casa » Archivo de Etiquetas: Ação

Archivo de Etiquetas: Ação

Prefeitura de Alcântara realiza ação de Assistência Social na zona rural

COMPARTILHE

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (25),uma Ação com a equipe do CRAS Volante, formada por Auriclê Brum (Psicóloga) e Daniela Costa (Assistente Social), na comunidade de Santo Inácio, zona rural de Alcântara.

A ação também contou com o apoio da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e do Agente Comunitário de Saúde, Benivan, além da participação das diretoras da Secretaria da Mulher (Irenilde Alves) e da Igualdade Racial do município (Sebastiana Silva).

Diversos temas foram abordados, tais como: o que é o CRAS, seus serviços, programas, benefícios, ações, objetivos e público alvo. Além de conversar sobre a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, dentre outros assuntos relacionados.

A comunidade foi muito receptiva e participativa durante a ação. O evento foi finalizado com a teia da Terapia Comunitária, fazendo a analogia de que ninguém vive sozinho em comunidade e que a comunidade tem problemas e questões para resolver, mas que também tem as soluções para tais, ratificando a autonomia e possibilidades de cada indivíduo, buscando ajuda profissional quando necessário.

Secretaria de Saúde de Bequimão promoverá nesta sexta (26), ação com atividades voltada para Prevenção da Hipertensão Arterial

COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde de Bequimão, promoverá nesta sexta-feira, dia 26 de abril, das 8h ao meio dia, uma ação com atividades voltada para Prevenção da Hipertensão Arterial. O evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bequimão (STTR), localizado na Avenida Bandeirantes, em frente a Casa Lotérica da cidade.

 Dentre as atividades teremos:
✅ Acolhimento e orientações.
✅ Aferição da Pressão Arterial e captação de hipertensos e teste de glicemia.
✅ Roda de conversa sobre Hipertensão Arterial com palestras e orientações sobre prevenção e tratamento.
✅ Oficina de Sal de Ervas com a participação do NASF.
✅ Lanche coletivo com orientações sobre alimentação saudável para os casos relacionados ao tema.

Para o secretário municipal de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, a ação precisa contar com a participação da comunidade. “Todo mundo está convocado a participar desta ação. A hipertensão é uma doença silenciosa e precisa ser detectada com urgência. Vamos trabalhar também a prevenção”, disse.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 30% da população brasileira adulta sofre de hipertensão arterial. Embora seja uma doença hereditária, os hábitos de vida também são fatores de risco para o seu desenvolvimento. A obesidade e o sedentarismo são os principais fatores de risco para a hipertensão, sendo que 70% dos homens e 61% das mulheres que sofrem de pressão alta são obesos. “A obesidade visceral ou abdominal é a de maior risco para as doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

CREAS de Bequimão e MP realizam campanha contra as drogas

COMPARTILHE

No último  dia 13 de dezembro o Ministério Público em parceria com o CREAS e a Escola Municipal do Povoado Mojó, realizaram a Campanha Quem Escolhe seu Caminho? Você ou as Drogas? A ação aconteceu na Escola do povoado e teve a participação de alunos, professores e comunidade em geral.

A prefeitura de Bequimão disponibilizou o corpo técnico das Secretarias de Educação e Assistência Social. A Secretaria de Educação foi representada pela gestora Preta de Barbosa, que mobilizou a comunidade e escola, e organizou o espaço para o evento. A Secretaria de Assistência Social foi representada pelo do CREAS e seu corpo técnico e administrativo.

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes do Selo Unicef (JUVA) participou do evento dando apoio e sensibilizando os alunos sobre o risco das drogas e o poder de enfrentamento da família e sociedade.

Os alunos apresentaram dramatizações, Cordel e trabalharam o tema em forma de seminário na sala de aula. O que reforçou a discussão da problemática no evento.

A palestra magna intitulada “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” ficou por conta da promotora de justiça de Bequimão, Dra. Raquel Madeira Reis. Na oportunidade a promotora falou da campanha estadual do Ministério Público que traz, além de orientações e informações sobre o risco das drogas, um concurso cultural de desenho, poesia e redação, que premia os melhores trabalhos.

 As empresas AS transportes, Lojão do Gaguinho, Comercial Manoel Moraes e outros parceiros foram patrocinadores da premiação.

A campanha ocorreu em diversas escolas do município durante o ano de 2018 e trabalhou o risco que as drogas provocam na vida social das pessoas e sua influência direta nos índices de criminalidade e atos infracionais.

Perceber o tema das drogas como um problema de saúde pública e social, trabalhar desde sua prevenção tem se mostrado o melhor caminho para crianças  e adolescentes não se tornarem vulneráveis e correrem o risco de envolvimento com drogas.

