TIPOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

  • De interesse social, quando a área é ocupada predominantemente por população de baixa renda e atende a pelo menos um dos três requisitos previstos no inciso VII do art. 47 da Lei 11.977/2009;
  • De interesse específico, quando o assentamento não é enquadrado nos critérios acima.

Com informações (ASCOM – Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão)

Corumbá sentará no banco dos réus na cidade de Alcântara-MA

COMPARTILHE

José Vicente Mathias, o ‘Corumbá’, confessou ter assassinado pelo menos cinco mulheres entre os anos de 1999 e 2005, sendo duas no Maranhão. Na próxima semana o serial killer será julgado sobre um dos casos.

Será julgado na próxima semana, em Alcântara, o serial killer José Vicente Mathias, o ‘Corumbá’, que confessou ter assassinado pelo menos cinco mulheres entre os anos de 1999 e 2005, sendo duas no Maranhão. Ele agia sempre em cidades turísticas e se passava por artesão. Os crimes violentos que praticava ganharam repercussão internacional por causa das vítimas estrangeiras que escolhia.

Preso em Goiás, ele já foi condenado por um dos crimes e agora vai a julgamento pelo assassinato da turista espanhola Núria Fernandez Collada, de 27 anos. Núria foi morta a pauladas em 2005 em uma praia em Alcântara, no norte do Maranhão. O assassino teria comido partes do cérebro e bebido o sangue da turista em um ritual de magia negra.

No Maranhão, Corumbá também foi acusado de matar a turista alemã Maryanne Kern, de 49 anos. O corpo dela foi achado com sinais de espancamento em uma cova rasa feita em uma praia de Barreirinhas.

“Não procurei ir atrás de nenhuma delas, elas vieram até mim. Me convidaram para sair com elas”, contou ‘Corumbá’ em 2005.

Na época, testemunhas fizeram um retrato falado do suspeito, que foi identificado depois que a polícia localizou em Goiânia, Valéria Veloso. Ela disse que viajou para o Maranhão na companhia de Corumbá pouco antes dos crimes.

Investigações das mortes

José Vicente passou a ser investigado pela polícia por suspeita de matar mulheres em outros estados. Uma delas foi a russa, naturalizada israelense, Katryn Rakitov, que foi vista pela última vez em agosto de 2004, em Pirinópolis, perto de Goiânia.

Corumbá já foi a julgamento acusado de matar a estudante Lidiane Vieira Melo. Lidiane – que na época tinha 16 anos –, foi morta em 2004, na periferia de Goiânia. Segundo a polícia, a estudante passou um dia e meio amarrada enquanto corumbá bebia o sangue dela. Lidiane foi morta por estrangulamento e depois decapitada.

Outros assassinatos

Na lista de assassinatos atribuídos a corumbá, estão outros dois crimes na Bahia e em Minas Gerais: A hippie Simone Lima Pinho foi morta a pauladas e a pedradas em lençóis, na Bahia, em junho de 2000. A outra morte foi de Nathalia Canhas Carneiro, de 15 anos, que foi assassinada em 1999 na cidade mineira de Três Marias.

Corumbá está preso em Goiânia, onde cumpre pena de 24 anos de prisão por causa da morte da turista israelense Katryn Rakitov.

Por G1/Ma

Foram definidos os finalistas dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS)

COMPARTILHE

No último sábado (28) foram definidos os finalistas em todas as categorias e seguimentos esportivos dos Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS 2018). No futsal masculino e feminino a bola rolou no Ginásio Esportivo Aquiles Batista, na Escola de Tempo Integral Aquiles Batista Vieira, no bairro Cocó da Ema. A praça esportiva ficou pequena para alunos, professores, pais e torcedores que compareceram mais uma vez, lotando as dependências do ginásio.

No futsal Infantil Feminino, a Escola Barão de Grajaú (povoado Cajueiro) empatou em 2×2 com o Colégio Inácio Viveiros (sede). Barão de Grajaú venceu nos penaltis por 3X2 e garantiu vaga na grande final.  Na outra semifinal o colégio Duque de Caxias (Oitiua) bateu por 12 X 0 a Escola Dom Pedro II (Arenhengaua). A grande final dia 5 de maio será entre Barão de Grajaú x Duque de Caxias.

Na nas semifinais do futsal Infantil Masculino, a Escola Dom Pedro II bateu por 7 X 0 o Colégio Caminho das Estrelas (CLA). Na outra semifinal a Escola Duque de Caxias derrotou por 7 X 2 o Colégio Newton Belo (Raimundo Sú). A final do futsal Masculino Infantil será entre Dom Pedro II X Duque de Caxias.

Já no futsal Infanto Feminino, o CETI  bateu por 4 x 0 IFMA e garantiu vaga na grande final.  Na outra semifinal CEAB venceu por 3 X 0 IFMA e garantiu a segunda vaga da final. A grande final vai acontecer no próximo sábado (5) entre CETI x CEAB no Ginásio Aquiles Batista.

Na última semifinal do Futsal Infanto Masculino, o IFMA perdeu por 1 X 2 para o CETI. Já na outra partida o CETI goleou por 7 X 3 o CEAB. De acordo com o regulamento e os resultados, a final será entre IFMA x CETI.

Na Dama e no Xadrez, as finais também vão acontecer neste sábado (5), assim como os finalistas do atletismo. A festa completa será realizada no Ginásio Aquiles Batista, com expectativa de grande público nas arquibancadas. O povoado Oitiua vai disputar o título em 4 categorias.

Foto Reprodução

Abertura dos Jogos Escolares Alcantarenses mostra grandeza, talentos e muita competitividade

COMPARTILHE

A primeira fase dos Jogos Escolares Alcantarenses mostrou que dedicação, talento e muita competitividade  durante dois dias de muito esporte. Na sexta-feira (13) aconteceu a solenidade de abertura com presença de autoridades municipais e estaduais. O ginásio Aquiles Batista, na Escola de Tempo Integral Aquiles Batista Vieira, ficou pequeno para alunos, professores, pais e torcedores que compareceram lotando as dependências do ginásio. Nas arquibancadas os torcedores fizeram a festa com bandas e charangas. Na quadra, os atletas mostram talento e fizeram a alegria de todos os presentes.

Com quatro modalidades na competição (Xadrez, Futsal, Dama e Atletismo), nove escolas entre municipais, estadual e federal estão participando dos Jogos Escolares Alcantarenses, no masculino e feminino. Na abertura oficial, sexta-feira (13), no futsal feminino o Colégio Aquiles Batista não tomou conhecimento da Equipe do Anexo Oitiua e venceu por 8×0. Já no futsal masculino, o IFMA bateu o anexo Oitiua por 4×0. As duas primeiras partidas já davam sinal de uma competição com muita emoção e chuva de gols.

No segundo dia, sábado (14) os jogos foram realizados até sair os semifinalistas, tanto no masculino e feminino. No Xadrez, a final será dia 5 de maio, mesmo dia da final de dama masculino e feminino. Os finalistas são Oitiua x Cajueiro nas duas categorias. As provas de atletismo serão realizadas no dia 28 de abril. O campeão de cada modalidade representará o município de Alcântara nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS 2018). No futsal a bola rolou com partidas eletrizantes e uma chuva de gols. Não teve favoritos, mas a emoção tomou conta do ginásio o dia todo. Foram 60 gols nos dois primeiros dias de competição.

Mesmo sendo organizado pela primeira vez, os Jogos Escolares Alcantarenses (JEAS) mexeram com a comunidade estudantil. O sonho de participar de uma competição estadual é o principal aperitivo em quadra. “A gente aprende muito, passa a respeitar mais nossos colegas, mesmo que seja de outra escola. Essa competição mostra que educação não está baseada apenas na leitura, mas na socialização estudantil. A partir de agora podemos mostrar que estamos preparadas para jogar contra escolas de outras cidades com São Luís e Imperatriz. Levaremos muito aprendizado e disciplina, mesmo não estando classificadas para a final”, destacou a estudante Ewellin Beatriz, da Escola Caminho das Estrelas, do CLA.

No futsal masculino os classificados para as semifinais foram Raimundo Sú (Escola Newton Belo), Arenhengaua (Escola Dom Pedro II), Escola Caminho das Estrelas – CLA e Oitiua (Escola Duque de Caxias). Já no feminino as escolas classificadas foram Duque de Caxias (Oitiua), Inácio de Viveiro Raposo (Sede), Barão de Grajaú (Cajueiro) e Dom Pedro II (Arenhengaua). As semifinais acontecem dia 28 de abril. A grande final de todas as modalidades será dia 5 de maio.

