casa » Archivo de Etiquetas: Agerp

Archivo de Etiquetas: Agerp

Prefeito de Alcântara reúne com presidente da Agerp e fecha parcerias para a Agricultura Familiar

COMPARTILHE

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, acompanhado do secretário de Agricultura, Erinaldo Pereira, reuniu na manhã desta segunda-feira (21), com a presidenta da Agerp, Loroana Santana, para discutir pautas que serão realizadas com a parceria entre Agência Estadual e a Prefeitura de Alcântara.

A pauta debatida na reunião tratou-se de programas e ações como o Acordo de Cooperação Técnica – Resgatando Saberes e Produzindo com Sustentabilidade (ACT 17) – que trabalha com 480 famílias quilombolas atendidas pela Agerp.

O programa visa combater a extrema pobreza no estado do Maranhão beneficiando mais de 2 mil famílias em 15 municípios maranhenses com fomento de R$ 2.400 (dois mil e quatrocentos reais) para cada família, valores que, com acompanhamento da Agerp, são investidos em projetos produtivos.

“Foi uma reunião muito proveitosa e se Deus quiser o município de Alcântara é quem vai ganhar com isso. Firmamos parcerias que vão beneficiar diretamente o Agricultor Familiar de Alcântara. Deixamos outras pautas bem alinhadas, que serão fechadas em breve. Estou feliz com o resultado da reunião”, destacou o prefeito Anderson.

Além do prefeito Anderson e da presidenta Loroana, participaram da reunião, a gestora da Regional de São Luís, Adelana Santos e a veterinária da Agerp, Angela Santos.

Texto: Agerp/rede social

Projetos de Horta da Funac terá assistência técnica da Agerp

COMPARTILHE
A equipe de gestão do Centro de Juventude Sítio Nova Vida, da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), e técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) se reuniram para fortalecer as ações do projeto de horta ‘Cultivando uma nova vida’. Juntos, os dois órgãos estaduais vão garantir assistência técnica especializada ao projeto. A reunião foi realizada na semana passada.

O diretor do Centro, Nikson de Souza, apresentou as ações de escolarização e profissionalização desenvolvidas com os adolescentes atendidos na unidade, a dinâmica do projeto de horta e os técnicos também conheceram a infraestrutura já existente para o plantio das hortaliças.

Como resultado da reunião, foi fechada a parceria com a Agerp, que vai prestar assessoramento técnico à equipe do Sítio. Como ação complementar, a Funac também vai estabelecer parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para cursos de qualificação na área de horticultura.

Na área do plantio, novos canteiros de produção serão construídos para iniciar a plantação dos produtos e, na próxima sexta-feira (5), toda a comunidade socioeducativa vai participar da Palestra de Orientação no Cultivo de Hortaliças.

“A parceria vai aprimorar e profissionalizar as ações que iniciamos de forma embrionária esse ano, como uma semente”, explica o diretor do Sítio. “E esperamos que os adolescentes possam sair mais capacitados do projeto e, a partir da construção do seu novo projeto de vida, ter na agricultura familiar uma fonte de renda”, acrescentou.

A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, destacou também que a parceria com a Agerp vai se estender para as demais unidades de medida socioeducativa. “Começamos essa parceria pelo Sítio, porque foi uma das primeiras unidades a se iniciar em projetos de agricultura, mas todas serão contempladas de alguma forma com a assistência técnica da Agência, considerando também os projetos de vida dos adolescentes. O cultivo da terra oportuniza ações socioterapêuticas que possibilitam aos socioeducandos reflexões sobre segurança alimentar, responsabilidade, cuidado, respeito e disciplina, aspectos importantes para a desvinculação do ato infracional”, ressaltou.

Participaram da reunião, a pedagoga da Coordenação dos Programas Socioeducativos, Luiza Braga; a coordenadora técnica da unidade do Sítio, Leidiane Irineu; o técnico da Agerp, agronomo José Raimundo Ferres; e a assistente social da Agerp, Maria do Socorro.

Cultivo de Hortaliças
O projeto ‘Cultivando uma nova vida’ é desenvolvido na unidade do sítio desde janeiro deste ano. Alface, cheiro-verde e pimenta são alguns dos itens produzidos na horta. Com o apoio dos técnicos da Agerp, as ações do projeto serão desenvolvidas com mais qualidade e quantidade de produtos.

Estimular e resgatar a autoestima e a responsabilidade são alguns dos objetivos do projeto, que contempla rodas de conversas, palestras interativas, oficinas sobre comportamento e empreendedorismo, atividades práticas quanto ao desenvolvimento e manutenção de horta, reconhecimento da qualidade do solo, preparo das mudas e da terra, até colheita. Outro detalhe importante é a utilização de materiais recicláveis e de fertilizantes naturais na ação, o foco também é cuidar do meio ambiente.

Parte do que é produzido serve para o consumo da própria comunidade e visa estimular hábitos mais saudáveis. O restante da produção, os socioeducandos entregam para seus familiares nos dias de visita.

Anexos

  1. Reunião garantiu a parceria para assistência técnica aos projetos de horta da Funac
  2. Projeto ‘Cultivando uma nova vida’ foi iniciado em janeiro deste ano no Centro de Juventude Sítio Nova Vida

 

 

Secretário de Agricultura de Alcântara visita AGERP em busca de sementes de feijão para agricultores

COMPARTILHE

O secretário de agricultura do município de Alcântara, Benedito Barbosa (Biné), acompanhado dos vereadores Mário e Guterres Filho, visitou a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), onde protocolou ofício revindicando sementes de feijão para distribuição aos agricultores alcantarenses.

Como forma de antecipar a distribuição, Benedito Barbosa garantiu de imediato 4 toneladas que vão beneficiar 1.300 agricultores na safra deste ano em Alcântara. O objetivo da secretaria de agricultura é aumentar a produção do cultivo de feijão logo a partir de 2017.

Mesmo o plantio da semente de feijão comece apenas em maio, os produtores já podem começar a preparar a terra visando às sementes que serão entregues pela prefeitura de Alcântara em parceria com a secretaria municipal de agricultura e AGERP.

O encontro aconteceu na sede da AGERP e foi feito mediante a presença de Ananias Costa Sousa (gestor regional da Agerp em São Luís), que de imediato garantiu 4 mil quilos de feijão para o município de Alcântara.

Para o secretário Benedito Barbosa, a expectativa para este ano, é que a safra de feijão em Alcântara alcance a produção de 40 toneladas, o que dará um grande avanço na economia do município, tanto na zona rural, quanto na urbana, gerando emprego e renda a centenas de famílias.

Já o prefeito Anderson Wilker (PCdoB) garante que em 4 anos de gestão vai investir alto no incentivo a agricultura do município. “Um dos pilares para o desenvolvimento de qualquer município é o fortalecimento da agricultura. É isso que vamos fazer. Vamos trazer de volta a auto-estima da produção em Alcântara, garantindo sementes todos os anos e de forma antecipada. Nosso objetivo é desenvolver o município, gerando economia e consequentemente a empregabilidade aumentará” – destacou o prefeito de Alcântara.

Luciano Genésio toma bola nas costas

COMPARTILHE

LUU

O Governador do Estado, Flávio Dino, nomeou na ultima terça-feira (07), José Alexandre Oliveira Frazão, natural da cidade de Santa Helena, na baixada maranhense, chefe do Escritório Regional de Pinheiro da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP).

O órgão objetiva abranger a agricultura familiar, a pequena e a média agricultura, socializando as novas tecnologias e proporcionando assistência técnica intensiva e continuada, visando à diversificação, a integração, o aumento da produção e produtividade do setor agropecuário.

ST

A nomeação de José Alexandre para o cargo é uma indicação do prefeito João Jorge Lobato (PPS) do município de Santa Helena. AGERP é mais um órgão que o suplente de deputado estadual, Luciano Genésio, já teria franqueado aos aliados sem o consentimento do governo do estado.   O blog antecipou que a indicação para o cargo seria do prefeito Lobato (reveja aqui).

Nos próximos dias, o Governador do Estado deve nomear o diretor da 8ª CIRETRAN de Pinheiro, que já tem nome certo e o diretor da CAEMA, que também já tem nome definido, e mais uma vez prevalecerá à força do mandato do deputado Othelino Neto (PC do B), é aguardar e conferir.

Blog do Vandoval Rodrigues

 

 

 

Bequimãoense é o novo gestor da Agerp em Pinheiro

COMPARTILHE
Marcelo Martins juntamente com o Prefeito Zé Martins na posse da Agerp

Marcelo Martins juntamente com o Prefeito Zé Martins na posse da Agerp

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Jorge Fortes, recebeu na tarde desta quarta-feira, (11), o novo gestor da Regional da Agerp em Pinheiro, o bequimãoense Marcelo Henrique Martins Pereira. Participaram do ato o prefeito de Bequimão, Zé Martins, e o superintendente da Codevasf, João Batista Martins.

A visita teve como objetivo apresentar o termo de posse do novo gestor da Regional de Pinheiro, Marcelo Henrique Martins Pereira. “É importante que o gestor que está tomando posse tenha conhecimento dos municípios situados na regional e esteja sintonizado com as políticas públicas em execução no Estado, visto que facilitará a sua atuação e proporcionará maior eficiência aos resultados que a Agerp busca pra a Regional de Pinheiro”, disse Fortes.

Marcelo Henrique destacou o trabalho que executou com a Agerp antes de assumir o cargo e enfatizou as ações a serem tomadas. “ Tive a oportunidade de trabalhar em parceria com a Agerp quando eu era gestor no Sebrae, e estou, nesse primeiro momento, conhecendo a estrutura nova da Agerp e conhecendo os convênios que estão sendo executados, para poder montar o planejamento para 2014 e desenvolver as ações que ficaram pendentes”, declarou Marcelo à respeito da posse.

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, acredita que o município, assim como a região, poderá avançar na assistência técnica, pela visão estratégica e comprometida de Marcelo.  “Viemos aqui acompanhá-lo e torcemos para que ele faça uma boa gestão na regional de Pinheiro e que possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Agerp na cidade”, declarou o prefeito, satisfeito pela escolha do bequimãoense para estar à frente da regional.

Empresa pública de referência na promoção da assistência técnica e da agricultura familiar, a Codevasf foi colocada à disposição para apoiar a regional da Agerp em Pinheiro. “É de grande relevância ter um gestor que seja técnico, porque ele pode contribuir de forma diferenciada, buscando parcerias. Nesse sentido, a Codevasf já está disponível para dividir sua experiência em desenvolvimento regional”, garantiu o superintendente da Codevasf, João Martins.

Com certeza, a entrada de Marcelo Henrique Martins Pereira é interessante tanto para a região quanto para o município de Bequimão, local onde nasceu e com o qual mantém estreita relação. Ele tem experiência na gestão de projetos, pelos anos de atuação no Sebrae/MA, e possui todo potencial para realizar um trabalho competente.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free