O CREAS de Bequimão encerra o ano com um recorde de ações psicossociais em todas as comunidades do município, levando orientação e proteção social especial a milhares de pessoas, estreitando os laços e fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos (SGD). A prefeitura de Bequimão apoia e garante a atuação deste equipamento social com o objetivo de diminuir os índices de vulnerabilidade e risco social, bem como garantir os direitos socioassistenciais da população.

Vereadora Fátima Araújo realiza ação em prol da Campanha Outubro Rosa no bairro João de Deus

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) abraçou a Campanha Outubro Rosa e realizou uma Ação em especial para as mulheres do bairro João de Deus e região vizinha. Durante todo mês de outubro a Campanha aconteceu no Posto de Saúde do João de Deus e beneficiou todas as mulheres de bairros vizinhos, que tiveram acesso a exames preventivo, consultas, testes rápidos e ensinando como fazer o auto exame da mama.

A ação foi coordenada pela Doutora Jaciara (diretora do posto de saúde do bairro João de Deus) e contou a participação de uma equipe de profissionais de saúde, que trabalham o ano inteiro em prol das comunidades, mas em outubro foi destinado às mulheres e conta com médicos, enfermeiros, terapeuta ocupacional, psicólogos e nutricionista (que fazem parte da equipe do NASF).

A vereadora Fátima Araújo também participou do Dia D no combate ao câncer de mama e do colo do útero e recebeu orientações por parte dos profissionais que estiveram presentes na Ação. O Dia D aconteceu durante o dia todo e contou com a participação das mulheres das comunidades e registrou uma frequência grande do gênero feminino, o que deixou os organizadores bastante otimistas quanto ao entendimento sobre o perigo do câncer de mama.

Para a Drª Jaciara, o trabalho sempre foi constante e vai continuar atendendo toda a população do bairros que compõem o João de Deus. “Esse trabalho continua, mesmo antes da política era feito e sempre de segunda à segunda, sendo que no posto de segunda à sexta-feira, e temos nossa responsabilidade com o apoio da vereadora para fazer o trabalho sobre saúde” – destacou.

Fotos: Edilson Gomes

TJMA rejeita ação do Ministério Público contra deputado Othelino Neto

COMPARTILHE

O pleno  do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), absolveu o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) da acusação do Ministério Público Estadual  (MPE) de possível desvio de recurso público e crime contra a lei de licitações na época em que foi secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

Othelino Neto foi absolvido pela maioria dos magistrados, que acompanharam o voto do desembargador-relator Marcelino Ewerton. Para quem já estava com texto crítico agrssor para publicar contra o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, agora terá duas opções: publicar a verdade ou não publicar nada.

O julgamento da ação penal deveria ter ocorrido em maio, porém foi retirada de pauta pelo ex-relator, desembargador Lourival Serejo. Mas agora chegou ao final da questão, tendo o deputado livre para dar continuidade em seu trabalho que já atinge grande parte do Estado, principalmente a baixada maranhense.

Ao voltar de férias, o magistrado declarou-se suspeito “por motivo de foro íntimo superveniente”. Os autos foram distribuídos, à relatoria do desembargador Marcelino Ewerton.

Blog de Vandoval Rodrigues

Othelino Neto representa Assembleia Legislativa em ação do Governo do Estado

COMPARTILHE

O deputado Othelino Neto (PC do B) representou a Assembleia, na tarde desta sexta-feira (22), no Palácio Henrique de La Roque, em cerimônia de entrega de 47 viaturas às Polícias Militar e Civil de vários municípios; e a assinatura da ordem de serviço, pelo governador Flávio Dino (PC do B), para a construção do Parque Estadual do Rangedor. O Governo do Estado investiu mais de R$ 18 milhões na aquisição das novas viaturas.

Os deputados estaduais Vinicius Louro (PR), Ana do Gás (PC do B), Levy Pontes (PC do B), Ricardo Rios (SD), Bira do Pindaré (PSB), Zé Inácio (PT), Fábio Braga (SD) e os federais Waldir Maranhão (PP) e Rubens Júnior (PC do B) também prestigiaram o evento e reconheceram os investimentos feitos pelo governador Flávio Dino na área de Segurança. Vários secretários de estado, prefeitos, vereadores e autoridades policiais marcaram presença no evento.

