casa » Archivo de Etiquetas: Ação Social

Archivo de Etiquetas: Ação Social

Ação Social realizada pela vereadora Fátima Araújo atende mais de 2.700 pessoas

COMPARTILHE

No aniversário de 26 anos do bairro Vila Conceição/João de Deus, quem realmente ganhou o presente foi a população da comunidades e bairros vizinhos.  Para fazer com a festa de aniversário do bairro foi realmente para os moradores, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB), realizou uma grande Ação Social na sede do Instituto Solidariedade & Ação, localizada na rua 12 de Julho – Nº 32, bairro Vila Conceição/João de Deus. Durante o dia inteiro o governo do Estado e a Prefeitura de São Luís disponibilizaram dezenas de médicos especialistas para atender as pessoas presentes.

Para a vereadora Fátima Araújo, o momento foi simplesmente de felicidade e gratidão os gestores municipal e estadual por atender mais uma solicitação de seu gabinete. “Quero agradecer primeiramente a Deus, ao Dr. Marcos Pacheco e ao secretário municipal de saúde, Lula Fylho, que representaram os governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior respectivamente. Além dos colaboradores do Estado e Município de São Luís, que com muito profissionalismo fizeram um atendimento de excelência aos moradores da Vila Conceição e comunidades vizinhas”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

De acordo com o balanço da Ação Social, foram realizados 2.750 atendimentos. Somente consultas com oftalmologistas foram realizadas 598, sendo que as 100 primeiras consultas oftalmológicas que foram detectadas Presbiopia receberam óculos gratuitos doados pela vereadora Fátima Araújo.

Os atendimentos realizados na Ação Social pelo Programa Todos por São Luís e Força Estadual de Saúde foram: Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Oftalmologista. Aproximadamente 30 profissionais de saúde estivem presentes durante a ação.

A Ação Social contou ainda com aferição da pressão arterial, testes de HIV, Sífilis e Diabetes, Vacinação, oficinas diversas, embelezamento, atrações culturais, presença de profissionais do CRAES e CREAS, e integrantes da banda da guarda municipal de São Luís.

Para a criançada se divertir de montão enquanto os pais assistiam ao culto, foram disponibilizados gratuitamente piscina de bolinhas, tobogã e pula-pula.

Além disse houve sorteio de presentes e corte do bolo, que foi distribuído com refrigerante aos moradores do bairro.

ENCERRAMENTO DA FESTA COM UM CULTO ECUMÊNICO

Para encerrar a festa de aniversário da Vila Conceição com chave de ouro, a vereadora Fátima Araújo reuniu aproximadamente 10 Igrejas da comunidade. Houve apresentações de grupos de Igrejas, testemunhos e finalizou com o show da banda Fogo e Glória.

O aniversário de 26 anos do bairro Vila Conceição/João de Deus foi realizado pelo Instituto Solidariedade & Ação, com o apoio da Prefeitura de São Luís, Governo do Estado e vereadora Fátima Araújo.

Fotos: Edilson Gomes

 

Vereadora Fátima Araújo usa Tribuna da Câmara para falar da grande Ação Social realizada no Aniversário de 26 anos da Vila Conceição

COMPARTILHE

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), usou a Tribuna da Câmara na manhã desta segunda-feira (12), para destacar o sucesso da Ação Social realizada no último sábado (10), durante a festa de comemoração ao aniversário de 26 anos do bairro Vila Conceição/João de Deus. De acordo com o pronunciamento da parlamentar, dezenas de médicos especialistas estiveram presentes na sede do Instituto Solidariedade & Ação, localizada na rua 12 de Julho – Nº 32, bairro Vila Conceição/João de Deus.

“Quero agradecer a presença do Dr. Marcos Pacheco e do secretário municipal de saúde, Lula Fylho, que representaram os governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior respectivamente. Além dos colaboradores do Estado e Município de São Luís, que com muito profissionalismo fizeram um atendimento de excelência aos moradores da Vila Conceição e comunidades vizinhas”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Segundo o balanço da Ação Social, foram realizados 1.503 atendimentos, só consultas de oftalmologistas foram realizadas 598, sendo que as 100 primeiras consultas oftalmológicas que foram detectadas Presbiopia recebem óculos gratuitos doados pelo gabinete da vereadora Fátima Araújo.

Os atendimentos realizados na Ação Social pelo Programa Todos por São Luís e Força Estadual de Saúde foram: Clínico Geral, Ginecologista, Pediatra, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta e Oftalmologista.