Para o secretário de Juventude, Hermison Martins, o evento superou as expectativas na primeira fase e deve aumentar ainda mais nas fases finais. “Como o próprio tema já diz, “Esporte e Educação, formando cidadãos”, nossa competição mostra a responsabilidade que temos com nossa juventude, dando oportunidades, evitando que muitos se percam no mundo das drogas e outros crimes. Daqui vão sair grandes talentos que vão representar nosso município nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS). Além disso, estamos entrando para a história por realizar os Jogos Escolares Alcantarenses pela primeira vez. Nosso principal objetivo é descobrir talentos e fortalecer a educação”, destacou.

Estiveram presentes na abertura dos Jogos Escolares Alcantarenses, os secretários Hermison Martins (Juventude e Esporte),Marcelina Serrão (Cultura e Turismo – representando o prefeito Anderson Wilker que cumpria agenda da gestão em São Luís), Rowsyklea Araújo (Educação) e Erinaldo Pereira (Agricultura), o vice-prefeito Sargento Leitão, o vereador Guterres Filho, o Assessor da Secretaria de Esporte do Estado, Miguel Pinheiro, os assessores da secretaria de Juventude e Esporte, Maurício Cesar, Alim Pereira e Valdemar Gusmão Filho (Guará), além de servidores da Secretaria de Educação, parceira no evento e voluntários que deram o sangue do início ao fim. O JEAS teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com profissionais no local do evento e uma ambulância presente.

JOGOS REALIZADOS NA PRIMEIRA FASE

FUTSAL MASCULINO

Ifma 4×0 Oitiua

Oitiua 1×0 Cajueiro

Raimundo Sú 2×4 Arenhengaua

CLA 1×0 Cajueiro

Raimundo Sú 2×3 Inácio de Viveiro

Ifma 5×5 Arenhengaua

FUTSAL FEMININO

Aquiles Batista 8×0 Oitiua

Oitiua 6×2 Cajueiro

Inácio de Viveiro 5×0 Arenhengaua

CLA 0x3 Cajueiro

CLA 0x9 Oitiua

As meninas foram melhores de pontaria na primeira fase e balançaram as redes 33 vezes. Já os meninos só acertaram a pontaria 27 vezes. Vale lembrar que em dois jogos no masculino as partidas foram vencidas com o placar mínimo (1×0). Já as meninas fizeram (9×0), sendo a maior goleada até agora na competição.

Texto & Fotos: João Filho

Deputado Othelino Neto recebe prefeito e vereadores de Alcântara

COMPARTILHE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, nesta quinta-feira (5), a visita do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado de vereadores do município. Na pauta, a comitiva veio discutir parcerias e agradecer o apoio que o deputado Othelino Neto tem prestado ao município alcantarense. O presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, também participou do encontro.

O prefeito Anderson Wilker disse que a visita de cortesia também teve como objetivo desejar sucesso ao deputado Othelino Neto à frente da Assembleia Legislativa, além de dar os parabéns pela condução coerente que o parlamentar está tendo no comando da Casa.

“Viemos reafirmar o nosso compromisso com ele e com o município de Alcântara, nas parcerias que têm sido desenvolvidas, nas ações que o deputado Othelino tem viabilizado para o município e dizer que estamos muito felizes com essa parceria, pois os resultados são concretos”, afirmou o prefeito.

“A visita foi muito importante, pois viemos buscar políticas públicas para a nossa cidade, e saímos convictos de que tudo dará certo para o nosso município diante do que nós conversamos”, completou o vereador Ribinha, presidente da Câmara de Vereadores de Alcântara, acompanhado dos vereadores Ivan Ferreira, Haroldo Júnior, Mário Silva e Nilson Pereira.

O presidente Othelino Neto destacou que o prefeito Anderson tem feito um excelente trabalho à frente da Prefeitura de Alcântara. Ele também afirmou que já há emendas parlamentares de sua autoria liberadas para o município. “Ano passado, liberamos uma emenda para a saúde e também para pavimentação com calçamento de algumas ruas. Tratamos nessa reunião de parcerias não só através de emendas minhas, mas também com o Governo do Estado, para que possa levar benefícios à população”, assinalou.

Márcio Jerry, presidente do PCdoB no Maranhão, parabenizou o diálogo que o Parlamento Estadual tem tido com gestores e lideranças políticas do estado. “Anderson é um prefeito do partido que presido, que é o PCdoB. Como presidente do partido, vim acompanhá-lo no diálogo com o presidente Othelino Neto e exaltar esse momento de parceria que o Parlamento Estadual realiza de forma permanente”, enfatizou.

 

Prefeito Anderson Wilker participa do VI Encontro do Programa Líder na cidade de Central do Maranhão

COMPARTILHE

Empenhado em buscar conhecimento para o desenvolvimento de seu município, o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), acompanhado do líder religioso da Igreja Católica, Padre William, participou nesta quinta (15) e sexta-feira (16) do VI Encontro do Programa Líder realizado pelo Sebrae Maranhão, na cidade de Central do Maranhão, no Litoral Ocidental Maranhense. Líderes dos 11 municípios que integram a região estiveram reunidos. Durante o encontro foi debatido o tema sobre Estratégias de Desenvolvimento que visam desenvolver a região em todos os seguimentos.

Durante o encontro, aconteceu uma palestra do ex-prefeito de Cabaceiras (PB), Arnaldo Júnior. O ex-prefeito foi ganhador do Prêmio Nacional Sebrae Prefeito Empreendedor da Região Nordeste 2003 e do Prêmio Gestão e Cidadania da FGV/BNDES-2004, como uma das cinco melhores experiências de Gestão Inovadora do Pais. Hoje, Arnaldo atua como consultor do Sebrae na área de gestão de Politicas Públicas e Desenvolvimento Local e Regional.

Alcântara está localizado no início da região e é o município do Litoral Ocidental mais próximo da capital maranhense e por esse motivo já faz parte também da Região Metropolitana. Rica em belezas naturais e arquitetônicas, o município dispõe de pontos turísticos como praias desertas, campos inundados, rios e lagos, além das ruínas dentro da zona urbana, que recebem turistas de vários lugares do mundo.  Com o Programa Líder, haverá um planejamento que vai desenvolver toda região, criando oportunidades e gerando oportunidades. Este é o sexto de oito encontros previstos no estado do Maranhão, dentro da metodologia do Líder.

O prefeito Anderson Wilker destacou a importância dos encontros com os gestores do litoral ocidental. “É muito importante esses encontros com os líderes dos 11 municípios. Alcântara já sediou o IV Encontro e agora os amigos de Central do Maranhão também abrem as portas para um novo debate. Sabemos da importância do conhecimento para desenvolver nossa região. Alcântara tem muito interesse nesse programa, já que temos muita riqueza para ser explorada turisticamente e será melhor em parceria como os demais municípios da baixada maranhense. Nosso projeto é desenvolver o turismo alcantarense”, enfatizou.

Além do prefeito Anderson Wilker, e dos líderes dos 11 municípios do litoral ocidental maranhense, participam do encontro o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e os prefeitos Zé Martins (Bequimão), Ismael Monteiro (Central), Jadilson Coelho (Mirinzal) e Professora Rosinha (Cururupu).

Fotos Reproduções

Carnaval de Alcântara mostra sua força pelo segundo ano consecutivo e se consolida como um dos melhores do Maranhão

COMPARTILHE

É valorizando a cultura local que sabemos a força de nossas tradições. Desde que assumiu a gestão do município de Alcântara, o prefeito Anderson Wilker tem feito dessa forma, valorizando a prata de casa. No aniversário da cidade não foi diferente, alcantarenses cantaram para alcantarenses dançar.  Com uma crise que perturba qualquer gestão pública, o prefeito queria manter a tradição do carnaval local, resgatado por ele em 2017. A luta por parcerias foi grande, mas a vontade de lutar foi maior ainda. O prefeito Anderson conseguiu parcerias com o governo do Estado e deputado Othelino Neto, o que tornou o Carnaval 2018 viável no município.