 

Na oportunidade, o deputado Othelino Neto ressaltou as ações do Governo do Estado em relação ao fortalecimento do Sistema de Segurança Pública do Maranhão. “Em menos de três anos de governo, o governador Flávio Dino já entregou 738 viaturas policiais, o que significa uma média de uma ambulância entregue a cada dia. Isto, sim, representa compromisso com a Segurança Pública. É um grande avanço para o setor de segurança tanto na dimensão preventiva quanto repressiva”.

PARQUE ESTADUAL DO RANGEDOR

Antes do ato de entrega das novas viaturas, o governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço para a construção do Parque Estadual do Rangedor, importante área de proteção ambiental, que passará a abrigar equipamentos públicos de lazer como, por exemplo, pista de cooper, ciclovia, praça com playground, quadra poliesportiva e de areia. “Estamos oferecendo a São Luís mais uma opção de lazer para a população e, ao mesmo, tempo mais uma ação no campo da segurança pública na dimensão preventiva, pois o lazer, sem dúvida, contribui para atenuar a violência, com a construção do Parque Estadual do Rangedor”, acrescentou.

FALA DO GOVERNADOR

Em sua fala, Flávio Dino disse que não há recursos para tudo e que, por isso, tem que se estabelecer prioridades. “Educação e Segurança são prioridades em nosso governo. Por isso não tem faltado dinheiro para investirmos nessas áreas. Paralelo a isso, temos intensificado as ações de parceria com os municípios. Temos consciência que é preciso fazer mais”, esclareceu o governador.

“Em 2 anos e 8 meses de governo, já entregamos 738 viaturas para as polícias Civil e Militar, isso é um recorde. Estamos fazendo o máximo. Precisamos evitar a crise aguda de segurança vivida pelo Estado do Rio de Janeiro”, destacou Flávio Dino, acrescentando que as ações de seu governo carregam a marca de seriedade e de coragem, que lhe caracterizam como agente político.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS

Foram contemplados com viaturas os municípios de Açailândia, Alcântara, Alto Parnaíba, Araioses, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Colinas, Cururupu, Governador Archer, Governador Nunes Freire, Humberto de Campos, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Itaipava do Grajaú, João Lisboa, Matinha, Pedreiras, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, Santa Luzia do Tide, Santa Quitéria do Maranhão, São Vento, São João do Sóter,  São João dos Patos, São Pedro dos Crentes, Timon, Vargem Grande, Tutóia, Viana e Zé Doca.

AGRADECIMENTO DOS PREFEITOS

A prefeita de Santa Luzia do Tide, França do Macaquinho (PP), agradeceu ao governador Flávio Dino em nome dos demais gestores presentes. “Somos agradecidos ao governador Flávio Dino pelo apoio que têm dado aos municípios e, também, aos nossos munícipes. Reconhecemos o esforço do governador em melhorar cada vez mais a segurança pública de nosso estado”, assinalou.

Cruz Vermelha Viva atende comunidades quilombolas em parceria com Prefeitura de Bequimão

COMPARTILHE

Mais de 1.400 moradores das 11 comunidades quilombolas de Bequimão foram atendidos pela operação Cruz Vermelha Viva. A ação, promovida entre os dias 24 e 29 de julho, foi viabilizada pelo prefeito Zé Martins e pela secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, que fizeram a parceria, garantindo apoio logístico, estrutural e material de uso. Esta é a segunda vez que o projeto chega ao município. A primeira edição foi em 2015.

Nos seis dias de operação, era fácil encontrar, pelo interior do município, profissionais e estudantes universitários com os coletes vermelhos e detalhes em amarelo e branco. Era o sinal de que ali estavam sendo realizadas ações sociais, com doação de mantimentos, roupas, calçados e, principalmente, atendimentos em saúde. “Tudo isso foi feito de duas maneiras: em um local de concentração, em momentos na casa de alguém da comunidade ou nas escolas; a segunda maneira foi a visita domiciliar”, explicou o assistente de Voluntariado, Pedro Oliveira.

A equipe da Estratégia Saúde da Família, da Prefeitura de Bequimão, também colaborou na ação. Em cada lugar, eram feitos testes de glicemia, aferição de pressão arterial, entrega de kits de higiene bucal, aplicação de flúor, palestras sobre a saúde da população negra, aconselhamentos de saúde e de alimentação e orientações de postura física. Ainda teve espaço o CineCruz, com exibição de filmes nas comunidades, além de recreação e entrega de brinquedos.

Para tantos atendimentos, foram mobilizados enfermeiros e estudantes universitários das áreas de Enfermagem, Medicina, Farmácia, Odontologia, Nutrição e Educação Física. A ação ajudou, ainda, na produção de um mapeamento das problemáticas das comunidades quilombolas do município, entregue à equipe da Prefeitura de Bequimão.

