TRABALHO

Audiência pública discute saneamento básico em Bequimão

A Igreja Católica em Bequimão promoveu, na quarta-feira (13), uma audiência pública para discutir saneamento básico no município. A ação faz parte da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que tem como tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” e o lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Gestores municipais, líderes religiosos, membros do Fórum Municipal de Cidadania e a comunidade em geral participaram da audiência.

O prefeito Zé Martins, durante a audiência pública, destacou obras e ações realizadas em sua gestão visando à melhoria do saneamento básico e, consequentemente, da qualidade de vida dos bequimãoenses. “Avançamos nos serviços de saúde básica e também no abastecimento de água em grande parte da zona rural”, enfatizou o prefeito.

No final de 2015, a Prefeitura de Bequimão firmou dois convênios com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a construção de melhorias sanitárias domiciliares. Mas, pelo contingenciamento dos recursos federais, ainda não foi feito o repasse da verba ao município.

Outro ponto ressaltado pelo prefeito foram as discussões no Consórcio Conguarás sobre estudos para construção de aterros sanitários que possam beneficiar os municípios consorciados no litoral norte do Maranhão. Esses aterros diminuiriam os impactos ambientais com a destinação adequada dos resíduos sólidos. Atualmente, Bequimão conta com de agentes de limpeza pública, dois veículos (caçamba e um caminhão) que coletam os resíduos de forma escalonada, atendendo toda a zona urbana do município.

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

O prefeito Zé Martins comentou a parceria de cooperação técnica entre a Prefeitura de Bequimão, a FUNASA e a Universidade Federal Fluminense (UFF) para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que prevê o estudo de alternativas e soluções específicas para o município. “Nesse plano, serão estabelecidas metas de investimentos necessários para acessibilidade e universalização dos serviços sanitários, como instrumento de desenvolvimento sustentável e inclusão social”, apontou o prefeito.

ZEE2ZEE1

Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Keila Soares, o PMSB será um marco no planejamento do município para tratar de questões como o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais. “São medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida digna”, afirmou.

Keila pediu a colaboração da comunidade com as equipes de limpeza e coleta armazenando adequadamente o lixo doméstico e comercial, principalmente para que não joguem os resíduos na via pública após a passagem dos veículos de coleta de lixo. Ela ainda convocou a população para participar da II Conferência Municipal das Cidades, marcada para o dia no dia 07 de maio.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

O padre Domingos e o diácono Carlos Rezende, da Paróquia Santo Antônio e Almas, em Bequimão, ressaltaram a importância de a população bequimãoense se engajar nessas discussões. Segundo os religiosos, todos são importantes na construção de uma cidade melhor, devendo ter em mente que a justiça ambiental é parte integrante da justiça social.

Participaram da audiência pública os secretários municipais Ademar Costa (Indústria e Comércio), Dinha Pinheiro (Cultura e Promoção da Igualdade Racial), Cassiano Pereira (Segurança), Kell Pereira (Esporte e Juventude) e Tonho Martins (Obras), a vereadora Preta, o presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais (STTR), Agnaldo Macedo Rodrigues, e os agentes de desenvolvimento Rodrigo Martins e Edmilson Pinheiro.

Fotos: Rodrigo Martins

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo