NOTÍCIAS

Mais de 150 mil fiéis lotaram a Praça Maria Aragão durante Missa de Encerramento do Festejo da Conceição em São Luís

O encerramento do Festejo da Conceição, evento religioso promovido há 212 anos em São Luís, aconteceu nesta quinta-feira, dia 8 de dezembro, reunindo mais de 150 mil pessoas na Praça Maria Aragão. Padres das paróquias da arquidiocese participaram da celebração, que foi presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário.

O tema deste ano foi “Santuário da Conceição, casa comum e nossa responsabilidade” e o lema “Vós sois templo de Deus”, trecho bíblico do primeiro livro de Coríntios, capítulo três, versículo dezesseis. O tema e o lema foram escolhidos como resposta ao contexto de construção do novo Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

“Cada vez mais, aumenta o número de fiéis, não somente no período do festejo, mas durante todo o ano. Sentimos a necessidade de criar melhores condições para acolher o devoto e a devota. Acima de tudo, queremos, com essa presença especial de Maria, favorecer a missão evangelizadora da Igreja”, destacou o reitor do Santuário, Pe. Arnaldo Menezes dos Passos, scj.

festa1

Para a Igreja Católica, os santuários são lugares especiais de manifestação da fé. “Os santuários são sempre iniciativa de Deus. A origem histórica dos santuários pode variar, mas é sempre a consciência de uma presença especial de Maria naquele lugar que desperta no povo fiel a devoção. Os santuários sempre ultrapassam os limites geográficos do lugar; alguns são internacionais”, explica o padre.

TRADIÇÃO E DEVOÇÃO

A orientadora educacional aposentada, Maria Helena Serra Coelho, 70 anos, aprendeu com a mãe dela, que era membro da Legião de Maria, a ter devoção pela Mãe de Jesus. Quando se aposentou, uns anos atrás, passou a se dedicar integralmente ao trabalho pastoral no Santuário da Conceição, intensificando a religiosidade que surgiu na infância. Ela é testemunha do período em que o festejo ainda era pequeno, com celebrações e procissões no próprio bairro, Monte Castelo. Depois, a missa do dia 8 de dezembro começou a ser celebrada no Nhozinho Santos, depois mudou para o local onde hoje é a Praça Maria Aragão e, em seguida, para o Aterro do Bacanga. Há 5 anos, o evento voltou à Praça Maria Aragão.

“Antes de me aposentar, eu ajudava o festejo vendendo rifas onde eu trabalhava e participava das novenas em família. Eu já tinha prometido para Nossa senhora que, quando eu me aposentasse, eu vinha para trabalhar. Com o trabalho e o conhecimento, foi crescendo ainda mais a minha espiritualidade. Maria é uma presença marcante na minha vida”, garante a devota.

Os registros históricos dão conta de que as festividades para Nossa Senhora da Conceição, em São Luís, iniciaram em 1804, quando foi erguido um altar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, para uma imagem vinda de Portugal. No dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), que é feriado municipal em São Luís, as atividades começam bem cedo, com uma alvorada às 5h da manhã. Devotos de todos os bairros da Ilha de São Luís soltam fogos em louvor à santa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo