casa » Archivo de Etiquetas: 4ª Semana do bebê Quilombola

Archivo de Etiquetas: 4ª Semana do bebê Quilombola

4ª Semana do Bebê Quilombola consolida trabalho voltado às crianças de Bequimão

COMPARTILHE

A IV Semana do Bebê Quilombola, realizada pela Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretária Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, foi aberta nesta sexta feira (25), com participação de moradores das comunidades quilombolas e estudantes das escolas públicas e particulares do município. O evento, que já faz parte do calendário de Bequimão desde 2013, tem apoio do Unicef e da Fundação Josué Montello.

bebe4 bebe12

Para a secretária de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, a Semana do Bebê Quilombola é uma marca da gestão do prefeito Zé Martins. “Os indicadores melhoraram muito durante esses quatro anos e pretendemos avançar muito mais, criando fatores que precisam ser implantados em algumas comunidades, para, com isso, melhorar a primeira infância, a saúde e a educação. Sabemos que já fizemos muita coisa, mas precisamos avançar muito mais”, destacou a secretária.

bebe1 bebe6

O secretário municipal de Educação, Aristides França, destacou a importância da parceria entre as duas pastas na administração de Zé Martins. “O mais importante é o resgate da palavra cuidar, que é uma ação da família, já que a escola tem como função social o ensinar; e a família cuida e educa. A Semana do Bebê Quilombola vem realmente ratificar isso na consciência e na prática, cuidando das crianças, dos jovens e adolescentes, com a escola ampliando aquilo que já vem da família”, afirmou o secretário, que também é professor.

bebe10 bebe7

Para o líder da comunidade quilombola de Ariquipá, Carlos Alberto, a mudança foi muito grande desde a implantação da Semana do bebê Quilombola. “Um exemplo da melhora foi a diminuição da mortalidade infantil, em que as mães bequimãoenses começaram a se conscientizar da importância do pré-natal, como cuidar das crianças após nascimento, assim como instruir a criança sobre a educação familiar. As comunidades quilombolas de Bequimão passaram a ter uma atenção especial”, reconheceu.

bebe11bebe5

O secretário municipal de Administração, Zé Orlando Ferreira, que representou o prefeito Zé Martins no ato, falou da importância da 4ª Semana do Bebê Quilombola no Município. “As comunidades Quilombolas hoje têm equipes direcionadas só para trabalhar junto com essas crianças. O que Zé Martins mais fez nessa sua gestão foi valorizar as comunidades quilombolas no município, que antes eram esquecidas. Nós ficamos orgulhosos desse trabalho desenvolvido, que mostra resultados positivos. Isso nos deixa feliz com esse trabalho único realizado no Maranhão”, destacou.

bebe8 bebe14

Na avaliação da representante da Fundação Josué Montello, Gisele Padilha, o evento mostra seus resultados ao se observar a evolução dos indicadores sociais. “A Fundação Josué Montello acredita que a parceria está dando certo, já que estamos na 4ª edição. Em nível de Brasil, Bequimão é o único município que tem a Semana do Bebê Quilombola. Existe a Semana do Bebê, mas a Semana do Bebê Quilombola é específica e só existe em Bequimão, tanto é que existe uma lei, que é a 09/2013, que institui a Semana do Bebê Quilombola em Bequimão”, frisou.

SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA É LEI
A Semana do Bebê Quilombola em Bequimão foi criada pelo prefeito Zé Martins (PMDB), por meio da Lei Nº 09/2013, que tem como estratégia a mobilização social com vistas a contribuir com a proteção, cuidados e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância nas comunidades remanescentes de Quilombo do município.

bebe3 bebe9

Todo ano, a primeira criança que nasce em uma comunidade quilombola durante a semana do evento é eleita como bebê prefeito. Leidiane Cantanhede, que é mãe do bebê prefeito do ano passado, comentou essa experiência. “A Semana representa algo muito importante no Município. Só o fato da secretaria dar atenção para as crianças já mostra o grande empenho do prefeito. Muitas mães não têm condições e a prefeitura ajuda, isso mostra o compromisso com as comunidades quilombolas”, disse.

Estiveram presentes na abertura da 4ª Semana do Bebê Quilombola, secretários municipais, lideranças de comunidades Quilombolas, estudantes e educadores do município de Bequimão, além da sociedade civil.

CLIQUE AQUI E VEJA TODA PROGRAMAÇÃO DA 4ª SEMANA

Confira a programação completa da 4ª Semana do Bebê Quilombola em Bequimão-Ma

COMPARTILHE

A 4ª Semana do bebê Quilombola será aberta nesta sexta feira, dia 25, e encerra no dia 30 de novembro na cidade de Bequimão, na baixada ocidental maranhense. O evento que vai contar com uma programação bastante eclética, terá presença de inúmeras autoridades estaduais e locais. CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

bb1

bb4

bb3

bb5

 

Prefeitura de Bequimão inicia preparativos para a 4ª Semana do Bebê Quilombola

COMPARTILHE

A Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Secretaria de Cultura e Igualdade Racial, realizou, nesta sexta feira (4), uma reunião para debater metas e estratégias visando aos preparativos da 4ª Semana do Bebê Quilombola, que será realizada de 25 a 30 de novembro.

A reunião contou com a secretária de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, que apresentou algumas sugestões de mudanças em relação às edições anteriores, como forma de aprimorar o evento. Também participaram da reunião secretários municipais, lideranças quilombolas e representantes do Conselho Tutelar. Toda a programação será organizada coletivamente e, principalmente, ouvindo as comunidades.

foti2 foti3

As alterações que deverão ser implantadas levam em consideração as recomendações do Unicef, principalmente na escolha do Bebê Prefeito deste ano.

A programação da 4ª Semana do Bebê Quilombola será divulgada na próxima semana.

Este ano, a expectativa dos organizadores e apoiadores é ainda maior com relação às edições anteriores.

SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA É LEI:

A Semana do Bebê Quilombola em Bequimão foi criada pelo prefeito Zé Martins (PMDB), por meio da Lei Nº 09/2013, que tem como estratégia a mobilização social com vistas a contribuir com a proteção, cuidados e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância nas comunidades remanescentes de Quilombo do município.

INDICADORES QUE MELHORARAM COM A SEMANA DO BEBÊ QUILOMBOLA:

  • Diminuir a taxa de mortalidade de crianças e adolescentes com idade entre 10 a 19 anos por causas externas.
  • Todas as crianças de até um ano de idade agora já possuem registro civil.
  • Aumentou o percentual de escolas da rede pública municipal que atingiu ou até mesmo ultrapassou a meta do IDEB.
  • Foi reduzida a proporção de óbito materno.

 

Responsive WordPress Theme Freetheme wordpress magazine responsive freetheme wordpress news responsive freeWORDPRESS PLUGIN PREMIUM FREEDownload theme free