casa » ALCÂNTARA » 1º Festival Cultural de Alcântara movimenta economia local através do turismo e da gastronomia

1º Festival Cultural de Alcântara movimenta economia local através do turismo e da gastronomia

COMPARTILHE

O primeiro Festival Cultural de Alcântara, realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Departamento da Infância e Serviço de Convivência, com apoio da secretaria de Infraestrutura, movimentou o turismo, valorizando a gastronomia e manifestações culturais e religiosas da cidade histórica no último final de semana (04 e 05/08) na Praça da Matriz.

A programação do I Festival Cultural que envolveu atividades lúdicas, físicas e esportivas, exposições de obras de artistas locais, shows com bandas locais e regionais, apresentações culturais e religiosas teve como objetivo promover atividades que venham proporcionar momentos de socialização, descontração e interação do público alvo que envolve crianças, jovens e adultos. Durante os dois dias de Festival, a cidade histórica recebeu turistas de vários locais do mundo, que apreciaram as atrações na Praça da Matriz.

O Primeiro Festival Cultural reuniu criatividades, empresários da gastronomia local, desportistas, influenciadores culturais e religiosos, artistas plásticos locais, além de valorizar as manifestações locais como (Tambor de crioula e cantores da terra).

Para o casal Francês Bernard e Izabele, que visitaram Alcântara pela primeira vez, valorizar a cultura local é respeitar a história de seus nativos. Nous adorons ce mouvement devrait se produire chaque mois et qui plaît touristes, qui, en plus de voir le patrimoine architectural, ont besoin de connaître les événements culturels de la ville, qui est la plus grande richesse de cette ville, car elle implique directement son peuple». (Estamos adorando este movimento, deveria acontecer todos os meses e isso agrada o turista, que além de ver o acervo arquitetônico, precisa conhecer as manifestações culturais do município, que é a maior riqueza desta cidade, porque envolve diretamente seu povo). – destacou.

Para a Secretaria de Cultura e Turismo de Alcântara, o evento superou as expectativas da organização. “É claro que o primeiro sempre tem falhas, mas o resultado foi surpreendente. Trouxemos a população local para a Praça, entre crianças e adultos, movimentamos a economia local e criamos momentos de lazer e descontração para nosso povo e turistas. Tivemos o envolvimento das manifestações culturais e religiosas do município, além de artistas locais e regionais que proporcionaram um verdadeiro show para dançar e pensar, através de letras musicais educativas e de consciência. O próximo Festival já está sendo planejado” – destacou Marcelina Serrão.

O prefeito Anderson Wilker (PCdoB), destacou o trabalho de valorização da cultura local e resgate do turista que havia desaparecido da cidade histórica. “Nosso compromisso é melhorar a vida do povo de Alcântara, valorizando as manifestações culturais e religiosas, apoiando o empresário local, tanto da gastronomia, quanto os donos de pousadas e demais seguimentos, qualificando e preparando para receber o turista e consequentemente aquecendo a economia local, gerando emprego e renda. Vamos está realizando sempre eventos dessa natureza em parceria com os artistas locais e influenciadores culturais e religiosos” – disse o prefeito.

 

Sobre João Filho

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos obrigatórios são marcados *

*

x

Além disso, verifique

Alcântara está classificado para a Etapa Estadual do JEMS 2019

O município de Alcântara participa dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMS) desde 2018, e estreou bem, ...

Prefeitura de Alcântara intensifica serviço de limpeza e capina na cidade

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, intensifica os ...

Prefeito de Alcântara dá posse aos integrantes do Conselho de Turismo

A prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com ...

Itamatatiua X Alcântara farão a final do Campeonato de Futebol Feminino 2019

A decisão do Primeiro Campeonato Alcantarense de Futebol Feminino organizado pela Secretaria Municipal de Esporte ...

Prefeitura de Alcântara realiza o maior festejo do Divino de todos os tempos

Nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019), o Festejo do Divino Espírito Santo tem ...