A Ação Social contou ainda com aferição da pressão arterial, testes de HIV, Sífilis e Diabetes, Vacinação, oficinas diversas, embelezamento, atrações culturais, presença de profissionais do CRAES e CREAS, e integrantes da banda da guarda municipal de São Luís.

“Sei das dificuldades que o governo do Estado e Prefeitura de São Luís enfrentam com a crise que assola nosso país, e no Maranhão é diferente. A diferença é que enquanto alguns estados estão parcelando salários de servidores, aqui no Maranhão o governador Flávio Dino paga em dia e o maior salário para professores. Na prefeitura de São Luís, também existe crise, mas os trabalhos estão sendo realizados pelo Prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Quero agradecer o apoio do município e estado nesta ação que beneficiou centenas de moradores de nossas comunidades”, finalizou Fátima Araújo, que parabenizou sua equipe a assessoria pela organização do evento.

Vereadora Fátima Araújo vai realizar Ação Social neste sábado (27) no Aniversário do bairro João de Deus

COMPARTILHE

Aniversário é sinônimo bolo, presentes e muita festa. Mas no bairro João de Deus não será diferente neste sábado, dia 27 de abril, na comemoração de 38 anos do bairro. Além de bolo, haverá sorteio de brindes e cestas básicas, mas a festa será completa com a Banda Tribo de Judá, que encerrará o culto ecumênico que será realizado na Praça do João de Deus.

Mas quando se trata de aniversário de bairro, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) vai além da tradição. Neste sábado (27) a Pequena Guerreira vai realizar uma grande Ação Social e parte dela (saúde) será realizada na Escola Maria José Vaz, ao lado da praça do João de Deus.

Além dos profissionais da saúde, a ação contará com o Procon Móvel (emissão de RG e CPF). Todas as atividades na ação social terão início às 8h da manhã. A festa de comemoração iniciará às 18h, também na Praça do João de Deus.

Prefeito Zé Martins participa de Ação Social no Quindiua

COMPARTILHE

O prefeito de Bequimão, Zé Martins, acompanhado de secretários e técnicos das secretarias municipais, participou neste sábado (4) de uma Ação Social  batizada de de “Seja Luz” no povoado Quindíua, zona rural do município. A iniciativa da ação partiu de um grupo de evangélicos local e teve o apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Assistência Social, Administração, Agricultura, Cultura e Igualdade Racial, Esporte e Juventude e demais pastas presentes.

Com a Ação Social a comunidade de Quindiua recebeu diferentes tipos de atendimentos dentre estes: corte de cabelo, palestras, na área da saúde, testes rápidos, consultas, aferição da pressão arterial, entre outras atividades que beneficiaram moradores de comunidades vizinhas.

Para o prefeito Zé Martins, a Ação Social garante a presença do poder público municipal em todo território bequimãoense. “É uma grande iniciativa, e quero aqui parabenizar os organizadores, que buscaram parceria com nossa gestão e estamos aqui presentes. Estamos dando suporte técnico e logístico, com atendimentos em saúde e outras atividades. Estamos sempre de braços abertos para parcerias que contribuam com o coletivo populacional. Nossa gestão é voltada para o coletivo e estamos trabalhando em todos os setores pensando na população”, destacou Zé Martins.

 

Estiveram presentes também os Secretários de Saúde (Sidney Bouéres), Administração e Transporte (José Orlando Ferreira), Assistência Social (Josmael Castro), Cultura e Promoção da Igualdade Racial (Dinha Pinheiro), Esporte e Juventude (Kell Pereira), Agricultura (Creuber Pereira), Guarda Municipal, o Vice-prefeito (Sidney Magal), a diretora do Hospital Lídia Martins (Jany Matos), entre outras lideranças comunitárias, quilombolas e religiosas.

Fotos: Reprodução

Vereadora Fátima Araújo participa de bingo beneficente no Residencial João Alberto

COMPARTILHE

Uma ação social está sendo realizada pelos moradores do Residencial João Alberto, através de mutirão para construção de uma humilde residência no bairro, na rua Cesar Pontes Correia. A beneficiada pela ação dos moradores e que tem o apoio da vereadora Fátima Araújo (PCdoB), é a moradora Conceição de Maria Serrão, que morava em uma casa de taipa. A situação em que se encontrava sua casa, acabou chamando atenção da Vereadora, que mobilizou a Associação de Moradores do residencial para solucionar a situação.

Como forma de angariar recursos para comprar materiais de construção para construir a casa da moradora humilde, foram realizados bingos,  que inclusive a vereadora Fátima Araújo doou produtos para serem sorteados, como fardo de arroz e um caixa de cerveja, o que movimentou a comunidade e angariou recursos.

Neste domingo mais um bingo foi realizado no Residencial João Alberto em uma parceria entre a Associação de Moradores, vereadora Fátima Araújo, Comercial Alemão, Espaço Casa Variedades, Comercial Zezinho, Comercial São Luís, Comercial Duas Irmãs, Além de uma funcionária pública, que se uniram para fortalecer a ação social, que já está em andamento.

A Associação de moradores e a Vereadora Fátima Araújo que mobilizaram seus parceiros para dar continuação no mutirão de conclusão da construção da residência da moradora da área. À vereadora marcou presença neste domingo no local do bingo e junto com os comerciantes da área, têm demonstrado um grande espírito de solidariedade com esta família no Residencial João Alberto, que vivia em uma casa de taipa e agora aguarda retorno para voltar morar com dignidade em seu novo lar de alvenaria. Uma ação social que merece ser reconhecida.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo destacou a ação social que envolve várias pessoas da comunidade. “Uma parceria com a União de Moradores, Comercial Alemão, Espaço Casa Variedades, realizou bingo para ajudar na construção da realização de um sonho de uma mãe de sete filhos no Residencial João Alberto para fazer a coberta da sua casa, que antes era de taipa e através de mutirão, hoje é de alvenaria e que toda honra toda glória seja dada ao nosso Deus”, destacou a força do mutirão comunitário.

Foram sorteados no bingo deste domingo (8) um Fardo de Arroz na primeira batida, e na segunda batida, duas cestas básicas e mais uma grade de cerveja. Todo valor será investido na compra de materiais para construção do telhado da residência. Os moradores estão sendo fundamentais nesse mutirão social e  mostra a força da União de Moradores de uma comunidade.

Fotos: Edilson Gomes

Vereadora Fátima Araújo realiza o melhor aniversário do bairro João de Deus de todos os tempos

COMPARTILHE

Com apoio de empresários do bairro, prefeitura de São Luís, governo do Estado, deputado Othelino Neto, Márcio Jerry e Weverton Rocha, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) mostrou neste final de semana por que é chamada de Pequena Guerreira. A festa de aniversário do bairro João de Deus, vai entrar para a história como um dos melhores de todos os tempos. Na comemoração não houve só diversão.

Mesmo com um final de semana chuvoso, as comemorações começaram no sábado (21) pela manhã, quando aconteceu uma mega Ação Social realizada pelo Movimento Solidariedade & Ação, em parceria com o governo do Estado e Prefeitura de São Luís, com o apoio da Equipe de Saúde do Posto do João de Deus e de estudantes de enfermagem da Faculdade Pitágoras, que atendeu centenas de moradores com os serviços de Vacinação, Triagem, Enfermagem, Orientações sobre o CRAS, Orientações jurídicos com advogados, Preventivos, Dentistas, Farmácia entregando medicamentos, Consulta com clínico geral, Fisioterapia, Testes rápidos e Nutrição, além de limpeza de pele e cortes de cabelos.

No sábado a noite foi a vez do momento religioso, onde foi realizado um culto ecumênico, com presença de vários pastores de Igrejas do bairro e representante da Igreja católica do bairro. Com um grande público presente, o momento religioso levou a palavra de Deus, louvor e adoração. Todos saíram satisfeitos com a apresentação religiosa.

Após o culto houve distribuição de 250 cestas básicas pela vereadora Fátima Araújo para famílias carentes do bairro, além de eletrodomésticos, materiais utilitários de cama e cozinha. Foi um festa que finalizou no primeiro dia, somente após o corte de um bolo gigante que foi servido para centenas de moradores, que mesmo debaixo de chuva, não saiu da frente do palco, na Rua Odílio Costa Filho, ao lado do Posto de Saúde.

SEGUNDO DIA DE FESTA NO ANIVERSÁRIO DO BAIRRO JOÃO E DEUS

O domingo (22) o bairro João de deus parecia está nascendo novamente. A festa em comemoração de seu aniversário começou bem cedo com atividades lúdicas, esportivas e dança, além apresentação do palhaço Tiririca Cover que fez a animação da criançada.

No início a noite o bairro João de Deus recebeu uma programação que mesmo debaixo de muita chuva, encerrou a festa de aniversário com chave de ouro, em frente ao Posto de Saúde, perto da Escola Maria José Vaz, no João de Deus.

Fotos Reprodução

Prefeitura de Alcântara realiza Ação que envolve Saúde, Nutrição, Educação e Cultura na zona rural

COMPARTILHE

A Primeira Cozinha Comunitária Quilombola do Brasil, construída na Comunidade Marudá, zona rural de Alcântara, presta relevantes serviços de alimentação, produção e fornecimento de 200 refeições equilibradas e nutricionalmente balanceadas, para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, atendimento nutricional e promoção da saúde. Este equipamento de segurança alimentar comemorou no dia 11 de abril, o Dia Mundial da Saúde/Saúde e Nutrição, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Alcântara (Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação) e a Face eventos.

O evento foi destinado para a comunidade em geral na oferta de atendimento médico, testes rápidos (Hiv, sífilis, hepatites B e C); vacinação, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional (antropometria), educação alimentar e nutricional, palestra sobre saúde bucal/aplicação de flúor, distribuição de medicamentos após as consultas, apresentação artística com tema Saúde e Nutrição e exposição de artes com alunos da rede municipal de ensino.

“Atualmente, a Cozinha Comunitária Quilombola objetiva garantir a segurança alimentar dos quilombolas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social no que concerne à produção, disponibilidade, comercialização, acesso e consumo do alimento saudável. Além disso, podemos considerá-la um equipamento social que permite o trabalho intersetorial com as secretarias municipais e a sociedade civil, marco esse que mostra que a política de segurança alimentar e nutricional está cada vez mais avançando no município de Alcântara”, destacou a coordenadora nutricional, Rafaelle Corrêa.

Estrategicamente, a Cozinha Comunitária foi instalada no quilombo remanescente de Marudá, devido ao grande impacto que essa população sofreu ao ser afetada pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em face do processo de desapropriação e deslocamento das comunidades quilombolas para as então chamadas Agrovilas. Além de Marudá, outras comunidades do entorno são beneficiada com o projeto inovador.

O projeto da Cozinha Comunitária abrange as sete Agrovilas (Marudá, Peru, Peptal, Só Assim, Espera, Ponta Seca, Cajueiro) e dois povoados vizinhos (Manival e Rio Grande). Todas essas comunidades foram afetadas pela instalação do CLA no que concerne à reprodução social e cultural, ao desequilíbrio ambiental e à perda da soberania alimentar, produção de sabores locais e ecossistemas que integram seus territórios.

Texto: Rafaelle Corrêa

Ação Social da vereadora Fátima Araújo realiza atendimentos na Escola Maria José Vaz no João de Deus

COMPARTILHE

Em comemoração dos 38 anos do bairro João de Deus, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) realizou uma mega Ação Social, através de uma parceria entre o Movimento Solidariedade & Ação, Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, com o apoio voluntário da Faculdade Pitágoras, que enviou estudantes e profissionais para realização da ação. Desde às 8h da manhã estão acontecendo atendimentos na Escola Maria José Vaz e no Posto de Saúde do João de Deus.

A ação conta com os serviços de Vacinação, Triagem, Enfermagem, Orientações sobre o CRAS, Orientações jurídicos com advogados, Preventivos, Dentistas, Farmácia entregando medicamentos, Consulta com clínico geral, Fisioterapia, Testes rápidos e Nutrição, além de limpeza de pele e cortes de cabelos (tarde). Centenas de moradores do João de Deus e bairros vizinhos estão aproveitando a oportunidade de fazer sua consulta no bairro.

Para a aposentada Maria de Fátima Alencar Nunes, de 68 anos, moradora do São Bernardo, a ação tem ajudado muita gente na região. “A vereadora Fátima Araújo tem mostrado para a população seu papel como parlamentar. Já perdi as contas de quantas ações ela já realizou neste bairro. Há pouco mais de 15 dias teve outra mega ação com inúmeras consultas. Que Deus possa iluminar cada vez mais a vida dessa guerreira”, destacou a aposentada, que aproveitou para fazer consultas e limpeza de pele. A ação social vai acontecer até as 17h deste sábado (21).

A vereadora Fátima Araújo, muito solícita, tem desempenhado um grande trabalho em benefício às comunidades ludovicenses. “Primeiro quero agradecer à Deus pela oportunidade de poder ajudar meu povo e ao mesmo tempo agradecer ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o governador Flávio Dino, o ex-secretário Marcio Jerry, o deputado Othelino Neto  e deputado Weverton Rocha, pelo apoio ao meu trabalho. Sem essas parceria não seria possível conseguir tantos benefícios para nossas comunidades. Nesta data, que o João de Deus completa 38 anos, estamos realizando uma grande ação que envolve vários serviços e atividades”, destacou Fátima Araújo, que agradeceu o empenho de sua equipe em todas as ações.

A partir das 18h deste sábado (21), começa a festa de comemoração, com culto ecumênico e apresentações dos ministérios de cada Igreja envolvida. Já neste domingo (22), haverá brincadeiras, atividades recreativas e esportivas, Zumba e a noite, show de encerramento com Celma Marks, Eugênia Miranda, Samba Ceuma, Banda da Vassoura, Banda Circo Elétrico, Tiririca Cover, Rafinha Maranhão e Bicho Terra em frente ao Posto de Saúde, perto da Escola Maria José Vaz, no João de Deus.

Fotos Reprodução

 

No mês de aniversário do João de Deus, vereadora Fátima Araújo mostra força e leva Ação Social para o bairro em parceria com o governador Flávio Dino

COMPARTILHE

Há pouco menos de duas semanas para completar 37 anos, o bairro João de Deus recebeu uma Mega Ação Social realizada pela vereadora Fátima Araújo, em parceria com o governo do Estado. No último sábado (7) e domingo (8) a Unidade de Ensino Básico (UEB) Maria José Vaz, recebeu milhares de moradores do bairros que fazem parte do Complexo de Comunidades do João de Deus. A população pode contar com várias especialidades durante os dois dias. Além disso, o morador consultava e ainda recebia o medicamento inteiramente grátis.

A ação social foi mobilizada pela equipe da vereadora Fátima Araújo e reuniu mais de 7 mil atendimentos, entrando para a história do bairro. Foram 7.367 atendimentos em diversos serviços e especialidades, realizados pelo Programa Mais Saúde, do governo do Estado. Somente em consultas médicas, o Mais Saúde no João de Deus registrou 1.169 atendimentos. Destes, 231 em ginecologia, 341 em clínica médica, 276 em dermatologia, 209 em pediatria, 112 em nutrição.

O destaque da Ação Social foi a grande procura pela vacinação, em especial para o combate ao HPV e meningite C, uma vez que foi feito o dia D da campanha de combate as duas doenças neste fim de semana. No total, 537 atendimentos foram feitos no setor de vacinação, considerando todas as imunizações disponíveis. Essa ação  foi uma parceria com a Prefeitura de São Luís.

No final da Ação Social foram contabilizados 1.020 atendimentos em ações educativas, como as oficinas de escovação, com entrega dos kit bucais; 1.857 na triagem/enfermagem, com aferição de pressão e testes de glicemia; emitidos 380 cartões do SUS; 105 exames preventivos, 480 consultas em saúde bucal, cujo foco era detecção de lesões bucais e busca ativa de casos de câncer bucal; 227 atendimentos no serviço social; 792 testes rápidos de HIV/Aids, hepatites virais e sífilis; 262 atendimentos na carreta do Viva Cidadão; e 30 sessões no Espaço Beleza, entre outros.

Vereadora Fátima Araújo traz o Programa Mais Saúde para o bairro João de Deus neste sábado (7) e domingo (8)

COMPARTILHE

Uma reunião entre a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB) e representantes das Secretarias de Saúde da capital maranhense e do estado, decidiu que neste sábado (7) e domingo (8) haverá uma grande ação em saúde no bairro João de Deus e vai beneficiar moradores de bairros adjacentes. A população dos bairros João de Deus, São Cristóvão, Santo Antônio, Pirapora, Vila Lobão, São Bernardo, Vila Conceição, Jardim Conceição e Residencial João Alberto podem aproveitar os benefícios.

A reunião com as Lideranças dos bairros João de Deus, Vila Conceição, Pirapora , Residencial João Alberto, Vila Lobão , Santo Antônio, São Bernardo e Adjacências com a Vereadora Fátima Araújo e a secretaria de Saúde do Estado, serviu para divulgar a Ação Social que será realizada nos dias 07 e 08 de abril na UEB Maria José Vaz dos Santos, próximo ao Centro de Saúde do João de Deus.

SERVIÇOS OFERECIDOS

  • Clínico Geral
  • Farmácia Básica
  • Vacinação
  • Dermatologia
  • Pediatria
  • Ginecologia
  • Exames Preventivos
  • Viva Cidadão
  • Emissão de Cartão do SUS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sábado: 8h às 17h

Domingo: 8h às 12h

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free