“Esse diagnóstico nos ajuda muito no planejamento das estratégias que ainda precisamos implantar para garantir melhor qualidade de vida à população quilombola de Bequimão. Podemos dizer que esses 10 profissionais e estudantes vieram colaborar e fizeram história no nosso município”, avaliou a secretária municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro.

Para o prefeito Zé Martins, essas atividades que funcionam como uma espécie de mutirão dão um impulso aos atendimentos prestados no dia a dia. “Prestamos uma assistência mais sistematizada e contínua com as nossas equipes da Estratégia Saúde da Família, que atendem nossas comunidades. Mas é sempre bom ter a colaboração e um olhar de fora, para que, inclusive, possamos identificar o que precisa ser aprimorado no nosso trabalho. A Cruz Vermelha prestou um trabalho muito importe e bonito à nossa população. Queremos continuar com essa parceria”, enfatizou o prefeito.

Colaboraram com a operação Cruz Vermelha Viva, em Bequimão, as secretarias da Saúde, Administração e Transporte. O trabalho alcançou as comunidades quilombolas de Sibéria, Pericumã, Marajá, Rio Grande, Juraraitá, Ariquipá, Sassuí, Conceição, Ramal do Quindíua, Mafra e Santa Rita.

Jovem empresário do bairro Liberdade em São Luís dá uma aula de generosidade humana

COMPARTILHE

O jovem empresário Paulo Tarrafas, morador da região do bairro Liberdade em São Luís, mostrou com atitude, aquilo que a Bíblia prega em Provérbios 17:17 (Em que todo tempo ama-se um amigo e na hora da angústia nasce um irmão), ao se colocar de igual pra igual com dois moradores de rua, na madrugada desta terça feira (6), perto de sua casa.

Paulo que tem 23 anos, é filho do Também empresário Vicente Tarrafas, e relata com detalhes todo gesto em sua página da rede social no Facebook. Ao relatar sua atitude, inúmeras pessoas compartilharam com legenda de elogios e isso chamou atenção do Editor deste Portal, que resolveu divulgar, mesmo sem autorização, já que pelo gesto humano do jovem, servirá de exemplo para muita gente. Mesmo cansado de tanto trabalho, Paulo mostrou que todo mundo é igual perante Deus.

Abaixo você vai poder conferir seu relato na íntegra e ver as fotos feitas no momento da ação, que não tem outro objetivo, a não ser fazer o bem sem ver a quem. Este Portal parabeniza Paulo Tarrafas pela atitude magistral de um jovem, que tenho certeza que dorme com a consciência leve e tranquila.

paul1

 TEXTO ABAIXO DE PAULO TARRAFAS NA ÍNTEGRA (Sem Edição)

Hoje o Que Mais Vemos Atualmente é que há uma Enorme Falta de Amor ao Próximo. E, Esse próximo não é aquele Que Mora em Outro País ou Outra Cidade. É aquele que você Encontra Todos os Dias na rua, Que Mora e é Vizinho de Você, e Ainda Dorme na Porta da Tua Casa! O Mesmo que você Nega Água e Comida Dizendo que está quente ou que não tem… Pois eu Tenho 2 Vizinhos Desses, que moram na Rua e Dorme na Porta da Minha Casa, “Da Bolsa e Mosquito”. Ontem Dia 06 de Dezembro logo quando sair de casa pela manhã, o “Da Bolsa” me Chamou e Me falou Chorando que Era o Aniversário dele e estava completando 23 Anos, Cuja a mesma Idade que Eu. Relatou que se lembra do último aniversário que ele comemorou com a Família dele, ele Tinha Apenas 13 Anos, 10 Anos atrás e de lá pra cá entrou no mundo das drogas e nunca mais tinha comemorado! Então Decidir fazer uma Surpresa pra ele. Como Minha Mãe Havia prometido fazer um Bolo pra mim, De cenoura com Chocolate, pensei em dividir com o Aniversariante “Da Bolsa” e seus Amigos de Rua! Assim que cheguei em minha casa, Agora pouco 1h da Manhã eles estavam todos dormindo, Pois Fui lá e Acordei os 2 pra juntos Comemos do Bolo de Aniversário do Meu Irmão “Da Bolsa”. “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Amai o teu próximo como a ti Mesmo”. Feliz Aniversário “Da Bolsa”. Peço a Deus em Primeiro lugar que Ele te Conceda o Livramento de todo o Mal.

Desejo a Você a Libertação em Sua VIDA.

  • Texto de Paulo Tarrafas sem edição (Na Íntegra e na linguagem internetês).