Pelo segundo ano consecutivo o prefeito Anderson Wilker montou uma programação eclética no carnaval alcantarense. Em 2017 a festa momesca na cidade histórica quebrou todos os recordes de público, tanto no Circuito I na Praça da Matriz, no Centro da cidade, quanto no Circuito II na Praça Central, em Oitiua. Em 2018 não foi diferente, mesmo com tanta chuva que caiu na cidade e no interior, os foliões compareceram em massa e se divertiram ao som de bandas eletrizantes.

 SÁBADO 10/02 (Praça da Matriz)

  • Tricha
  • Igor Costa
  • Gasparzinho da Bahia

DOMINGO 11/02 (Praça da Matriz)

  • Aline Fernandes
  • Andinho Xavecada

SEGUNDA-FEIRA 12/02 (Praça da Matriz)

  • Karen Show
  • Willian Beckaman

CIRCUITO OITIUA (Praça Central)

  • Traíra de Óculos
  • Radiola FM Tropical

TERÇA-FEIRA 13/02 (Praça da Matriz)

  • Melodia & Banda
  • Ney Alves
  • Nana Banda

Com uma programação recheada de atrações, o Carnaval 2018 levou para os Circuitos I e II o maior público de todos os tempos no carnaval alcantarense. A promoção foi da Prefeitura de Alcântara e a realização da Secretaria Municipal de Cultura & Turismo, realização da com  apoio do Governo do Estado e deputado Othelino Neto.  Além disso os blocos alternativos e trios éticos fizeram um grande arrastão pelas ruas da cidade histórica.

Para a secretária de cultura e turismo, Marcelina Serrão, a folia de momo superou todas as expectativas da gestão. “Foi um carnaval feito com muitas dificuldades, mas nossa gestão buscou o melhor caminho para que nossa folia fosse realizada e tivesse sucesso. Graças aos nossos parceiros, o carnaval de Alcântara está crescendo à cada ano e quem ganha é o município através do turismo”, destacou.

O prefeito Anderson Wilker destacou a festa carnavalesca, mas pontuou as ações realizadas por sua gestão. “Foi um esforço muito grande para que nosso carnaval fosse realizado. A luta foi tremenda, mas graças ao governo do Estado e o deputado Othelino Neto foi possível a realização deste grande carnaval, que por sinal entra para a história do município. Nossa preocupação é com a saúde, educação, infraestrutura e demais serviços essenciais do município. Temos trabalhado bastante para reconstruir a identidade de Alcântara e isso estamos conseguindo aos poucos e com muito trabalho. Nossa meta é dar dignidade ao povo alcantarense e se Deus quiser vamos conseguir”, destacou o prefeito.

 

Carnaval 2018 em Alcântara é só alegria

COMPARTILHE

Pelo segundo ano consecutivo o prefeito Anderson Wilker monta uma programação eclética para animar o carnaval alcantarense. Em 2017 a festa momesca na cidade histórica quebrou todos os recordes de público, tanto no Circuito I na Praça da Matriz, no Centro da cidade, quanto no Circuito II na Praça Central, em Oitiua.

Este ano mesmo com uma crise grande em todo país, o prefeito Anderson Wilker correu atrás de parcerias e conseguiu mais uma vez montar uma programação boa para o carnaval 2018. No sábado a Praça da Matriz recebeu a Banda Tricha, Igor Costa e Gasparzinho da Bahia. Já nos demais dias a programação está recheada de grandes atrações.

DOMINGO 11/02 (Praça da Matriz)

  • Aline Fernandes
  • Andinho Xavecada

SEGUNDA-FEIRA 12/02 (Praça da Matriz)

  • Karen Show
  • Willian Beckaman

CIRCUITO OITIUA (Praça Central)

  • Traíra de Óculos
  • Radiola FM Tropical

TERÇA-FEIRA 13/02 (Praça da Matriz)

  • Melodia & Banda
  • Ney Alves
  • Nana Banda

Então está todo mundo convidado para dançar, pular e se divertir à vontade. A organização é da Secretaria Municipal de Cultura & Turismo, realização da Prefeitura de Alcântara e apoio do Governo do Estado e deputado Othelino Neto.  Além disso tem os blocos alternativos e trios elétricos.

 

Alcântara está entre às 53 cidades turísticas do Maranhão

COMPARTILHE

O mapa do turismo do Maranhão cresceu. Em comparação ao ano passado, o estado inseriu 16 municípios e excluiu nove do mapa, passando de 46 para 53 cidades com vocação turística, distribuídas em 10 regiões. Já o número de regiões turísticas não sofreu alteração. O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14), pelo Ministério do Turismo.

Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões. O crescimento dos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.

“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.

CATEGORIZAÇÃO
De acordo com o novo mapa, 11 municípios do Maranhão estão nas categorias A, B e C, que são aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Alcântara está entre as 53 cidades do Maranhão que fazem parte do mapa turístico.

As demais 42 cidades figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem. 

Ministério do Turismo

 

Fé e Devoção movimentam a Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara-MA

COMPARTILHE

Uma tradição secular marca uma das mais tradicionais festas religiosas do país, a Festa do Divino, em Alcântara Maranhão, preparada com pelo menos um ano de antecedência pelos moradores da cidade. Com a intenção de preservar essa expressão da identidade do povo maranhense e fortalecer o turismo da região, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, e o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; estiveram na cidade de Alcântara na última sexta-feira (26) representando o Governo do Maranhão, que mais um ano apoia o evento garantindo o cumprimento do calendário religioso e popular da cidade histórica.

Iniciada na quarta-feira (24), a festa do Divino Espírito Santo acontece durante 12 dias, enchendo as ruas antigas e os casarões de Alcântara de alegria, diversidade cultural e turistas; em especial pela peculiaridade que a distingue de outras festas, a presença marcante das caixeiras que tocam e cantam contagiando todas as pessoas que acompanham os cortejos.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, a Festa do divino Espírito Santo é um valioso patrimônio cultural e como tal precisa ser preservado e renovado. “A maravilha da festa está justamente na simbologia de cada rito e na tradição. A comunidade toda se mobiliza para a festa, passando os ensinamentos para as próximas gerações. Vamos trabalhar para preservar e difundir esse maravilhoso patrimônio do Maranhão” – garantiu.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), comemora o desenvolvimento que a festa leva para a cidade, o que é reforçado pela parceria com o Governo do Maranhão. “Em nome do povo de Alcântara agradeço ao governador Flávio Dino e toda a sua equipe, que tem colaborado muito com o nosso município. Essa parceria é fortalecida durante a Festa do Divino, que movimenta a cidade e aquece a nossa economia”, pontuou o gestor municipal.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, o festejo fortalece a tradição cultural e religiosa da cidade. “A comunidade prepara a festa e nós do poder público ajudamos na divulgação, e apoiamos todo festejo. A secretaria de cultura está apoiando desde que assumimos a gestão do município em janeiro e o prefeito Anderson tem dado todo suporte necessário para o festejo seja cada vez melhor e traga muito mais turistas para nossa cidade” – destacou Marcelina Serrão.

Até o dia 4 de junho, quando encerra o evento, Alcântara é tomada pelo clima das festividades, o que inclui a realização de missas, hasteamento de mastros, ladainhas, alvoradas das caixeiras e cortejos que percorrem ruas, ladeiras, becos e a casa dos moradores do município. Um dos pontos altos da festa acontece no salão nobre do Palácio Imperial de Alcântara, local onde é montado um altar para apresentação dos membros da corte.

A FESTA RELIGIOSA

No Maranhão, a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo. Com cortejos e rituais ricos em arte, roupas, canto, dança e culinária, a festa é acima de tudo uma experiência de resistência e força da comunidade.

As caixeiras constituem elemento imprescindível e típico da festa do Divino no Maranhão. São senhoras idosas com o encargo de tocar caixas e entoar cânticos, repetidos de cor ou improvisados, em louvor ao Divino Espírito Santo.

Originária dos colonos açorianos e seus descendentes, os festejos em Alcântara reproduzem os costumes de uma corte imperial, formada por cinco a dez ou mais crianças, na faixa etária entre 4 a 14 anos, vestidas com roupas de época, usando trajes da corte de imperadores e mordomos, com seus respectivos símbolos, como coroa, tiaras, cetro e outros.

A Festa, realizada em diversas cidades do país, acontece no domingo de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa, e comemora a vinda do Espírito Santo que anunciou a ressurreição de Jesus Cristo.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free