Weverton Rocha entra com recurso no STF para impedir manobra de Cunha

COMPARTILHE

Aliado do governo federal, o deputado Weverton Rocha (PDT-MA) entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adote regras que prejudiquem a presidente Dilma Rousseff durante a votação do impeachment no plenário.

Na ação, Rocha alega temer que Cunha “não aplique de maneira republicana” as regras estabelecidas pelo Supremo ao definir o rito do impeachment. Para o pedetista, o modelo mais adequado para votação seria a alternância entre parlamentares das regiões Norte e do Sul, ou, como alternativa, a adoção de chamada por ordem alfabética, como ocorreu no processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

“A autoridade impetrada (Cunha) tem se manifestado reiteradamente nos últimos dias sobre a aplicação de um procedimento de votação construído com a única finalidade de atingir o resultado que reflita seu interesse pessoal: a aprovação do recebimento da denúncia contra a Presidente da República. Pior, manifestou a intenção de que não pretende divulgar previamente aos Deputados Federais como se dará o procedimento”, diz a peça.

A justificativa de Rocha para ter entrado com o mandado de segurança é de que a fixação prévia do procedimento de votação deverá inibir futuros questionamentos judiciais sobre o rito e colaborará para uma maior aceitação do resultado pela sociedade. “Independentemente do desfecho deste processo de impeachment, cumpre às instituições a construção e o respeito a procedimentos que respeitem a legalidade, a segurança jurídica e o devido processo legal, assegurando-se, sobretudo, que não influenciem o resultado para qualquer dos lados”, defende o deputado no texto.

Cunha tem afirmado que vai definir como vai ocorrer a votação do impeachment no plenário somente na véspera. Ele já declarou que vai “interpretar o regimento na hora”. A votação está prevista para começar na próxima sexta-feira e se estender até o domingo.

O presidente da Câmara também já afirmou que não pretende seguir o rito estabelecido pelo então presidente da Câmara em 1992. Na época, Ibsen Pinheiro definiu que a votação do impeachment de Collor seria feita por ordem alfabética.

Como se trata de chamada nominal, os parlamentares votarão de maneira aberta, ou seja, dirão sim ou não ao afastamento de Dilma no microfone. Cunha, por sua vez, já externou a líderes partidários que pretende iniciar a chamada pelos deputados de Estados do Sul, onde há maior adesão ao impeachment, e finalizar com os parlamentares do Norte. Assim, o placar favorável ao impeachment sairia na frente, o que poderia influenciar o voto dos deputados indecisos.

A peça foi costurada com a ajuda de integrantes do governo, como a equipe do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo. Até agora, nenhum ministro do Supremo foi designado como relator da ação. O relator é escolhido por distribuição eletrônica e pode ser qualquer um dos 11 integrantes da Corte.

 

 

Vereador Amando Costa participa da Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti

COMPARTILHE

O vereador Amando Costa (PSDC), o Vereador Comunitário, participou na manhã deste sábado (13), da Mobilização Contra o Mosquito Aedes Aegypti. O evento é nacional e é realizado pelos Ministérios da Saúde e da Defesa com o objetivo de combater o principal transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Em São Luís, a mobilização foi realizada no bairro São Francisco. Também participaram do ato, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner; o governador do Estado; o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT); deputados federais e estaduais; secretários de Estado; vereadores, entre outras autoridades e membros da sociedade civil.

Para Amando Costa, essa mobilização nacional é o ponto de partida para a vitória da guerra contra Aedes Aegypti. Segundo ele, a população de São Luís já vestiu a camisa na luta contra a proliferação do mosquito.

No Maranhão, a mobilização é liderada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com as Forças Armadas, Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais instituições que integram o Comitê Interinstitucional de Combate ao mosquito no Estado.

Os moradores do São Francisco receberam durante toda a manhã de hoje (13), orientação sobre como proceder para manter o local livre dos criadouros do Aedes Aegypti. De acordo com Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRA), o São Francisco é considerado de alto risco de infestação do mosquito

“Essa localidade, assim como toda ilha de São Luís, faz parte da nossa área de atuação. Com o empenho dos moradores vamos diminuir número de criadouros e consequentemente reduzir os casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus no nosso estado”, destacou o Vereador Comunitário.

Vale ressaltar, que o vereador Armando Costa é autor do Projeto de Lei nº 237/2011, recentemente adotado pelo Executivo Estadual, que objetiva sanar uma epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Trata-se do “Disque Dengue”, um serviço de denúncias feitas por telefone, no qual a população pode informar quando houver situações que levem aos riscos de contaminação.

TEXTO: Tarcísio Brandão

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free